Paulo Franke

31 março, 2014

Meus 8 passaportes. E os100 mil dele, Raoul WALLENBERG...


Primeira parte



Guardo meus 8 passaportes, ainda que 7 não tenham mais validade.
O último, emitido faz pouco, difere dos demais na cor azul. Mas algo bem interessante tem a ver com o meu primeiro (acima), que fiz antes de vir pela primeira vez na Europa, em 1973.
Cursando o Colégio Internacional para Oficiais (ICO) em Londres, juntamente com oficiais de 23 países, certo dia o programa marcava uma visita a St.Albans, onde o The Salvation Army possuía uma famosa impressora.

Participamos de uma reunião com os funcionários e depois visitamos as suas dependências, onde toda a literatura salvacionista era impressa. Em dado momento... ôpa! vejo uma pilha de passaportes brasileiros em um canto de uma sala, iguais ao que eu carregava no meu bolso. Não deu outra: meu flash explodiu numa foto que me seria ultra importante para mostrar quando voltasse ao Brasil. A luz chamou a atenção de quem nos mostrava a impressora e o homem gentil mas firmemente me solicitou destruir aquela foto (o que fiz mais tarde, quando revelei a foto em câmera não digital... as quais nem se sonhava existirem). O assunto era confidencial: passaportes brasileiros eram ali impressos ou, o que acho mais viável, a capa gravada em dourado.

Até hoje vibro com a coincidência: 
eu visitando uma impressora do Exército de Salvação "dou de cara" com os passaportes brasileiros!
E até hoje animo-me com o fato de que
a impressão em dourado do meu primeiro passaporte, de capa dura, apesar de bem manuseado, está intacta, enquanto que a de outros que tirei posteriormente, de capas maleáveis, não mais.
Que ilustração magnífica:
 a missão do Exército de Salvação em dar "passaportes para o céu", em nome do Senhor Jesus Cristo, através de sua existência 
(foi fundado em 1865) 
E este assunto é público e nada confidencial!

___________________________

Segunda parte

Raoul Wallenberg foi um diplomata sueco que trabalhava na embaixada da Hungria durante a Segunda Guerra Mundial.
Deixemos que Wikipedia nos dê mais detalhes sobre ele:

Raoul Wallenberg (Lidingö4 de agosto de 1912 - Moscou17 de julho de 1947) foi um arquiteto sueco, empresário e diplomata. Tornou-se famoso por conta de seus esforços bem sucedidos para resgatar dezenas de milhares de judeus da Hungria ocupada pelos nazistas durante oHolocausto.
Em 17 de janeiro de 1945, durante o cerco de Budapeste pelo Exército Vermelho, Wallenberg foi detido pelas autoridades soviéticas sob suspeita de espionagem e, posteriormente, desapareceu. Mais tarde, foi relatado que morreu em 17 de julho de 1947, enquanto estava preso na prisão de Lubyanka, em MoscouRússia. Os motivos por trás da prisão de Wallenberg pelo governo soviético, juntamente com as circunstâncias de sua morte, permanecem misteriosas.
Devido a suas ações corajosas em nome dos judeus húngaros, Raoul Wallenberg tem sido objeto de numerosas honrarias humanitárias nas décadas seguintes a sua morte presumida. Em 1981, o deputado Tom Lantos, ele próprio salvo por Wallenberg, elaborou uma lei tornando Wallenberg Cidadão Honorário dos Estados Unidos. Ele também é um cidadão honorário do CanadáHungria e Israel. Também em Israel, Raoul Wallenberg é considerado como um dos "Justos entre as Nações", citado e homenageado no Yad Vashem, o Memorial do Holocausto.
(Leia mais a respeito dele em Wikipedia)



Em uma das vezes em que estive em Jerusalém, fotografei, no Jardim dos Justos entre as Nações, árvores plantadas em homenagem a eles, percebendo que as de troncos mais espessos pertenciam exatamente a dois heróis, ao sueco Raoul Wallenberg e à polonesa Irena Sendler 
(veja link abaixo).

Minha intenção é mostrar nesta postagem monumentos erigidos a Raoul Wallenberg. Foi então que senti que mostrar árvore estaria me desviando do assunto... Mas, não, absolutamente! Por quê? Porque passaportes são feitos de papel, que vem da madeira! 

Ele é feito a partir da madeira, da qual são extraídas fibras de celulose, convertidas em papel após uma série de processos industriais.  Apesar de o francês René Antoine de Reaumour ter dado a idéia de usar fibras extraídas da madeira em 1719, foi só a partir de 1850 que diversos inventores, como o alemão Friedrich Keller, o inglês Hugh Burgess e o americano Benjamin Tilghman, tornaram isso viável. (Google)

Mas voltemos aos monumentos ao herói sueco, Raoul Wallenberg, inicialmente os que fotografei.


Visitando Budapeste, em uma de minhas InterRails (viagem de trem pela Europa), fiquei alguns momentos meditando no jardim a Raoul Wallenberg, nos fundos da famosa sinagoga local.


Em outra viagem, procurei, encontrei e fotografei o monumento a Raoul na capital de seu país, Estocolmo.


A homenagem sueca ao seu heroi estende-se além do monumento em forma de grande globo. Os blocos de cimento pintados de preto estão deitados, ao contrário dos do monumento ao Holocausto de Berlim, quais labirinto.
Dessa forma, o escultor sueco traduziu o Holocausto.


E qual não foi a minha surpresa neste início de ano quando, da turnê do cruzeiro à verdejante Buenos Aires, vejo um monumento a Raoul Wallenberg! Felizmente, fui "rápido no gatilho" e consegui fotografá-lo!

_______________________

Outros monumentos. 
Até o momento há 30 monumentos em cinco continentes. 
Alguém sabe da existência de um no Brasil?

Em Lidingö, cidade sueca onde nasceu.


Em Budapeste, onde salvou muitos milhares de judeus húngaros (não visitado por mim).


Inauguração do monumento a RW em Tel Aviv, em 2002. Se Deus me der nova oportunidade de visitar a Terra Santa, quero fotografá-lo com minha própria câmera.

__________________________

L i n k s

Ele emitiu passaportes suecos aos judeus (veja esses passaportes de um museu em Estocolmo):

http://paulofranke.blogspot.fi/2007/12/ele-emitiu-passaportes-suecos-aos.html

Quando visitei Budapeste...

http://paulofranke.blogspot.fi/2008/07/de-trem-pela-europa-5-budapeste-hungria.html

Os 100 anos de Raoul Wallenberg:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/06/4-os-100-anos-do-heroi-sueco-raoul.html

Raoul Wallenberg Documentary (YouTube)

(depoimentos de judeus salvos por ele)

https://www.youtube.com/watch?v=giNQ5ogQ-0g

______________________________________

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home