Paulo Franke

29 setembro, 2006

"O Rei dos Reis", com Jeffrey Hunter


LP- relíquia que possuo da trilha sonora do filme.





Considero Jeffrey Hunter o melhor intérprete de Jesus Cristo que já vi nas telas. O filme "O Rei dos Reis" (The King of Kings), producão de Samuel Bronston de 1961, foi dirigido por Nicholas Ray (MGM). O ator, que me enviou sua foto e um cartão com seu autógrafo, faleceu em 1969. Foi muito comentado na época da exibicão do filme o seu depoimento, o qual transcrevo da revista Vanguard, de marco de 1962:

"Não compreendi totalmente minha responsabilidade até achar-me nas vestes de Jesus, subindo a montanha para a cena do sermão das bem-aventurancas. Para minha surpresa, muitos habitantes do vilarejo caíram de joelhos enquanto eu passava. Eles sabiam muito bem que eu era um mero ator, porém sentiram que, de alguma forma, eu era uma apresentacão viva de uma figura que lhes era sagrada desde a infância. Eu não sabia o que fazer... foi aí que me conscientizei do que aceitara representar. Senti minha responsabilidade crescer à medida que o filme prosseguia, e sinto-a ainda mesmo que o filme tenha terminado. Não creio entretanto que sou maior conhecedor de Cristo do que qualquer outra pessoa. Minha educacão religiosa foi como a de qualquer crianca americana. Conhecia a Bíblia, é claro, a história de Jesus era sagrada, mas nunca havia pensado muito sobre ele como Pessoa, de carne e sangue, como um Homem que viveu neste mundo como nós vivemos, entre pessoas e em um tempo não diferente dos atuais.
Ao estudar o script, e enquanto prosseguia minha pesquisa, comecei a compreender pela primeira vez o significado de Sua vida e o que os Seus ensinamentos trouxeram ao mundo."

.

"

18 Comments:

  • ainda não assisti este filme, mas pelo o que se cita deve ser maravilhoso!
    para que um ator seja 'idolatrado' como foi, não é pouca coisa mesmo!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, outubro 12, 2006 7:02:00 PM  

  • o filme é perfeito,assim como a interpretação de Hunter, parabens pelo post, e parabens por ter um cartão autografado desse que foi um grande ator, valeu por ter me convidado a vir aki pelo orkut, espero receber mais convites,
    fika com Deus, e até mais....
    fuizzz

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, outubro 13, 2006 1:54:00 AM  

  • Eu tenho 37 anos, e vi esta película pela primeira vez aos 14 anos de idade, NA TV APENAS quando estreou na Rede Globo na Sessão SUPERCINE, sábado, 21 de abril de 1984.

    Ou seja, infelizmente não nasci a tempo para ver esta grande super-produção a tela grande, num Cine Metro por exemplo, com uma trilha sonora MAJESTOSA que só Miklos Rozsa poderia compor.

    Também sou fã do ator, cujo trabalho foi o primeiro que eu vi, depois acompanhei seus outros filmes que foram exibidos com o tempo quando ainda as nossas Tvs abertas passavam filmes clássicos, filmes como o faroeste "A Borda da Morte", em que Hunter contracenara com Robert Ryan, outro grande ator que já faleceu, que no "Rei dos Reis" voltariam a contracenar juntos, onde Ryan desempenhava João Batista; A LEI DO BRAVO, A PRINCESA DO NILO, RASTROS DE ÓDIO, QUEM FOI JESSE JAMES, O ÚLTIMO HUURAH, DO INFERNO PARA A ETERNIDADE, AUDAZES E MALDITOS, JOAQUIM MURIETA, e muitos outros, inclusive o episódio piloto de STAR TREK, rejeitado pelos produtores, mas que acabaou sendo compilado num episódio de duas partes da série.

    Hunter seria o Capitão da Nave USS Enterprise, porém, uma nota triste na vida do ator, que infelizmente nunca fora um astro de um calibre como um Gary Cooper, John Wayne, William Holden, Marlon Brando, Gregory Peck, ou de Charlton Heston - é que ele se deixou levar pela esposa, Joan Bartlet(este era o segundo casamento de Jeffrey, o primeiro foi com a bela atriz Barbara Rush, com quem teve um filho, hoje com 52 anos, Chistopher) para agenciar sua carreira. O fato, é que depois do "Rei dos Reis", sua carreira no cinema começava a declinar, pois existe uma lenda(que não tem lógica) que os atores interpretantes de Jesus Cristo não conseguiam outros papéis, devido a estigmatização do papel em si, ou seja, seria difícil para o público aceitar aquele ator fora de um papel que não fosse o Cristo.

    Isto aconteceu com Rober Powell, o intérprete de Cristo em "Jesus de Nazaré", de Zeffireli, que embora ainda atue, nunca mais se livrou do estigma de Jesus, assim como H B Warner, em seu "Rei dos Reis " de 1927, de DeMille, que terminou sua carreira fazendo papéis secundários para diretores como Frank Capra e Billy Wilder.

    Como a televisão era um veículo que estava em voga, Hunter apelou para a TV, a contragosto da esposa-agente, que queria que o ator só trabalhasse no cinema, porque era um astro de cinema. Com isso, Jeffrey perdeu sua grande oportunidade de ascenção, em uma série que virou cult e deu grande respeito aos seus intérpretes, o seriado JORNADA NAS ESTRELAS.

    Com isso, divorciou-se de Joan(que faleceu em 2005), depois de muitas discusões que beiravam a casos de polícia, e resolveu partir para a Europa filmar filmes de faroeste italianos eoutras produções de baixo orçamento.

    Sua carreira já não era mais a mesma. Jeffrey Hunter ainda casou pela terceira vez, com uma atriz que não me recordo o nome, porém as núpcias se deram dois mêses antes de sua morte, em 27 de maio de 1969, ao cair de uma escada de três degraus, e ter uma fratura craniana, morte até hoje suspeita, pois para sua afilhada, filha de sua terceira esposa, sua morte não foi um acidente.

    De fato, Jeffrey Hunter entra para a história como o melhor, e o mais belo cristo idealizado das telas, segundo o finado crítico Paulo Perdigão, e nenhum ator de nossos dias, nem Jim Caviezel em sua "Paixão de Cristo", de Mel Gibson, conseguiu superá-lo.

    By Blogger Videoteca Católica, at quinta-feira, agosto 09, 2007 6:52:00 AM  

  • "O Rei dos Reis"é a melhor versão da vida de Cristo feita pelo cinema.E O Jesus de Jeffrey Hunter já faz parte da história do cinema.Um filme belo,grandioso e espetacular.
    Recomendo para todas as ocasiões,Natal,Páscoa...Eu assisti esta maravilha nos cinemas.Em 1972 foi exibido no cine Marrocos e em 1977 no Cine Metro em cópias novas.Nunca vou me esquecer a emoção que senti ao assisti-lo no cinema,deveria ser reprisado.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, dezembro 14, 2007 3:09:00 AM  

  • Estou emocionada com a descrição desse ator Jeffrey Hunter, ele era lindo!Assisti esse filme tambem e os olhos dele é implacável é uma grande lâmpada na nossa cara parece ler por dentro de nós. Como eu ja varios filmes de Jesus e porque sou devota dele so creio nele e o amo e adoro, so oro a Ele, resolvi fazer uma pesquiza sobre os atores que fizeram o papel de Jesus e estou perplexa. Foi muito bom eu ter tido essa ideia. Abraços a todos que estao nesta postagem e aqueles que ainda virão.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, agosto 23, 2008 12:19:00 AM  

  • A todos que fizeram um comentário por aqui, especialmente ao Paulo Nery que postou um substancial, o meu muito obrigado, ainda que tardio!
    Tentei ir ao seu blog, Paulo, e consegui, pois não atinei em como deixar este agradecimento lá, pena... Espero que você visite este tópico outra vez para ler meu agradecimento.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, outubro 28, 2008 4:06:00 PM  

  • Caro Paulo Franke e Amigos: De fato Jeff Hunter foi um marco na história do cinema americano e mundial. Não somente pelo magnifico "Rei dos Reis", mas por toda a sua filmografia de cinema e TV, como o "Capitão Búfalo", por exemplo, sua vida exemplar como boa pessoa e bom amigo, bom pai e bom marido, excelente profissional, e o eterno Capitão Pike de "Star Trek" (William Shatner conseguiu homenagear Jeffrey Hunter dando o melhor de si como Capt.Kirk). Infelizmente, tudo o que é bom acaba. Mas, Jeff Hunter estará para sempre em nossas mentes e nossos corações. Obrigado Amigo Paulo Franke por homenagear nosso grande ator Jeffrey Hunter. (Ademar Del Poz, admtradmovies.com)

    By Blogger MOVIESEVER, at terça-feira, novembro 25, 2008 11:34:00 PM  

  • Prezado Paulo Franke

    Hoje, dia 21 de março de 2009, voltei ao seu grandioso espaço dedicado ao ator Jeffrey Hunter, para ver sua nota de agradecimento. Passou-se dois anos e voltei pra cá, e vejo sua nota de agradecimento.

    Entretanto, os agradecimentos são meus (e dos demais, fãs ardorosos do ator) por vc dedicar esse maravilhoso blog a um artista que nunca chegou a ser da alta grandeza de Hollywood, mas que ainda assim conseguiu sua notoriedade ao interpretar o Redentor da Humanidade. Foi único e inigualável no papel.

    Aproveito o ensejo para convidá-lo para uma rede do qual faço parte, O PILARES DA TERRA, onde comando um grupo sobre CINEMA, TELEVISÃO E MUSICA, e onde podemos dedicar tópicos e postagens relacionados a qualquer setor da Sétima Arte, e trocarmos umas figurinhas. O Link é:

    http://pilaresdaterra.ning.com/

    Esse convite eu faço a vc e para os demais que façam parte dos comentários, e que ainda farão.

    No mais, um grande abraço e fiquem com Deus.

    Paulo Nery

    http://grandarcanum.blogspot.com/
    http://filmesantigosclub.blogspot.com/

    By Blogger P. Néry, at domingo, março 22, 2009 5:16:00 AM  

  • Feliz Páscoa, Paulo Nery, e demais!

    Bom que postou aqui sobre seu programa, pois acredito que - devido às frequentes visitas de amigos a esta postagem - muitos o assistirão.
    aBRaco daqui da Finlândia!

    By Blogger paulofranke, at domingo, abril 12, 2009 7:53:00 AM  

  • Rei dos Reis (King of Kings)...
    Um Clássico dentre os filmes da vida de Jesus Cristo...
    Eu também tenho este lp da trilha sonora e a versão completa da trilha 2 cds e o dvd.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, agosto 12, 2009 6:03:00 AM  

  • Lendo os comentários e os elogios, que tantos, merecidamente, teceram ao grande ator JEFFREY HUNTER, lembro-me de ter assistido ao filme 'KING OF KINGS' em Teófilo Otoni, minha cidade natal, em 1967; desde que assistí a esse maravilhoso filme, passei a buscar uma cópia do mesmo, o que fiz por 25 anos, sem sucesso; recentemente, andando pelo centro de São Paulo, encontrei o que sempre quis: um dvd do filme, que tantas lágrimas me fez derramar! Agora, com o conhecimento que vocês me acrescentaram, a respeito do Jeffrey Hunter, eu sinto a minha alegria completa; agradeço ao Altíssimo Deus pela vida de todos vocês, que ousaram pesquisar e falar sobre o filme 'REI DOS REIS'; agradeço a Deus, também, por ter permitido que o seu Messias tenha sido tão bem representado nas telas pelo Jeffrey Hunter! Tenho certeza que Hunter foi recebido por Jesus e recebeu o seu galardão e a paz nas mansões Celestiais! Agradeço a todos e mui especialmente ao Paulo Franke por ter iniciado um assunto tão proveitoso! Parabéns! Que Deus lhes conceda a bênção Maior: A Salvação desse Maravilhoso Jesus, cuja face, Jeffrey Hunter representou para todos nós!

    By Blogger Unknown, at quinta-feira, outubro 22, 2009 8:15:00 AM  

  • Eu assisti o filme,Reis dos Reis em 1960,qdo tinha 10 anos de idade. Até hoje este rosto como cristo ficou marcado. E não me esqueci do nome dele,alias nome artistico. Foi o melhor rosto para Cristo.

    By Anonymous Solange Sacconi, at sábado, dezembro 25, 2010 7:15:00 PM  

  • a trilha sonora do filme é encantadora. voce tem como me enviar? joselslz@ig.com.br

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, abril 05, 2011 4:49:00 PM  

  • sempre que ouço a trilha do filme me sinto mais próximo de Jesus, é como se estivesse lá. nao consigo encontrar os cds aqui no maranhao. alguém pode me enviar? joselslz@ig.com.br

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, abril 05, 2011 4:53:00 PM  

  • Jeffrey Hunter fez um papel marcante como jesus em "Rei dos Reis"...Mas pra mim o melhor ator que fez Jesus no cinema, a melhor face de Cristo no conjunto foi Robert Powell no filme "Jesus de Nazaré" de Franco Zeffirelli.

    By Blogger paulo, at quinta-feira, novembro 10, 2011 11:00:00 PM  

  • Agradeco a todos que aqui têm postado um comentário.
    Infelizmente, não posso atender aos pedidos de trilha sonora.
    Não tenho meio para isso.

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, dezembro 14, 2011 10:49:00 PM  

  • Há poucos dias revi, depois de tantos anos, o filme Rei dos Reis. É perfeito, melhor do que qualquer outro sobre a vida de Jesus!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, dezembro 07, 2013 7:29:00 AM  

  • Estou aqui novamente em seu blog, maravilhada com seu post e com os comentários de alto nível de seus leitores. O filme é lindo e o ator interpretou Jesus com muito talento e beleza. Obrigada Paulo Frank por mais este presente!!!
    A trilha é belíssima, afinal é Miklos Rozsa.....

    By Blogger Unknown, at sábado, dezembro 07, 2013 2:19:00 PM  

Postar um comentário

<< Home