Paulo Franke

11 fevereiro, 2009

Dean Martin - Álcool - Carnaval

L E I A

.


E

.


R E C O M E N D E !




Antes e...



depois .


A publicação deste artigo - do The War Cry da África do Sul - no meu blog não deveria causar admiração, pois pertenço ao Exército de Salvação, que tem tomadas de posição fortes e definidas desde a sua fundação, em 1865, contra o alcoolismo. Os salvacionistas, consequentemente, são abstêmios totais. Essa decisão não é o caso de "minha religião não permite", como pensam alguns, mas sim o de "não preciso disso!" ou "vivo muito melhor sem isso!" Combatendo os males do alcoolismo - grave problema social dos países mesmo da tida como modelo Escandinávia - temos visto e ajudado não só pessoas alcoolistas, mas, em consequência de um pai ou de uma mãe alcoolistas, famílias atingidas brutalmente pelo vício destruidor que as arrastam a uma vida de pobreza e miséria em todos os sentidos (pasmem, mesmo aqui!). Da mesma forma, há entre os salvacionistas pessoas que foram totalmente libertas do vício e que hoje tentam influenciar outras a abandoná-lo.

.

"As fotos mostradas aqui realmente me deixaram chocado. Tratam-se das fotos de Dean Martin, o famoso astro de cinema que morreu no meio da década de 90 com 78 anos. De acordo com um artigo da revista YOU, nos meses que antecederam a sua morte ele teria dito: 'Quero morrer com um cigarro em uma mão e um copo de whisky na outra'. Se compararmos a sua aparência jovem com a da outra foto, pode-se notar o que esse estilo de vida pode fazer com uma pessoa. Realmente, fiquei chocado e mais ainda com a comparação com a foto de Dean em sua melhor fase.



Em todos esses anos como servo de Deus, tenho conhecido e ainda conheço muitos veteranos da vida cristã. Todos têm tido a sua porção de durezas, dificuldades, preocupações e dor. Mas quase sem exceção a sua devoção a Deus e o seu estilo de vida piedoso os têm preservado de uma aparência feia e decadente. Realmente, a maioria parece bem mais jovial e conservada do que deveria se considerarmos os anos que têm vivido. A Bíblia declara: Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido (Salmo 1:3).


Essa é uma metáfora de muitas pessoas. Elas ainda se parecem com árvores verdejantes, dando fruto até a velhice. Por outro lado, Dean Martin com toda a sua fama pareceu-me uma árvore ressequida, com folhas murchas e sem fruto. Assim as Escrituras dizem para todos: Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa (Salmo 1:4).



Palha seca levada pelo vento... 'Senhor, ajuda-me a encontrar alegria no estudo da Tua palavra e a obedecer as Tuas leis. Quero ser como uma árvore plantada junto às águas. Quero ao longo de minha vida produzir os frutos de forca, alegria, pureza e bênção a fim de influenciar e ajudar a todos os que encontrar pelo caminho, e não o contrário. Amém.'"

ooooooooooooo


O excesso de bebidas alcoólicas é responsável por: - 80% de mortes por incêndio - 66% de tentativas de suicídio - 50% de todos os assassinatos - 40% de acidentes de tráfego envolvendo pedestres - 33% de casos de abuso de crianças - 33% de acidentes domésticos - 30% de acidentes mortais não ligados ao tráfego- 19% de afogamentos
.
Contact/New Consumer - década de 90 (altamente desatualizada!...)

oooooooooooooo




L i n k s:

Dean Martin, o maior beberrão do mundo:




http://www.youtube.com/watch?v=IEcdIul7-pQ


Com o carnaval às portas...







oooooooooooo

.



O Dia Seguinte

.
( Para ser lido antes de o dia seguinte...)

.

A manhã calma, silenciosa e ensolarada era atípica da cidade de São Paulo.

Era quarta-feira de cinzas. Parecia que um milagre ocorrera e a agitacão, os sons trepidantes e a orgia dos dias anteriores haviam desaparecido instantaneamente com a chegada da manhã. Observava isso ao dirigir pelas ruas desertas rumo ao meu escritório, e assim que lá cheguei "nasceu" o primeiro dos dois únicos poemas que escrevi (já publicado neste blog):

.
Após a explosão do carnaval, os corações
acinzentados,
mutilados,
esgotados,
maculados,
jazem exaustos por todos os lados.

-
Mas o dia normalmente feio, poluído e escuro
Amanhece estranhamente belo, brilhante e puro.
Nos jornais, as notícias bombásticas contam
dos contaminados,
dos desesperados,
dos mutilados,
dos encarcerados,
dos assassinados,
na estatística tenebrosa do pecado.

-
Nos corações há barulho, cansaço, escuridão e pranto;
No ar, silêncio, descanso, claridade e não mais canto.
É a natureza revelando a mensagem de Deus
Criador,
Todo-amor,
Sofredor,
Redentor,
que odeia o pecado, mas que ama o pecador.

-
Que cinzas voem do calendário e, reais,
pousem no teu coração,
como sinal de arrependimento, fé sincera e
recusa ao mal.
Erguer-te-ás renovado, conhecendo de Jesus
a paz e o perdão,
nesse dia glorioso e sem par em que afirmarás:
"Nunca mais carnaval!"
¤
"Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu"
(Isaías 44:20)

.


oooooooooooooooo


Próxima postagem:


"O diário de uma criança que não nasceu"


ooooooooooooo

5 Comments:

  • Anônima diz:

    Gostei do "Álcool e carnaval" e estou recomendando para outras pessoas principalmente para meus alunos adolescentes.
    Que com a benção de Deus tragédias possam ser evitadas neste carnaval.

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, fevereiro 12, 2009 4:56:00 AM  

  • Nossa como eu me espantei ao ver o que o álcool fez com Dean Martin ...adorava assistir seus filmes na sessão da tarde...mas é verdade infelizmente a bebida traz consigo muita discórdia e é responsável por muitos lares desfeitos..................!
    QUE NESSE CARNEVALE.......MEU DEUS QUANTA TRAGÉGIA ,MORTES,PROMISCUIDADE SE VÊ AO SEU FINAL!
    QUE A MISERICÓRDIA DE DEUS TOME CONTA DE TODOS OS BRASILEIROS...!

    By Anonymous Anônimo, at domingo, fevereiro 15, 2009 11:05:00 PM  

  • nossa, chocante mesmo as fotos do Dean antes e depois. o alcool, as farras, a predisposição para as perdas físicas, dentre outras coisas.

    By Blogger Carla Marinho, at quinta-feira, fevereiro 19, 2009 9:46:00 PM  

  • Não só no carnaval, mas todos os dias parece haver motivos para beber...segundo a juventude de hoje!
    Aqui no RJ parece ser pior, pois com o forte calor, a água parece não saciar a sede deles, tem que ser cerveja!
    Fico horrorizada ao ver que a cada ano, cai a idade dos que se iniciam nesse hábito, e não se contentam com uns goles, meninos e muitas meninas se embriagam até cairem.
    Qdo adolescente suspirava por Dean, embora não o achasse nem um pouco engraçado, mas cantava bem! Me incomodava vê-lo todo tempo fazendo apologia da bebida juntamente com seus companheiros Sinatra e Sammy Davis Jr, dois grandes cantores que me encantavam.
    Oportuna sua postagem. Parabéns

    By Blogger Yara, at quarta-feira, fevereiro 15, 2012 3:54:00 PM  

  • Após a explosão do carnaval!

    Relendo, pensei: Por que o Paulo não divulga mais essa poesia?
    Vamos lá amigo, é muito boa, faça isso.
    Darei o primeiro "ponta-pé". Com sua licença, estarei colando no meu mural, no Facebook, quando estivermos às vésperas do carnaval. Aguardando sua autorização.

    By Blogger Yara, at terça-feira, dezembro 17, 2013 1:25:00 PM  

Postar um comentário

<< Home