Paulo Franke

20 fevereiro, 2009

Musicais que deixaram saudade - 1

Em 1966, na cidade de Joinville-SC, o primeiro lugar onde trabalhei como oficial do Exército de Salvacão, assisti a um musical de um grupo alemão do Rearmamento Moral (foto). Impressionado com a apresentacão dos jovens, eu que nunca assistira a um musical da Broadway, cujo estilo imitavam, não mais tornaria a assistir a algo assim até os sete anos seguintes.




No mês de julho de 1973, tendo viajado para a Inglaterra para fazer um curso no Colégio Internacional de Oficiais em Londres, no currículo daquele dia eu e mais 25 oficiais de diferentes países visitamos Sunbury Court, uma grande, antiga e bela mansão à beira do Tâmisa onde são eleitos os generais do The Salvation Army mundial.

Mas o que acontecia ali era, sim, um encontro de jovens ingleses aspirantes ao oficialato. E nessa ocasião ensaiavam um “musical” a ser apresentado no mês seguinte. Conhecemos então os jovens majores John Larsson, sueco que foi em parte criado na Argentina e no Chile, e John Gowans, inglês (foto abaixo), respectivamente o compositor e o autor de diversos musicais que já estavam ou que seriam apresentados no mundo salvacionista (atualmente abrangendo 117 países). Nunca imaginariam, no entanto, que naquele mesmo lugar, em diferentes datas longínquas, ambos seriam eleitos generais (o líder mundial de nossa obra).




Mas agora era o tempo de continuar, paralelamente às suas respectivas nomeacões no Reino Unido, fazendo música que estava provocando uma revolucão positiva no Exército mundial, tornando-o por isso ainda mais conhecido, moderno e abencoado. No dia marcado fomos então assistir à apresentacão do musical “Espírito” (Spirit) no Regent Hall, corpo/igreja salvacionista situado na Regent Street, centro de Londres (na foto abaixo, da saudosa Claudete, apareco em frente ao The Salvation Army). Foi esse o primeiro musical salvacionista a que assisti na minha vida.





Foram duas horas inesquecíveis que me tocaram profundamente, causando um impacto na minha vida. Eram os olhos satisfeitos ao ver uma coreografia belíssima e os ouvidos ainda mais ao ouvir músicas e letras altamente inspiradas e igualmente belas, como mostram as vibrantes fotos abaixo.





O “Espírito” narrava episódios do livro dos Atos dos Apóstolos desde a descida do Espírito Santo no Pentecoste até o martírio de Estevão, que era o gran-finale do musical, mais tarde complementado com a vida e trabalho do apóstolo Paulo. A identificacão com o estilo do grupo alemão do Rearmamento Moral foi feita ao assistir aos episódios bíblicos do início da Igreja Cristã, através de canto, uma verdadeira explosão musical, de dramatizacão, danca e coreografia. Ao piano, o compositor do musical, John Larsson.






A foto acima mostra a cena do julgamento de Estêvão que, depois de apedrejado e morto, é carregado pelo corredor lentamente ao som de "Ser como Cristo" (To be like Jesus) e "Só por Jesus" (For Jesus Sake). E neste tom de emocão terminou o musical, tocando intensamente os que assistiram a sua premiére naquela noite.


¤ + ¤

Voltando ao Brasil, casamo-nos e depois de poucos meses em Curitiba-PR, fomos nomeados para a cidade portuária de Rio Grande-RS, onde também nasceram nossas duas filhas. Como no corpo salvacionista local havia um bom grupo de jovens, chegou o dia de ensaiar parte do "Espírito" e apresentar algumas cenas do mesmo em um ginásio (foto abaixo), no aniversário da nossa igreja no ano de 1975.





Enquanto estávamos em Rio Grande, no ano de 1976, certo dia chegou uma carta de São Paulo convidando-me para interpretar Pedro, o discípulo, no musical “Gente de Jesus” (Jesus Folk) que seria montado. Vivendo a quase 1.200km de São Paulo, foi um esforco grande – mas altamente satisfatório – participar dos ensaios do primeiro musical a ser apresentado oficialmente no Brasil (foto do grupo participante abaixo), produzido e dirigido pelo talentoso casal de oficiais, Christopher e Shirley Parker, e tendo à frente da coreografia a hábil oficial Gladys Hofer.




O dia chegou quando o apresentamos a um público considerável que muito aplaudiu a essa apresentacão vibrante e moderna de episódios da vida de Jesus. (Minhas filhas bem pequenas estavam na platéia não muito longe do palco, e quando representei a dramática cena da dor de Pedro por ter negado a Jesus, atirando-me ao chão e chorando convulsivamente, uma delas gritou chorando a ponto de eu ouvir estendido ao chão no palco: “Não facam isso com o meu pai!”).

¤ + ¤


Corria o ano de 1981, e trabalhávamos em São Paulo. Com satisfacão ouvimos rumores de que um novo musical seria montado, agora o “Espírito”, o mesmo que eu assistira em Londres. E novamente fui convidado a interpretar o discípulo Pedro (foto dos integrantes abaixo).







(A foto acima pode ser encontrada e ampliada no meu álbum do Orkut)


Muitos ensaios e um acampamento foram feitos com um grupo de participantes maior ainda. O “Espírito”, com seu apelo à vida espiritual profunda e motivando a uma vida de servico à obra de Cristo, a exemplo dos corajosos discípulos após o batismo no Espírito Santo, tocou muita gente, gente que se tornou "gente de Jesus". Recordo-me de um homem-de-negócios que marca a sua conversão a partir do dia quando o assistiu.

A traducão das músicas de ambos os musicais para o português foi feita por Lúcio de Moura Neto, sendo a tradutora dos textos Elizabeth Mello. Os locais de apresentacão de ambos os musicais foram: em São Paulo no Auditório da Faculdade Metodista, no Auditório do Instituto MacKenzie e no Teatro de Cultura Artística, e no Rio de Janeiro no Auditório do Colégio Benett.

Anos mais tarde, os mesmos musicais foram apresentados por novos grupos tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. Minhas filhas, ainda adolescentes, participaram do segundo elenco do “Espírito” em São Paulo no início dos anos 90, experiência que as marcou profundamente. Meu filho, seguindo os meus passos, em 2005 interpretou Pedro no musical “Gente de Jesus” apresentado em São Paulo e dirigido por Tiago Luchini, que hoje vive na Finlândia. O coronel John Larsson, o compositor de todos os musicais que em visita ao Brasil assistira nos anos 80 a nossa apresentacão do "Espírito", em 2005 como general assistiu ao musical "Gente de Jesus". Na foto abaixo aparece ao lado de meu filho no final da apresentacão.









Anneli entre o General John Gowans, autor de todos os musicais, e sua esposa. A foto foi batida em um congresso em Moscou em 2004, quando minha esposa serviu de intérprete do inglês para um grupo de colegas finlandeses.
.


Acima, todos os musicais da dupla Larsson-Gowans. No congresso internacional, realizado em julho de 1978, trabalhávamos em Portugal e em nossas férias de verão participamos do grandioso evento em Londres. Na festiva ocasião assistimos ao musical "Glória" (Glory), que trata dos primórdios da obra salvacionista na Inglaterra (também apresentado no Brasil pelos jovens do Rio de Janeiro), e ao "O Sangue do Cordeiro" (Blood of the Lamb), apresentado no moderno Anfiteatro do Complexo Wembley e bem por isso com possibilidades de encenacões altamente artísticas. Considero-o um dos grandes musicais a que assisti. Milhares de salvacionistas dos quatro cantos do mundo reuniram-se e marcharam no Estádio de Futebol Wembley naquele histórico congresso que comemorou o centenário do nome The Salvation Army .

¤ + ¤ + ¤ + ¤ + ¤

NOTA: Ainda que continuem abaixo os audios dos musicais, os mesmos foram retirados não pelo dono do blog, infelizmente.


G E N T E + D E + J E S U S

E S P Í R I T O
E S P Í R I T O - continuacão


.
Adquira o CD completo (formato MP3) através de
Exército de Salvacão - Departamento Nacional de Música
Rua Juá, 264 - 04138-020 São Paulo - SP
Fone (011) 5591-7070
¤ + ¤ + ¤ + ¤
Gowans & Larsson Musical Website

- onde você encontrará informacão sobre cada musical -


¤ + ¤ + ¤ +¤

Continua no "Musicais que deixaram saudade - 2"

8 Comments:

  • Muito boa esta performance dos musicais, mas ouvir as músicas eqto vemos as fotos, dá uma sensação de estarmos novamente no palco, me emocionei nas músicas " O amor nunca falha" e "Que diz o Espírito! Foi avivamento puro e rever com certeza reacendeu a chama da fé, parabéns major, uma benção prá nossas vidas,
    ainda brilha essa unção de Deus em nós e o que junto vivemos no Espírito.

    By Blogger Luzia, at sexta-feira, fevereiro 27, 2009 1:21:00 PM  

  • Ouvir "Pedi,Batei e Buscai!, me abençoou tbm, ouvir a voz da minha amiga Raquelzinha Pinha que não vejo há mais de 10 anos, deu muita saudade Quel, amizades inesquecíveis, obrigada Major Franke mesmo, por nos fazer viver essa benção mais uma vez! A oração "Pai, oh! Pai Celeste", marcante prá gente! Phi na bateria foi demais, em especial na última música, "O que o Espírito diz às Igrejas." Amiga que toque forte e abençoador nesta hora,tocamos até o céu de muita alegria, melhor tempo da minha vida, Aleluia! Obrigada majores Parker por me convidar prá participar desta equipe maravilhosa.

    By Blogger Luzia, at sexta-feira, fevereiro 27, 2009 10:09:00 PM  

  • Muito bom!
    Emocionante, dá pra sentir a presença de Deus!
    Espero um dia, ser agraciada, e poder ver/ouvir sua pregação ao vivo!
    Que Deus o abençoe!

    By Blogger Gloria Policano, at domingo, março 01, 2009 3:47:00 PM  

  • Susie´, lá da Suíca, disse:

    Querido Franke,

    Assim que recebi o e-mail fui logo ver o blog com os musicais, foi muito legal ver meu esposo jovenzinho e todos os outros também. Então fui para
    cozinha preparar o jantar e, inspirada pelas fotos, comecei a cantar músicas do "Espírito", então o Ian falou lá da sala: "Ah! também abriu o blog do Franke...!" Ele também viu e também gostou de matar as saudades dos velhos tempos... Inclusive já copiou algumas coisas de lá.

    Aprecio bastante o teu blog e agradeço por podermos participar vendo as novidades sempre tão inspiradoras!

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, março 02, 2009 8:23:00 PM  

  • Que lástima não ter estado com vocês em eventos tão abençoados e grandiosos!
    Você sabe, ésta é minha vida, musicáis ... mas, infelismente não são destinados ao louvor do Senhor. Peço à Deus que um dia meu companheiro e eu possamos estar "e x c l u s i v a m e n t e" dedicando a arte que Ele nos deu unicamente para Seu louvor!
    Obrigada querido Paulo, fiz com que ele ouvisse ... foi uma pequena semente para seus ouvidos e coração, espero que ela germine!
    Seu blog tem esse intuito não?
    Grata de coração pela sua ajuda!
    aBRaços

    By Blogger Yara, at terça-feira, março 10, 2009 7:20:00 PM  

  • ALLAN HOFER disse:

    Querido Paulo,

    Como foi bom receber este email com este link! Fiquei muito emocionado ao ouvir as músicas dos musicais novamente e ao ver as fotos. Como sou grato a Deus pelos abençoados anos que passei no Brasil na minha infancia!

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, março 12, 2009 10:24:00 AM  

  • Caro Franke,foi por intermédio de minha filha Carolina que cheguei (mesmo que virtualmente) a vc. Espero poder manter esta linha. Não sou muito de utilizar o computador em casa, já que fico todo o dia utilizando-o no trabalho.Mas para rever e relembrar momentos tão ricos e felizes por teu intermédio , VALE A PENA!Parabéns pelo maravilhoso trabalho. Que Deus te dê muita saúde e inspiração pra fazer muito mais!! Mamãe está aqui revendo algumas fotos comigo. Abraços a todos.
    Francisco (chiquinho)
    chicosvf@yahoo.com.br

    By Anonymous Anônimo, at domingo, março 15, 2009 6:56:00 PM  

  • Bom demais depois de tantos anos rever fotos que pesava nunca mais ver. Paulo vc é um homem de Deus, continue amigo, pois o Senhor continua a fazer a sua obra atraves dos teus links.Que Deus continue a usa-lo para a sua obra!

    By Blogger lucy, at quarta-feira, junho 08, 2011 2:28:00 AM  

Postar um comentário

<< Home