Paulo Franke

25 março, 2009

I - Ei-la formosa, EILAT! (Sul de Israel)



Em 1986, quando vivíamos nos Estados Unidos, participei de uma excursão de um grupo de oficiais salvacionistas a Israel. Visitar a terra de norte a sul beneficiou em muito o meu ministério. Ainda que isso tenha acontecido, demorei vinte e três anos para lá voltar, o que aconteceu de uma forma um tanto inusitada exatamente no final do mês de marco de 2009, como parte de minhas férias de inverno.

¤

Após o longo inverno, ver o sol brilhando é uma necessidade para quem vive na Finlândia. Ao visitar minha filha, peguei em um kiosk uma brochura de uma agência de turismo com a qual nunca viajara, a Aurinkomatkat (Viagens de sol), e ao folheá-la às pressas estava lá o lugar que muito me chamou a atencão: Eilat, no extremo-sul de Israel, a minha segunda chance de estar em um dos países cuja visita sempre chamei de

"a rainha de minhas viagens".



Eilat é mencionada pela primeira vez na Bíblia no livro de Êxodo nas "estacões" relacionadas a passagem do povo judeu pelo deserto, rumo à Terra Prometida. As primeiras seis estacões do Êxodo estão no Egito. A sétima estacão é a travessia do Mar Vermelho. As estacões de 9 a 13 estão em e em volta de Eilat, depois de que o povo deixou o Egito e atravessou o Mar Vermelho. A estacão 12 refere-se aos 12 acampamentos em Timna, na moderna Israel, perto de Eilat.

¤

Quando o rei Davi conquistou Edom , tomou Eilat, cidade que era compartilhada pelos edomitas. Em 2 Reis 14:21-22, lemos "Todo o povo de Judá tomou a Uzias, que era de dezesseis anos, e o constituiu rei em lugar de Amazias, seu pai. Ele edificou a Elate. e a restituiu a Judá, depois que o rei descansou com seus pais."

2 Reis 16:6 igualmente menciona Elate.

¤

A moderna Eilat nasceu em 10 de marco de 1949, e é considerada o último ponto a ter sido conquistado na Guerra da Independência. Desde aí comecou a desenvolver-se de uma forma fantástica. Hoje, o turismo é a maior fonte de emprego nesta cidade israelense de 60 mil habitantes.



Os lugares assinalados no mapa são os que visitei desta vez, Eilat, no extremo-sul, às margens do Mar Vermelho, e Jerusalém, no centro do país.

¤

As línguas oficiais de Israel são o hebraico e o árabe. Inglês é a língua principal para propósitos de relacões exteriores. Muitos israelenses falam o inglês. O hebraico é falado por 6 milhões de habitantes, vindo a seguir o árabe, falado por cerca de 1 milhão de habitantes. Uma vez que Israel é uma terra de imigracão, outras línguas são também faladas em variadas comunidades, a maior sendo o russo, falado por cerca de 900 mil habitantes, o francês, por cerca de 300 mil habitantes, e o íidishe por cerca de 200 mil habitantes.




WELCOME TO ISRAEL - BEM-VINDO A ISRAEL




O Aeroporto Internacional de Eilat (Ovda) , uma base militar, fica no deserto, e para chegar à cidade viaja-se vendo paisagens desérticas por 1 hora, como as das fotos a seguir:











No longo declive, lá longe, o Mar Vermelho!


Ei-la formosa, Eilat!

Ao fundo, as montanhas da Jordânia embelezando a paisagem de Eilat.



O ensolarado resort paradisíaco, tipicamente turístico, tem muitas atracões aquáticos.


O hotel onde me hospedei, o mais barato da lista da Aurinkomatkat, com café-da-manhã kosher.



À porta de cada quarto, o mezuzah.


A janela do meu quarto dava para o aeroporto doméstico, e o barulho dos aviões era música aos meus ouvidos (ou seria essa a razão de ser o mais barato?). Ao fundo, as montanhas de Eilat e atrás delas o Egito.


Um Douglas DC-3 de uma companhia aérea israelense em um canto como um monumento, talvez dos tempos da independência.



Nos momentos de relax no hotel, algum filme americano (com legenda em hebraico), notícias no SkyNews da Inglaterra, e muitos programas de música judaica.




O ingresso para ir à praia, Zion Beach, bem perto do hotel.




Meu traje de banho... a camiseta com o candelabro (menorah) para me aquecer na a princípio gélida água (21 graus); depois de cerca de 10min o corpo acostumava-se e era uma delícia nadar na água azul do Mar Vermelho (o único no mundo a ter algas vermelhas, daí o nome).


Em plena praia, um monumento a um mártir israelense.


As montanhas mudam de cor conforme a hora do dia.


Por ser uma cidade pequena, caminhadas pela orla eram diárias.


Ainda que para lá vão turistas do mundo inteiro, predominam os judeus. E misturei-me a eles nas feiras, nas praias, nos shoppings etc. Aqui, com um judeu novaiorquino, com quem fiz amizade.


Ele e sua noiva ao pôr-do-sol.


Bem apropriado o nome do hotel de luxo: Rei Salomão.



O esplendoroso Hotel Hilton - Rainha de Sabá.



Um parque de diversões, inclusive aquático, no interior de um edifício tipo palácio que nada parece ter a ver com o que acontece dentro.




O dono do blog com cara de satisfeito!




Eilat é rica na fauna e na flora; não fotografei camelos, cabras do deserto ou mesmo golfinhos... mas nas caminhadas parava para fotografar flores para mostrar para minha esposa. O interessante é que muitas crescem idênticas no sul do Brasil - o que não é o caso das palmeiras - e chegavam até a lembrar, também pelo perfume, flores da infância, dos jardins de nossa casa ou da casa de tios-avós!





E falar em gaúchos, na foto abaixo com uma conterrânea-judia, que tomou um avião de sua cidade perto de Tel-Aviv para vir conhecer-me em Eilat. E, bondosa, trouxe muitos presentes para mim e para minha família. Passamos horas divertidas juntos, inclusive foi bom para mim ouvir, longe do nosso rincão, seu sotaque e expressões bem gaúchas!



E depois de passearmos em um feira permanente na orla marítima, comemos um balde de frango frito do Kentuchy Fried Chicken (KFC), "preferência nacional" de minha família.



Eilat tem grandes lojas e um shopping-center à beira da praia, onde eu costumava ir uma vez por dia "jantar" um pedaco de pizza e no McDonald's um sorvete.






O lugar preferido para saborear a minha Coke-Light era nesta sacada do shopping.



Cokes da Terra Santa


O belo shopping de Eilat lembra mais os do Brasil do que os da Finlândia.


Em todo lugar, o McDonald's, até no meio do deserto do Negev vi um deles!











Como não entendo nada de "roupas de marca", tirei a foto para quem sabe ver se alguma leitora do meu blog reconhece alguma dessas lojas no térreo dos grandes hotéis.



Um carro antigo com uma placa atualizada.




No ancoradouro de iates ou de barcos de turismo, ao longe a bandeira do Brasil!! (Usei muito uma jaqueta jeans preta que era de meu filho quando adolescente)


Chegando mais perto, uau!, a bandeira toda esfarrapada pelo vento do Mar Vermelho!!



Não pela minha presenca (rsrs), mas de fato o Brasil está muito bem cotado em Eilat, vejam só:



Algumas famosas churrascarias brasileiras e argentinas (caras e sem o nosso tradicional rodízio, espeto-corrido, como chamamos no RS, o que me fizeram correr dali!).



E falar em correr, muito populares as sandálias havaianas com a bandeirinha do Brasil!



De sandálias para jóias, muitas lojas da H. Stern, do Brasil!



No comercial da TV, a empresa aérea israelense EL AL anunciando os seus vôos inaugurais para o Brasil!






Cafés-Internet, ou mesmo a Internet do hotel, horinha sagrada!


Fato curioso sobre o lugar: aves migratórias que fogem do inverno europeu, usam principalmente Eilat como corredor para voarem à África, retornando pelo mesmo lugar durante a primavera.

********************


Próxima postagem:


Deixando futilidades de lado, darei enfoque à viagem a Jerusalém de ônibus, mostrando fatos e fotos do Mar Morto.


Bem-vindo à nova visita!

********************

Links:


Eilat - Israel fez o deserto florescer




**********

Evidências arqueológicas da travessia do povo pelo Mar Vermelho:

(YouTube recém-postado!)
.



¤¤¤¤¤¤¤¤

"Projeto no deserto", música gospel com cenas do filme "Os Dez Mandamentos" (imperdível!)

http://www.youtube.com/watch?v=GTiQq8GTqyk&feature=related


*******

No Agito do Egito
.



********

Nota:


Querendo saber mais sobre Eilat e o sul de Israel, procupe informacões no Google ou mesmo YouTubes a respeito.

15 Comments:

  • Uauuu.. muito legais as fotos e fatos relatados em cada uma. Gostei muito e mal posso esperar para ver as fotos de Jerusalém. Adoro esse tipo de excursão. Que Deus o abençoe!
    Abraços

    By Blogger Luciana, at sábado, abril 04, 2009 11:09:00 PM  

  • Amado Franke,

    Assim não dá !!! Estou tentando fazer meu I. Renda ( pela 2ª vez) e vc já "roubou" de novo a minha atenção p/ o teu blog. Maravilhoso este início. Carol tem razão: és um grande cronista! Conversaremos mais p/ E mail. Abçs.
    Chiquinho

    By Anonymous Chiquinho, at domingo, abril 05, 2009 7:39:00 AM  

  • Paulo, puxa queria tanto ter ido tambem...gostei das fotos...lugar lindo.

    By Blogger Neia, at domingo, abril 05, 2009 8:40:00 AM  

  • gostei do seu blog =)

    By Blogger Vítor Carvalho Ferolla, at domingo, abril 05, 2009 3:13:00 PM  

  • Fantástico!
    Vejo que fez uma bela viagem.
    As fotos estão ótimas.
    Parabéns!

    By Blogger Anderson Cavalcanti, at domingo, abril 05, 2009 6:03:00 PM  

  • Paulo,
    maravilhosas fotos, vê-las só aumentou minha ansiedade que logo chegue dezembro qdo viajarei com minhas filhas para Tel-Aviv.
    Obrigada por mais este presente e aguardo as de Jerusalém.
    Chag Pessach Sameach para vc e sua linda família.

    By Blogger deborah, at domingo, abril 05, 2009 9:31:00 PM  

  • Olá Sr. Paulo, quanto tempo....
    E como foi bom chegar agora e ver seu Blog. Não tem jeito! É um relax sempre maravilhoso. O momento em que desfruto do prazer da arte de participar!!!
    Que viagem encantadora e saudosa, pelo visto. Fico muito fleiz com sua alegria de voltar a Terra Santa depois de tanto tempo e mais ainda de ve-lo nos presentear com fotos e passagens tão bonitas.
    Sr. Paulo, quando vem Jesualem? Quando...quando?
    Um grande abraço para o senhor e que Deus o mantenha em bençãos assim sempre!


    Maria Inebriada

    By Anonymous Anônimo, at domingo, abril 05, 2009 11:41:00 PM  

  • Parabéns, que fotos lindas major,
    pena que a Anelli não está, seria bom
    ela junto com o sr, rs..., gostei da foto com vers. isaías 60:08, tbm gostei da foto dos papagaios, deve ser porque tenho um aqui em casa, o Mário, o sr. estava muito feliz na foto em que sua amiga o encontrou, e é
    tão bom qdo estamos em lugares distantes ver um rosto amigo, não é mesmo?
    Abços amigo!

    By Blogger Luzia, at quarta-feira, abril 08, 2009 9:49:00 PM  

  • Paulo, que lugares lindos! Deve ser maravilhoso estar lá! Só de ver as fotos a gente "se transporta" e sente a presença de Deus! Só chocou-me ver o estado em que nossa bandeira se encontra. Será que as autoridades brasileiras "não estão nem aí"?

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, abril 09, 2009 1:36:00 PM  

  • Obrigado a todos que postaram um comentário até aqui!
    Espero, Chiquinho, que já tenha conseguido fazer o seu IR!
    É, queixei-me ao empregado do cais pelo estado da bandeira, e ele me disse que tinha outra nova. Se a trocou näo fiquei lá para ver.
    Por todas as postagens e pelo carinho, agradeco com um Shalom!

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, abril 09, 2009 7:18:00 PM  

  • Oi pai,

    Acabei de ver toda a postagem sobre Israel - li tudinho e olhei bem todas as fotos. Parabens! Como sempre, muito interessante a maneira como fizeste a postagem, os detalhes...

    Como é bom viajar! E deu para sentir o teu amor especial por Israel e ver a tua satisfacao em poder estar lá! Que legal!

    Martta

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, abril 09, 2009 9:32:00 PM  

  • Adoro as suas postagens de viagens suas por esse mundão de meu Deus como se dizia antigamente....
    Aprendo demais...como já disse pra você...OS SEUS OLHOS SÃO MEUS OLHOS NESSAS VIAGENS...
    aPRENDO MUITO...OBRIGADA POR PARTILHAR COM TANTAS PESSOAS SEUS CONHECIMENTOS...
    UM ABRAÇO!

    By Anonymous EVELIZE, at sexta-feira, abril 10, 2009 5:59:00 AM  

  • ALEXANDRE disse:

    Oi Paulo; hoje deu para ver o seu blog sobre a visita a Israel. Tudo é muito impressionante, lindo e mexe com os nossos sentimentos!
    Parabens pela sua viagem e por nos trazer esses quadros tão lindos de Israel. Abraços.

    By Blogger paulofranke, at sábado, abril 18, 2009 3:14:00 PM  

  • Muito legal. me interessei por essa cidade pois vou conhece-la em outubro. Quero saaber muito mais.Gostaria de achar um guia pratico.sera que tem?

    By Anonymous Flavia, at quinta-feira, junho 04, 2009 1:47:00 AM  

  • Gostei tbm
    só me diz uma coisa como é que vc conseguiu aéreo para chegar em EILAT
    to tentando de todas as formas e nao consigo

    By Blogger Julio, at sexta-feira, junho 04, 2010 10:51:00 PM  

Postar um comentário

<< Home