Paulo Franke

06 abril, 2009

II - Mar Morto e também... Jerusalém ! - Feliz Páscoa!

... Continuacão de I - Ei-la formosa, Eilat ! (Sul de Israel)






"Yerushalayim Shel Zahav Ve-Shel Nechoshet Ve-Shel Or"
"Jerusalém de ouro, de luz e de bronze, eu sou o violino para todas as tuas cancões"



Shalom significa paz, e é a palavra usada para bom dia, bom tarde, boa noite e adeus.



307km separam Eilat de Jerusalém pela Route 90 (em preto). Antes de chegar a Israel já tinha o plano de fazer a viagem por um dia. A surpresa: somente € 23 euros (119 schekels), ida e volta! Embarquei em um ônibus que faz a linha entre as duas cidades e meu dia foi assim dividido: 4 horas para ir, 5 horas para lá estar e 4 horas para voltar. A parte verde mais escura do mapa significa que está situada a 300 metros abaixo do nível do mar, considerada a região mais baixa do mundo.





A passagem de ida-e-volta.


O ônibus na parada de 15min (a soldado era uma passageira)




Muitos soldados no ônibus, e eu sentado ao lado de um deles.



Boa parte da viagem é feita às margens do Mar Morto.



As águas do Mar Morto são densas e pesadas. As águas dos oceanos possuem 4% de sal, as do Mar Morto 26%.




As águas são tão espessas que uma pessoa nelas não afunda, o que experimentei na primeira vez em que estive em Israel. Há muitos hotéis e SPAs ao longo do mar.




Em caminho a Jerusalém passa-se pelos famosos locais de Masada e Ein Gedi...





Masada visitada na vez anterior.



Salinas em toda a extensão, inclusive refinarias.





Profecias falavam de o deserto reverdecer. Hoje vê-se, gracas à moderna tecnologia israelense, grandes extensões de palmeiras e plantacões de frutas a perderem-se de vista, em pleno deserto!





O Mar Morto, pela sua posicão geográfica, não tem saída para as suas águas, que se evaporam em uma proporcão gigantesca.





Pelo caminho, os desertos do Negev e da Judéia.



Um momento raro de chuva, passageira!
.



"O Senhor ia com eles durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar no caminho" (Êxodo 13:21).






"... premidos de sono, mas conservando-se acordados viram a glória do Senhor" (João 9:32).
.



Chegamos!!


"Então eu vi Jerusalém, e o templo do Senhor, ouvi cantar criancas e entre o seu cantar, rompia voz dos anjos do céu a proclamar: Jerusalém, Jerusalém, cantai ó santa grei, hosana nas alturas, hosana ao vosso Rei!"






We are standing on holy ground / Vi står på helig mark / Nós estamos em um santo lugar.

.



Da vez anterior visitamos Jerusalém durante quatro dias. Desta vez, para tentar aproveitar o máximo em um tempo reduzido, tomei um ônibus de turismo. Pena que a maioria das fotos, tanto da viagem quanto da cidade, foram tiradas de dentro de ônibus, em detrimento de sua qualidade.




O roteiro...



... cobria a Jerusalém moderna e a antiga.

.


Impressionou-me o grande número de judeus ortodoxos pelas ruas.




As paradas de ônibus lotadas deles no domingo. Abencoam-me pelo zelo que transmitem.



























































Mas quando o ônibus passou diante do Yad Vashem (Museu do Holocausto), que não conhecia, o velho "rabino" desceu e colocou o seu kipa.





Um lugar onde se pode permanecer por um dia; tive somente uma hora para conhecê-lo. Um convite a voltar?





À entrada do museu: "Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis"
(Ezequiel 37:5).






"Tem isso acontecido em teus dias ou nos dias de teus pais? Conte aos teus filhos sobre isso e teus filhos aos filhos deles, e à próxima geracão."
.





O Museu do Holocausto (Yad Vashem) é o mais completo em seu acervo do mundo. Multidões lá se encontravam, turistas, estudantes e mesmo soldados. Quantos ali que tiveram familiares seus mortos no Holocausto? Talvez a maioria.



Os quatro propósitos do museu.



Um lugar impressionante: rostos das vítimas em uma espiral, como que imitando uma chaminé.




A tocante exposicão de fotos das criancas do Holocausto...




Um vagão preservado, que carregava judeus como animais para o matadouro.




A exterminacão do povo judeu ainda é visada, também a nacão que Deus lhes deu por heranca é ameacada de ser riscada do mapa. Há os que negam o Holocausto. Dwight Eisenhower ao ver pilhas de mortos no dia da liberacão de um campo de concentracão, disse algo assim: Filmem e fotografem o máximo possível, pois pode ser que um dia digam que nada disso aconteceu. (Algo parecido foi dito com relacão ao que aconteceu em 11 de setembro em Nova York...). Assim como muitas cidades da Inglaterra estão proibindo de se falar no Natal ou mesmo decorar suas ruas, falar sobre o Holocausto está sendo proibido em muitas escolas daquele país. Diante de tudo disso, Israel tem todo o direito de se defender.

Cristãos, amemos Israel e oremos pela paz de Jerusalém. Dói-me o coracão saber há cristãos que não amam Israel, e não entendo como, diante disso, conseguem ler ou mesmo carregar a Bíblia, que nos foi legada por este povo. Sempre que possível, às vezes causando surpresa, falei aos judeus com quem conversei sobre o quanto muitos cristãos os amam verdadeira e fortemente. Louvo a Deus porque a igreja salvacionista que atualmente dirigimos ama Israel, ora pela nacão e interessa-se pelo seu abencoado futuro, segundo profecias bíblicas.

E ainda, algo de peso:


Se os árabes depusessem as armas hoje, não haveria mais violência. Se os judeus depusessem as armas hoje, não haveria mais Israel, disse Benjamin Netanyahu.




Voltando de Jerusalém pelo mesmo caminho, o pôr-do-sol dá um espetáculo de luz e beleza na região do Mar Morto.




E assim retornei a Eilat para mais alguns dias relaxantes e ensolarados.







E assim, cumprindo antigas profecias, o povo de Deus voltou, dos quatro cantos mundo, à Terra Prometida que lhe é sua por direito: "Quem são estes que vem voando como nuvens, e como pombas ao seu pombal?" (Isaías 60:8).




E quanto a mim, depois de uma semana feliz, abencoada e protegida por Deus em Israel, chegou o dia de voltar.





Uma das razões pelas quais a Finlândia é um grande país considero que está no fato de os finlandeses amarem Israel. Qualquer pessoa, principalmente cristã, a quem pergunto quantas vezes lá esteve causa-me surpresa ao mencionar: 10 vezes, 8 vezes, 7, 5 !!!




Obrigado, Senhor, por mais esta ExperiênSIÃO!!



No álbum de fotos de minha primeira visita, coloquei os avisos às camareiras dos hotéis onde me hospedei, ligando principalmente o segundo ao texto bíblico: "Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então a nossa boca se encheu de júbilo; então entre as nacões se dizia: Grandes cousas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes cousas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe. Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes " (Salmo 126).





"Com Ele... nos fez assentar em lugares celestiais" (Efésios 2:6).

"Preparas-me uma mesa diante de meus adversários, unges-me a minha cabeca com óleo; o meu cálice transborda" (Salmo 23:5).


****************************



Aos caros leitores do meu blog,


uma feliz Páscoa!


+ + + + + + + + + +



"Aquele que está sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 5:13b).

"Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus" (Apocalipse 22:20).


¤




Foto que tirei ao sair do Museu do Holocausto (Yad Vashem), para mim simbolizando a ressurreicão. A própria nacão de Israel é um contundente símbolo da ressurreicão!


¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤


Francês: JOYEUSES PÂQUEST - Finlandês: Hyvää Päässiäistä - Tcheco: VESELE VANOCE - Alemão: SCHÖNE OSTERN -Espanhol: FELICES PASCUAS - Italiano: BUONA PASQUA - Macedônio: SREKEN VELIGDEN - Inglês: HAPPY EASTER - Grego: KALO PASKA - Chinês: FOUAI HWO GIE QUAI LE -Árabe: EID-FOSS'H MUBARAK - Croata: SRETUN USKRS - Húngaro: Boldog Husveti Ünnepeket -Polonês: Wesolych Swiat - Sueco: Glad Påsk -Holandês: Gelukkig Paasfest -Norueguês: God Påske - Turco: Mutlo (eller Hos) Paskalya - Português: FELIZ PÁSCOA!



¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤


Jerusalém, a Cidade Santa (Jerusalem, the Holy City)


Música: Stephen Adams / Letra: Frederick E. Weatherly


por Mahalia Jackson:


http://www.youtube.com/watch?v=gEhadb5YSpU&feature=related


por John Starnes:


http://www.youtube.com/watch?v=rGqN1Muu9sw



pelo Beirut Orpheus Choir:



http://www.youtube.com/watch?v=NXT2wkKosMI&feature=related


A letra em português:


A CIDADE SANTA (JERUSALÉM) Dormindo no meu leito em sonho encantador Um dia eu vi Jerusalém e o templo do Senhor Ouvi cantar crianças e em meio ao seu cantar Rompeu a voz dos anjos do céu a proclamar Rompeu a voz dos anjos do céu a proclamar: Jerusalém! Jerusalém! Cantai, ó santa grei, Hosana nas alturas! Hosana, ao vosso Rei! Então o sonho se alterou, não mais o som feliz Ouvia das Hosanas dos coros infantis O ar em torno se esfriou, do sol faltava luz E num alto e tosco monte vi o vulto de uma cruz E num alto e tosco monte vi o vulto de uma cruz Jerusalém! Jerusalém! Cantai, ó santa grei, Hosana nas alturas! Hosana, ao vosso Rei! Ainda a cena se mudou surgia em resplendor A divinal cidade, morada do Senhor A lua não brilhava luz nem sol nascia lá Mas só surgia a luz de Deus mui pura em seu brilhar E todos que queriam sim podiam lá entrar Na mui feliz Jerusalém que nunca passará Na mui feliz Jerusalém que nunca passará Jerusalém! Jerusalém! Cantai, ó santa grei, Hosana nas alturas! Hosana ao vosso Rei!


¤


L i n k s


Procure no "Índice de todos os meus tópicos", à direita ao abrir o blog, postagens relacionadas às terras bíblicas por onde andei, às visitas que fiz aos campos de concentracão de Auschwitz-Birkenau e Bergen-Belsen, ao Museu Anne Frank e a outros centros e monumentos ligados ao Holocausto (idem um dos mais recentes, o de Berlim, na postagem "De trem pela Europa - Berlim").

15 Comments:

  • Amigo Sr. Paulo, me permita chamá-lo assim...que experiência maravilhosa!!!
    Que cidade linda Jerusalém! Imagino o quanto é fascinante encostar as mãos em uma construção da época e senti-la! Quanta historia! De luta, aprendizado e paciência!
    שמע ישראל ‎(Sh'ma Yisroel)
    Sr. Paulo, fiquei encantada como sabia que ficaria. Um sonho que logo realizarei...ir a Terra Santa e ver a velha Jerusalém!!! Que ma-ra-vi-lha!!!
    Como sempre,...hehehehehe...estou inebriada com tanta beleza e aprendizado!!
    Por favor, nunca desista de nos, seus seguidores de Blog. Sua mensagem é sempre muito carinhosa elucidativa e muito....muito especial no sentido de nos mostrar que somos todos irmãos. Sim, vamos pedir por Israel! Que venha a Paz e união tão desejada por todos!
    Sr. Paulo, muito obrigada por nos envolver na verdade da vida, aquela que fala ao coração do homem! A mensagem do Amor!
    Uma semana de muitas realizações e bênçãos para o senhor e toda sua querida família.
    Boa noite!

    Maria Inebriada

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, abril 07, 2009 7:10:00 AM  

  • Maria Inebriada,
    Novamente, e novamente, obrigado por seus comentários após algumas de minhas postagens. Eles muito enriquecem a postagem em si, pois muitos leitores os lêem. Que Deus a abencoe, e um recadinho: se não está no Orkut, por que não entra?
    Poderíamos trocar recados por lá, e você também com muita gente que pensa exatamente igual a você, pensa alto!
    Grande aBRaco!

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, abril 07, 2009 8:14:00 AM  

  • Amigo Sr. Paulo,
    Sim eu estou no Orkut, mas apesar de inúmeras tentativas de sair, fico sempre preocupada com o carinho já conquistado. E aí o que fazer? Muito tenho visto e passado por situações de tristeza e verdadeiras demonstrações de total animosidade. Por isso, prefiro estar no meu canto, com aqueles que já me conhecem a muito. Mas não entenda como um desagravo a sua pessoa....nunca!!! Apenas precaução. Como se diz por aí “gato escaldado....”
    Mas tenho que acrescentar que o Sr. é realmente uma pessoa rara! Seus interesses em comunidades são do meu interesse Tb. Acho até que estamos em alguma em comum. Não sei...vou fuçar as suas. Digo rara no sentido de aceitar uma amizade virtual e deixá-la ser como é! Sem reprimendas! Somos todos tão diferentes e como não nos aceitar, não é? Fiquei encantada com sua generosidade em relação ao seu amigo Phill. Um amigo virtual que o Sr. deixou entrar no seu amor. O senhor comemorou o sucesso do seu blog e ainda lembrou-se de falar de uma amigo...VITUAL gente!!!! O Sr. existe?
    Vou entrar em contato com o Sr. e quem sabe, com sua generosidade, serei mais um amigo Virtual.
    Muito obrigada por seu carinho e atenção. Por estar sempre disposto a nos ensinar o amor, a paciência e a arte de deixar o outro SER Humano!
    Que Deus lhe conceda sempre essa anima!
    Abraços

    Maria Inebriada muito agradecida.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, abril 07, 2009 5:08:00 PM  

  • Josiane disse:

    Realmente lindos os relatos de tua ida a Jerusalem e Mar Morto. Emocionante cada imagem que postou.Falam por si.

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, abril 08, 2009 3:25:00 PM  

  • Edna disse:
    Bom dia! O senhor nos leva a uma viagem neste seu fantástico blog. Fico encantada,...seu blog é fantástico!!!Que bom fuçar o orkut e encontrar pessoas assim...viajo em suas palavras e mostras...obrigada por me ACEITAR COMO AMIGA,vc me ensina muiiiiiiiiito!!!!Tenha dias maravilhosos e que Deus te abençoe sempre,a vc e a tua família

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, abril 08, 2009 3:55:00 PM  

  • Amigo Paulo,
    Suas postagens são um bálsamo para minha alma. Não imagina a paz que aqui sinto...
    Acabo me transportando para esses lugares maravilhosos que visita e enriquece com seus comentários.
    Que Deus o abençoe!
    Abraços,
    Gloria Policano

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, abril 09, 2009 3:01:00 PM  

  • Adorei o post.... Vi o blog no orkut!!!
    Shalon para ti....
    Auguri!!!

    Gi, Roma

    By Blogger Dentro da Bota, at sexta-feira, abril 10, 2009 11:11:00 AM  

  • Que postagem maravilhosa! Se não podemos conhecer Israel pessoalmente, temos um vislumbre através de seus olhos. Obrigada por dividir seu passeio conosco. Feliz Páscoa!

    By Blogger Família Amaral, at segunda-feira, abril 13, 2009 8:07:00 PM  

  • Querido Franke!!
    Sou a Carol, esposa do Gerson Galhardo e estamos maravilhados com o seu blog!!
    Que abençoador...Creio que o SENHOR permite a tecnologia avançar justamente para esse tipo de uso. Cada imagem, que nos faz viver o local!!
    Concordamos fortemente com você no amor para com Israel. Aprendemos que aquele pequeno país é uma importantíssima nação, é o relógio de DEUS. Através deles, nos orientamos na Bíblia, e sem eles, a Palavra de Deus pode receber qualquer tipo de interpretação...precisamos urgentemente ensinar os cristãos a amar novamente esse povo criado por DEUS e orar por Israel!!
    Um enorme abraço cristão, brasileiro e quente, em você e em sua família!!!
    Gerson, Carol, Daniel e Mateus

    By Blogger Carol S G, at segunda-feira, abril 13, 2009 9:23:00 PM  

  • JAIR disse:

    Olá meu amigo Franke,
    Vi as fotos de sua visita a Israel no seu blog.
    Amei! Tive vontade de estar lá também!
    Terra tão amada e ao mesmo tempo, tão odiada!
    Mas Deus não falhará no cumprimento de suas promessas para com Israel!
    Abraço

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, abril 17, 2009 4:55:00 PM  

  • Meu Deus oque dizer dessa postagem maravilhosa Paulo....cada imagem lindas...e reais demais....!
    Asua visita ao museu ...quanto conhecimento,dor,tristeza e alerta em um único lugar...e o mais importante...falar sempre pra nunca ser esquecido mesmo!
    Como não amar Israel...e toda saga desse povo?
    Seus olhos são meus olhos sempre!
    Obrigada amigo!

    By Anonymous evelize, at terça-feira, abril 21, 2009 4:34:00 AM  

  • Paulo, meu nome eh Fabio, sou Soldado da PM em Minas Gerais e por coincidencia achei esta pagina aqui na internet. Há tempos estou procurando respostas sobre o mundo, desde sua criação até o comportamento humano nos dias atuais. Após algum tempo começo a obter algumas conclusões sobre fatos importantes. Observando sua pagina vejo que se mostra uma pessoa inteligente e detentor de uma cultura geral vasta, logo pensei: preciso de uma pessoa assim para mostrar meus pensamentos e me dizer se estou no caminho ou se são meras ilusões da vida. Por gentileza entre em contato com o e-mail lalaafir@hotmail.com , obrigado!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, abril 29, 2009 9:16:00 PM  

  • B.dia pela primeira vez buscando conhecer a cidade maravilhosa através desse mecanimos que o nosso amado Deus colocou em nossa geração,encontrei essas fotos, sinto uma ternura muito gde por essa Nação,por esse povo ,oro que no nome de Jesus a paz,a prosperidade e a verdade reine sobre eles todos os dias enqto aguardamos a volta do nosso amado Senhor. um gde abraço. Meu e-mail soniaromero50@yahoo.com.br , obrigado!

    By Anonymous Sonia Regina dos Santos Romero, at sexta-feira, maio 18, 2012 5:38:00 PM  

  • Muito lindo tudo isso quero muito conhecer esta terra santa ore pra que Deus me conceda essa benção...

    By Blogger Aninha Lamounier, at quarta-feira, agosto 29, 2012 4:53:00 PM  

  • Lugar abençoado por Deus peço a Deus me de oportunidades de conhecer também parabéns..

    By Blogger Aninha Lamounier, at quarta-feira, agosto 29, 2012 4:54:00 PM  

Postar um comentário

<< Home