Paulo Franke

22 março, 2010

+++ Ilustrando a Semana Santa +¤!!


"Não vos comove isto, a todos vós que passais pelo caminho?
Considerai, e vede se há dor igual à minha."
(Lamentações 1:12)


"Um homem vinha andando por um sombrio caminho e, em dado momento, ouviu um grito atroz de um homem pregado a uma cruz. 'O que queres que te faça'', perguntou, 'queres que te tire dessa cruz?' 'Não', foi a resposta do homem, 'continue o seu caminho, agora contando a todos que há um Homem crucificado!"


Uma amiga, recentemente falecida, viu em um dos nossos salões sociais esses dois vasos da planta comumente chamada "coroa de Cristo". Surpresa, comentou: "No Brasil temos a coroa com flor vermelha e vocês na Finlândia tanto a vermelha quanto a amarela, que eu nunca havia visto!" Aproveitando-me de sua observação, vem-me o o pensamento: "A coroa de Cristo com flor vermelha fala do Seu sofrimento; a com flor amarela de Sua vitória na cruz!"



Passion Fruit (Fruta da Paixão) é outro nome do maracujá. Por quê?

Os primeiros missionários espanhóis encontraram na América do Sul uma planta grimpante que lhes parecia ser uma justificativa evidente do seu trabalho de catequese e conversão dos indígenas do novo mundo. Eles criaram toda uma simbologia baseada na complexa estrutura da flor do maracujá, encontrando em suas formas e cores exóticas a metáfora perfeita para explicar aos "infiéis indígenas" a história da Paixão de Cristo. Assim, em primeiro lugar, associaram-se as cores com que a natureza premiou as belas flores do maracujá aos vermelhos e aos roxos utilizados nos rituais cristãos da Semana Santa. Além das cores, a coroa floral, completamente filigrada transformou-se na própria imagem da coroa de espinhos com que Cristo foi crucificado; os três estigmas da flor passaram a ser os três cravos que o prenderam na cruz; suas cinco anteras estariam representando as cinco chagas de Cristo; as gavinhas eram vistas como os açoites que o martirizaram; e o fruto redondo era a representação do mundo que o Cristo veio redimir. (Portal São Francisco)

Já publiquei anteriormente esta foto de um souvenir da Flórida que possuo: o dorso de um peixe - lowly sailcat - que visto do seu interior lembra um crucifixo. Esqueci-me de mencionar, no entanto, o "escudo romano" na parte de trás, na descrição de Conrad Lantz.

Quem visita o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, passa por longos corredores com fotos de poloneses que ali morreram. Embora haja grandes vitrines com objetos - óculos, sapatos, malas, xales religiosos e mesmo cabelos - que pertenteceram aos judeus, os barracões onde viviam e as câmeras de gas onde foram exterminados fica a 10km, em Birkenau.

Se Deus me permitir um dia ali voltar, quero localizar a foto do padre franciscano polonês, Maximilian Kolbe, nos grandes corredores. Quando um número de prisioneiros foi selecionado para a execução, um deles clamou que não o deixassem morrer uma vez que era casado e tinha filhos. Maximilian Kolbe deu um passo à frente e tomou o lugar do homem. Sua oferta foi aceita e morreu de fome em uma cela subterrânea.

O que lhe aconteceu ilustra perfeitamente a morte vicária de Cristo. Era o homem, vil pecador, que merecia ser morto em uma cruz. Jesus tomou o seu lugar e morreu pelos pecados da humanidade.




Oponentes do Cristianismo dizem que Pôncio Pilatos nunca existiu. Nesta pedra, em Cesaréia, há uma inscrição onde está gravado o nome do governador romano.
E disse Jesus a Pilatos: "O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim para que não fosse eu entregue aos judeus... o meu reino não é daqui." (João 18:36)



A palavra pontífice, do latim pontifice, significa aquele que constrói uma ponte. Jesus é o Pontífice que com sua morte construiu uma ponte sobre o abismo do pecado, que separa o homem de Deus, de modo que, atravessando-a, todo o homem que quiser pode ser salvo.




Ergue a fronte, sofredor, e alegra o teu coracão,

Pois Calvário e Páscoa - a tristeza e a alegria -

Estão a apenas três dias de separação!

_____________

Ressurgiu!Ressurgiu!Ressurgiu!Ressurgiu!Ressurgiu!



PÁ S C O A A O C S Á P
..

... de frente para trás ou de trás para frente significa:

... de frente para trás ou de trás para frente significa:







"Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou"
(Lucas 24:5-6)
****
"... a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhanca de homens, e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de JESUS se dobre todo o joelho, nos céus, na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que JESUS CRISTO é SENHOR, para a glória de DEUS PAI."
(Filipenses 2:7-11)
*

Eu O vi certa vez.
Ele permaneceu diante de mim por um momento
e falou somente uma palavra, que sacudiu meu espírito,
tomou minha mão, então se afastou....
Mas o que eu era jamais serei novamente! TCC




Um documento impactante:

Se possível, amplie e leia esta mensagem sobre Jesus e Sua vida singular.



A foto de um colega russo, Yuri, que trabalhou comigo em Helsinki e que hoje é capelão carcerário na Noruega, me fez recordar algo que li há muito tempo:


Numa manhã de Páscoa, dentro de uma cela de prisão, homens jovens falavam de seus lares distantes. De repente, conduzida pelo carcereiro, entrou aquela senhora que começou a contar a bela história daquele dia: Jesus morrera para redimir todos os homens, mas ressuscitara, vitorioso sobre o pecado e a morte. Ela falou-lhes como uma mãe querida e, ao despedir-se, havia lágrima em todos os rostos. "A senhora me fez lembrar minha mãe que vive tão longe!", disse-lhe alguém em voz bem baixa. "Exatamente há três anos recebi um beijo dela. Por favor, escreva-lhe ainda hoje uma carta por mim , mas não lhe conte que viu seu filho numa prisão, numa manhã de Páscoa"...



O peixe é associado a Jesus...

... alguns de Seus discípulos eram pescadores;
.
... disse-lhes que seriam pescadores de homens;
.
... um de seus milagres foi a multiplicação de pães e peixes;
.
... depois de ressurreto, comeu peixe com Seus discípulos;
.
... era o sinal de identificacão entre os cristãos primitivos;
.
...as primeiras letras da palavra peixe em grego formavam o "código" Jesus, Cristo,
Deus, Filho, Salvador.






Lembro-de de quando meus irmãos e eu, como crianças, preparávamos com caixas de sapato ninhos enfeitados com papel de seda. Na noite de sábado, os colocávamos sobre a mesa da copa e no domingo estavam cheios de ovos, de açúcar, de chocolate, mas também ovos de galinha que meu pai artisticamente pintava.

Anos mais tarde eu ensinava na escola dominical: o ôvo simboliza vida e, quando o filhote está por nascer, com seu bico quebra a casca do ôvo e parte para a vida. Assim com o Cristo morto: pelo poder de Deus, a pedra que o sepultava rolou e Ele ressurgiu! E como diz o hino, Porque Ele vive, posso crer no amanhã; porque Ele vive, temor não há, pois eu bem sei que o meu futuro está nas mãos do meu Jesus, que vivo está!




"Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre"
(Hebreus 13:8)

A palavra Páscoa deriva-se do hebraico Pessach, que significa passagem.

Em diversos idiomas:

Alemão - Ostern Árabe - عيد الفصح (ʿĪdu l-Fiṣḥ) Basco - Bazko Búlgaro Пасха (Paskha) Catalão - Pasqua Espanhol - Pascua Esperanto - Pasko Finlandês - Pääsiäinen Francês - Pâques
Friulano - Pasche Georgiano - აღდგომა (Aghdgoma) Grego - Πάσχα (Páscha)Húngaro - Húsvét
Inglês - Easter Irlandês - Cáisg Islandês - Paska Italiano - Pasqua Latim - Pascha ou Festa Paschalia Neerlandês - Pasen Norueguês - Påske Polonês - Wielkanoc Português - Páscoa Romeno - Paşti Russo - Пасха (Paskha) Sueco - Påsk Turco - Paskalya Ucraniano - Великдень

Desenho feito por uma salvacionista russa. Obrigado a encerrar suas atividades quando da implantação do comunismo, o Exército de Salvação na Rússia "ressuscitou" nos anos 90 e hoje desenvolve um grande trabalho evangelístico e social no país.

+¤+¤+¤+¤+¤


EleviveEleviveEleviveEleviveEleviveElevive
_______________________________


OUSE SER DIFERENTE


A PARTIR DESTA SEMANA SANTA!



Torne-se um cristão genuíno:

- Admitindo a sua necessidade - "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23)

- Crendo em Jesus Cristo - "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31)

- Entregando sua vida a Jesus - "Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome" (João 1:2)

- Arrependendo-se sinceramente de seus pecados, e abandonando-os, Deus lhe dará perdão, poder, vitória, propósito, o Espírito Santo e a vida eterna.

______________________________________________


L i n k s

Dada à sua importância, Mateus, Marcos, Lucas e João registraram os episódios do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus.

(Não deixe de lê-los!)

__________________

IMPERDÍVEL! IMPRESSIONANTE!

O Êxodo Decifrado - Prova arqueológica do Êxodo


http://www.youtube.com/watch?v=RNytPBFC32A&feature=related

6 Comments:

  • Meu amigo, estas a falar de um homem que tudo me dá e deu até os dias de hoje, com a Graça de Deus Pai todo Poderoso!
    Nada sou sem ELE, sem sua Luz, força, Paciência e Amor! Com Ele aprendi a caridade, amar ao inimigo mesmo doendo, uma vez que ele mesmo o fez, e acima de tudo, ser fiel aos seus ensinamentos!
    A Páscoa é uma passagem, pra mim muito dolorosa. Por que me fere profundamente lembrar o que meu Mestre passou por causa da ignorância, ganância e interesses políticos de uma época que pouco difere dos dias de hoje! Mas não esqueço que Ele o fez por mim, para o meu salvamento!
    Só não temos mais homens como ele que ao invés de maldizer, abençoava e perdoava! Um homem de uma inteligência abrangente que alguns preferiram ignorar. Pergunto-me, que mal poderia fazer Jesus Cristo. Ele é toda bondade e benevolência.
    Mesmo me deixando tristes por lembrar seu sofrimento, na Páscoa nos, os cristãos, celebraram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. Comemoramos a passagem de nosso Mestre da morte para a vida!
    Que seja uma passagem para nos cristãos e judeus. Uma passagem de reflexão, pensamento: Estaremos nos seguindo seus ensinamentos como Ele tanto pediu? Vamos amar ao próximo com mais vontade e dedicação.
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para todo o sempre!
    Muito obrigada Senhor!
    Que sua Páscoa esteja repleta do renascer do amor de Jesus, Nosso Mestre e amigo!
    Feliz Páscoa a todos!
    Obrigada amigo!

    By Blogger Maria Thereza, at sexta-feira, março 26, 2010 11:22:00 PM  

  • Linda postagem meu amigo cheia de sabedoria e ensinamentos...
    Deus continue te abençoando através desse blog levando para tantas pessoas essa linda mensagem do amor de Deus!

    By Anonymous evelize, at domingo, março 28, 2010 8:03:00 AM  

  • Ola...
    Semana Santa, ótima postagem, cheio de conteudo e belas mensagens que sempre vem me passando desde que o conheci e leio este Blog, hehe.
    Parabéns e Feliz Pascoa !
    Abraço.

    By Blogger João Guilherme, at sexta-feira, abril 02, 2010 6:57:00 AM  

  • Amigo Paulo,
    Seu Blog está recheado para a verdadeira Páscoa!
    Nos leva a refletir e tomar um novo rumo...
    Nos faz lembrar que maior ensinamento que deveriamos guardar na mente, na alma, e no coração
    é o: - "Amar o Próximo como a ti mesmo!!!"
    E, se a humanidade praticar esse Amor...
    com certeza, não só hoje, mas em todos os dias do Ano
    vivenciaremos a verdadeira Pascoa!
    Abraços,

    By Blogger glorinhapolicano, at sábado, abril 03, 2010 7:05:00 PM  

  • [url=http://achetercialisgenerique20mg.net/]cialis achat[/url] cialis sans ordonnance
    [url=http://comprarcialisgenerico10mg.net/]comprar cialis[/url] comprar cialis generico
    [url=http://acquistarecialisgenerico10mg.net/]cialis[/url] compra cialis in italia
    [url=http://kaufencialisgenerika10mg.net/]cialis[/url] cialis

    By Anonymous Anônimo, at domingo, dezembro 30, 2012 4:13:00 AM  

  • http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis pas her
    http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis acheter
    http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis ricetta medica
    http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, junho 07, 2013 7:32:00 PM  

Postar um comentário

<< Home