Paulo Franke

29 maio, 2010

1. Com meu neto em PARIS - Torre Eiffel

A terceira vez que vi Paris!
A última vez que vi Paris?

Por ter tirado minha semana de férias de inverno no final da primavera - em Israel - fiquei em dúvida se teria pique para viajar na primeira semana das minhas férias de verão, neste início de verão europeu, já que o intervalo entre ambas as viagens foi de 38 dias somente (incluindo os 5 dias a mais em Israel, pelas cinzas do vulcão).

Comprara as passagens a Israel e à França no mesmo dia e, antes desta segunda viagem, quase me perguntei se sobrara estoque de entusiasmo para aproveitar à altura minha terceira viagem à Paris. Que engano gostoso! A viagem - diferente - foi altamente curtida e cada momento vivido intensamente, pois, afinal, Paris é Paris!

Viagem diferente por muitos motivos:
- hospedei-me na casa de uma pessoa cuja amizade a Internet resgatara.
- uma tia-avó de meu neto, que o convidara com direito a levar um "acompanhante".
- não em hoteis "sem-estrelas", mas ficamos em seu bonito apartamento.
- nunca passeei tanto a pé em uma viagem de uma semana!
- nunca meus olhos viram tanta beleza mesclada com tanta cultura!

Afinal, Paris é Paris!!



E algo também diferente: a primeira viagem pela Estonian Air (Helsinki-Paris), dessas que vendem passagens baratas sem lanche a bordo.



E ainda algo mais de diferente: a primeira de minhas viagens acompanhado de um neto!



Depois de muitos anos, o reencontro com a amiga brasileira que mora na França há mais de 40 anos! Uma anfitriã nota 10!



Meu neto, talvez sem perceber, vestiu-se com as cores da bandeira francesa!



Não querendo enfrentar a enorme fila para subir até o topo de elevador, subi os tantos degraus que conduzem ao primeiro andar da torre, a 57 metros, sendo que meu neto ainda subiu ao segundo andar, a 115 metros. O terceiro andar fica a 276 metros e suporta 800 pessoas de cada vez. Existem 1.665 degraus até o terceiro andar.



Pausa para descansar um pouco na subida...



... e para tirar uma foto tendo o "rendado" da torre como moldura.
E lá em baixo um pequeno lago em forma de coracão!



A foto com o sol a pino como um holofote emprestou ainda mais pompa à Velha Dama, cujo topo, incluindo a antena, tem 324 metros de altura. Pesa 10.100 toneladas e 60 toneladas de tinta são usadas a cada sete anos para renovar a sua "maquiagem"!



Um pequeno museu no primeiro andar...



... mostra antigos enfeites e objetos com a torre e conta um pouco de sua história. Outra sala mostra filmes com gente famosa que a visitou, incluindo Charles Chaplin e Josephine Baker (veja link).



Construída para impressionar os visitantes da Exposição Universal de 1889, a Torre Eiffel foi planejada para ser demolida após o evento. Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), foi muito criticada pelos estetas do século 19.

Foi a edificação mais alta do mundo até 1931, quando foi erguido o Empire State Building, em Nova York. Hoje é um símbolo de Paris e pode ser vista da maioria dos bairros da cidade.



Muitos souvenirs, inclusive sacolas, a tem como tema.



Eu nunca vira Paris, la ville lumière, à noite. Assim, fomos outro dia especialmente vê-la, chegando lá quase ao pôr-do-sol de um dia de muito calor.



Esperando o espetáculo da torre iluminada, o pôr-do-sol nos oferece um outro.



E, em certo momento, as luzes da torre acendem-se acima de nós!



A cada hora certa luzes piscam, um espetáculo cintilante para os olhos que minha câmera não captou.










PARIS... merecendo como nunca o título de "A Cidade-Luz"/La Ville Lumière!



O souvenir mais vendido de Paris, de todos os tamanhos: la Tour Eiffel!



Não vi muito entusiasmo francês com relação à Copa do Mundo, mas - voici, voilà - brasileiros com a camisa da Seleção, inclusive meu neto nascido no Brasi.

Conclusão:

A Torre Eiffel está situada no bairro dos Invalides (Inválidos), palavra que literalmente significa "os não-válidos", no caso os que ficaram incapazes ao lutarem em uma guerra.
Outra particularidade da Torre é que ela nunca balan
ça mais do que 7cm!
O salmista Davi, em sua fraqueza, assim orou: Ouve, ó Deus, a minha suplica; atende a minha ora
ção... no abatimento do meu coração. ... Tu me tens sido refúgio e torre alta contra o inimigo. (Salmo 61:1, 2b,3)
Que nas batalhas da vida, ainda que feridos, quem sabe, tenhamos uma fé irremovível no Senhor, nossa alta torre de refúgio!
.
A A A A A A A A A A A A A A A A
.

L I N K :

www.tour-eiffel.com
____________

Próxima postagem a ser publicada em poucos dias:

2 - Com meu neto em Paris - Rio Sena e arredores

(e as seguintes : Versailles - Disney Paris
- Gente - Armée du Salut - Diversos)

__________
AU REVOIR!

7 Comments:

  • Ola...
    Nossa, que lugar lindo não?!
    Torrei Eiffel é muito linda e acredito que a viagem ficou melhor ainda acompanhada de seu neto, familiares e/ou amigos, hehe.
    Parabéns, espero pelas outras postagem...
    Abraço !

    By Blogger João Guilherme, at sábado, junho 12, 2010 6:42:00 PM  

  • Gloria Policano:
    Amigo Paulo,
    Acabei de sair do seu Blog, aliás, acabei de voltar de Paris...rsrsrs

    Que lindo!!! adorei!
    Imagino sua emoção ao viajar com seu neto, parabéns!
    Mais uma benção a quem tanto faz pelo seu semelhante!
    Receba meu abraço fraterno,

    Glória

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, junho 15, 2010 4:45:00 PM  

  • Oi Franke,
    Gostei muito das fotos noturnas, captaste bem o deslumbre que é aquela torre iluminada. Lembro-me da sensação que tive quando sai do metrô por volta da meia-noite, e Ela surgiu qual um adorno coberto de diamantes entre as árvores ( em minha rápida passagem por Paris em 1997). Fiquei extasiado!
    Tive ainda o prazer de ver e ouvir um bateaux bem iluminado que passou no Sena, e lá do alto pudemos ouvir, quando o vento permitia, uma deliciosa música que chegava mágica e suavemente de um acordeon naquela embarcação.
    Espero voltar lá. Valeu pelas lembranças.

    Francisco

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, junho 16, 2010 7:25:00 AM  

  • Ainda a amiga Glória:

    Está tudo muito bonito, pura emoção!
    Ainda volto lá... afinal Paris requer tempo, não se pode perder nada!
    Seu Blog nos permite viajar...sonhar e descansar! e de graça!!!! rsrss
    Abraços.

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, junho 16, 2010 3:32:00 PM  

  • Olá amigo, estou atrasada mas estou lendo tudo, tenha certeza.
    Suas fotos são perfeitas, elas captam tudo mesmo, os detalhes que não percebemos !
    As fotos da iluminação da Torrei Eiffel passo a passo ficou muito lindo. Mais lindo ainda foi o bairro em que foi construído apenas para uma feira. Algo indestrutível em beleza, homenageia pessoas que lutaram por um ideal. Maravilhoso!!!
    E como consegue perceber os detalhes, como o das roupas do seu neto! Sensibilidade? Ou a capacidade de estar sempre aberto a aprender e transmitir! É, Paris é Paris sempre animada e bela, cultuada e intelectual, luminosa em seu esplendor.
    Parabéns por sua viagem, fotos e companhia. Somente o senhor sabe o que significou!!!
    Felicidades e grande abraço!
    "La vie est une découverte de la beauté dans les détails! "
    Lorsque Paris

    By Blogger Maria Thereza Freire, at quarta-feira, junho 16, 2010 6:15:00 PM  

  • Postage bem conforme aos passeios. Muito linda mesmo.
    As fotos estão ótimas e os comentários nem se fala.
    Que memoria !
    Curti que curtiram.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, junho 18, 2010 1:43:00 AM  

  • Olá Paulo, ótimo ver que estás muito bem e feliz,voltei a ler o seu blog...
    Parabéns e um excelente ano novo !

    By Anonymous Roseli Cosso, at sábado, janeiro 15, 2011 5:12:00 AM  

Postar um comentário

<< Home