Paulo Franke

03 maio, 2010

III - ISRAEL - J E R U S A L É M !

ExperiênSIÃO!




"Achei a moeda perdida!" Digo, esta medalha histórica comemorativa à independência de Israel, em 14 de maio de 1948, que estava "perdida" no meu armário de vidro abarrotado de souvenirs!





Yerushalayim shel zahav

Jerusalém de ouro


... Ve-Shel Nechoshet Ve-Shel Or

... de luz e de bronze




... Ha-lo le-khol shirayikh ani kinnor.

... eu sou o violino para todas as tuas canções.






O Portão de Jaffa, na velha Jerusalém, no plano inferior do mapa - Recém-restaurado - Zona nobre da cidade, com um moderno shopping center para pedestres - Mercado árabe, como um labirinto, conduzindo ao interior da cidade velha - O hostel palestino onde me hospedei - Jaffa Gate Hostel - Centros cristãos na redondeza - Torre de Davi - Local de ir a cada anoitecer apreciar o movimento - Fora dos muros, edifícios comerciais ou de moradias modernos no estilo da cidade.





















Meu primeiro passeio: ir bem cedo pela manhã ao Muro de Lamentações - Sem querer aventurar-me pelos labirintos que para lá conduzem, vou caminhando ao longo da parte interior dos muros, brilhando com o sol matutino que os deixa com uma coloração dourada - Está situado no Portão Dung - Passo lá mais de uma hora, com direito a também colocar meus pedidos de oração nas fendas do muro - A surpresa de encontrar muitos jovens judeus fazendo suas orações em alta voz!



















.
.





Um longo passeio a pé, saindo do Portão de Jaffa, e agora indo pelo lado de fora dos muros, até o Portão Dourado (Golden Gate) - Um grupo de crianças, um dos tesouros de Israel - O maior cemitério judeu do mundo - À frente do famoso portão, o Jardim das Oliveiras, ao lado da Basílica da Agonia, no Getsêmane.

































.



(Acima, a Via Dolorosa, visitada em outro dia só um pequeno trecho) - Portão de Damasco, aonde fui caminhando desde o Portão de Jaffa - Intenso mercado árabe - Duas horas esperando neste local a abertura do Jardim do Sepulcro - Mantido pela Igreja Anglicana com doações do mundo inteiro - Descoberto em 1857 - "Fora dos muros" e outras características que correspondem à descrição dos Evangelhos - Lugar belíssimo de reflexão sobre a ressurreição de Jesus - Visitado por milhares de turistas cristãos - Locais para cultos (na foto um grupo de russos) - Escrito na porta que dá para o sepulcro: "Ele não está aqui, porque Ele ressuscitou" - Do jardim, a visão de montes em forma de caveira, Gólgota, que significa lugar da caveira.


.
.
.




.
.
















.






.
Último passeio - the last but not the least - ao Portão de Sião (Zion Gate), próximo ao Monte de Sião (Mount Zion) - Visita à Capela da Última Ceia - Visita ao Cenáculo, tradicional lugar da Última Ceia e do Pentecoste - Encontro com um outro grupo de brasileiros, dessa vez do Ceará. (Fotos da visita à sepultura de Oskar Schindler, no cemitério luterano no Mount Zion, a ser incluída na próxima postagem)



... Percorrei a Sião, rodeai-a toda, contai-lhe as torres; notai bem os seus baluartes, observai os seus palácios, para narrardes às gerações vindouras, que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre: ele será o nosso guia até a morte. (Salmo 48:11-14)






.

.

.




.


**************************

Quem me dera fossem agora gravadas as minhas palavras! Que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha! Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. (Jó 19:23-25)




L I N K


Música JERUSALÉM DE OURO...
.
Baseada no cativeiro babilônico, e gravada em Israel, O LAMENTO DE ISRAEL:
.
**********
.
Próxima e penúltima postagem sobre a visita a Israel:


YAD VASHEM/Museu do Holocausto


Visita à sepultura de Oskar Schindler, no Mount Zion.


Bem-vindo novamente!

8 Comments:

  • Amigo Paulo,
    Que maravilha!
    É diferente ver Israel através dos seus olhos, quanta emoção!
    Imagino a leveza que deve sentir ao percorrer esses caminhos sagrados, isso é privilégio de poucos...
    Achei lindo o canteiro de amor perfeito,combina muito com o lugar.
    Obrigada por nos proporcionar mais uma viagem!
    Que Deus o abençoe e lhe dê saúde para continuar percorrendo esse mundão!
    Abraços fraterno,
    Gloria Policano

    By Blogger Gloria Policano, at quarta-feira, maio 05, 2010 7:43:00 PM  

  • muito bom como sempreeeeeeee.
    olha que medalha bonita amigo.
    tbm gostei das flores que fotografaste o muro das Lamentações... uma foto escrita Damascus me lembrei da peça Espírito qdo cantávamos Damasco rs... que maravilha estar no lugar onde os pés de Jesus nosso Rei e Salvador andou que maravilha amigo. adorei.
    Muito bonita Jerusalém Franke.

    By Blogger Luzia, at quarta-feira, maio 05, 2010 7:52:00 PM  

  • Acabo de ver seu blog e ler sobre sua viagem e o incidente e, como sempre, quero parabenizá-lo pela qualidade dos seus posts no blog. Fiquei curioso e gostaria de visitar aquela região um dia, realmente é imperdível.
    Essas cinzas vulcânicas atrapalharam muito hein? É impressionante ver a força de um vulcão!

    Edison

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, maio 05, 2010 8:22:00 PM  

  • Amigo Paulo, sem palavras!
    Sabes que a Velha Jerusalém me é muito importante e sabes o por que. Entendes o significado de cada espaço tocado nesta Terra, sabes o que deve ser sentir o pulsar de vidas tão fortes e inspiradoras! Imagens intocáveis por que precisam ser sentidas, mas são como um abalo moral aos nossos olhos como um presente! Temos tudo na história para nos tornarmos seres melhores!
    Não falarei das imagens em separado por que isso é impossível, é parte de um único contexto que não pode ser separado. E assim, geram uma imagem geral de um povo em que Deus confiou para levar suas leis.
    Canteiros de luz, beleza e inspiração, foi o que vi nas fotos em geral. Que cidade! Sabia que me maravilharia com tamanho esforço em ensinar. Amigo, como a cidade é bela e mais ainda, imagino o que sentistes ao respirar o ar que um Dia o Nosso Senhor Jesus Cristo respirou. Meu Deus permita-me sempre erguer meus olhos para o céu e enxergar sua obra agradecer sempre por dela participar! Como fez o amigo em seu passeio acidentado e que nos trouxe um suprimento de imagens de conforto, consolo que se sente com o que é simplesmente moral.
    Parabéns Sempre por sua dedicação a essa Terra e ao povo sofrido, porém guerreiro! E que logo chegue a paz...
    Chora Israel!
    Babilônia não é teu lugar,
    Clama ao teu Deus! E Ele te ouvirá
    Do inimigo te libertará.
    Muito grande abraço para o seu coração que nos deu mais um refrescar tão caro!

    By Blogger Maria Thereza, at quinta-feira, maio 06, 2010 6:26:00 PM  

  • Amigos todos que têm escrito:

    Vocês de alguma forma se tornaram parte de minhas viagens, e estando nessas terras penso frequentemente em vocês.
    Thereza... interessante que sempre pensei em "tocar o meu pé na mesma terra onde Jesus pisou", assim gostei muito da variante: "respirar o mesmo ar que Ele respirou!". Que criativo e ao mesmo tempo que real!!!
    oBRigado a cada um, e um grande aBRaco!

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, maio 06, 2010 7:33:00 PM  

  • Vô Alexandre:

    Somente hoje é que pude ver as fotos e comentários sobre sua visita a Israel. Estão lindas! Você com a toga parece um verdadeiro israelita.
    Abracos ao amigo!

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, maio 06, 2010 7:38:00 PM  

  • Mais uma vez agradeço por compartilhar momentos tão especiais, fotos tão lindas de lugares tão importantes na vida de um cristão!!!!
    Lendo suas mensagens e vendo as fotos posso sentir o grande amor de Deus e sou muito abençoada!!!!!!!
    Que Deus continue abençoando este grande ministério!!!!!

    SONIA

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, maio 06, 2010 7:41:00 PM  

  • Simplesmente, magnifico !
    Quantas fotos, quantos lugares com paisagens de cair o queixo...
    Fiquei pensativo sobre esses lugares, onde Jesus esteve, emocionante quando se pensa, maravilhosa postagem.
    Deus te abençoe amigo...
    Abraço !

    By Blogger João Guilherme, at terça-feira, maio 18, 2010 5:51:00 AM  

Postar um comentário

<< Home