Paulo Franke

07 maio, 2012

9. ILHABELA-SP...o nosso Triângulo das Bermudas?



 Há muito tempo assisti pela TV a um documentário sobre Ilhabela e ficou na minha mente como um lugar a ser visitado no futuro... Nos últimos dias no Brasil, enquanto meu filho teve de viajar ao exterior, a lembrança do antigo documentário veio-me como sugestão a ser colocada em prática... já! Na reta final de minhas seis semanas no Brasil descansar - e deixar visitas a amigos para outra vez - era tudo de que eu necessitava. E assim aconteceu: reserva de pousada, compra de passagem pela Viacão Litorânea e lá fui eu a um lugar no meu próprio país que nunca havia visitado e que me impressionou pela sua beleza, nada perdendo para alguns lugares, por exemplo, mesmo no Caribe.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Ilhabela está a 210 km da capital do estado de São Paulo e possui como principais vias de acesso as rodovias Dutra, Ayrton Sena e Carvalho Pinto, no sentido São Paulo - Rio de Janeiro. Pela via Dutra, a 92Km. de São Paulo, na cidade de São José dos Campos, fica o acesso a todas as cidades do litoral norte pela rodovia dos Tamoios. Mas Ilhabela pode ser alcançada também na extensão da rodovia Imigrantes, seguindo pela BR 101 Rio-Santos, no sentido de São Sebastião. Outro caminho pode ser feito pela via Mogi-Bertioga, seguindo também pela Rio-Santos. Todas estas vias convergem para a cidade de São Sebastão de onde a travessia de balsa é feita regularmente a cada 30 minutos para Ilhabela. Acesso de lanchas, iates e helicópteros também podem ser feitos a este paraíso do atlântico sul.

O Parque Estadual de Ilhabela foi criado em 1977 pelo Governo paulista, para proteger uma das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica remanescentes no estado. Originalmente, essas florestas cobriam 12% do território brasileiro, ou mais de 1,1 milhão de quilometros quadrados. Hoje, restam no país apenas 9% da área original, ou 340 mil quilometros quadrados. 

- Google -



Uma mochila, suficiente para passar os 4 dias naquele paraíso com tanta beleza que mereceria no mínimo um mês de estadia.







E novamente vendo o mar, uma constante nesta viagem.







Penso ser este o Pico de São Sebastião, com 1.378 metros, que se avista de qualquer ponto da ilha.









Ônibus pequenos e confortáveis percorrem cada canto da ilha servindo de meio de transporte para o povo, mas funcionando como sightseeing para turistas de baixa renda, com a vantagem de aposentado só mostrar  o RG e viajar sem pagar.


Vila é o centro histórico e comercial da ilha, o local onde o povoado se formou.




Bombardeado por tanta beleza!



Horas ultra relaxantes no povoado.



O souvenir da ilha fica por conta de uma camiseta para ser usada no verão finlandês que se aproxima.


Vila é cheia de finas butiques...


... e ali estão as mais antigas construções da ilha.




Pausa para ir a uma Lan House. Geralmente escuras e feias, a da Vila dá vista para a Mata Atlântica.


Um templo da  Assembléia de Deus, à beira da Praia de Itaguaçu, fez-me lembrar do hino "Tantos como areia da praia" serão os salvos por Jesus.


Pausa para um "chimarrão" enquanto medito nas belezas da criação...


A minúscula ilha ao longe é propriedade de um ricaço, onde tem a sua mansão.


Praia chamada Grande, a única onde de fato nadei, uma delícia!





"Olho em tudo e sempre encontro a Ti, estás no céu, na terra, aonde for; Em tudo que me acontece encontro o Teu amor, não posso mais deixar de crer em Ti, Senhor; É impossível não crer em Ti, é impossível não Te encontrar, é impossível não fazer de Ti meu ideal" 
(corinho católico carismático que aprendi nos anos 70 com a prima que visitei em Curitiba nesta viagem).


Ainda que não ficasse longe, tomei um ônibus para chegar...


...à Pousada do Alemão, onde me hospedei.


Nada a ver com os tantos albergues (hostels) onde costumo ficar quando viajo...


Afinal, estou na minha terra...



... e usando Real e não €uro!!


Uma carranca no refeitório...


... e um pequeno lago com enchovas.



Uma viagenzinha "da hora" sem sombra de dúvida.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



A interessantíssima visita ao Museu Aquático de Ilhabela. Amplie para obter as informações.












Amplas informações sobre o naufrágio do navio espanhol Príncipe de Astúrias na costa de Ilhabela que, segundo ouvi, só perdeu para o Titanic em número de vítimas.









O sul da ilha e os navios de muitos países que ali naufragaram.


Fui até a beira do mar onde naufragaram esses navios.

~~~~~~~~~~~~~~~~ 

A razão desses naufrágios certamente o Google informará aos interessados que queiram "aprofundar-se" no assunto, mas obtive a seguinte, um tanto superficial, no museu:

A ilha foi originalmente um vulcão que, ao entrar em erupção, espalhou radiação fazendo com que o magnetismo desviasse as bússolas primitivas cujas agulhas se descompassavam.

A escola de mergulho da ilha pode ir até o navio naufragado a 10 metros.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Voltando para São Paulo, sem perceber sentei em um estratégico lugar na balsa - grátis para pedestres - que na foto abaixo pode ser vista
uma que da cidade de São Sebastião vai para Ilhabela e vice-versa.


A semana anterior marcara o centenário do naufrágio do Titanic o que me fez ir ao cinema no shopping center Santa Cruz para assistir ao filme em 3D, no meu último dia em São Paulo.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

L i n k

O Exército de Salvação e o Titanic:




___________________________________

Próxima postagem


Fica para trás a contemplação do mar e diante de mim a volta para casa pelos ares...

Galeão - Frankfurt an Main (visita à cidade) - Dados, inclusive históricos,  sobre o grande aeroporto - Chegando em Casa

_____________________________________

8 Comments:

  • Paulo, adorei as fotos, ja fui a Ilhabela, mas muitos anos atras, vontade de retornar. Viajei de novo contigo. Bjos
    Clarisse

    By Blogger Clarisse Artesanatos, at segunda-feira, maio 07, 2012 6:25:00 PM  

  • A vida é boa e passa rapido.
    Temos que aproveitar enquanto é tempo.Se além disso podemos deixar marcas como herança ainda é melhor.
    Bom trabalho, bom passeio e obrigada por lembrar da gente compartilhando suas experiências.
    Abraço!
    Analinha

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, maio 08, 2012 1:19:00 AM  

  • Êta nosso Brasilzão!
    Como urbana que sempre fui, embora tenha visto maravilhas naturais em Ilha Bela, não apaga da minha parca memória quando pela primeira vêz ví uma "perereca". Essa rãzinha me assustou muito quando hospedada numa casa, no momento que fui tomar banho, começaram sair pelo ralo centenas delas aos saltos grudando com suas ventosas por todo banheiro e cobrindo as paredes como uma súbita invasão!
    Desculpe-me, diante de mais um passeio lindo estou lembrando algo que me marcou para o resto da vida.
    Já tinha lido sobre a possível referência ao Triangulo das Bermudas brasileiro ... aterrador!
    Que linda Pousada você se hospedou, guardei o nome e numa oportunidade quero estar por lá.Muito interessante o museo, não tive a oportunidade de visita-lo, esse tema sobre naufrágio aguça minha curiosidade. Muito mais bonita e menos badalada do que Búzios-RJ, Ilha Bela é realmente um orgulho para nosso Brasil!
    Parabéns mais uma vêz amigo, estar só de vêz em quando nos faz muito bem! Merecido!

    By Blogger Yara, at sexta-feira, maio 11, 2012 6:41:00 PM  

  • Lindas fotos, Paulo!
    Forte aBRaço...
    Vitor

    By Blogger Vitor Rolf Laubé, at sábado, maio 12, 2012 12:25:00 PM  

  • Ilha Bela é linda! Acampei em uma de suas praias, então desertas, no ano de 1970...acampamento selvagem, mas extremamente maravilhoso.
    Ótimas lembranças e obrigado pelas BELAs fotos
    Daniel

    By Blogger Daniel Gama, at sábado, maio 26, 2012 9:56:00 PM  

  • Paulo
    Suas fotos BELAs me fez lembrar e admirar. Acampei, tipo selvagem, em janeiro de 1970!!Praias desertas e paradisiacas. Lindo
    Um abraço
    Daniel

    By Blogger Daniel Gama, at sábado, maio 26, 2012 9:59:00 PM  

  • Paulo queria te parabenizar pelo seu blog,não conhecia.Frequento Ilhabela a muitos anos portanto a conheço bem e você conseguiu retrata-la exatamente como é,maravilhosa.Queria que você conhecesse um site sobre Ilhabela,é bem completo,uma boa dica para os viajantes de plantão:www.hoteispousadaslastminute.com.br/ilhabela.
    Parabens.

    By Anonymous Pierluigi, at terça-feira, maio 29, 2012 12:19:00 AM  

  • Mais um belo e rico documentário, seu, Paulo! Parabéns!
    aBRaços.

    By Blogger Vitor Rolf Laubé, at quarta-feira, março 09, 2016 2:31:00 AM  

Postar um comentário

<< Home