Paulo Franke

02 agosto, 2013

Ah! a utópica ILHA DA FANTASIA! Recordando...

 Já vivi em uma ilha e não gostei, senti-me "ilhado"... Já visitei algumas ilhas e gostei... porque tinha na minha passagem a data da volta. Ilha dá-me a sensação de desterro, estar despatriado... e gosto mais do seu antônimo, sentir-se aceito, admitido.


O seriado de TV "A Ilha da Fantasia" era sucesso quando em janeiro de 1982 visitei Hollywood, e a foto acima foi extraída de uma guia da capital do cinema que adquiri ao chegar.

E minha primeira e única visita a Los Angeles foi rendosa ainda que rápida. Fui hospedado por um colega que de muita boa vontade me levou ao estúdio da Universal, a Beverly Hills para ver casas dos artistas etc. (veja link abaixo) E naquele primeiro dia do ano, porque ele iria desfilar tocando na banda do Exército de Salvação (The Salvation Army),  acompanhei-o à famosa "Rose Parade", em Pasadena.




 Assistindo a longa e florida parada, de repente vejo Ricardo Montalban, ator de "Ilha da Fantasia", mas também de "Meu amor brasileiro", onde contracenou com Lana Turner e a inúmeros outros filmes da MGM, assistidos na década de 50 quando eu era cinéfilo-de-carteirinha.


Foto tirada desde a projeção de um slide. Tenho outras, também do

patrono da parada naquele ano, James Stewart (veja links).
____________

Ao pensar nesta postagem, fui ao Google buscar informações sobre os dois principais atores de "Ilha da Fantasia"...

Ricardo Gonzalo Pedro Montalbán Merino (Cidade do México25 de novembro de 1920 —Los Angeles14 de janeiro de 2009) foi um ator mexicano
Começou sua carreira no México na década de 1940 e fez sua estreia nos EUA em 1948. Entre1957 e 1959 atuou na Broadway no musical Jamaica junto com Lena Horne. Por sua atuação foi indicado para o prêmio Tony, o Oscar do teatro estadunidense, como melhor ator em musicais.
Católico praticante, afirmava que a religião é a coisa mais importante em sua vida. Foi casado desde 1944 com a atriz Georgiana Young, tendo quatro filhos: Mark, Victor, Laura e Anita. Montalbán também foi conhecido por suas atividades filantrópicas. Faleceu no dia 14 de janeiro de 2009, na sua casa em Los Angeles , aos 88 anos, em conseqüência de uma complicação de um câncer linfático.

Hervé Villechaize nasceu em Paris em abril de 1943 (teria feito 70 anos este ano!). Parou de crescer muito cedo e seu pai, que era um cirurgião, tentou encontrar a sua cura visitando diversos outros doutores e hospitais. Nada adiantou no seu caso e Hervé teve que conviver com sua pequena estatura e com seus pequenos pulmões. Estudou belas artes em Paris e fez exibições de suas pinturas. 

Suicidou-se em sua casa usando uma arma... (que triste, divertiu tanta gente na sua "Ilha da Fantasia" e pôs fim à sua vida, na realidade certamente solitária e sofrida!).


__________

Quando fui redator do jornal do Exército de Salvação por duas vezes, ficava atento ao que outras publicações congêneres traziam. E publiquei o bom artigo "Ilha da Fantasia" que trago para o meu blog, com preciosas lições para a vida. Muitos amigos do Facebook seriam ajudados com este artigo, na sua busca de cumprir seus "sonhos", suas "fantasias", dar sentido às suas vidas, confessadas algumas vezes, vazias.
(Tentei, mas não obedeceu o "alinhar à esquerda")



Transcrito do "The War Cry" UK - por Ron Thomlisson


_______________

L i n k s

"O Barco do Amor" - você se lembra?

http://paulofranke.blogspot.fi/2009/06/tv-o-barco-do-amor-voce-se-lembra.html

Quando visitei Hollywood...

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/em-hollywood.html

A "Rose Parade" que eu vi...

http://paulofranke.blogspot.fi/2008/12/rose-parade.html

Slides da visita ao estúdio da Universal

http://paulofranke.blogspot.fi/2007/11/turn-universal-studios-slides.html

_________________________