Paulo Franke

21 março, 2014

O que aprendemos com o PATO DONALD e o seu mau humor??


Donald Duck (EUA, Alemanha, Noruega), Aku Ankka (Finlândia), Ntona A Nt Ntak (Grécia), El Pato Donald (México), Tio Donald (Peru), Don Donald (Espanha)... qualquer que seja o idioma, ele é o mesmo personagem conhecido em muitos países onde suas aventuras são publicadas (no Brasil desde 1950).

O Pato Donald foi idealizado, em 1934, por Ub Iwerks, colaborador de Walt Disney. 

Meus filhos sabem que, em uma determinada caixa, "muito importante", estão guardados antigos exemplares "da revistinha que o papai comprava quando era menino". Envelhecidos, a ponto de precisarem ser folheados com muito cuidado para não se rasgarem, ali estão os "gibis" adquiridos mensalmente na loja distribuidora, onde tinha a minha caixa (374) de assinante.

O Pato Donald, no entanto, nunca foi leitura exclusiva do mundo infantil - muitos adultos consideram-na engraçada e altamente relaxante.

Não é difícil entender a razão do interesse e da simpatia que gente grande demonstra pelo famoso personagem. Basta traçar o seu perfil para saber a razão: ele é nervoso, estressado, mal-humorado, atrapalhado, ciumento, impaciente com crianças, está sempre "na pendura" e em apuros, metendo-se em encrencas com facilidade; porém, apesar de seu temperamento difícil, procura ser leal, honesto e até bondoso.

O Pato Donald de animal só tem a figura, pois é a própria caricatura do comportamento humano. As risadas que suas aventuras provocam na maioria dos leitores adultos acontecem em função da identificação que muitos, inconscientemente, sentem com relação a ele.

Nesse caso, seria o Pato Donald tão engraçado e sua leitura tão relaxante assim? Suas peripécias sempre o serão, mas o seu temperamento complicado e o fato de sempre "dar-se mal" são dignos de ponderação...

Assim como jamais se casará com a Margarida, Donald permanecerá o mesmo e só deste modo continuará dando lucro aos seus produtores - mas o homem não precisa resignar-se com o seu modo infeliz de ser e as suas constantes derrotas.

Que tal você parar com o hábito de ler revistas em quadrinhos ou outra leitura vazia e começar a ler a Bíblia?

Lendo essa "biblioteca divina", captará o tema que permeia as suas mensagens, um dos principais: o ser humano pode ser transformado pelo poder de Jesus Cristo. Para atestar esta declaração, estão espalhadas pelo mundo, pelo seu país, sua cidade e mesmo sua vizinhança as conquistas do cristianismo: vidas transformadas, almas regeneradas, pessoas vitoriosas neste mundo de tantos derrotados.

Ao que está cansado da eterna mesmice da vida, ao escravo de seu próprio ego, ao entristecido  pelos pontos negativos de seu temperamento, ao reincidente em seus pecados, ao desesperançado quanto a uma mudança interior, ao sedento de paz celestial, recomendo a leitura da Bíblia, que o levará inevitavelmente ao Seu personagem principal, Jesus Cristo, o Salvador! 
(E como irá encontrar personagens bíblicas com as quais se identificará de muitos modos!)

Então você poderá testemunhar, com sua nova experiência de vida, as mesmas palavras do coro que tanto cantamos:

Posso narrar a história de Jesus;
De minha vida mudada, da minha alma remida;
Posso narrar a história de Jesus!

_______________________________________

Nota do dono do blog:

Escrevi este artigo para o jornal "Brado de Guerra - contra todo o mal" no ano de 1984, com o título "O Quin-Quac -Quac-gésimo" aniversário do Pato Donald".
Os exemplares da revistinha, que por tantos anos guardei como recordação da infância, quando certa vez nos mudamos de um país para outro, infelizmente, foram parar na lareira, para aliviar o preço do transporte.

_______________________________________

E aqui apresento uma receita que "bolei" para acabar com o MAU HUMOR que a tantas pessoas aflige e não raro desfaz casamentos e mesmo outros relacionamentos familiares ou de amizade:

- Conscientize-se de que o mau humor vem de algo que o está contrariando.

- Tente descobrir o que é, e não permanecer dentro do seu nocivo redemoínho.

- Descoberto, cerque o caso, tipo entrelace a sua contrariedade, como uma aranha tece a sua teia em redor de um inseto para o aniquilar.

- Esta "teia" tem a ver com oração, perdão ou clamor a Deus por libertação.

- Feito isto, sincera e honestamente, veja-se livre do "pegajoso" mau humor e curta a vida, sua família e seus amigos (e por que não dizer seu ambiente trabalho... e as segundas-feiras, o "dia internacional do mau humor"?).

(Repita todas as vezes que forem necessárias)



Quando visitei a Islândia no ano passado (fotos e impressões no meu blog1) não deixei de fotografar esta escultura... pensando em tanta gente que leva a vida assim mesmo. Pra quê?


Experimente isto também: o sentimento de gratidão a Deus rompe muralhas!
(clique sobre a foto abaixo e capte a beleza do conteúdo dos hinos!)


De meu Blog2:

www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com

_________

2 Comments:

  • Queria comentar algo que li no seu blog dia desses sobre as revistas de histórias em quadrinhos. Sabe que jogou uma "fortuna" fora?! Da próxima vez que tiver algo beeeeem antigo e queira se desfazer, como revistas assim, procure uma editora ou algo parecido, ou mesmo um museu. Coisas assim tem seu valor - pelo tempo!!!! Caso não funcione, mande para mim que sei o que fazer -ahaha
    AF
    Genève

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, março 27, 2014 3:28:00 PM  

  • Ihh, amiga, quase me deixas de mau humor com teu comentário!!
    ahahah!! Desfiz-me de quilos da revistinha, mas por ser em português não valeria nada na Escandinávia, onde as queimei.
    Dono do Blog

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, março 27, 2014 3:31:00 PM  

Postar um comentário

<< Home