Paulo Franke

21 maio, 2014

Netinha Brilhando no Ballet! E +: - Taina Elg e o Teatro da Velha Opera.

Carinha de russa sem ser, a netinha ama ballet! 
As duas fotos acima a mostram na primeira apresentação que fez com sua escola - localizada no famoso Teatro da Velha Ópera, construído no tempo do domínio russo - e a segunda foto na apresentação do domingo passado.  Parabéns, Maria!


Foto ao longe de sua performance de ballet.


O programa em finlandês, mas alguns compositores são conhecidos.



Lugar familiar, no outro quarteirão de onde moramos durante seis anos na capital Helsinki, logo que aqui chegamos, em 1999.
O Teatro Alexandre (Alexander Theater, Aleksanterin Teatteri) foi construído a partir de abril de 1876. Originalmente, ergueu-se para abrigar soldados russos. Os tijolos foram transportados do arquipélago de Åland, entre a Finlândia e a Suécia, onde vivemos durante quatro anos. O National Theatre and Opera transferiu-se para o edifício em 1918 e lá permaneceu até 1993, quando foi transferido para a moderna Opera House, na baía de Töölö. O edifício faz parte importante da história cultural finlandesa.


"Taina Elg - Na ponta dos pés para o mundo"

A mais conhecida atriz finlandesa em Hollywood, Taina Elg - filmes dos anos 50 The Prodigal Son, Gaby, Les Girls - começou sua carreira neste teatro, como bailarina (foto). 


Contracenando com uma de minhas preferidas atrizes, a também bailarina Leslie Caron, em "Gaby", uma versão de "A ponte de Waterloo", Taina está sentada, de perfil, à direita.
Clique no link abaixo que o transportará a muito mais sobre ela e o teatro mencionado (onde o ES fez uma reunião de congresso em anos recentes)







Confesso que não sou muito achegado a ballet, e nunca fui a um teatro apreciá-lo, mas, de repente, com a netinha envolvendo-se mais na dança de tanta classe, vou prestar mais atenção aos programas da TV francesa, MEZZO, que com frequência os focaliza ao som de grandes compositores, um deles Tchaikowsky.



Neto passando, em Helsinki, pelo monumento - em forma de órgão de tubos - a Jean Sibelius, o expoente máximo da música clássica finlandesa. Segundo pesquisa, Jean Sibelius não gostava de compor para ballet... O neto, (rsrsrs), passou de largo e não foi à apresentação do ballet; sua irmã ganhou um ingresso do avô e foi prestigiar a priminha, juntamente com a mãe e avó, além, claro, dos pais orgulhosos da netinha dançarina.

~~~~~~~~

L i n k

- A atriz finlandesa Taina Elg, de Hollywood, e seu início no mesmo teatro onde se apresentou a netinha.

- Taina Elg e seus filmes, com Gene Kelly, "Les Girls", com Leslie Caron, "Gaby"... 
- O teatro, vizinho ao local onde vivemos durante 6 anos, e onde vive hoje, há 6 anos também, o genro, a filha, pais da bailarina, e seus dois irmãos, um deles que canta no famoso coral de meninos, Cantores Minores.
- O mesmo teatro onde o ES realizou uma renião de congresso há poucos anos.
- A casa onde nasceu Jean Sibelius, na cidade onde moramos, Hämeenlinna, que quer dizer "Castelo de Häme".

Tudo isto fará sentido se o leitor acessar o link abaixo... basta clicar e ver as muitas fotos (ou se o link não estiver em cores, transportá-lo colando na sua barra de enderecos):


http://paulofranke.blogspot.fi/2011/10/2-hollywood-star-taina-elg-quem-se.html

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home