Paulo Franke

29 setembro, 2014

5. Lincoln.... Conhecendo a histórica cidade e revendo amigos.


Dia 05 de setembro... Fiz o check-out no hostel Generator e, já informado de que estação sairía meu trem, para lá me dirigi, por coincidência a King's Cross-St Pancras, a 10min somente do hostel.


Iniciava-se naquela manhã a minha InterRail, pois os 5 dias em Londres foram extra. Hora de abrir o mapa e, no trem, reestudar o plano de viagem previamente feito.


Lincolnshire, e lá a cidade de Lincoln, visitada pela primeira vez.


A destacada Catedral Anglicana de Lincoln, que foi o edifício mais alto do mundo por 249 anos. É a segunda igreja mais alta do mundo (confira nos links abaixo, sobre a importante cidade).


Muito bem hospedado pelo amigo Stuart e sua esposa Heidi, ainda que rápida a visita, houve tempo de explorar a belíssima cidade, com seus lances medievais inclusive.


A catedral é tão grande que fotografá-la de perto só em limitados ângulos.


Cidade de grande beleza, valeu visitá-la, ainda que anglicano eu tenha sido somente antes de ingressar no ES.


Famosa também por suas universidades, naquele dia acontecia uma formatura no castelo.


Vimos tanto os estudantes como o corpo docente desfilarem.


Stuart e eu vimos o desfile sentados naquele banco em frente a um armazem medieval. A cidade estava apinhada de turistas e o escudo do ES no meu boné, incrível, atraiu a atenção de pessoas ligadas à nossa obra, que sorriam para mim ou vinham cumprimentar-me ou conversar!



 Hora de uma caminhada pela cidade com seus altos-e-baixos.


Prédios típicos de grande beleza, este com uma das torres da catedral ao fundo.


Outra foto, agora com as duas torres aparecendo, ou, inexplicavelmente, uma terceira torre (?).


Em um dado momento, meu nome atrelado à palavra "chaves", uma interessante combinação que valeu uma foto, ainda que eu nunca tenha sido corretor de imóveis.


Sabendo-me admirador dos judeus, meu amigo levou-me a esta casa medieval... que me lembre de um judeu que emprestou dinheiro ao rei.


Não houve tempo de passarmos no The Salvation Army local para eu fotografá-lo, mas esta foto compensa, pois biblicamente somos descendentes espirituais dos judeus, que nos trouxeram o Antigo Testamento e nos introduziram à fé.

____________________

Apresentando meu amigo Stuart, um destes queridos amigos, quase esquecidos, que o Facebook resgatou... Não nos víamos há 38 anos!!


Stuart, na foto segurando a bandeira, foi meu assistente no Corpo de 

Picheleira, Lisboa, quando lá trabalhamos em 1978. Orando no dia das

nossas boas-vindas, o então Major Hubert Boardman, chefe do 

comando português.



Depois eles foram nomeados para o Porto.



Stuart tem sido professor de escola secundária durante 18 anos, 

ensinando adolescentes de 11 a 18 anos. Aposentou-se no mês de 

dezembro de 2013.




Heidi, sua esposa suíça, continua muito bonita!



Tivemos a oportunidade de, novamente, continuarmos nossas conversas espirituais, há 38 anos interrompidas.






Ele é um grande fotógrafo da natureza, passatempo a que agora dedica mais tempo como aposentado. O jardim do casal, atrás de sua casa, é obra-prima de paisagismo.
"Fuchsias", do seu jardim, o estranho nome inglês para os "brincos de princesa" conforme falam os gaúchos.


Outra foto de Stuart.




Tenho comparado meu amigo Stuart com o apóstolo Tiago, que em sua 


epístola extraiu grandes lições da natureza, conforme a leitura de meu 

livro "Edificação Diária" para o Dia da Natureza, 04.10.


____________________________


The last but not the least




Viajando de Londres a Lincoln, de repente vi que não havia parado na cidade onde deveria ter trocado o trem... Assim, cheguei a York... Nunca encontrei na minha vida gente da Info tão atenciosa e disposta a ajudar! Só não se conformaram que eu não permaneceria em York para conferir as belezas da histórica cidade. Assim, logo eu estava voltando algumas estações para corrigir o meu erro.


A foto única que tirei da estação me fez lembrar o cãozinho York-terrier de meu filho que quando os visitei tomou-se de amores por mim, rsrsrs  Passei horas brincando com ele!!
A pronúncia correta é "Yorkshiir", com o i levemente e. "Yorkshaire" é errado, embora muitos assim o pronunciem.

O yorkshire terrier era o cão de estimação da rainha Victoria, comportamento logo imitado pelas senhoras aristocratas e da alta burguesia, que passaram a eleger os yorkshire terriers como companhia, ornamentando seus animais de acordo com o modelo da roupa que usavam no dia (veja link abaixo).

__________________

L i n k s

- Conheça Lincoln, bela e importante cidade inglesa:



 - Voltando a Lisboa depois de 38 anos:


Sobre o cãozinho dos meus netinhos:

__________________

3 Comments:

  • Estando eu na correria fazendo também meu tour por Sampa, aproveitei numa parada para ler sobre o seu tour.
    Sempre é um prazer pois também gosto muito de viajar com apenas uma mochila e uma câmera nas mãos. Claro que não se trata de países da Europa, mas isso você faz por mim e curto tudo que fotografa e, por tabela, sinto-me parte desse passeio!
    Obrigada amigo!
    (não entendi o ano da aposentadoria do seu amigo rsrss...claro que foi um acidente)
    Grande abraço!

    By Blogger Yara, at segunda-feira, setembro 29, 2014 8:19:00 PM  

  • Gostei muito da devocional sobre Tiago. Você precisa reeditar esse livro de devocionais.Eu me sentitiria muito feliz em lê-lo

    By Blogger Thierry, at terça-feira, setembro 30, 2014 7:27:00 PM  


  • Uma amizade antiga que a Internet tem resgatado é com a conterrânea Maria Helena Lamego Gastal, que me contou que o Cláudio, que faleceu cedo, pregara na grande igreja anglicana de Lincoln, de uma das recentes postagens do meu blog, que visite, na Inglaterra.
    Então contei a ela do arcebispo de Cantuária, que quando esteve em SPaulo na década de 90, falou algo em seu sermão de que nunca me esqueci: Um reverendo estava muito preocupado porque muitos dos membros de sua paróquia estavam morrendo. Então, ao visitar uma senhora, desenganada pelos médicos, ele não escondeu a sua preocupacão, ao que ela, percebendo, disse-lhe: "Reverendo, eu estou só morrendo!" Que calibre de fé!

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, outubro 02, 2014 4:11:00 PM  

Postar um comentário

<< Home