Paulo Franke

28 setembro, 2014

4. Kennington, bairro de CHARLIE CHAPLIN em Londres / Pub-Rest. Sherlock Holmes

2014 - Ano do Centenário de Charlie Chaplin no Cinema

Em Londres, fui prestar a minha humilde homenagem a Carlitos visitando o bairro de Kennington, onde ele nasceu e viveu os primeiros anos de sua vida.

Há excursões organizadas para os locais específicos, mas resolvi ir por minha própria conta, tomando o metrô para a estação de Kennington e lá tentando explorar o bairro.    

Arrependo-me, pois andei muito e pouco vi, a não ser provar a sensação - válida - de estar nos locais da infância do maior cômico de todos os tempos.



Naquelas ruas ficava a escola do menino pobre, assinalado na foto.


Neste prédio ele viveu com sua mãe e irmão Sidney.


Depois de muito caminhar, cheguei à East Street, naquele domingo funcionando em sua extensão um mercado. Percebi que as bancas eram em sua grande maioria de estrangeiros. Perguntando por locais ligados a Chaplin, alguns demonstravam nem ter ouvido falar dele, não raro aconselhando-me a perguntar para "um inglês".


No prédio da direita na foto anterior, fotografei a placa afixada ao alto, homenageando o gênio cômico que nasceu naquela área.



As casas do bairro, que ainda pode ser considerado um bairro proletário, todas se parecem, inclusive com a mostrada em foto anterior, onde ele viveu.


Gosto da expressão do rosto de Chaplin, já famoso, conversando com  sua mãe Hannah, pouco antes da morte dela, demonstrando no olhar amor e respeito.
____



Chaplin na filatelia inglesa


Veja minhas postagens enfocando Chaplin no link abaixo, junto a um outro blog que conta em resumo a história de sua vida.
_____________ 

Despedindo-me de Londres para prosseguir viagem, no dia em que visitei a Trafalgar Square andando nas redondezas tive que acionar a câmera quando vi um restaurante-pub com o nome do personagem fictício de que ambos, meu pai e eu, tanto gostávamos...

Sherlock Holmes!


Estilo bem britânico, mas em um sentido bem familiar, considerei o lugar um achado!


Sherlock Holmes, herói dos livros da minha adolescência!


O escocês que o criou, Sir Arthur Conan Doyle, cobrindo a janela em um material que parecia tecido em uma tela.


Sem fome ainda, limitei-me a entrar no restaurante-pub e tomar uma Zero, com o coração Cheio de lembranças do passado.


O dono do local tem ali também uma Sherlock Holmes Memorabilia, que examinei detidamente.


Tudo ali a ver com o detetive...



 ... principalmente os videos e livros de Sir Connan Doyle, alguns dos quais eu "encomendava" quando meu aniversário estava se aproximando. Infelizmente, nenhum foi guardado.


Lugar "familiar" também pelo fato de que a flor que decorava todos os vasos no exterior era uma, denominada no RS "brincos de princesa", a flor favorita de minha saudosa mãe.


Momentos nostálgicos no último dia em Londres... Na primeira vez em que estive na cidade, em 1973, também entrei em um outro local dedicado a Sherlock Holmes, cuja foto está no link da postagem anterior.
___________________________

L i n k s

Sua história em resumo:











- Para quem ainda não leu, convido a acessar o link "O dia em que encontrei Victoria Chaplin", onde conto sobre o menino pobre que buscava alegria no Exército de Salvação/ meu pai, cinegrafista, possuía os filmes de Carlitos e os passava nos nossos aniversários:
- O dia em que visitei sua sepultura e espiei a casa entre árvores onde ele viveu os últimos anos de sua longa vida, em Vevey, Suíça Francesa:

http://paulofranke.blogspot.fi/2008/07/de-trem-pela-europa-7-vevey-suca.html

______________

Próximas postagens no contexto de minha viagem:

. Lincoln e a igreja mais alta do mundo
. Em Belfast, no Museu do TITANIC
. Nas areias de Dunkerque
. No Principado de Mônaco
. Em Pompéia - Vesúvio
. No Campo de Concentração de Sobibor, na Polônia, 
fronteira com a Ucrânia.
_____________________