Paulo Franke

22 setembro, 2014

1. VIAGEM DE TREM PELA EUROPA... LONDRES/ The Salvation Army


Não me lembro exatamente de quando me veio a idéia de fazer mais uma InterRail = de trem pela Europa (no Brasil, Eurailpass), mas recordo-me de que veio junto a decisão de ser a última em caráter global, isto é, com o bilhete em aberto e com ele viajar para os países constantes do mesmo, que excetuam a Rússia e países do Báltico.

Ontem, chegando em casa, postei no Facebook o seguinte:

12 países em 15 dias... o mais sul da Europa, Pompéia e Vesúvio, na 
Itália... o mais oeste, Belfast, museu do Titanic, na Irlanda do Norte... o
 mais leste, campo de concentração de Sobibor, na fronteira da Polônia
 com a Ucrânia... o mais norte, Tallin, Estônia (não incluído no bilhete)
 atravessando de ferryboat para chegar em casa, na Finlândia. E a
 proteção do Senhor me trouxe de volta. Obrigado por quem orou por
 mim... senti a influência dessas intercessões as quais eu 
havia solicitado, a cada fase da longa viagem.



Confesso que um tanto assustado, ou prevenido, pela mídia, que no início de setembro alertava a respeito de iminentes ataques terroristas em Londres, meu primeiro destino,  tomei o "capacete da salvação" e na minha sacola anexei o nome do Exército de Salvação em diversos países europeus, a maioria dos quais por onde eu andaria. O poster atraiu a atenção, mas o quépe ficou guardado na pequena mala o tempo todo. Não vi sequer um policial enquanto passei os primeiros cinco dias em Londres... mesmo que isto não signifique que a cidade esteja attack-free.


Como não ia a Londres desde 2003, senti muita vontade de rever a cidade onde ja estivera por quatro vezes, portanto com boas recordações (veja link), assim tomei o avião da Ryanair que em poucas horas, embarcando na vizinha cidade de Tampere, me deixou no terceiro maior aeroporto da capital londrina, o Stansted, onde pernoitei nos bancos do aeroporto para pegar o transfer no dia seguinte.


Assim, a minha extensa viagem pelos trilhos europeus, por terra, incluiu
também viagens por ar e mar.


Feita a devida reserva, cheguei ao Hostel Generator, perto da estação de trem e metrô King's Cross-St Pancras, um hostel imenso, com 900 camas, porém muito organizado, limpo e interessante. Pela sua capacidade, no entanto, que incluía a chegada constante de grandes grupos, o elemento fellowship /camaradagem, típico de hostels, mostrou-se bastante precário.


O quarto, com quatro beliches, era mais arrumado do que os que costumo ver pela ausência de mochileiros. Soube que estavam hospedados 40 brasileiros, porém não encontrei nenhum. Ah! somente à entrada encontrei uma senhora brasileira do interior de São Paulo, acompanhada de uma amiga. Conversamos um pouco e quando lhe  falei que era do ES, ela um tanto naturalmente contou-me que viajara desde São Paulo com um casal, com quem conversou bastante em uma das escalas... Pela descrição, adivinhei logo... o casal Danielson, Douglas e minha colega e amiga de muitos anos, Verônica! Mas que coincidência tremenda, ainda mais que meu plano era conhecer o novo Quartel Internacional na segunda-feira, onde com certeza estariam participando de uma conferência de líderes de diversos países, no caso Secretários-em-Chefe.


O belíssimo prédio da estação de trens e metrô King's Cross- St. Pancras, a 10min do hostel, era apreciado por seu estilo a cada vez que saía para tomar o metrô.


O hotel St Pancras, uma extensão do mesmo suntuoso prédio, é um dos mais luxuosos hotéis londrinos.



Esta postagem primeira está "muito Army", como dizemos entre nós, pois cheguei em um final de semana, disposto a visitar um Corpo salvacionista no centro de Londres que significava muito para mim. No prosseguimento das postagens, enfocarei somente lugares de interesse para a maior parte dos meus leitores. Obrigado pela paciência.



Assim, no domingo cedo dirigi-me ao Corpo de Regent Hall, na Oxford Street. Soube na ocasião que o fundador, William Booth, foi quem adquiriu aquela propriedade, que era um rinque de patinação, daí ser apelidado até hoje de "the rink", novidade para mim.



 "Patinando" até o passado, precisamente no ano de 1973, o meu  álbum de viagem da época de minha primeira viagem internacional registra um acontecimento marcante como parte do curso para oficiais do ICO (Colégio Internacional para Oficiais), que foi a visita a Sunbury Court onde estava sendo feito o ensaio por candidatos/aspirantes ao oficialato do musical SPIRIT/ESPÍRITO, que assistimos no Regent Hall poucas semanas depois.


Os jovens majores John Larsson e John Gowans, compositor e autor das tremendas músicas, foram usados pelo Espírito Santo para impactarem todos os colegas naquela noite de première do ESPÍRITO (foto), que chegou mais tarde ao Brasil, reverberando bênçãos também a outros países salvacionistas (veja abaixo o link "Musicais que deixaram saudade").


Foi a primeira vez, desde 1973, que voltei ao Corpo de Regent Hall, portanto considerei aquela uma visita para mim histórica.


Na plataforma ao fundo, quatro décadas antes, eu assisti ao musical no qual participei no papel do apóstolo Pedro mais tarde no Brasil. E meu filho seguiu meus passos sendo Pedro em outro musical da dupla Larsson-Gowans, "Gente de Jesus" (Jesus Folk)


A banda do Corpo de Regent Hall realiza uma reunião ao ar livre cedo pela manhã aos domingos.


Acompanhei o grupo e fotografei, da mesma forma como muitos turistas, o seu empenho em evangelizar na rua...


...marchando de volta ao Corpo ao som de conhecidos hinos nossos, os quais cantava de lado em português.


Esta mesma banda visitou recentemente o Brasil, e quando souberam que eu era brasileiro alguns vieram cumprimentar-me, inclusive dizendo algumas palavras que aprenderam em português, como "Muito prazer!" e "Obrigado!"


Momentos da reunião/culto que se seguiu... cantando a Brigada de Cantores (coral).




E também a Brigada Juvenil do Corpo.



À tarde naquele domingo da chegada, visitei outros lugares do centro de Londres, mas na segunda-feira, conforme planejara, visitei o Quartel General Internacional (International Headquarters), próximo à Catedral de São Paulo (St Paul's Cathedral), um dos lugares mais destacados da cidade. A seta amarela indica o antigo prédio do Quartel Internacional do tempo quando visitei a cidade pela primeira vez.





A famosa Catedral de São Paulo como por milagre escapou do bombardeio de 20 de dezembro de 1940, quando uma grande parte da cidade foi destruída pelos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial.


O apóstolo Paulo talvez não apreciasse a sua estátua banhada em ouro sobre um obelisco...


Em um cantinho no jardim da catedral, John Wesley, o fundador do Metodismo.


Em cada ângulo, belas fotos da catedral.


E ali bem próximo, no mesmo terreno na Victoria Street,  ergue-se o novo prédio do Quartel Internacional do The Salvation Army.


Meus filhos já o visitaram, mas para mim foi a primeira vez.


Algo que me impressionou no prédio moderno e envidraçado na sua totalidade, indicando transparência, foi a citação de versículos bíblicos junto ao nome da organização fundada em Londres, em 1865, por William e Catherine Booth.


O prédio em ângulo mais amplo. Saiu barato para o ES o compartilhar o grande terreno do antigo quartel com um banco, que construiu sua sede de um lado e o Quartel Internacional de outro.


Enquanto na Inglaterra atual muitos símbolos cristãos estão sendo escondidos ou eliminados, "para não ofender a população muçulmana e outras religiões"...


... o Exército menciona versículos nas suas paredes envidraçadas, como o "Eu sou a luz do mundo, disse Jesus" e outros.


Fui bem-recebido pelos oficiais que trabalham na portaria, sendo que um deles "abandonou o seu posto" para me mostrar alguns andares do grande prédio, tomando os elevadores decorados para divulgar o grande congresso que acontecerá no verão de 2015.




Chegando ao andar "do general", cumprimentei a Sylvia, como a chamávamos quando trabalhou com seu esposo André Cox, durante três anos como chefes na Finlândia. Ela pareceu contente em me ver e mostrou-me no andar o seu escritório e a sala de conselhos, onde o General encontra-se com os Secretários Internacionais de cada zona do Exército no mundo, além de ali presidir outros conselhos (foto acima).


Também a capela onde são realizadas reuniões de oração ou que pode ser usada por quem quer orar particularmente.

Encontrei o General André Cox na cantina, na fila para o almoço, o qual também demonstrou alegria em rever-me. Não os fotografei porque em novembro ambos presidirão o congresso nacional da Finlândia.


De repente, na mesma cantina do Quartel, encontrei a Verônica e seu esposo, representantes do Brasil na conferência de que vieram participar...


Momento para um bate-papo alegre e rápido. Eles ficaram surpresos em "como o mundo é pequeno", quando lhes contei da brasileira que viajou junto com eles, hospedada no mesmo hostel que eu.


Na saída, mais fotos com o fundo da imponente Catedral de São Paulo...



... cartão postal da cidade de Londres.


Dei uma espiada rápida no interior da catedral, conhecida de visitas anteriores.


Nas imediações da catedral, um monumento a soldados ingleses mortos na Segunda Guerra.


Também ali, e digna de uma foto, a famosa confeitaria francesa Paul. 

E a propósito de Paulo, gosto disso que li: "Ame o Apóstolo Paulo ou odeie-o... você não pode ignorá-lo" (Love Paul or hate Paul... you cannot ignore him). Fico orgulhoso desta semelhança do apóstolo comigo, rsrsrs



Meu filho, Aaron Paulo, também visitou o pedaço!

_____


Próxima postagem

Visita aos locais famosos de Londres, Trafalgar Square, Picadilly Circus, as Casas do Parlamento, Big Ben e mais: locais ligados à infância de Charles Chaplin e, na Liverpool Station, o monumento ao homem que salvou milhares de crianças do Holocausto, transportando-as de trem para a Inglaterra. Também a visita ao Museu do Bunker de Winston Churchill, os três últimos visitados pela  primeira vez.

Na continuação, visita a Dunkerque, pela primeira vez no Principado de Mônaco, também em Pompéia com visão do Vesúvio e a muitos outros lugares destacados historicamente.

________________

L i n k s

As vezes anteriores em que visitei Londres (basta clicar):

5 Comments:

  • Bom tê-lo de volta! Melhor ainda, começar o dia "viajando" com você!
    Mais uma vez, abençoado com uma viagem maravilhosa.
    Deus o acompanhe sempre !
    aBRaços

    By Blogger Gloria Policano, at segunda-feira, setembro 22, 2014 3:52:00 PM  

  • Paulo,
    Obrigado por compartilhar a aventura.
    Sua narração parece nos colocar nos locais por onde você tem passado.
    Gostei de ver o sorriso presente nas fotos (com certeza vc está se divertindo).
    Um forte abraço e que Deus continue te abençoando e te protegendo.
    Abs mil, meu bom amigo. ;)

    By Blogger Henrique Soares, at terça-feira, setembro 23, 2014 12:13:00 AM  

  • Londres é um dos meus lugares favoritos. Não canso de andar por suas ruas, visitar seus museus e admirar sua história presente em cada esquina. Boa postagem!

    Ebeneser

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, setembro 23, 2014 5:33:00 PM  

  • Muito bom, Paulo !
    E' bom viajar de carona e tambem conhecer alguns dados que citas. Acho que voltar a qualquer lugar 40 anos depois e' muito legal, uma bencao ! Ja' estou anotando o nome do Hostel para minha eventual visita...
    Um abraco !

    By Anonymous Gerson Barum, at quarta-feira, setembro 24, 2014 3:45:00 PM  

  • Meu querido amigo, como sempre me encantando com suas postagens!
    Abraços...

    By Anonymous evelize cristina, at sábado, setembro 27, 2014 2:58:00 AM  

Postar um comentário

<< Home