Paulo Franke

01 janeiro, 2015

4. TENERIFE... En el Ejército de Salvación

- Quarta parte -

Um pouco de História...

Tendo sido nomeados para La Coruña, em 1971, o Capitão Enrique Reys e senhora (na foto sentados) foram os pioneiros do trabalho salvacionista na Espanha. O Major Carl S. Eliasen (em pé na foto de seminário em Figueira da Foz, Portugal) juntamente com sua esposa são reconhecidos oficialmente como os pioneiros do trabalho em Portugal, tendo chegado ao país no início de de 1972.


_________________

Visitar o Ejército de Salvación em Tenerife estava nos meus planos desde que decidi conhecer a ilha. Comunicando-me com os líderes atuais pelo Facebook, no domingo cedo o oficial dirigente gentilmente veio buscar-me no hotel para levar-me ao Corpo, em Santa Cruz.


Perguntando-lhe a razão de na van (carrinha, como a chamam os portugueses) não haver o escudo salvacionista, respondeu-me que estão esperando o envio do novo escudo oficial, uma vez que os Comandos da Espanha e de Portugal foram unificados no ano passado, com a sede nacional em Madrid.


Aguardo a mudança, um tanto curioso em como o nome nas duas línguas parecidas serão "encaixados" no tradicional escudo, cujo nome ES difere nas 175 línguas nas quais prega o Evangelho, em 126 países.


Com o casal de tenentes espanhóis no Corpo de Tenerife. Na viagem para Santa Cruz, o tenente ficou surpreso em saber que sou cunhado de Riitta Eliasen. Foram treinados no Território Leste dos EUA, juntamente com Rafael e Thais Eliasen, outro elo-Eliasen que muito o alegrou! O tenente foi convertido ouvindo o Capitão Enrique Reys em uma reunião ao ar livre. Cheguei a conhecer o casal Reys quando trabalhamos em Portugal, em 1978.


Na animada reunião, de 02h30 de duração (que diferença dos cultos na Finlândia!), fui convidado a dar meu testemunho, que procurei fazer de forma bem concisa, pois houve ainda um bom período de alabanza, e a tenienta, que toca o violão, pregou uma boa mensagem bíblica... durante uma hora! 


À frente do prédio do Corpo de Tenerife, com o filho baterista dos oficiais dirigentes.


Bastante atuantes em ajudar os pais, lembrei-me dos nossos filhos que também o foram no passado.

_________

Un domingo precioso de bendiciones e amistad salvacionista... é como posso descrever o dia, tendo conhecido os oficiais e a maioria dos "camaradas" de Tenerife!

Desejoso de revê-los, no meio da semana tomei um ônibus na rodoviária de Playa de las Américas para encontrá-los em plena atividade da Campanha das Panelas de Natal (Christmas Kettles) na cidade de Puerto de la Cruz.


De longe, vi seu cartaz!


Mal cheguei, já me deram um cofre...




... e uma veste com escudo, mas de faz-de-conta, para efeito de fotografia.



Ôpa, eu quis uma foto com a tabuleta-escudo em espanhol e não em inglês!


Um grupo vinha à noite para cantar Christmas carols!



O hermano teniente com muito trabalho e bom-humor, lidera um grupo de soldados e voluntários que ajuda aos menos favorecidos durante todo o ano, trabalho árduo que se intensifica durante o Natal.

_______________________

The last but not the least...

1


Meu sogro, David Hämäläinen, não perdeu a oportunidade de fotografar a família quando o navio passava por Tenerife rumo à Finlândia, aonde o casal em 1964 ia em suas segundas férias missionárias.

Fazendo um oportuno link, Riitta e Markku nunca pensariam naquela ocasião que um dia ministrariam o Evangelho em Tenerife...


Na foto, a General Eva Burrows apontando para o mapa de Tenerife quando por ocasião de sua visita ao Comando da Espanha, dirigido nos anos 90 pelo Majores Samuel e Riitta Eliasen. 


Em 1992, oficiais portugueses e espanhóis que participaram do Instituto Brengle em Lisboa (os Eliasens dirigiam a Espanha, enquanto que os Hennesseys, Portugal).


Meu cunhado Markku Hämäläinen, evangelista que muitas vezes visitou a Espanha, esteve também em Tenerife e conversamos ontem por telefone sobre as suas muitas e variadas experiências daquela ocasião.

2


Os delegados da Espanha no Congresso Europeu de 2012, do qual tive a oportunidade de participar em Praga, Rep. Tcheca,
foram decididamente o grupo de salvacionistas mais animado e vibrante!!

3



Minha mãe gostava muito de ouvir o cantor espanhol Julio Iglesias... Minha filha deu-me de presente de aniversário um perfume com a marca de seu filho, o qual levei para Tenerife.

Tudo a ver...

Graças, porém a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e, por meio de nós, manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo. ... Para com aqueles aroma de vida.
.
(2 Coríntios  2:14, 15, 16)

4


Os tenentes de Tenerife, que fizeram o Colégio de Cadetes (seminário) em Nova York, estão na foto com os tenentes brasileiros Rafael e Thais -Eliasen- Viana.

5

Nossa filha Martta e sua família passaram férias em Las Palmas, na Gran Canária (fotos), ilha que ainda não visitei...
pero como olvidar Tenerife e cambiar la isla por otra??




~ ~ ~ ~ ~ ~ ~  
_________________________________
          
Próxima e Última Postagem:

5. Em Tenerife, o Maior Acidente Aéreo da História (FINAL).

_______________________

"Índice de todos os meus tópicos" neste blog, à direita ao acessá-lo:





1 Comments:

  • Ola mi cuñado Paulo! Como estás?

    Estuve en la Isla de Tenerife, creo que fue entro los años 2004-2006. Estas son las villas y iglesias que tuve la bendición de ministrar la palabra en las iglesias.

    En las iglesias evangelicas de Playa las Américas, La Laguna, La Cuesta de Arguijón, Puerto de la Cruz y Santa Cruz, San Sebastían de la Gomera, en Valverde, Puntagorda, Llanos de Aridane etc. Creo que he predicado en todas las iglesias pentecostales de Tenerife!

    Me gustaria mucho de volver a la Isla....para ministrar la.

    Markku Hämäläinen
    Evangelista

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, janeiro 16, 2015 6:17:00 PM  

Postar um comentário

<< Home