Paulo Franke

11 agosto, 2016

SAlaDA OLimPIca 3... SALADA OLÍMPICA 3...

Continuando...


 1936  jogos olímpicos realizados na Alemanha com o objetivo de demonstrar ao mundo a supremacia da raça ariana. O atleta americano Jesse Owens, de cor negra, ao conseguir 4 medalhas de ouro no atletismo, teria derrubado esse mito, e Hitler, por este motivo, se recusou a cumprimentá-lo e abandonou o estádio.

*****************



Israel enviou ao Rio a maior delegação de todos os tempos: 47 atletas competindo em 17 eventos. Em adição aos atletas e seus técnicos, estima-se que 10.000 israelitas estão torcendo para os seus compatriotas no Rio.

Israel sent its largest ever delegation of athletes to the 2016 Olympics: 47 athletes, competing in 17 events. In addition to the athletes and their coaches, an estimated 10,000 Israeli tourists are cheering their compatriots on in Rio.


NADADOR FRANCÊS, PRATA NO RIO, HOMENAGEIA AVÔ JUDEU.

A tatuagem em hebraico no braço de Fabien Gilot diz: “Eu não sou nada sem eles”, uma homenagem ao seu avô materno Max Goldschmidt, um sobrevivente de Auschwitz que morreu em 2012.
Gilot ganhou a medalha de prata no revezamento 4 x 100m livre.


Neta de Sobrevivente do Holocausto representando Israel.
A golfista Laetitia Beck, 24, nasceu na Bélgica de uma família judaica tradicional que se mudou para Israel quando ela tinha 6 anos.

Granddaughter of Holocaust Survivors Representing Israel. Golfer Laetitia Beck, 24, was born in Belgium to a traditional Jewish family, who moved to Israel when Laetitia was six. 


****************
Mark Spitz,
o judeu americano

7 recordes mundiais,
7 medalhas de ouro.





As lembranças dos jogos de Munique para mim são
de triunfo e tragédia ~ Mark Spitz

****************************


O massacre das Olimpíadas de Munique -1972...






Herdei a pesada caixa de moedas de meu pai, mas hoje está com um dos meus netos, que se interessou por elas. Mas esta moeda não pertenceu a ele e tenho a impressão de que a obtive na primeira InterRail, ao passar pela Alemanha, quando a moeda corrente ainda era o "marco alemão" e não o "euro". 
Mas me pergunto se no início dos anos 2000 estaria ela ainda em circulação, e qual a razão, pois é comemorativa às Olimpíadas de 1972, uma data a lamentar e não comemorar?...


Quando passei por Munique, dei uma voltinha pelo centro e quis logo ir embora. Por quê? Claro que a principal razão foi porque o dia estava chuvoso, mas me pergunto se não haveria outras razões escondidas no meu íntimo pelas quais quis ir embora rápido?

Não era por estar na Alemanha, tantas vezes visitada e curtida. Seria pela famosa Oktoberfest e pelo fato de eu ser abstêmio total? Penso que não. Não foi pelo fato de o campo de concentração de Dachau, ainda não visitado, estar em suas proximidades? Creio também que não, pois quantos campos tenho visitado para homenagear o povo judeu que tanto amo!

Na InterRail deste ano (ver links abaixo), depois de visitar o campo de Sobibor - aquele da célebre fuga!- na Polônia, fronteira com a Ucrânia,  confesso que encerrei o meu roteiro, que ainda compreendia visitar o sul da Alemanha, precisamente Munique...
Assim decidi passar "de raspão" pela Alemanha, vindo da Polônia, e tomar o avião em Bremen para voltar para casa via Estônia.

Concluo minhas indagações pessoais lembrando-me de que a razão delas pode ser o bem lembrado "massacre de Munique" em 1972, quando atletas israelenses que participavam das olimpíadas foram brutalmente assassinados por palestinos, o que repercutiu pelo mundo inteiro, exatamente o que queriam os árabes.

Se o leitor quiser inteirar-se do trágico acontecimento, o melhor que tenho conseguido é o filme-documentário abaixo, que eu definiria de chocante, mas imperdível:


Outro bastante informativo também:

________________________________

A patinadora norueguesa que simpatizava com o nazismo...

Olimpíadas de Inverno no CANADÁ


Devido aos fusos horários, praticamente não assistimos pela TV as Olimpíadas de Inverno, transmitidas aqui na Finlândia no meio da noite. Nos reviews durante o dia ou no início da noite demos uma olhada nos saltos em esqui e na patinação, principalmente.


Casais, mulheres ou homens, ao som de belas músicas, patinaram e extasiaram a muitos. Sem muita paciência para assisti-los por muito tempo, reconheço no entanto a beleza das apresentações e o esforço tremendo desses jovens patinadores nos ensaios até o grande dia da apresentação.
E cada vez que vejo patinadores recordo-me da maior patinadora que já existiu, Sonja Henie (1912-1969), de nacionalidade norueguesa, certamente até hoje uma referência importante para todos os praticantes do esporte-dança, chamando-o assim, sempre presente em olimpíadas de inverno e em certames comuns no hemisfério norte.
.


Como crianças, assistíamos ao filme que estivesse em cartaz no cinema do nosso bairro, a somente dois quarteirões de nossa casa, não importando se fosse a um western, uma comédia, um romance ou um drama, uma vez que a maioria dos filmes da década de 50 eram, salvo algumas exceções, água-com-acúcar. E quando eram censurados até 18 anos, naturalmente passávamos de largo pelo Cine Avenida. Não me recordo de quantos filmes com a famosa patinadora assisti, pouco sabendo a seu respeito a não ser que quando rodopiava ao patinar simplesmente desaparecia tal a sua destreza.


Sonja começou a patinar aos 6 anos e aos 14 recebeu a sua primeira medalha. Foi 10 vezes campeã mundial e 6 vezes campeã européia. Convidada por Hollywood, chegou a ser a atriz da época mais bem paga. Sua figura tornou-se controversial ao cumprimentar Hitler com a saudação nazista, não escondendo a sua simpatia pelos alemães. Por essa razão, suas propriedades na Noruega não foram confiscadas. Foi considerada um tipo de traidora por noruegueses-americanos e também por seus compatriotas que muito sofreram com a invasão nazista no seu pacífico país. Isso não impediu, no entanto, a que erguessem o monumento acima na capital Oslo. Sonja morreu de leucemia aos 57 anos.

------------------------------------

Link

As Olimpíadas na Alemanha em 1936:

Cole o link abaixo na sua barra de enderecos.

https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005680

------------------------------------

CONTINUA...

SALADA OLÍMPICA número 4

----------------------------------