Paulo Franke

23 setembro, 2017

5 - A boa vontade de Deus - (Riitta Eliasen)














Lembro-me de quando era jovem muitos falarem de forma um tanto negativa a
respeito da vontade de Deus. No meu próprio ambiente cristão as pessoas
explicavam que cada um devia carregar sua cruz que era muitas vezes pesada e
difícil. Fiquei então com a impressão de que a vida na vontade de Deus incluiria 
um sacrifício muito pesado. Eu não queria saber qual era a vontade de Deus para
a minha vida, pois estava com medo de que isso seria algo muito penoso e difícil.

Então chegou o dia maravilhoso quando eu entendi que a vontade de Deus era
algo bom. Ele me amava e Seu plano para a minha vida era melhor do que os meus
próprios. Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos 
caminhos os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais 
altos do que a terra, assim são os meus caminhos e os meus pensamentos mais 
altos do que os vossos pensamentos (Isaías 55:8-9).

É a vontade de Deus boa, ainda que exista tanto sofrimento no mundo - mesmo 
para aqueles que pertencem a Jesus? Podemos responder a isto de diversas
formas. Há dias, porém, em que não temos nenhuma resposta a esta difícil 
pergunta. Neste mesmo contexto, é bom lembrarmo-nos de que a morte, a dor, 
a reclamacão e as perturbacões são resultado do pecado que entrou no mundo. 

O coracão de Deus sofre quando vê as dificuldades que as pessoas enfrentam. 
Disse ainda o Senhor: Certamente vi a aflicão do meu povo, que está no Egito, e
ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheo-lhes o sofrimento, por
isso desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela 
terra a uma terra boa e ampla terra que mana leite e mel (Êxodo 3:7-8). Deus
havia planejado o livramento do povo antes da criacão do mundo. Deus quer
livrar todos os que estão sob o peso do pecado. A vontade de Deus é que cada
pessoa seja salva e venha a conhecer a verdade. Ele não quer que ninguém 
pereca, mas que todos se convertam. Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz 
o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso
se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos! (Ezequiel 33:11)

O profeta Jeremias escreveu sobre paz, futuro e esperanca que faziam parte
dos planos divinos. Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia
setenta anos atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa
palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos 
tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para 
vos dar o fim que desejais (Jeremias 29:10-11). 

Jeremias escreveu estas palavras em uma carta àqueles que de Jerusalém foram
prisioneiros para a Babilônia. Setenta anos é um longo tempo. Nós podemos 
pensar que não foi fácil crer nessa mensagem de esperanca naquelas 
circunstâncias. Também nós temos experimentado tempos nos quais não víamos
nenhuma esperanca. Podemos mesmo assim descansar na certeza de que o
caminho de Deus é um bom caminho. 

Às vezes trava-se uma luta entre a vontade de Deus e a nossa própria vontade.
Mas se cremos que os planos de Deus são melhores do que os nossos, podemos
orar as palavras do cântico: 

(traducão literal do sueco): 

Vai queimando, fogo queima,
Profundamente, fogo do Espírito. 
Queima todo o impedimento, 
Mostra claro qual é a vontade de Deus.

Queima, chama, queima para a eternidade, 
Espírito Santo, queima em mim. 
Entrego-te a minha vontade novamente,
para que ela se torne a mesma Tua. 

(John Gowans).

Há seguranca quando andamos com Deus. É muito melhor nos mantermos no
caminho de Deus e na Sua vontade. É perigoso seguir os próprios caminhos. 
Jesus disse: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus,
mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus (Mateus 7:21).

Bem-aventurado são aqueles que entendem a vontade de Deus e conhecem a 

Sua palavra e vivem segundo ela. Às vezes pode vir um momento em nossas
vidas quando perguntamos o que havemos de fazer em uma determinada 
situacão. Para onde iremos? É difícil saber qual é a vontade de Deus.
O apóstolo Paulo nos dá este sábio conselho:

Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovacão da

vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita 
vontade de Deus (Romanos 12:2).

---------------------------------------------


The Will of God is Good

I remember when I was younger and many people spoke about the will of God negatively. In my own circle of believers, they would explain that every one has to carry their own cross, which is heavy and complicated. From that, I got the impression that living according to the will of God was going to be, above all, about heavy sacrifices. I did not want to know what the will of God for my life was because I feared that it was too hard.
Then, the amazing day came when I realized that God's will is good. He loves me and His plans for me are better than my own. "For my thoughts are not your thoughts, neither are your ways my ways," declares the Lord. "As the heavens are higher than the earth, so are my ways higher than your ways and my thoughts than your thoughts" (Isaiah 55:8-9).
If the will of God is good, why is it that there is so much suffering and difficulties in this world - even for those who belong to Jesus? We could answer in many different ways; some days we do not even find an appropriate answer to this serious question. In this situation, it is good to remember that death, sadness, problems and concerns exist because sin has come into the world.
The heart of God suffers too when he sees people suffering. "I have indeed seen the misery of my people in Egypt. I have heard them crying out because of their slave drivers, and I am concerned about their suffering. So I have come down to rescue them" (Exodus 3:7-8). The Lord has planned this salvation even before the creation of the world.
The will of God delivers all those who are in the chains of sin. God wants every one to be saved and to come to know the truth. He does not wish anyone to perish, but wants everyone to convert. Thus says the Lord God: "As surely as I live, I take no pleasure in the death of the wicked, but rather that they turn from their ways and live. Turn!" (Ezekiel 33:11). 
The prophet Jeremiah wrote that peace, a future and hope are connected with this plan. Thus says the Lord: "When seventy years are completed for Babylon, I will come to you and fulfill my good promise to bring you back to this place. For I know the plans I have for you, plans to prosper you and not to harm you, plans to give you hope and a future"(29:10-11).
Jeremiah wrote these words in his letter to those who had been taken from Jerusalem to Babylon as forced exiles. Seventy years is a long time. We can understand that it was not easy to believe in this message of hope under these circumstances. We also have phases in life in which we feel hopeless. In those moments, we can rest in the faith and knowledge that God's ways are good.
Sometimes there is a big clash between God's will and our will. If we indeed believe that God's plans are better than our own thoughts, we can pray with these words:
Burning, burning, always burning.
Holy Spirit, stay with me;
To your will my will is turning,
What you will I want to be.

Burning, burning, deeply burning,
Deeply burning holy Fire,
Now, your perfect plan discerning,
Your design is my desire.
It is safe to walk in the same path as God. It is better to stay in God's path and in His will. It is dangerous to walk according to our own will. Jesus said: "Not everyone who says to me, 'Lord, Lord,' will enter the kingdom of heaven, but only the one who does the will of my Father who is in heaven" (Matthew 7:21).
Blessed are those who understand the will of God, know His word ad live according to it. Sometimes we come to a stage in our lives in which we have to ask: What should I do now? In what direction would it be good to go? It is hard to know what the will of God is under those circumstances. Paul advises us with these words: Do not conform to the pattern of this world, but be transformed by the renewing of your mind. Then you will be able to test and approve what God's will is--his good, pleasing and perfect will. (Romans 12:2). God's will is good!




1 Comments:

Postar um comentário

<< Home