Paulo Franke

18 maio, 2020

O Acampamento "Vale de Bênçãos" do Exército de Salvação.

Quem teve a inspiração e visão para construir um Acampamento do Exército de Salvação no Brasil - a exemplo de outros nos diversos países onde nossa obra opera - foram dois líderes poetas: 

O Coronel Bruno Behrendt, chefe nacional de 1965 a 1969, chamado de "o líder poeta", missionário alemão que veio para o Brasil nos anos 30, e cujas letras de hinos até hoje abençoam.


O Brigadeiro Paulo Tavares Bastos Gama, na época o Secretário de Propriedades. Conhecido no Brasil inteiro pelos seus lindos e espontâneos hinos, foi um dos primeiros evangélicos a gravar discos, 78rpm e depois LPs.


O Coronel Bruno Behrendt e sra. e o Capitão Gordon Cocking e sra. no exato local escolhido para construir o Acampamento Vale de Bêncãos.



Posso dizer que "participei" da construção no terreno do orfanato Lar das Flores, em Suzano-SP. Muitos jovens na época participamos de "mutirões" para dar acabamento à obra, trabalho duro que fizemos com prazer e grande expectativa. Após a tarefa, na foto subo a grande ladeira enlameada com o colega Ernesto Hofer, outro entusiasta do projeto que passo a passo se fazia realidade.



Anneli e eu, quando estávamos em Rio Grande-RS, fomos convidados para dirigir um acampamento de jovens soldados, em 1974. Muitos destes pequenos da foto hoje são adultos que servem a Deus com fidelidade.





Nós, que participamos dos famosos musicais de Gowans-Larsson, temos vívidos em nossa recordação os ensaios realizados no Acampamento. Na foto, os ensaios para o musical "Gente de Jesus" (Jesus Folk), dirigido pelo talentoso casal Shirley e Christopher Parker e tendo como coreógrafa Gladys Hofer. 








Na foto, os jovens que participaram do musical "Espírito" (Spirit), uma experiência impactante tanto para o elenco quanto para os que o assistiram no Rio de Janeiro (Colégio Benett) ou em São Paulo (Auditório da Igreja Metodista, Colégio MacKenzie e Teatro de Cultura Artística).



Um novo elenco do musical Espírito (Spirit) foi montado por Marcos Wakai no início dos anos 90, cujos ensaios foram feitos também no acampamento.



Oficiais tiveram reuniões espirituais no Acampamento, senhoras da Liga do Lar, músicos e cantores, professores de escola dominical além de crianças carentes como mostra a foto. Era-lhes transmitida a Palavra de Deus, mas também havia tempo para brincarem na piscina do acampamento.


Acampamento de pequenos carentes. Os monitores também se divertiam. Ao fundo, a longa e "exaustiva" fila para o refeitório.



Esporte... não poderia faltar nos acampamentos...



... nem o hasteamento das bandeiras (mesmo com mau tempo...).



Piscina, a grande atração para crianças carentes!


Retiro espiritual de Carnaval.


idem


Encontro de Casais


Seria a pressa para o almoço? Meu sogro achou interessante tirar uma foto da "debandada",



Um acampamento da Liga do Lar.



... e das Organizaçõs Femininas.


Um acampamento de músicos e cantores juvenis.


A juventude foi a mais privilegiada em acampamentos.


Um encontro para oficiais liderado pela General Eva Burrows.
__________________

Com o tempo, melhoramentos aconteceram no Acampamento: casas de madeira para alojar familias de acampantes, um galpão multi-uso para esportes ou outras atividades em dias de chuva e, principalmente, uma bela capela para conferências, cultos especiais e mesmo cerimônias de casamento, às vezes realizadas no verde e bem cuidado gramado diante dos dormitórios. 




------------------

Contribuições da cunhada Aila









Então foi aí que começou o namoro??

_________________


Mas o bravo Acampamento tem
passado por uma necessária reforma ultimamente. Um dos jovens que usufruiu de tantos acampamentos, o hoje Pastor Daniel Tavares Bastos Gama, filho de um idealizador no início citado, é o gerenciador da obra de reforma. Os antigos acampantes poderão perceber os melhoramentos que têm ocorrido nas suas dependências.










Muitos leitores do meu blog, principalmente os que participaram de acampamentos no Acampamento "Vale de Bênçãos" hão de lembrar tanto  dos "dias de sua mocidade" como de algum marco em sua vida, a qual tomou outro rumo a partir de um evento naquele local, o despertamento de sua vocação ou mesmo, quem sabe, ter conhecido o seu futuro cônjuge no acampamento. Particularmente, senti a renovação do chamado para servir a Deus na Finlândia, terra de minha esposa, em uma noite em que fui "incomodado" pelo Espírito Santo em um dos dormitórios, após um conselho para oficiais.

_____

The last but not the least



Faltou o laguinho... inspiração não só para os namorados, mas também para os casados e esperando o primeiro filho, não é Daniel e Lys?

___________




Se você desejar, poderá utilizar os comentários para narrar a sua lembrança ligada ao assunto. Mais fotos serão inseridas oportunamente, portanto volte para vê-las.

16 Comments:

  • Morei no Acampamento Vale de Bençãos por alguns anos e tenho ótimas recordações, realmente é um vale de bençãos!!!!

    By Blogger SWARTELE, at segunda-feira, maio 18, 2020 8:44:00 PM  

  • Marcelo Martins de Almeida Só tenho boas lembranças de lá.

    Paulo César Swartele Rodrigues lindo o acampamento e está ficando cada vez mais...

    Neide Wakai Marcos me pediu em namoro, nesta escada da entrada dos quartos 😀


    Genivaldo Martins da Silva Grandes e maravilhosas abencoadas lembranças, uma das últimas foi o convite da querida Sra Shirley Parcker, para fazer parte do maravilhoso musical "ESPÍRITO"

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, maio 18, 2020 9:21:00 PM  


  • Keny Hofer - Vivi muitos momentos felizes ali.


    Lucy Pepicon - Passei muitos dias abençoados em acampamentos de músicos e cantores.

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, maio 18, 2020 9:29:00 PM  

  • Um local de bênçãos, onde fui abençoado como jovem, como músico e como participante do grupo musical Gente de Jesus. Minha esposa Lys e eu, recém casados, curtindo o local saudável com nosso primogênito, Rune,recém nascido.
    Vi e ouvi vários testemunhos de conversões e restauração de vidas junto à Jesus.
    Com alegria participei como gerenciador da reforma do predio que há 50 anos atrás fora projetado e construído na gestão de meu pai, quando responsável pela Secretaria de Propriedades do Exército de Salvação.
    Agradeço sempre à liderança salvacionista, nas pessoas do coronel Ted Horwood e cel. Douglas Danielson que me designaram para acompanhar a obra. Ainda faltam detalhes, mas é possivel ver a marca da nova liderança nos traços arquitetônicos modernos do novo prédio. Que a graça de Jesus continue operando neste lugar.

    By Blogger Daniel Gama, at segunda-feira, maio 18, 2020 10:35:00 PM  

  • Marluce Castro Lembranças maravilhosas do Acampamento.
    Deus abencoe o Exército de Salvacao.

    Claudio Humberto fui em tantos que perdi as contas rsrs

    Neia Neinha Campos Nossa, Paulo M. Franke...as recordações keep flooding in, my friend! O último acampamento que fui, foi o de música com o comissário Larsson. Foi muito bom. O major Jones dirigiu o acampamento com o seu famoso senso de humor. ...e a capela no meio do mato... Os truques dos rapazes! E devocionais! Na época nem podíamos ver os nossos pés na piscina,pela água ser do rio... saudades

    Rute Dos Santos Alves Teixeira Bons tempos!

    Neide Rodrigues Estive nos acampamentos de músicos e cantores em 1963 e 64 ainda ñ era assim tão bonito. Mas o importante são as lembranças que ficaram. Inesquecível, e tbm retiros de Carnaval do C. Central

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, maio 19, 2020 9:23:00 AM  

  • Sara Rangel Marcondes... Ooo, se lembro! Boas memórias de lá!

    Nelson Wakai O Daniel Bastos está caprichando muito na reforma! Está ficando lindo e aconchegante!

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, maio 19, 2020 9:40:00 AM  


  • Keny Hofer Você coleciona e guarda verdadeiros tesouros!
    Abraço

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, maio 19, 2020 12:09:00 PM  

  • Guardo lindas lembranças dos acampamentos e das semanas que passei na casa dos meus primos Swartele. Saúdades destes tempos!
    Andrew Hofer

    By Anonymous Andrew Hofer, at terça-feira, maio 19, 2020 12:58:00 PM  


  • Doreen Shaw Campos It never looked like that in our time.
    How many camps did we lead at Vale de bençãos./ Nunca teve esta
    aparência no nosso tempo. Quantos acampamentos nós lideramos no
    Vale de bençãos!

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, maio 19, 2020 3:03:00 PM  

  • Verônica Danielson - Grata, Paulo, for compartilhar!! Preciosas e abençoadas lembranças! Marcos em nossas vidas!

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, maio 19, 2020 4:00:00 PM  

  • Aqui um lugar de muitas bençãos, muitas histórias, inícios de novas fases como a dos meus pais, onde se conheceram, começaram a namorar foi aí neste lugar, depois anos mais tarde eu casei no mesmo lugar ♥️

    By Blogger PRISCILA Moncayo, at terça-feira, maio 19, 2020 4:10:00 PM  

  • Celso A. Batista - "Amei ver estas fotos!"

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, maio 20, 2020 7:09:00 PM  

  • Gisela Redfern - O Coronel Bruno Behrendt foi quem fez minha dedicação. Tenho boas lembranças de momentos e de pessoas que marcaram minha vida no acampamento de Suzano... uma delas foi o Cândido e esposa, Verônica e muitos outros... Pessoas que são tão difíceis de encontrar hoje em dia... no comprometimento com nosso Senhor

    By Blogger paulofranke, at sábado, maio 23, 2020 7:49:00 AM  

  • Adonias Farias de Souza - Eu te admiro, meu irmão, pelos seus escritos e registros de toda uma geração incluindo fatos históricos de gerações anteriores. Que esta documentação nunca se perca, pelo contrário, seja reunida, compilada e colocada ao conhecimento público História é vida e recordar é viver. Que eu saiba, ninguém tem escrito tanta história de nossa obra no Brasil. Deus continue te abençoando. Forte abraço meu irmão e amigo.

    By Blogger paulofranke, at sábado, maio 23, 2020 1:13:00 PM  

  • Marluce Castro - Recordações maravilhosas tenho do Exército de Sakvacao..Eternamente Grata.!!!

    By Blogger paulofranke, at sábado, maio 23, 2020 3:45:00 PM  

  • Fez parte da vida de muitos amigos, bem como da minha. Como acampante estive no VB, pela primeira vez, em Jul/1973. Já achava um lugar bonito, mas agora, uau! Como é bom ver as coisas evoluirem.

    By Blogger Claudio Lisias, at segunda-feira, maio 25, 2020 1:33:00 AM  

Postar um comentário

<< Home