Como Hitler roubou o projeto do Fusca de um judeu.
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Recentemente, no entanto, minha irmã enviou-me a entrevista abaixo, que me deixou satisfeito de dela tomar conhecimento. Foi extraída do Bol/Uol Notícias, a qual transcrevo abaixo, com meus agradecimentos.
MARCOS FLAMÍNIO PERES, DE SÃO PAULO:
Era feinho, desconfortável e barulhento. Tinha fama de não deixar ninguém na mão, mas, já em seus últimos suspiros no Brasil, em 1996, era carro de pobre, suburbano ou nostálgico. No entanto, o Fusca representou a maior revolução da história da indústria automobilística.
Foto: Ferdinand Porsche explica a Adolf Hitler, em seu aniversário de 49 anos, que motor do Fusca fica na traseira do carro.
A novidade, agora revelada em livro que sai no Brasil, é que sua concepção, seu design e o próprio conceito de "Volkswagen" (ou, traduzindo, carro do povo) foram criados por um engenheiro judeu - Josef Ganz - e, posteriormente, apropriados por Adolf Hitler.
A narrativa sobre aquele que se tornaria o automóvel mais vendido do planeta está contada em "A Verdadeira História do Fusca", do jornalista holandês Paul Schilperoord. Adaptado para a produção em série por Ferdinand Porsche em 1938, o "KdF-Wagen" (era esse seu batismo de fábrica) se tornaria, juntamente com as auto-estradas ("Autobahns"), um dos maiores orgulhos do regime nazista (1933-45).
Apaixonado pelo carro "desde criança", Schilperoord explica na entrevista a seguir como Ganz criou o conceito de carro pequeno, seguro, econômico e barato ("deveria custar o mesmo que uma motocicleta").
Mas também lamenta que Ferdinand Porsche tenha se imortalizado como o inventor do Fusca, enquanto Josef Ganz, perseguido pela Gestapo (a polícia secreta), tenha caído no esquecimento.
Folha - Qual a importância do Maikäfer, o primeiro protótipo de carro pequeno desenvolvido por Ganz, para a indústria automobilística?
Paul Schilperoord - Com esse projeto, de 1931, e o anterior (o Ardie-Ganz, de 1930), demonstrou ser possível construir um carro leve, pequeno e com estabilidade e dirigibilidade excelentes. Antes dele, a maior parte dos engenheiros acreditava que um carro precisaria ser grande e pesado para apresentar boa estabilidade. O Maikäfer também dispunha de suspensão totalmente independente, coisa de que nenhum carro dispunha até então, nem mesmo os maiores e mais luxuosos - baixo centro de gravidade, linhas curvas etc. Ganz iniciou uma revolução no design automotivo ao dar início a um novo modo de pensar carros - e o mais famoso a emergir desse novo conceito foi o Fusca.
É possível afirmar com absoluta certeza que Ferdinand Porsche tomou de Josef Ganz os créditos pela invenção do Fusca?
Sim. Porsche foi creditado como o designer do Fusca, mas o conceito do carro vem inteiramente de Ganz. Até os nomes Volkswagen e Fusca foi ele quem inventou! Em minha opinião, Josef Ganz deveria ser creditado pelo conceito de "carro do povo", por ter construído os primeiros protótipos e também por haver promovido essas novas ideias, ao longo de vários anos, na revista que dirigia, a "Motor Kritik". Já Porsche deveria ser creditado por liderar a equipe de designers que desenvolveu o Volkswagen Fusca para a linha de produção.
Ferdinand Porsche poderia ter construído um Volkswagen sozinho, sem as ideias e os projetos de Ganz?
Porsche era sem dúvida um excelente engenheiro, capaz de desenvolver carros muito bons. Mas era, antes de tudo, um homem de carros esportivos e de corrida. Sem Ganz para criar seu design, construir e promover os primeiros protótipos, Porsche nunca teria se envolvido no projeto.
Qual foi a reação de Ganz ao ver o Fusca de Porsche?
Ficou contente, mas ele era da opinião de que aquele era basicamente seu projeto, embora Porsche o tivesse adaptado para a produção em massa. Disse que, sem Hitler, o Maikäfer provavelmente nunca teria sido produzido em escala tão grande.
Tanto Hitler quanto Ganz eram fascinados pelo desenvolvimento tecnológico?
Sim. Hitler sempre foi um entusiasta de carros grandes e sempre se mostrou muito favorável ao desenvolvimento de carros modernos e de autoestradas.Também estimulou muito a criação de carros de corrida e subsidiou com milhões de marcos o sindicato das montadoras e a Mercedes-Benz.
Como a montadora Volkswagen reagiu quando veio à tona a história de Ganz? Ela propôs algum tipo de reparação a seus parentes?
Entrei em contato com a companhia, que se mostrou interessada em minha pesquisa. Mas seus dirigentes estavam muito céticos. Disseram que havia muitas pessoas projetando carros pequenos nos anos 1930 e que Ganz era apenas um deles. Ganz chegou a receber algum dinheiro do governo alemão após a Segunda Guerra, mas acho difícil que seus parentes consigam algum tipo de reparação. O mais importante é que o governo o reconheça como o inventor do Fusca.
O Fusca ainda tem um papel a exercer no design contemporâneo? Que carros atuais são influenciados por ele?
O conceito de carro pequeno com boa estabilidade nunca irá morrer. E as pessoas ainda adoram o formato do Fusca - claro que foi essa a razão por que a Volkswagen criou o New Beetle!Automóveis com motor traseiro quase desapareceram, mas, aos poucos, estão retornando. É o caso, por exemplo, do Nano, que é muito parecido com o conceito de Ganz - e também por ser pequeno e barato [ele é anunciado pela montadora indiana Tata como "o carro mais barato do mundo"].
O que pensa do "New Beetle"?
Acho o conceito do primeiro Fusca melhor, antes de ter sido adaptado para a produção em massa.
Haverá uma nova Detroit [capital histórica da indústria automobilística dos EUA]?
Duvido, pois, com a globalização, as plantas industriais estão sempre se mudando para diferentes lugares, dependendo da combinação de custo da mão de obra, facilidade de produção e mercado consumidor.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DO FUSCA
AUTOR Paul Schilperoord
TRADUÇÃO Juliana Moura Bueno
EDITORA Alaúde
QUANTO R$ 49,90 (344 págs.)
AVALIAÇÃO bom
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Dirigi por mais tempo (e quanto!!) a Kombi, em diversos locais onde trabalhei no Exército de Salvação no Brasil, transportando pessoas, carregando mantimentos etc. Até uma Pick-up velha dirigi por um tempo, buscando doações e atravessando a sofisticada Av. Paulista com ela abarrotada (até com geladeiras cujo "único probleminha" era o motor pifado... Com a mesma Pick-up velha viajei de São Paulo a Joinville para buscar um pesado piano! Com uma Kombi levava mães solteiras à maternidade em qualquer hora do dia e da noite na instituição do gênero que dirigimos em São Paulo. Nas montanhas do sul de Minas Gerais ela nos foi muito útil, no orfanato que administramos, e minha esposa gostou de dirigi-la (embora tenha acontecido de no início mandar-me chamar por não conseguir dirigir em grandes subidas!) Em Lisboa dirigi um modelo europeu, bem mais potente e com a porta lateral inteiriça que funcionava quase como uma "guilhotina", modelo que anos mais tarde chegou ao Brasil.
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A foto mostra a primeira vez que fiz uma viagem em uma Kombi, de São Paulo ao Rio de Janeiro, em 1964. Eu não era o motorista, mas sim um dos ocupantes do veículo do Colégio de Cadetes, muito usado durante os nossos dois anos de treinamente como cadetes (seminaristas). Nesta postagem também a homenageio, por ter feito parte do meu ministério como oficial do Exército de Salvação por muitas décadas!
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10 Comments:
Muito boa matéria, já tive sim três fusquinhas, um amarelo, um bordô de segunda, e depois, um "FAFÁ DE BELÉM, OK" lembra? (grandes faróis ... rsssss)
Bons tempos! Realmente, nunca me deixaram na mão ... que saudades!
Parabéns pela postagem
aBRaços
Yara Mattos
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Yara, at quarta-feira, janeiro 19, 2011 9:27:00 PM
Beleza de matéria, assim como o Fusca... esse não tem idade prá quem é aficcionado e teve uma história com ele (acho quase todos brasileiros rsrs) Também tive o meu amarelinho como primeiro carro lá no meu querido Rio de Janeiro. Quanta saudade !!!
abço Paulo !
Cláudio Humberto
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Anônimo, at quinta-feira, janeiro 20, 2011 12:32:00 AM
Ícones do Exército de Salvação:
1º) A Bandeira "Sangue e Fogo";
2º) O uniforme;
3º) A kombi com alto-falantes convocando para reuniões.
Grande Abraço
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saulo, at quinta-feira, janeiro 20, 2011 8:38:00 PM
Paulo, é interesante relembrar a era do Volkswagen. Olhando as fotos, eu tive meu primeiro carro como a segunda foto; da janela atrás dividida. Foi ca. em 1967. Era preto e com ele viajei em toda a Alemanha, França, Suiça e Austria em Deputationwork, visitando Igrejas com uma amiga missionária que foi para a Indonésia e eu para o Brasil. Por semanas a fio ai o Fusca se tornou o nosso lar.
Nos Lares no E.S. sempre tivemos Fuscas e Kombis e tive minhas experiências, que dariam muitas histórias.
Meu abraço, Edith
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paulofranke, at sexta-feira, janeiro 21, 2011 7:05:00 AM
Nossa amigo, quanto tempo!!! ainda lembro do primeiro carro de meu pai...um Fusca comprado em consorcio e o ultimo a ser sorteado. Nossa ,que festa!!! Valeu cada dia esperado, cada atolamento e viagens que fizemos com ele. Carro fantástico. Forte e jeitoso, sempre funcionando fosse em que terreno andasse!
História muito interessante, mas acho que seria melhor ter ajudado ao Sr.Ganz a receber sua indenização logo depois do termino da Guerra e participação em cada carro vendido! Mas...Nem tudo é como queremos ou achamos certo ser...infelizmente.
Mais uma vez amigo, parabéns!
Estou semrpe descobrindo fatos novos com seu Blog....muito bom!
aBRaços!
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Maria Thereza Freire, at sábado, janeiro 22, 2011 9:53:00 PM
Ricardo שמואל:
adorei o blog e a história do fusca...
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paulofranke, at segunda-feira, janeiro 24, 2011 8:01:00 AM
קלאודיו:
Dei uma lida no assunto. Desconhecia essa trama! Mas, não é de se estranhar, pois pra quem falsifica obras de artes, omitir o autentico autor da criação de um tipo de carro só por ser judeu era fixinha, né!
Lehitra'ot! T +
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paulofranke, at sábado, janeiro 29, 2011 7:42:00 PM
Interessante essa história do Fusca, haha.
Muito legal a postagem...
Abraço
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João Guilherme, at domingo, janeiro 30, 2011 7:22:00 PM
Amei a a reportagem, eu amo o fusca hoje é uma relíquia na minha garagem! Mas está inteiro e sai para passear e chamar a atenção por onde anda!
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Anônimo, at quinta-feira, dezembro 22, 2022 6:56:00 PM
Gostei muito do teu escrito que me fez conhecer a História do VW e a tua com eles.
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Pedro Franke, at sexta-feira, novembro 14, 2025 10:19:00 PM
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