Paulo Franke

02 julho, 2022

Fernão Dias Paes Leme , o cacador de esmeraldas, antecedente meu!

 Foi um bandeirante que ficou conhecido como "o caçador de esmeraldas". Defendia a expulsão dos jesuítas *, que eram contra a escravização dos indígenas. A título de curiosidade: quando Dias Paes Leme morreu quem assumiu o controle de sua bandeira foi o genro, Borba Gato. 

*Jacques Le Balleur, huguenote, foi preso pelos portugueses nas cercanias de Bertioga. Em abril de 1567 foi queimado, sendo auxiliar do carrasco, José de Anchieta, para consternação dos católicos." (Wikipedia)


Qi

Fernão Dias Paes Leme (1608-1681) altura km 292 da rodovia que leva 
seu nome em Minas Gerais.


Quando, em 1966, fomos fazer uma campanha de evangelizacão
em Machado, Minas Gerais, na volta fotografamos nosso
grupo diante da estátua de Fernão Dias Paes Leme.
Nem imaginava que estava ao pé de um antecedente por
parte de minha avó!! 

Rodovia Fernão Dias

A figura de Fernão Dias é amplamente associada ao desbravamento do interior do Brasil e, por meio dele, à descoberta das minas gerais e ao início do Ciclo do Ouro. Assim, apropriadamente o trecho da BR-381 que contacta Minas Gerais a São Paulo (mais especificamente, a Grande Belo Horizonte à Grande São Paulo), inaugurado no início dos anos 1960, leva o seu nome (Wikipedia)




Já morava na Finlândia quando Fabiano Barcellos Medeiros, primo em quarto grau, enviou-me um livro sobre a nossa genealogia, partindo de minha avó paterna, Alayde Barcellos Franke, e escrito por Ilka Neves, que cheguei a conhecer, uma prima de meu pai.

Ficha Catalográfica

  • AutorNeves, Ilka.
  • Classificação206.6.4
  • ISBN8571920000 (broch.)
  • Local/EditorPelotas, RS : Ed. Universitária da UFPEL,
  • Data de Publicação1997.
  • Descrição Física474 p. : il. ; 21 cm.
  • Notas GeraisInclui bibliografia.
  • AssuntoBarcellos, Adélia da Câmara, 1870-1901 ; Barcellos (Família) ; Pelotas (RS) - Genealogia



Meus avós Germano Ebling Franke e Alayde Barcellos Franke no dia de suas bodas de prata. Meus pais estão atrás, à esquerda.









Constamos no livro da genealogia da Adélia de Câmara Barcellos, porém, muita pena que minha saudosa mãe já havia partido e outra pessoa da família deu os dados sobre nós com erros flagrantes, não só na grafia dos nomes como também, por exemplo, minhas irmãs Norma e Neiva "terem nascido no mesmo ano de 1942", não sendo gêmeas...


U

A seguir, uma postagem-gêmea no meu blog... acredito que a má formatacão destas postagens não irá diminuir o seu valor:


Brugges e Antuérpia, a estacao de trem mais bela da Europa!


Raízes na medieval BRUGES (Bélgica)/ ANTUÉRPIA

Antuérpia é a mais bela estacão de trem da Europa!!

Acesse o link abaixo e veja o que aconteceu nessa estacão, ligado a "Sound of Music"...


Raízes na medieval BRUGES (Bélgica)/ ANTUÉRPIA


Raízes na medieval BRUGES (Bélgica)/ ANTUÉRPIA


Se um filme assistido na década de 50 fez-me visitar Heidelberg (postagem anterior), um quadro pintado a óleo em 1460 atraiu a minha curiosidade para visitar a cidade medieval de Bruges/Brugge, na Bélgica.



O quadro mostra Martim Lem II, filho do nosso mais antigo ancestral detectado...


... conforme o livro "Adélia da Câmara Barcellos - Genealogia e História", escrito por Ilka Neves, parenta de meu pai e autora de diversas obras, entre as quais essa da genealogia de minha avó paterna, Alayde Barcellos Franke, filha da prima de Adélia, Elfrides.
O livro foi escrito por Ilka Neves no ano de 1997, obra publicada pela Universidade Federal de Pelotas. Foi-me presenteado pelo primo em 4o (quarto) grau, Fabiano (Barcellos) Medeiros, parente meu tanto pelo lado da avó paterna (Barcellos) quanto pelo lado de minha mãe (Medeiros).


A pesquisa da brilhante Ilka Neves levou-a até a Ilha Terceira, nos Açores, mas também à cidade de Bruges, na Bélgica... E lá descobriu nosso parentesco longínquo com Fernão Dias Paes Leme, o bandeirante. Como a família LEM  tornou-se LEME, emigrando para Portugal, Ilka explica no livro.

__________


Interessado por essas informações, tomei o trem para Bruxelas onde o troquei por um que seguia para a  cidade turística e medieval, Bruges/Brugge.


Bruges fica a 120km de Bruxelas. Foi uma das cidades principais durante a Idade Média, sendo porto e também porta de entrada para os negócios mais importantes da Europa entre os séculos IX e XIII 

(página 169 do livro de Ilka Neves).



Desta vez hospedei-me no IBIS-budget, um hotel que também recomendo, bem próximo à estação ferroviária.


Outra noite bem-dormida e, após o breakfast melhor ainda do que o que tomei no Ibis-Heidelberg - saí a explorar a cidade...


... belíssima pelos seus antigos prédios, neste sentido nada incomum na Europa.


Burgsquare, praça de Bruges, que a parente Ilka também fotografou, em 1994 (página 169).


A torre da catedral católica da cidade, sem tempo de visitar.


A manhã, que de nublada passou a chuvosa, não convidava muito a um passeio...


... que no verão ensolarado deve ser um espetáculo!


Outra foto da catedral.


E apertando tanto a chuva quanto a curiosidade que me levou a Bruges, tomei um taxi...


... até o local indicado no mapa, à beira de um dos canais, bonito mesmo com tempo chuvoso, o que minha foto comprova.



O Potterie Museu...



Gosto de museus de ingresso barato!


Outro aspecto da entrada do histórico museu.


O único visitante tão cedo pela manhã, fui muito bem recebido pelo guia, ainda mais sabendo-me do Brasil. E passou-me a mostrar o museu, inclusive sua capela...













Gostei destes hinários e livros de música medievais.


Até que na ala que foi um primitivo hospital da Idade Média - o Hospital de la Potterie -  o nosso ancestral mais antigo dectado, Martim Lem II...


... conforme as páginas 173 e 167 do livro, que mostra o quadro do ancestral que foi provedor em 1487 do Hospital de la Potterie, neste local, "estabelecimento pio fundado cerca de 1276 como asilo de velhice, atualmente um dos mais conhecidos e valiosos museus de Bruges." 


Acima à direita, o brasão-de-armas-novas concedidas a Antonio Leme, em 1471, em Lisboa, por D. Afonso V, o Africano, rei de Portugal (pag.181).


Fotografando algumas páginas do livro de Ilka Neves que dizem respeito a parentes mais próximos.





Avó Alayde Barcellos Franke


Meus avós, Germano e Alayde (Barcellos) Franke, em foto de suas bodas de prata, rodeados por seus filhos, meu pai e mãe, nora, acima à esquerda.










E, novamente, a surpresa...


O sobrenome Leme

Fernão Dias Pais Leme descende efetivamente dos Lemes, apesar de não usualmente assinar o nome. Seriam descendentes de um Martim Leme, flamengo dos Países Baixos que, cansado das lutas contra a Espanha, se mudou para Lisboa, constituindo família em Portugal. Um ou mais filhos de Martim, já nascido em Portugal, migraram para a Ilha da Madeira e de lá para o Brasil, para a Capitania de São Vicente. Com a fundação da Vila de São Paulo de Piratininga, subiram a Serra do Mar e se transformaram numa das mais importantes famílias paulistanas. Desse tronco que descende Fernão Dias e outros Lemes, principalmente no interior de São Paulo, Paraná e no sul de Minas Gerais.

(Wikipedia)


A Rodovia Fernão Dias ou anteriormente Via Fernão Dias, é a denominação que a BR-381 recebe no trecho entre duas regiões metropolitanas brasileiras: a Grande São Paulo e a Grande Belo Horizonte.
A BR-381 é uma rodovia diagonal, de extrema importância econômica para o país, que foi duplicada no Governo FHC e posteriormente foi privatizada nos trechos que interligam as cidades de São Paulo e Belo Horizonte. A rodovia também serve de ligação entre os estados brasileiros do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

(foto: Google - texto Wikipédia)



De rodovia para ferrovia... Curiosidade satisfeita, hora de correr ao hotel, pegar a mala e o trem para a próxima parada, Antuérpia...


Ainda com o casacão velho e surrado que eu planejei jogar fora em Berlim... o frio continua.


Estudando o mapa da InterRail.





Alguém me dissera: "Antuérpia tem a estação ferroviária mais bonita da Europa"...


 Comprovei!


Detalhes de "cair o queixo"...


... também como estes do restaurante.


De olho no relógio e nas escadarias que parecem de castelo...


... dei uma corrida para fotografar a frente da estação...


 ... e comprovar a beleza exterior também.



Um monumento interessante...


... e entrei às pressas para tomar o trem para a próxima parada (também postagem): Amsterdam, Holanda, cuja atração principal foi visitar novamente o Museu Anne Frank.

_________________

L i n k

Saiba mais sobre Bruges:


________________________

10 Comments:

Postar um comentário

<< Home