Paulo Franke

22 fevereiro, 2024

22.02.2024 - "Promovido à Glória" o Ten-Cel. Christopher Francis PARKER




Christopher Francis Parker
1931 - 2024


Seu nome lembrava-me a cara caneta PARKER  


E de fato ele escreveu com arte a sua jornada como oficial missionário  no Brasil.


Tenho a foto de seu casamento com Shirley, em 1957, e volto, agora com a caneta e a lapisera PARKER... um casal de missionários ingleses que fez uma parceria importante em beneficio do trabalho salvacionista no Brasil. 


Naquele congresso de 1969, dirigido pelo Comissário Paul Kaiser, adentrando o Corpo Central, eu que gosto de desenho admirei o painel artístico de um novo missionário inglês, recém-chegado ao Brasil, chamado Christopher Parker,   trabalhando no Corpo de Santos naquela altura.

 

Fui conhecê-los mais de perto quando minha sogra convidou a família para a festinha do nosso noivado. Eram os novos oficiais dirigente do Corpo Central de São Paulo  (na foto, suas três filhas, Philippa, Rachel e Sara)



Em 1982, trabalhamos juntos no Quartel Nacional na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, em S.Paulo. Como redator do BRADO DE GUERRA, nunca me esqueci do seu elogio a esta montagem que fiz no exemplar de Páscoa (quem não gosta de elogio?). Mais tarde viria outro elogio da parte do colega Parker com relacão ao coro "Nosso Evangelho é vivo e atual" que traduzi do inglês.



Quando trabalhamos em Portugal, em 1978, aconteceu um Congresso Internacional em Londres que comemorava os 100 anos do nome "The Salvation Army". Diante da estátua de William Booth, no Colégio Internacional de Cadetes,  cantamos "Perdão infinito", hino do Fundador. O casal Parker está à direita do grupo que será reconhecido pelos salvacionistas mais antigos.


O ministério do casal Parker foi muito voltado para a juventude, e assim  Christopher iniciou a Banda Nacional em dezembro de 1974.



O casal Parker "tanto trouxe como levou"!!

Explico...
...trouxe para o Brasil o que acredito tenha sido de melhor, mais lindo e mais impactante no mundo salvacionista que foram os musicais, tipo explosão musical, da dupla Gowans-Larsson: "Gente Jesus" (Jesus Folk) e "Espírito" (Spirit), fotos acima. Em ambos fui escolhido para interpretar o papel do apóstolo Pedro e, desculpe-me citar outro elogio de Parker... "Paulo é excelente como Pedro!" 
... levou a Banda Nacional a turnês no exterior; a primeira foto no aeroporto,  a seguinte, a  banda se apresentando em Atlanta, Georgia, EUA, em maio de 1985. A terceira foto, a turnê da Banda Nacional e da Brigada de Cantores Nacional à Argentina e Uruguai em 1980. Grupos musicais brasileiros saíram de nossas fronteiras para abencoar outros países, pela primeira vez na história do Exército no Brasil.




E como Secretários Nacionais de Juventude, ensinaram a Bíblia a Cadetes locais e realizaram acampamentos para eles (foto abaixo), além de Dias de Juventude.

Houve quem considerasse Christopher "muito British", no entanto...

- Seu amor pelo nosso país era evidente e genuíno.

- Suas filhas numa época estudaram no grupo escolar, dobrando a esquina de onde moravam no Bosque da Saúde, e não na British School.

- Suas três filhas casaram-se com jovens brasileiros.

- A exemplo dos pais, duas filhas tornaram-se oficiais salvacionistas e uma neta, casada com brasileiro, segue também o exemplo dos avós, sendo nomeada no momento em Brasília-DF.

- Deu dezenas de anos de sua vida ao Brasil.

E mais sobre ele que me lembre:

- Considerava a voz de Nara Lenise Charão a mais bonita do Brasil.

- Chamava meu filho Aaron de Arão.

- Comentava que assistiu ao casamento de Charles e Diana na TV da  casa do Sgto. Montiel em Pelotas-RS.

- Sucedeu-me na redacão do jornal BRADO DE GUERRA.

- Foi Diretor do Colégio de Cadetes (seminário)

- Foi Chefe do Comando de Portugal e teve uma importante missão em Mocambique.

- Ficou surpreso quando lhe contei que fui mandado para os EUA, pois pensava que eu houvesse pedido transferência.

- Em Manhattan NY, encontrei Shirley junto a alguns jovens brasileiros que foram com ela para um evento especial... Ao despedir-se de mim, deu-me um abraco e um beijo, pois quem sabe me viu carente...


-------------------------------------

O casal Parker gozando de sua bem-merecida aposentadoria na sua amada Inglaterra.

Talvez esta tenha sido uma das últimas fotos de Christopher, rodeado de sua esposa e filhas.

----------------------



E, finalizando, lembro-me de quando, orgulhoso, comentou em uma de nossas idas na mesma Kombi, diariamente, para o Quartel Nacional.

"Os novos faróis (semáforos, sinal) de São Paulo foram fabricados na cidade onde nasci na Inglaterra!"

Obrigado, Christopher Parker, por ter sido um farol poderoso, principalmente para a juventude brasileira, indicando-lhe - também ao ministrar-lhe a música - quando parar... quando esperar... e quando prosseguir!

------------------------------------------

Bem-aventurados os mortos... que morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham. 

(Apocalipse 14:13)

Blessed are the dead who die in the Lord... yes, say the Spirit, that they may rest from their labors and their works follow them.

(Revelation, 14:13)

---------------------------------------

LINKS 

Musicais que deixaram saudade

https://paulofranke.blogspot.com/2009/02/links-musicais.html

https://paulofranke.blogspot.com/2009/02/

Fotos do musical ESPÍRITO, no link acima...
áudio do Musical, no link abaixo:



Direcão: Christopher e Shirley Parker

Coreografia. Gladys Hofer

Áudio cedido por Ian Stewart Hofer (que interpretou Paulo)

Traducão das músicas do inglês: Lucio de Moura Neto

Traducão dos textos do inglês: Elizabete de Oliveira Mello

Apresentado no Instituto MacKenzie e no Teatro de Cultura Artística,

em São Paulo-SP, nos anos 80.


------------------------------------------

 Inesquecível o desempenho da Philippa no ESPIRITO ao tocar bateria!



Um antigo comentário de peso no post "Musicais que deixaram saudade":


Assim que recebi o e-mail fui logo ver o blog com os musicais, foi muito legal ver meu esposo jovenzinho e todos os outros também. Então fui para
cozinha preparar o jantar e, inspirada pelas fotos, comecei a cantar músicas do "Espírito", então o Ian falou lá da sala: "Ah! também abriu o blog do Franke...!" Ele também viu e também gostou de matar as saudades dos velhos tempos... Inclusive já copiou algumas coisas de lá.

Aprecio bastante o teu blog e agradeço por podermos participar vendo as novidades sempre tão inspiradoras!  (Susie Lopes Hofer)

Um bispo da Igreja Metodista Livre testemunha que os musicais marcaram sua vida jovem e outro homem de negócios marca sua conversão a partir do musical "Espírito" que assistiu no auditório MacKenzie e no Teatro de Cultura Artística.

--------------------------------------------

O enterro de Christopher Parker na Inglaterra, em 20.02.24:




Copie e leve à sua barra de enderecos.

https://watch.obitus.com/?fbclid=IwAR1IyHMkBz2UyClYT9amctAlZGU1Q5ehdEH7dK15D8UIRW_Qx0DDYE7qZW0

(válido até 19 de marco)

-------------------------------------------

Atualizando a estatística das visualizacões do meu blog:


Updating the estatistic of the visualizations of my blog:


1.494.258

1.494.857

1.494.926  



------------------------------------------

Repasse esta postagem a quem conheceu Christopher Parker...


https://paulofranke.blogspot.com 

----------------------------------------------

15 Comments:

  • Maravilhoso relato! Fizeram um grande diferencial em minha vida quando oficiais do Corpo de Niterói! Autênticos missionários! Exemplos para toda a história do Exército de Salvação no Brasil!

    By Anonymous Denise Pacheco, at quinta-feira, fevereiro 22, 2024 1:07:00 PM  

  • O que fica é o legado, e lendo seu relato vejo o quanto o Cel Parker deixou. O apocalipse 14:13 é meu preferido para essas ocasiões, e imagino o tanto de obras que estão nas mãos deste servo para apresentar ao Senhor!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, fevereiro 22, 2024 3:51:00 PM  

  • Homenagem muito bem merecida ao Coronel Parker. Foram excelentes pastores e amigos. Paz e consolo à esta família querida!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, fevereiro 22, 2024 7:12:00 PM  

  • Inclua seu nome, do contrário vira somente “anônimo

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, fevereiro 22, 2024 7:27:00 PM  

  • Lembro-me bem de você, Denise ...junto com os outros crianças no galpão do Corpo de Niterói e também mais tarde.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, fevereiro 23, 2024 12:13:00 AM  

  • Obrigada anônimo....devo conhecer -lo. Fico satisfeito com a sua resposta. Sra. Parker

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, fevereiro 23, 2024 12:15:00 AM  

  • Um homem de Deus, admirável e com uma postura sempre edificante a quem tive o imenso prazer e privilégio de conhecer.
    Deixa, além do legado imenso de dedicação ao EdS no Brasil, muitas saudades e lembranças de uma época fascinante em minha vida.
    A parceria do casal Parker com minha mãe Gladys na liderança dos musicais na década de 80 foi algo extraordinário que abençoou enormemente toda uma geração de jovens salvacionistas brasileiros.
    Ao bom Deus toda a Glória e ao Cel. Parker o meu muitíssimo obrigado.

    Muito obrigado pelo belo relato, Paulo.

    Abraço bem brasileiro

    Keny Hofer

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, fevereiro 23, 2024 4:18:00 AM  

  • Meus sentimentos

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, fevereiro 23, 2024 5:00:00 AM  

  • Olá meu nome é Luzia Vanilda dos Reis de Moura; Acabei de assistir o culto de despedida do nosso querido; no meu tempo; Capitão Christopher Parker; eu tinha mais ou menos 12 anos quando eles foram nomeados ao Corpo Central; eu já estava desde 1972 neste corpo; eles chegaram em 1974; mais ou menos! Tempo abençoado pra minha vida na gestão do casal; capitães Shirley e Christopher Parker; me tornei Jovem soldada; entrei na brigada Juvenil; em que Sara; a filha primogênita deles era nossa mestra; e na brigada Juvenil de pandeiros! Gratidão é a palavra certa; à esta família de missionários; cheios de amor por seus soldados e jovens Soldados! Jamais vou esquecer o... Oi Gente Boa...; do nosso amado capitãozinho Parker aos seus soldados do corpo Central 🙏🏻💝

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, fevereiro 23, 2024 7:28:00 AM  

  • Shirley Parker
    Paulo M. Franke Obrigada pela linda homenagem ao Christopher, Paulo. Realmente ele era um refletor de Jesus a quem ele serviu até o fim. Shirley

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, fevereiro 23, 2024 12:54:00 PM  

  • Inesquecível sua passagem pela familia salvacionista brasileira deixando um saudoso e forte marco naquela geração anos 70/80 em que tive o prazer de vivenciar intensamente !!! Que homem de Deus dedicado e comprometido com a causa, seu exemplo sempre ficará na memória...meus pêsames a querida familia Parker
    Cláudio Humberto

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, fevereiro 23, 2024 7:01:00 PM  

  • O conheci quando menina em São Paulo, meus pais trabalhando com ele no Colégio de Cadetes. Família Santos Filho e família Parker, boas lembranças... Corpo do Bosque... Corpo Central... Sempre deixarão saudades a todos nós. Gratidão, Major Frank por deixar esses registros vivos para todos nós, um legado para o Exército de Salvação, um legado para as nossas vidas.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, fevereiro 23, 2024 11:13:00 PM  

  • Fiquei pensando que certamente Ten Coronel Parker foi o oficial salvacionista com quem mais me relacionei. Foram várias nomeações. Ele amava muito a Jesus!

    By Anonymous Grace Moura, at domingo, fevereiro 25, 2024 1:25:00 AM  

  • Nara Lenise Strasse
    Linda homenagem! Obrigada por compartilhar!
    Os Coronéis Parker marcaram nossas vidas! Foram muito especiais para nós, nossos diretores do Colégio de Cadetes! Verdadeiros exemplos!

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, fevereiro 26, 2024 3:22:00 AM  

  • Lembro-me bem de como o evangelho era impactado por sua arte e de como a forma gentil do casal trazia paz em seus sorrisos.
    Linda homenagem.
    Meus sentimentos a toda família
    Marilza Figueiredo

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, março 11, 2024 9:33:00 PM  

Postar um comentário

<< Home