Paulo Franke

23 setembro, 2024

Pés - Calçados - Botas - Tênis - Coturnos - Meias ...

Tarde bonita... poderia ter saído, calçar tênis de verão antes que venham as botas de inverno que usamos durante muitos meses... Enfim, escutando valsa de Strauss, foi nascendo esta postagem...




E a primeira do CD - Danúbio Azul (An Der Schönen Blauer Donau) me fez recordar a primeira vez que contemplei o rio Danúbio, em Viena, na Áustria, terra de Strauss.

Mas o Danúbio, que deveria só lembrar a valsa, tem outra face histórica...




Às margens do rio Danúbio, a poucos passos do Prédio do Parlamento Húngaro, está o emocionante monumento que homenageia os judeus húngaros mortos por membros da milícia da Cruz de Ferro. Um partido que compartilhava as mesmas ideias do partido nazista de Hitler. Pelo caminho, foram colocadas esculturas de sapatos de vários tipos em ferro fundido, simbolizando a triste época na qual adultos e crianças tinham que tirar os calçados antes de serem mortos a tiros e lançados ao rio em sequência.


Dançar... o passatempo de tanta gente, até o meu, mas isso há muitos, muitos anos...


Dançar com a noiva no dia do casamento? Não observado em casamentos salvacionistas, como foi o nosso. Mas lembrando-me dos sapatos que ganhei de presente dos meus amigos e colegas hoje vivendo na Austrália.


Passando por Portugal, antes de me casar, presentearam-me com um par de sapatos portugueses, com leve saltinho, moda dos anos 70. Os da foto são de quando conheci o novo missionário alemão.


Outro de que não me esqueço... no dia de dar baixa tínhamos que devolver os coturnos ... o fiz pesaroso, mas comprei um par para recordar o tempo feliz em que fiz o serviço militar, em 1962.



Bem antes disso, as alpargatas! Será que alguém se lembra delas, usadas na infância?


Na visita que fiz ao Museu Chaplin, em Vevey, Suica Francesa, fotografei os célebres sapatos do gênio Carlitos.


Os sapatos de Dorothy em "O Mágico de Oz".


Gosto da ênfase que Norman Rockwell, meu desenhista preferido, dá a sapatos.

--------------------------------

Voltando a sapatos que trazem... tristeza.



No Campo de Concentração que visitei em Auschwitz-Birkenau dói, não no pé, mas no coração ao olhar as grande vitrines de sapatos dos que morreram, milhões no diabólico nazismo de Hitler. Na foto inferior, calçados de crianças.


Depois da visita ao Campo de Treblinka, fotografei meus pés... "Aonde meus pés não me levam por amor aos judeus?"


Quando vou a Israel, renovo meu estoque de meias... lembrando "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. pararam os nossos pés junto às tuas portas, ó Jerusalém."(Salmos 122:1-29


De meias e de souvenirs.


Souvenir, como estes chinelos do Hotel Ilan **** um hotel onde me hospedei em Lublin, Polônia, hotel que foi antes da II Guerra a maior escola rabínica da Europa. 
"Feel the tradiction"



Estes do Canadá e da Holanda.


Meias - que os gaúchos chamamos carpim - compradas na Polônia. A primeira "N
ão me convidem que eu não bebo", as demais homenageando o grande gênio pianista polonês F. Chopin.


Outras, a primeira para dar de presente.


Meias a serem usadas no avião (Matkat=viagem)


E quem se lembra do Rei do Sapateado, o judeu Fred Astaire?



E falando em teatro, cena de "The Nail", que apresentei com meus netos recentemente no Congresso de Verão do Exército de Salvaçao da Finlândia.



As sandálias que Jacob, o ferreiro, usou foram compradas na Três Vendas, bairro alemão na cidade de Pelotas-RS.



Trabalho de escola do netinho David.



E falando na minha terra natal, foto antiga de duas tias-avós, Lili e Lydia Franke, antes de se casarem, cal
çando sapatos feitos pelo irmão Arthur Franke, que era sapateiro.

-----------------------------------------

The last but not the least

1


Leslie Caron e Michael Wilding no filme "Sapatinho de Cristal" (Glass Slippers), uma versão da história de Cinderela, que recomendo.




Do filme Titanic - dança na terceira classe:

https://www.youtube.com/watch?v=erAQ9LkftwA


No Chinese Theater... 

http://paulofranke.blogspot.com/2016/02/post-07-chinese-theatre-e-o-estudio-de.html

2




https://paulofranke.blogspot.com/2011/05/churrasqueiro-sapateiro-guerreiro-de.html

3

Um link imperdível de meu blog:



https://paulofranke.blogspot.com/2009/07/i-pegadas-na-areiapegadas-do-bemdeborah.html

4


Quando fiz bolhas nos pés ao percorrer os limites do Gueto de Varsóvia

https://paulofranke.blogspot.com/2010/09/3-o-que-sobrou-do-gueto-de-varsovia.html

5


"Kenkä-Pekka", loja de sapatos. .. Kenkä em finlandês é sapato e Pekka o nome do dono. A piada fica por conta do som da "traducão" : "Quem quer peca"... E é verdade, concordam? Mas quem não quer não peca, aleluia!

6


Um par de tênis que me prometeram de aniversário, no dia 6.10.

--------------------------------------------------

Atualizando as visualizacões do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:


1.541.373= 27 de setembro de 2024

-------------------------------------------------

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home