Paulo Franke

29 dezembro, 2006

f é - R I A - s !


" Para o corpo, com o espírito em mente." Gostei desse slogan, lido em uma revista americana que anunciava um hotel para os cristãos passarem férias de total proveito. A maioria dos brasileiros não têm acesso a um lugar tão belo e repousante como o daquele anúncio. Temos, porém, as belezas naturais de nossa terra - praias, rios, campos e montanhas - muitas vezes sem precisarmos ir muito longe ou mesmo sair de nossa cidade.

Férias é um tempo necessário. Faz-nos bem uma pausa em nossa rotina e o envolvimento com novos cenários, novos ares, novas pessoas e novas atividades, reabastecendo-nos assim para o novo ano que se inicia.

Muitas pessoas, por mais estranho que pareca, afirmam existir algo como "o estresse de cada estacão do ano". Uma senhora, com muita seriedade e coberta de argumentos, descreveu-me a causa de cada um. E quado perguntei sobre as férias de verão - achando que finalmente haveria também "férias de estresse" - balancou a cabeca enumerando diversos motivos que fazem dessa época do ano "um tempo extremamente estressante"!

O Salmo 23, o mais conhecido da Bíblia, porém nem sempre o mais praticado, é rico em situacões e ocasiões altamente relaxantes. Curiosamente, não foi escrito quando Davi estava "gozando férias", mas em meio às suas múltiplas atividades e ao enfrentar armadilhas de seus inimigos por todos os lados. Em meio a essas experiências, recordava-se de um tempo passado quando pastoreava ovelhas. E escreve sobre repouso em pastos verdejantes e não sobre campos secos; sobre ser guiado mansamente a águas tranquilas e não sobre águas turbulentas; sobre alma refrigerada e não sobre "fundir a cuca"; sobre mesa posta e não sobre fome espiritual; sobre cálice transbordante e não sobre secura espiritual, bêncãos essas provenientes da conviccão de que o Senhor era o seu Pastor.

Em visita ao Campo dos Pastores, em Belém, mostrava-nos o guia de nossa viagem a Israel, as cavernas onde os pastores guardavam os seus rebanhos durante a noite. E depois de cada animal estar em seu interior, deitava-se atravessado à porta da caverna, protegendo o seu rebanho de males de quaisquer espécie. Davi, que nascera em Belém, certamente fizera o mesmo, daí confiar na protecão e na bondade e misericórdia de seu Senhor e Pastor, que se seguiriam todos os dias de sua vida.

Sim, Deus é Quem nos faz vencer o estresse destes tempos difíceis e violentos em que vivemos. Férias durante o ano inteiro é utopia, mas a experiência descrita no salmo pode ser uma realidade maravilhosa e palpável do nosso dia-a-dia com Deus.

Texto: livro Edificacão Diária - Foto: Martta Hämäläinen Franke da Silva

2 Comments:

  • Hello from New Zealand. I was searching the blog world when your blog popped up. I cannot understand your language, but I like your photos - especially this one.
    All the best for the New Year.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, dezembro 29, 2006 7:09:00 PM  

  • Paulo suas experiências enquanto homem do mundo,encarregado de levar a palavra de Deus é muito interessante.
    Nem sempre fazemos o que gostamos e também gostaríamos de ter oportunidades de conhecer o mundo,mas nem sempre é assim,fico feliz por você e continue a me mandar suas experiências e fotos.
    Abraços a todos.MªCaetano.

    By Blogger Unknown, at segunda-feira, fevereiro 05, 2007 12:13:00 AM  

Postar um comentário

<< Home