Paulo Franke

03 dezembro, 2006

Meus sinceros votos de FELIZ NATAL a todos


O poema abaixo, no original inglês - que escrevi uma semana antes da tragédia de 11.09.2001 em Nova York - expressa principalmente o meu sentimento com relacão ao país onde vivo, terra belíssima mas não isenta de grandes problemas sociais.
O Coral Gospel cantou-o, com música de Timo-Matti Haapiainen, em diversas ocasiões no Natal daquele ano.

A Realidade

Caia a neve e cobria as ruas
E em cada canto havia luz a piscar;
Que esplêndida era a cena,
Como fantasia no ar!
Envolvido naquele sonho,
Da realidade me esqueci:
Longe há guerras, choro
E pobreza, mas não aqui...

Então um estranho sentimento se infiltrou,
Tentando minha mente convencer:
"Essa não é a nossa realidade, aqui,
Preocupar-me, então, por quê?"
Tarde demais, conclui;
Meus olhos já olharam ao redor:
Pessoas solitárias, bêbadas, em depressão,
Encontro em todos os lugares, em profusão...

O Natal encerra uma maravilhosa realidade:
Jesus Cristo nasceu para salvar a humanidade.
Nunca mais deste fato me esquecerei;
Por Tua Causa, Senhor, agirei e lutarei!

The Reality

As the snow covered the street
And the lights shone everywhere,
How splendid was the scene,
As a fantasy in the air!
Then, involved in that dream,
I forgot reality:
Far away there's war and crying,
People suffering, poverty...

Then a strange feeling came
Trying to convince my mind:
"This is not our reality,
Why worry? Put it aside!"
It's too late, I realized,
For my eyes have looked around:
Lonely people, drunk, depressed,
In my neighborhood I found...

Christmas has a wonderful reality:
Jesus Christ was born to save humanity.
Never more will I forget this holy fact;
For your sake, Lord, I will fight and I will act.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home