Paulo Franke

17 março, 2007

Encontro de Brasileiros na Finlândia

- Brazilian Fellowship -

Foto 1


Chegando à Finlândia em agosto de 1999, a constatacão de que havia brasileiros no país - cerca de 500 atualmente - fez com que planejássemos um encontro social e cultural em Helsinki, o que aconteceu pela primeira vez em fevereiro do ano de 2000 (nesse mesmo mês e ano iniciamos o International Open Gospel Choir, tópico postado em novembro 2006)). A BF, como chamamos, tem 7 anos e se reuniu por muito tempo mensalmente, com excecão dos meses do verão europeu, junho, julho e agosto.

Por que os calorosos brasileiros da BF não se reúnem no verão? Uma das principais razões é porque, após os meses de intenso frio e muita escuridão, curtir o sol e o ar livre é a grande pedida e até necessidade para quem vive no norte da Europa. Nosso encontro, por esse motivo, tem tido maior assistência e sucesso nos meses do outono e do inverno.

Foto 2


A idéia inicial persiste: criar um ambiente cuja atmosfera seja amigável, tipicamente brasileira, que acolha brasileiros saudosos da terra e amigos e simpatizantes do Brasil e de nossa cultura. Ao longo desses anos, um número sem conta de pessoas tem participado. São brasileiras casadas com finlandeses (e vice-versa); brasileiros que trabalham no país; intercambistas tanto brasileiros estudando na Finlândia quanto finlandeses que já estudaram no Brasil; funcionários da Embaixada do Brasil; pessoas que já visitaram ou trabalharam no nosso país e uma minoria de portugueses e de africanos de língua portuguesa.

Foto 3

Há também outros casos, como o da família Kamshilim, da Rússia , cujo pai lecionou na Universidade de Campinas na década de 90 e que vem ao encontro para conservar o idioma português e o link com os brasileiros de quem tem saudade. Ritva Marina é filha de pioneiros da Colonia Finlandesa de Penedo-RJ e uma das participantes mais assíduas. Mira, brasileiríssima, é quem mais divulga o nosso encontro e nunca vem só, mas sempre com convidados, brasileiros ou não.. Minha sogra - com 84 anos, ativa e conservada - é a pessoa mais idosa do encontro e de quem todos gostam. Depois de quase 50 anos trabalhando no Brasil como missionária, decidiu voltar à sua terra natal há cinco anos. Em 1953, juntamente com seu esposo, já falecido, e três filhos (uma delas a Anneli, minha esposa) foi para o Brasil e dele tem saudade, também de suas outras duas filhas nascidas em São Paulo e que lá vivem. Dona Martta nunca parece estar cansada, muito menos para tomar o bonde e vir ao encontro! Anneli prepara o café e cada participante traz algo para a mesa, muitas vezes receitas brasileiras para o agrado geral.

Foto 4


Constam do programa da BF, a tradicional apresentacão de cada participante, invariavelmente com a pergunta ”Por que a Finlândia?”; mencão a datas cívicas brasileiras; tópicos interessantes ou curiosos da história de nosso país; leituras de mensagens ou informacões recebidas pela Internet, incluindo piadas engracadas e inocentes ao mesmo tempo, brincadeiras de salão etc. A BF dá boas-vindas calorosas a cada um, exceto à bebida alcoólica, a conversas negativas do tipo ”falar mal do Brasil ou da Finlândia”, a críticas ácidas a quem ou ao que seja ou a piadas indecorosas ou mesmo de duplo sentido. E temos sobrevivido sem essas coisas, conservando nosso ambiente sadio e agradável!

Foto 5


Temos tido ao longo desses anos alguns ”descobrimentos do Brasil”, isto é, de pessoas que nos visitam por curiosidade e que descobrem que o Brasil não é o que a TV no exterior apresenta de modo quase geral e de forma um tanto distorcida - cai então a idéia de que em nosso país ”há somente praias e carnaval, samba e cachaca, pobreza e violência”... Algo mais que sempre causa surpresa a quem nunca esteve no Brasil é saber que nas regiões sudeste e sul faz frio e que conhecemos, mais acentuadamente no sul, as quatro estacões do ano. Publicacões fornecidas pela Embaixada têm apresentado um país que, apesar dos problemas que enfrenta, é um país sério e dinâmico e lindo, muito lindo! Naturalmente, há momentos em que, no bom estilo brasileiro, muitos conversam ao mesmo tempo (e se entendem, para espanto dos finlandeses!). Somando a isso, como fundo musical em certos momentos, dois CDs de música popular brasileira têm sido os mais tocados: ”Flautistas do Rio” e "O melhor do choro" e, ao som dos chorinhos, risos e até gargalhadas! Afinal, é um encontro de brasileiros!! Muitas vezes acontece em um canto uma conversa intelectual e em outro informacão de servicos prestados no país ou mesmo troca de receitas culinárias.

Ainda que não seja um encontro religioso, reunimo-nos sempre em salas sociais do Exército de Salvacão. No início tínhamos um endereco, hoje funciona em um outro endereco e em breve a BF terá continuidade em ainda um outro endereco. O importante é que este encontro tem sido para muitos o endereco certo da alegria, da descontracão e da confraternizacão, sem as quais viver no exterior pode ser algo bem difícil.
Foto 6
Novembro 2007

Foto 7
Foto 8


Janeiro 2008:

As duas fotos acima são do nosso Encontro de janeiro, em pleno inverno-quente na Finlândia, agora em um local amplo no 3r andar da Castréninkatu 23. Foi um encontro muito animado e, embora nem todos estejam nas fotos, tivemos 35 presentes!! Continua, portanto, a Brazilian Fellowship, sempre atraindo gente nova e mantendo alguns que têm vindo há muitos anos. Alexei e Helena - que vieram com sua filha e netinho - contaram da viagem que fizeram recentemente ao Brasil depois de mais de 10 anos de ausência (ler acima no texto sobre esta família amiga dos brasileiros). No mais, aconteceu aquela mesma alegria que sempre caracterizou o nosso Encontro de Brasileiros e Amigos do Brasil.
**
Próximo encontro: 27 de abril de 2008, às 18h30.
Local: Castréninkatu 24-26 - 3r andar (entrada pelo portão)
Todos são bem-vindos (também a trazer algo para a mesa!).

oBRigado e aBRaco, BRavos BRasileiros, e lemBRancas ao BRASIL ! Até BReve!

36 Comments:

  • Olá Sr. Paulo!
    Vim ver o seu blog depois da mensagem deixada no Orkut na com. 'Brazileiros na Finlândia'
    Muito bonito e interessante o seu blog!
    Destas fotos reconheci apenas uma pessoa que tive assim oportunidade de ver como era mais nova.
    Felicidades!

    By Blogger Joana , at terça-feira, março 20, 2007 8:44:00 PM  

  • Oi... Adorei todos os encontros que fui, muito divertido, gosto muito da oportunidade de sempre conhecer novas pessoas e estar novamente com os conhecidos... É sempre gostoso...

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, março 20, 2007 9:16:00 PM  

  • E, espero termos mais encontros, com vcs mudando para Helsinki novamente... Bjs a todos... Alessandra Pimentel

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, março 20, 2007 9:18:00 PM  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Unknown, at quarta-feira, março 21, 2007 3:44:00 PM  

  • Ilaide disse...
    Franke, ao ler este lembrei-me quando estive em Portugal como era gostoso reunir com os brasileiros, e algumas vezes fazer um bom churrasco gaúcho... Estes encontros são simplesmente deliciosos... Diz o ditado que: "Recordar é viver", e para nós que deixamos tudo, inclusível a família por amor a Cristo, nos reunir com compatriotas é uma das bençãos que o Senhor nos proporciona. Isso mesmo, Deus tem um ministério para você....e que ministério!!!!
    Bom amigo, que Deus o fortaleça continuamente, e te responda as orações.
    Com estima,
    Fleury

    By Blogger Unknown, at quarta-feira, março 21, 2007 3:47:00 PM  

  • Paulo,
    que saudades me deu do Brasil e dos tempos que a Martta e o Leandro dirigiam o nosso grupo latino em Jyväskylä. Que tal se mudarem aqui para o centro da Finlândia e recomeçar o trabalho latino que terminou depois que a Martta e o Leandro foram embora. Daqui ficaria pertinho para voces visitarem diversos locais da Finlândia e dirigir grupos latinos em diversas partes do país, que tal a idéia?

    By Blogger Unknown, at quarta-feira, março 21, 2007 9:54:00 PM  

  • oi gente estive em helsink por tres meses ,e conheci a fabulosa mira,so que voltei e nao peguei o email dela por favor que poder ajudar eu agadeço,pois que conhece esta simpatica morena maezona,nunca a esquece

    By Blogger michelle, at segunda-feira, julho 16, 2007 8:27:00 PM  

  • Michele! Só agora li o seu comentário, desculpe-me! Não tenho o e-mail da Mira, mas vou vê-la no encontro, na próxima semana, e falar do seu recado. Abraco!

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, setembro 19, 2007 10:08:00 PM  

  • Olá Paulo, lindo o seu blog!
    Sabe quem está dizendo?
    Maria Dilva Montiel de Pelotas/RS.
    Lembra? Saudade de você! Mande seu
    endereço para mandar correspondencia.
    Abraços Maria Dilva

    By Blogger Unknown, at domingo, outubro 07, 2007 11:21:00 PM  

  • Olá Paulo,
    Muito bom o seu blog. Parabéns!!
    Eu gostaria de fazer contatos com brasileiros. Estou de mudança para a Finlândia e seria muito bom poder trocar algumas palavras, fazer amigos, etc... Imagino que saiba como não é muito fácil essa história de migrar do Brasil para o norte do mundo. Moro em Rovaniemi.
    Obrigada,
    Virginia

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, janeiro 22, 2008 12:34:00 PM  

  • Oi Paulo seu blog é muito interessante, e mostra o quanto
    os brasileiros são unidos fora
    e aqui no Brasil ! Parabéns !
    Que seus encontros sempre sejam
    alegres e cheios de paz ! Abraços
    da Vitória.

    By Blogger Unknown, at quarta-feira, fevereiro 13, 2008 1:42:00 AM  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Unknown, at quarta-feira, fevereiro 13, 2008 1:44:00 AM  

  • Oi Paulo,
    Meu nome e Heloise Baylão e moro na Holanda. Temos uma Fundaçao onde tivemos durante tres anos um programa de Tv brasileiro "Samba de Quintal" - www.sambadequintal.nl.
    Hoje fazemos reportagens sobre brasileiros que moram no mundo. Estaremos indo no final de junho a Finlandia e gostariamos de fazer algumas reportagens, quem sabe voce poderia nos ajudar? Seria bem legal se pudessemos fazer uma reportagem com voce tb.Meu e-mail e: hbaylao@sambadequintal.nl
    Agradeço desde ja seu breve retorno.
    Um abraço,
    Heloise Baylão
    Samba de Quintal

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, junho 06, 2008 2:17:00 PM  

  • Olá paulo, amei o seu blog, amo a Finlândia, oro por este país e fico muito feliz em encontrar um blog como o seu, tão lindo. Sou brasileira e gostaria de deixar um abraço para todos os brasileiros que moram ou estam passando por ai.Deus continue abençoando o seu ministério.
    Marli Elizabet
    Brasil

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, outubro 21, 2008 2:42:00 AM  

  • Olá Sr. Paulo!

    Me mudei recentemente pra Finlândia e gostaria muito de participar dos encontros.Moro em Vantaa.Quando será o proximo encontro?

    Abraços.

    Wagner.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, dezembro 13, 2008 8:24:00 PM  

  • Oi Sr.Paulo,
    Espero que estejam todos bem e com muita saude.Lembracas da Patricia e Risto Masalin.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, dezembro 26, 2008 9:02:00 PM  

  • Paulo, parabéns pelo seu blog. Sou brasileiro e estou buscando informações sobre a Finlândia. Gostaria de saber se poderia contar com sua ajuda neste sentido.
    Peço a gentilza de mandar informações para o e-mail sylas@wnw.com.br

    Grato, Sylas

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, dezembro 31, 2008 11:40:00 PM  

  • Sou brasileiro e quero em mudar para a Finalandia. Adoro a cultura sem falar na educação que pode ser proporcionada.
    Tenho mulher e filho.
    Moro no Rio de Janeiro e como aqui não existe curso, estou estudando pela internet. é dificil... + estou caminhando.
    Gostaria de informações, por exemplo para arrumar emprego, estudar talvez finlandes ai, a melhor cidade para me situar...

    agradeço de coração.

    mail: sergio.gomesf@gmail.com

    By Blogger Unknown, at quinta-feira, abril 09, 2009 10:18:00 PM  

  • ola gostaria de informaçoes de vc se puder.

    tenho 22 anos e estou estudando a possibilidade de viajar para a finlandia.
    quero trabalhar e morar ai.

    quais sao as principais barreiras?
    o povo fala somente a lingua local ou falam ingles?
    quais possibilidades ha de conseguir um emprego ai?

    contato: renan.86@hotmail.com

    desde ja obrigado

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, maio 04, 2009 3:53:00 AM  

  • Oi Paulo Franke
    Descobri seu blog por acaso, estou procurando a Aila Mirani Hämälaine Lopes, irmã da Lys casada com Daniel Bastos, fomos muito amigas durante a nossa infancia e adolecencia, tenho saudades da comida da D. Martta uma delícia sem falar nos pães doces, na época eles moravam num aptº na Liberdade em SP.
    Por favor se possível me informe o email dela, tenho muitas saudades dela, meu nome é Meg, na época fenquentavamos o Corpo Central na Liberdade .
    Adorei seu Blog
    Meg
    meu email margareteathayde@gmail.com

    By Blogger Unknown, at domingo, setembro 06, 2009 4:16:00 AM  

  • GOSTARIA DE CONHECER A FINLANDIA, TRABALHO COM OUTDOOR AQUI NO CEARA.

    By Blogger Unknown, at sábado, novembro 07, 2009 2:35:00 PM  

  • Olá Paulo tudo na paz? meu nome é Wilke e estive pesquisa sobre brasileiros na Finlândia, tenho muito interesse pelo país e encontrei seu blog, te adcionei no meu msn, gostaria que vc aceitasse para se possivel vc falar sobre como é viver por aí. Fica na paz, Deus abençoa.

    By Blogger SALTI, at sexta-feira, agosto 13, 2010 5:24:00 PM  

  • Amigo Wilke,
    Desculpe-me, mas näo uso msm.
    Tenho uma postagem (veja no Índice)que se chama "Finlândia - o país nórdico onde vivemos", com muita informacão sobre este maravilhoso país.
    aBRaco

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, outubro 28, 2010 8:57:00 PM  

  • olá Paulo, meu nome é Tatiane e eu estou passando por um momento difícil, meu irmão está indo para a Finlandia e ele sabe falar inglês, nós somos evangélicos e meu irmão queria copnhecer alguém que pudesse orientá-lo. por favor, fale comigo e me oriente. meune-mail é ane.ribas1980@hotmail.com. obrigada e que Deus te abençoe!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, novembro 23, 2010 5:50:00 PM  

  • olá, eu queria saber das dificuldade de ir morar na finlandia?? se puder responder essa pergunta por favor envie um e-mail para mim

    email: phelipeafonso12@yahoo.com.br

    msn: phelip_12_correa@hotmail.com

    By Blogger Phelipe Rocha, at segunda-feira, abril 11, 2011 5:15:00 PM  

  • OLÁ? TUDO BEM? GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇÕES COM O SR. SOBRE A FINLÂNDIA. PODERIA ANOTAR MEU EMAIL o ME ADD NO MSN?

    fabiana.aa@hotmail.com

    Me mande um email para eu ter o seu.

    DESDE JÁ AGRADEÇO

    By Blogger FabiAraujo, at sexta-feira, junho 10, 2011 2:59:00 AM  

  • olá Sr Paulo , estou aqui na Finlandia e estou sem nada para fazer , voce poderia me ajudar ?
    queria fazer alguma coisa , fico sozinha na casa sem ter nada para fazer
    eu te agradeceria muito !

    By Blogger rafaela, at segunda-feira, agosto 01, 2011 11:24:00 AM  

  • ola senhor.paulo vi o seu blog,e muito bonito. fiquei cantado,o meu maior somho e jogar futebol nesse pais,no brasil nao tive opurtinidade,como fasso pra jogar ai na filandia vou deichar o meu emeio.sandrinho.ferreirinha@hotmail.com felicidades pra todos.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, dezembro 10, 2011 3:43:00 AM  

  • Olá Sr. Paulo

    Eu adoro a Finlandia e desejo muito conhece-la um dia.
    Gostaria de manter contato com brasileiros que vivem na Finlândia para me orientar sobre esse lindo pais.
    Se tiver alguém interessado em contactar-me meu msn é herlon.ronin@hotmail.com

    Abraços e uma ótima semana a todos
    bjs...

    By Anonymous Anônimo, at domingo, abril 08, 2012 4:19:00 AM  

  • Olá sr. Paulo, sou de guarulhos são paulo, muito bom o seu blog, calor humano.gostaria de pedir uma gentileza, tenho uma conhecida que se mudou para finlandia a algum tempo, inclusive casou-se neste pais, tem o nome bastante original e gostaria de obter o endereço dela chama-se ODICLEIA só tenho o primeiro nome caso tenha contato ou conheça alguem que a conheça passe meu darcio.car@hotmail.com a proposito meu nome é Roni.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, novembro 08, 2012 11:27:00 PM  

  • Meu irmão mora na Finlândia há 2 anos, meu e-mail é ane.ribas1980@hotmail.com

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, abril 01, 2013 6:27:00 PM  

  • http://prixviagrageneriquefrance.net/ vente viagra
    http://commanderviagragenerique.net/ viagra acheter
    http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra generico
    http://acquistareviagragenericoitalia.net/ acquisto viagra

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, maio 02, 2013 3:21:00 AM  

  • http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
    http://commandercialisfer.lo.gs/ acheter cialis france
    http://prezzocialisgenericoit.net/ compra cialis in italia
    http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

    By Anonymous Anônimo, at domingo, junho 09, 2013 3:09:00 PM  

  • Olá, meu nome é Tatiane e há uns anos atrás postei um comentário sobre meu irmão aqui, ele mora na Finlândia há algum tempo. Se algum brasileiro quer fazer um amigo por lá o nome dele é Danilo, seu e-mail é daniloribas@hotmail.com e ele tbm conhece a Mira. bjos

    By Blogger Ane Ribas, at segunda-feira, março 17, 2014 3:36:00 PM  

  • Olá, meu nome é Tatiane e há uns anos atrás postei um comentário sobre meu irmão aqui, ele mora na Finlândia há algum tempo. Se algum brasileiro quer fazer um amigo por lá o nome dele é Danilo, seu e-mail é daniloribas@hotmail.com e ele tbm conhece a Mira. bjos

    By Blogger Ane Ribas, at segunda-feira, março 17, 2014 3:37:00 PM  

  • Meu irmão mora na Finlândia há um tempo, o nome dele é Danilo, seu e-mail é daniloribas@hotmail.com e ele conhece a Mira :D bjos

    By Blogger Ane Ribas, at segunda-feira, março 17, 2014 3:38:00 PM  

Postar um comentário

<< Home