Paulo Franke

18 março, 2008

Mini-textos de maxi-significados 3

(parafraseando) Planeta Terra! "... que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos, debaixo das asas, e não o quiseste!" (Mateus 23:37) - gravura: gentileza de uma amiga de Campina Grande.

+ + +

PÔNCIO PILATOS VIVEU - JESUS CRISTO VIVE!





Durante séculos críticos da Bíblia enfatizaram que somente no Novo Testamento Pôncio Pilatos é mencionado. E concluíram que o governador romano tão importante era um mito devido ao fato de não haver evidências extra-bíblicas sobre sua pessoa.
Em 1955, quando arqueólogos de Milão estavam escavando o grande anfiteatro em Cesaréia, descobriram uma pedra que aparentemente havia sido usada como assento. O lado de trás da pedra do primeiro século contém o nome do imperador romano, Tiberias (Tiberium), e o nome Pôncio Pilatus (Pilatus). Sabendo desse fato pelo guia de nossa excursão a Israel, eu não poderia deixar de fotografar essa significativa pedra ao visitar o anfiteatro de Cesaréia.


Ainda que nunca tivesse sido aplaudido em teatros, como o foram os governantes romanos...


"... subsistindo em forma de Deus... a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhanca de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra...





... e toda a língua confesse que Jesus é Senhor, para glória de Deus Pai."

(Filipenses 2:7-11)


+++


O peixe, um dos primeiros símbolos do Cristianismo, foi usado em todas as partes do mundo conhecido logo após a morte e ressurreicão de Jesus Cristo. Era um símbolo secreto, conhecido somente pelos seguidores de Jesus. Diante da perseguicão aos primeiros cristãos, o símbolo do peixe comecou a ser usado.


Isso aconteceu não somente pelo fato de que o peixe foi associado ao ministério terreno de Jesus - alguns dos discípulos terem sido pescadores, ter alimentado multidões com pães e peixes, ter dito que os discípulos seriam pescadores de homens, terem assado peixe na manhã da ressurreicão - mas também pelo fato de que as primeiras letras da palavra peixe em grego formarem o "código", Jesus, Cristo, Deus, Filho, Salvador.


Em anos posteriores a figura do peixe não mais foi usada, sendo substituída pela cruz. Em anos recentes, no entanto, o peixe despertou um novo interesse e pode ser adquirido em madeira, prateado ou dourado como ornamento - mesmo de automóveis - identificando como cristãos aqueles que o usam.




Certa vez me foi presenteada uma curiosa espinha da parte de trás do dorso de um peixe. Guardei-a por muitos anos, até que se quebrou. Sabendo tratar-se de uma espinha verdadeira de um peixe da Flórida-USA, contatei um colega que lá trabalhava o qual me enviou uma nova espinha, à venda como souvenir do lugar. "O crucifixo" que ela revela tem sido mostrado em muitas reuniões em que participo durante a Semana Santa.





JESUS CRISTO, QUEM É ELE?




Em química, transformou água em vinho.


Em biologia, nasceu fora da concepcão normal.


Em física, desafiou a lei da gravidade quando subiu ao céu.


Em economia, desafiou a lei da diminuicão de retorno


alimentando 5000 pessoas com 2 peixes e 5 pães.


Em medicina, curou o doente e o cego sem administrar-lhes uma única dose de remédios.


Em história, é o princípio e o fim.


Em governo, foi chamado de maravilhoso conselheiro, príncipe da paz.


Em religião, declarou que ninguém pode ir ao Pai senão por Ele, o único verdadeiro Salvador.


Ele é Jesus!


O maior Homem da história,


Mestre sem servos,


Professor sem diploma,


Médico sem remédios,


Governador sem usar de forca,


Conquistador do mundo sem batalhas militares.


Una-se a Ele e celebre-O, pois Ele é digno!

+
(Internet)

+ + +


"Porque Ele vive posso crer no amanhã,

Porque Ele vive temor não há,

Pois eu bem sei que o meu futuro

Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está!"


+ + +


"Nosso Senhor tem escrito a promessa da ressurreicão não somente em livros, mas em cada folha da primavera."

(Martin Luther)

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home