Paulo Franke

07 março, 2008

Terras bíblicas por onde andei



Uma peregrinação bíblico-fotográfica

ISRAEL - EUROPA - TURQUIA - EGITO
_________________________
- Identifique o local da foto através do versículo bíblico -

- Salvo raras exceções, as fotos são de minha câmera -



_________________________

- 1 9 8 6 -

ISRAEL


... a todas as nações, começando por Jerusalém. (Lucas 24:47)
(Excursão a Israel com colegas americanos)



És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? (Lucas 24:18)


Então foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui que eu vou orar. (Marcos 14:32)


E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira... então o crucificaram. (Marcos 15:22)


Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. (Marcos 16:6)


Mas ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia os discípulos não reconheceram que era ele. (João 21:4).
- Acordei bem cedo para ver o nascer-do-sol no Mar da Galiléia -

.


... foi o anjo Gabriel, enviado da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem... O anjo lhe disse: Maria, não temas... Eis que conceberás e darás à luz um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus. (Lucas 1:26, 27 e 31)


José também subiu... para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém... e ela deu à luz o seu filho primogênito e o deitou numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lucas 2:4 e 7)



Havia naquela mesma região pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. ...E disseram uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam a Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. (Lucas 2:8, 15, 16)



... Eis que vieram uns magos do oriente.. E perguntaram: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para adorá-lo. (Mateus 2:1-2)

Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. (Mateus 3:13)


Batizado Jesus, saiu logo da água e eis que se lhe abriram os céus e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. (Mateus 3:16)
- Batizado como bebê na Igreja Episcopal Anglicana, fui batizado como adulto pelo líder da excursão, o então Capitão William W. Francis, ao visitarmos o rio Jordão -



E logo o Espírito o impeliu para o deserto, onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam. (Marcos 1:12-13)
.
- O Monte da Tentação, no deserto da Judéia -





Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Pedro e André, que lançavam rede ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. (Mateus 4:18-20)




Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado. (Mateus 14:22)


... E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade... Jesus dormia. ... E levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se grande bonança. (Mateus 8:23, 24, 26)




Vendo Jesus as multidões subiu ao monte... e ele passou a ensiná-los dizendo: "Bem- aventurados ... os humildes de espírito... os que choram... os mansos... os que têm fome e sede de justiça... os misericordiosos... os limpos de coração... os pacificadores... os perseguidos por causa da justiça... " (Mateus 5)
.
- Leia todo o sermão do monte, cheio de consolo para a vida -





Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo. (Mateus 4: 23).
-No sábado pela manhã fui à sinagoga na cidade de Tibérias, às margens do Mar da Galiléia, também chamado Tiberíades -




... Foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar. O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Dai por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino de Deus. (Mateus 4:13, 16, 17).
- Ruínas da antiquíssima sinagoga de Cafarnaum -




Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho de Deus? ... Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mateus 16:13, 16).
- Encravados na maior pedra de Israel, nichos de deuses romanos... significativo lugar para a declaração de Pedro, cujo nome também significa pedra -


Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar... E todos ficaram cheios do Espírito Santo. (Atos 2:1, 4)




E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, piedoso e temente a Deus... (Atos 10)

- Leia o capítulo em sua Bíblia e tome conhecimento do episódio que fez com que o Evangelho, que até então alcançava somente judeus, a partir daí começasse a abranger também gentios (não-judeus) -






E Filipe se achou em Azôto e ... anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. (Atos 8:40)




Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem, pois do modo porque deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma. (Atos: 23:11)
.
- Quando o Senhor falou a Paulo estava ele preso na fortaleza da cidade de Cesaréia, a capital romana no país -




... Agora, pois, manda ajuntar a mim todo o Israel no monte Carmelo..." (1 Reis 18:19).
- Estou no monte Carmelo, onde Elias venceu os profetas de Baal; abaixo a bela cidade de Haifa.





Depois vieram até o vale... e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara... (Números 13:23).
- Dois homens carregando um grande cacho de uvas: símbolo do turismo em Israel e de seus guias, responsáveis por mostrar o melhor da terra. Ao fundo, no deserto da Judéia, o Mar Morto -




E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se em uma estátua de sal. (Gênesis 19:26)
.
- Foto tirada de Massada vendo-se abaixo, à distância, o Mar Morto; uma pesquisa no Google fornecerá dados interessantíssimos ambos sobre este forte como também sobre este mar e suas particularidades -





- Visita a Qumran, perto do Mar Morto, em cujas cavernas um jovem pastor encontrou, em 1949, rolos contendo livros ou parte de livros bíblicos (busque também o Google) -



Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos... faze-a conhecida. (Habacuque 3:2)
.
- Livro de Habacuque encontrado nas cavernas de Qumran -




Em Qumran, um "achado": um brasileiro desse maravilhoso povo judeu de quem herdamos a fé.





Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no Mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis. (Ezequiel 47.8)
.
- No Mar Morto, pela densidade de suas águas, flutuamos ao nadar -




E os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.


(Apocalipse 16:16)







Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. (Joel 3:14)
_______________________________

- 2 0 0 1 -
.

EUROPA






Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava, em face da idolatria dominante na cidade. Então... levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos..." ...





... passando e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar no qual está escrito Ao Deus Desconhecido...





... Pois esse que adorais sem conhecer, é precisamente aquele que eu vos anuncio.

(Atos 17: 16, 22, 23).
- Lendo meu Novo Testamento de bolso no local tido como o do discurso de Paulo aos atenienses -







Uma vez em Roma, foi permitido a Paulo morar por sua conta, tendo em sua companhia o soldado que o guardava. (Atos 28:16)



Paulo... a todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos: Graca a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
.
(Carta de Paulo aos Romanos 1:7)






Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?... Em todas estas cousas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Porque estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Carta aos Romanos 8:35, 37, 38, 39)





... os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força... foram apedrejados, provados, serrados pelo meio...necessitados, afligidos, maltratados. ...Imitai a fé que tiveram." (Hebreus, vs. do cap.11 e 13:7).
- Uma inspiracão ler trechos em locais onde aconteceram! -





Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.


(João 11:25)


-Catacombe di S. Callisto, uma das galerias das Catacumbas de Roma -
.


Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
(Apocalipse 1:9)



Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e de onde vieram? (Apocalipse 7:13)



Diz o Senhor: diante de mim se dobrará todo o joelho, e toda língua dará louvores a Deus.
(Romanos 14:11)




A entrada da caverna do Apocalípse, onde João teve a visão apocalíptica.
- Sobre a placa, meu NT de bolso -




Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo.
(Apocalipse 1:3)




Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos. (Atos 18: 1 e 4)


... à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus... com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso."
(Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 1:2)

Por isso não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia... não atentando nós nas cousas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. (Segunda Carta de Paulo aos Coríntios 4:16 e 18)
____________________________


- 2 0 0 6 e 2 0 0 7 -


TURQUIA


... e navegando Paulo e seus companheiros, dirigiram-se a Perge da Panfília.
(Atos 13:13)


E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália, e dali navegaram para Antiochia. (Atos 14:25)


Perge, na Panfília, atual Side, todas as cidades situadas na moderna Turquia.




... e pelos de Hierápolis. Saúda-vos Lucas, o médico amado. (Colossences 4:13, 14).
- Acredita-se que o Apóstolo Paulo, que mencionou Hierápolis, nunca tenha visitado o lugar -



... Haverá lugar para se estenderem redes; o seu peixe, segundo as suas espécies, será como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva. (Ezequiel 47:10)
.
-Pescadores de Marmaris, Turquia, às margens do Mar Mediterrâneo, na Bíblia o Mar Grande -



E juntamente com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus
(Efésios 2:6)



Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso. (Atos 19:1)


Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo. (Efésios 5:19,20)




Por esse tempo houve grande alvoroço acerca do Caminho. ... Estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. Ouvindo isso, encheram-se de furor, e clamavam: Grande é a Diana dos efésios! Foi a cidade tomada de confusão, e todos a uma arremeteram para o teatro." (Atos 19:23, 26, 28, 29)




...Amigos de Paulo mandaram rogar-lhe que não se arriscasse indo ao teatro. (Atos 19:31)
_________________________


- 2 0 0 8 -
.
EGITO




A todos os filhos que nasceram aos hebreus lancareis no Nilo... Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés, e disse: Porque das águas o tirei. (Êxodo 1:22 e 2:10)



Depois foram Moisés e Arão e disseram a faraó: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo. (Êxodo 5:1)



Pela fé atravessaram o Mar Vermelho como por terra seca. (Hebreus 11:29)



Tirei-os da terra do Egito e os levei para o deserto. Dei-lhes os meus estatutos e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais cumprindo-os o homem, viverá por eles. (Ezequiel 20:10-11)
________________________

2 0 0 9

I s r a e l
.
(Eilat no extremo sul, Mar Morto e Jerusalém)



Todo o povo de Judá tomou a Uzias, que era de dezesseis anos, e o constituiu rei em lugar de Amazias, seu pai. Ele edificou a Elate. e a restituiu a Judá, depois que o rei descansou com seus pais. (2 Reis 14:21-22)



Viagem ao sul de Israel, Eilat. E Mar Morto e Jerusalém.

+ + + + + + + + + + + + +

Então já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
(Apocalípse 22:5)
.
- Na foto, chegando à ilha de Patmos ao anoitecer -





"A segunda vinda do Senhor Jesus será a invasão final do céu à terra, a vinda do Rei para receber o domínio universal que Lhe pertence por direito. Quando voltar, todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor!"
( Colonel Henry Gariepy)

¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤

Aquele que dá testemunho destas cousas diz: certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus." (Apocalipse 22:20)

¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤

¤

Marcadores:

9 Comments:

Postar um comentário

<< Home