Paulo Franke

10 agosto, 2008

De trem pela Europa 10 - Bergen-Belsen (Alemanha)

Do you want to read this text in English?

Although it is not a perfect translation - sometimes with many mistakes, sometimes very funny! - it can give you an idea of the subject.


Lugares visitados conforme o mapa acima.
(tente aumentá-lo clicando sobre ele e seguindo a direcão das setas)
Bremem, Berlim, Nuremberg (Alemanha), Salzburgo (Áustria), Budapeste (Hungria), Zurique,
Vevey, Genebra (Suíca), Haarlem (Holanda), Celes, Bergen-Belsen, Bremerhaven, Hamburgo, Puttgarden (Alemanha), Copenhagen (Dinamarca), Halmstad, Goteburgo (Suécia), Bergen, Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia ) e de volta a Helsinki (Finlândia), onde vivo com minha esposa e duas filhas casadas.

Esta postagem é para ser procurada no link abaixo; obrigado pela compreensão:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/03/anne-frank-o-dia-em-que-visitei-bergen.html


*

Próxima postagem:
*
De trem pela Europa 11 - Bremerhaven e Hamburgo (Alemanha)
*
Visitas a dois museus de emigracão alemã para o mundo.

15 Comments:

  • Olá Franke!

    Queria lhe felicitar pela última postagem.

    Nenhuma pessoa que presenciou tais fatos deveria ficar silente diante acontecimentos tão trágicos.

    Caro amigo, muito obrigado por não me deixar esquecer de quão maligna é nossa condição neste Mundo, eis que, afastados de Deus, todos podemos vir a repetir atos tão amargos contra nossos semelhantes.

    Grande abraço

    By Blogger saulo, at quinta-feira, agosto 14, 2008 9:09:00 PM  

  • Elzita:
    Paulo achei d+++++++++ sua reportagem de Bergen-Belsen com sua foto ao lado da sepultura !!!O q mais me emocionou foi aquela parte da visao dos vales de ossos secos (Ezequiel 37) com as fotos q vc colocou !!!

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, agosto 15, 2008 6:49:00 AM  

  • Aurinha disse:

    Uau...estou em choque...fiquei em choque...aliás...não há como não ficar, não é mesmo? Imagino como deve ter sido uma experiência forte e única na sua vida...valeu a pena mesmo ter conhecido os rapazes no albergue, não é?Parabéns! Bela viagem...Quero fazer uma de trem pela Europa, porém , menos radical...hehehe!

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, agosto 15, 2008 6:53:00 AM  

  • Chocante! Muito bom, Franke. Adorei suas fotos. Como está?
    Abraços.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, agosto 16, 2008 12:30:00 AM  

  • Jane:

    Paulo entrei no seu blog, nossa que aula de historia a tua visita ao campo de concetracao, muito triste, faz a gente pensar muito que mundo eh esse neh? Vou te contar uma coisa, a Noruega foi invadida pelos soldados nazistas na epoca da segunda guerra e a escola onde eu esudava era dormitorio dos soldados. Parabens bela cobertura.Um super abraco.

    By Blogger paulofranke, at domingo, agosto 24, 2008 2:25:00 PM  

  • Aurinha!
    Obrigado por seu comentário - extensivo a todos que postaram aqui.
    Tentei em vão escrever para o seu perfil... Só quis dizer que não foi uma experiência única, pois visitei Auschwitz também. Leia sobre a visita no link respectivo, abaixo do tópico. aBRaco!

    By Blogger paulofranke, at sábado, agosto 30, 2008 5:28:00 PM  

  • Olá Major, gostei muito de ver suas viagens pela Europa. É uma grande inspiração para mim, espero que num futuro breve consiga visitar estes lugares tbm! Um abraço.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, setembro 06, 2008 10:32:00 PM  

  • Evelize:
    Senhor Paulo...me desculpe invadir seu orkut..mas através da comunidade de nossa querida Anne cheguei até o senhor....meu Deus vim aqui lhe agradecer..sim meu amigo (desculpe a intimidade), mas através do seu lindo blog ...pude ter a oportunidade única de conhecer um pouco mais de perto (através de suas fotos e seus comentários)todo aquele horror que nunca pode ser esquecido...me emocionei muito e isso porque ainda não pude ver seu blog na integra(o que quero fazer logo...já está em meus favoritos).QUE BOM QUE OUTRAS PESSOAS PODEM TER ACESSO AO QUE SEUS OLHOS VIRAM ATRÁVES DE SEU CORAÇÃO E DA LENTE DE SUA MÁQUINA!.....me emocionei demais ...de verdade...obrigado .....tocou minha alma e meu coração......sou uma pessoa que já passei por alguns percalços dificéis nessa vida.....MAS NADA COMO RELEMBRARMOS TUDO ISSO ...ESSE HORROR QUE O MUNDO GOSTARIA DE ESQUECER...PARA DARMOS GRAÇAS A DEUS POR NOSSAS VIDAS E NOSSOS PERCALÇOS...tão insignificantes perto do que essas pessoas viveram!obrigada!

    By Blogger paulofranke, at sábado, setembro 13, 2008 2:12:00 PM  

  • Paulo,

    Agora entendo porque o Phill ficava tão triste e comovido quando visitava seu blog, embora saibamos que tudo isso aconteceu, é muito chocante quando vemos as fotos, inacreditável, imaginar que seres humanos (seriam?) fizeram isso com outros.
    Muito chocante, só ví esse tópico, verei os outros e ainda hj pretendo mostrar seu blog as minhas filhas, particularmente as fotos de Anne me tocam muito, lí o livro dela quando tinha onze anos e mesmo assim ainda está tudo tão fresco em minha memória.
    Obrigada por nos dar oportunidade de refletir e ficarmos atentos para que esse horror não volte a acontecer.
    um abs. carinhoso.

    By Anonymous Anônimo, at domingo, setembro 14, 2008 5:27:00 PM  

  • Os meus sinceros parabéns pelo excelente post! E por todo o blog também!

    Visitei Bergen Belsen poucos dias depois de si! Um sentimento muito forte de dor e mágoa, encerrados ali para sempre mas que sem dúvida todos deviamos visitar um dia!

    By Blogger Barbara, at sábado, janeiro 31, 2009 2:35:00 PM  

  • Olá!
    Em setembro estarei na Holanda e gostaria de fazer uma visitinha a bergen belsen. Como faço para chegar lá? Você poderia me ajudar?
    Valeu!

    By Anonymous kelly, at segunda-feira, abril 26, 2010 5:57:00 AM  

  • Oi, Kelly!
    Posso informar-te a como chegar lá de trem. Escreva-me:

    paulofranke@hotmail.com

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, maio 17, 2010 10:55:00 PM  

  • Oi Paulo

    ainda nao li o teu blog todo, mas descobri o blog atraves do orkut. bem nem sei por onde comecar... e melhor so dizer algumas coisas e depois se vc me escrever de volta, eu te conto um pouco da minha historia e dos milhares fabulosos livros que ja li.

    Estive a semana passada em no Campod e Concentracao de TEREZIM - Praga. Foi uma visita maravilhosa.
    Sou grande fa da Anneliese Marie Frank and ja li muitos livros acerca dela, do pai, da Miep, etc. Este verao estive plea primeira vez em Amsterdao e visitei O ANEXO. Nao sei se sabes mas a Miep faleceu no inicio desta ano.

    Amei as tuas fotos e reportagem de Bergen-Belsen.

    agente se fala.
    x
    fica com deus
    hebe

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, setembro 07, 2010 1:02:00 AM  

  • Magnifica postagem! Estou elaborando um Trabalho de Conclusão de Curso, onde pesquiso os últimos meses de vida de Anne Frank, os quais ela passou em Campos de Concentração, peço por gentileza que caso tenha alguma informação ou dica de bibliografia que me repasse, ficarei muito grata por sua colaboração! Meu email é gleicymiss@hotmail.com

    By Blogger Talita Gleicy, at sexta-feira, dezembro 02, 2011 1:56:00 PM  

  • Estranhamente, esta postagem veio sem link... procurarei reparar o erro.
    O dono do Blog.

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, março 28, 2013 5:07:00 PM  

Postar um comentário

<< Home