Paulo Franke

10 novembro, 2008

Noite dos Cristais... aí comecou o Holocausto!

9 e 10 de novembro de 1938


Noite dos Cristais -

Aí comecou o Holocausto!
*
*
Não poderia deixar passar em branco no meu blog o que a mídia tem noticiado profusamente desde o dia de ontem.

De uma forma oportuna um amigo do Orkut da cidade de Lins-SP, que como eu ama o povo judeu, enviou-me o link do YouTube que conta o que foi a Noite dos Cristais.

Diante disso, poupo-me de escrever o costumeiro texto e limito-me a publicar algumas fotos que tirei no ano 2000 ligadas ao assunto.





Ao visitar Berlim pela primeira vez, no ano 2000, e munido de uma câmera fotográfica convencional, ao revelar mais tarde o filme, uma surpresa: "entrou luz" nestas duas fotos que tirei da Sinagoga de Berlim, parecendo ambas em chamas! Isso aconteceu na realidade, e o amigo leitor vai ver e ouvir a respeito no video (link mais abaixo).



A principal rua do bairro judeu de Berlim, vandalizada pelo efeito especial causado por ter aberto a câmera sem que o filme tivesse terminado.


A sinagora foi inteiramente destruída, ficando intacta a sua fachada. Hoje a Nova Sinagoga de Berlim, como é chamada, abriga um centro judáico.



Berlim foi a cidade que mais deportou judeus para os campos de concentracão, 55 mil. Informacões, relatos e objetos de famílias judaicas podem ser vistos na visita ao centro.




De tanto amar o povo judeu pareco-me um deles!


Diante de uma pintura no Muro de Berlim mencionando a comemoracão dos 50 anos da Noite dos Cristais.





Veja este lugar sinistro no link abaixo que incluí na postagem "Minhas raízes na Alemanha", e que desmembrarei um dia, pois relacionado somente era o fato de estar viajando pelo país e pela primeira vez visitando Berlim.


**************************************

VIDEO NOITE DOS CRISTAIS

http://br.youtube.com/watch?v=dMm8mAghRr8


*******************************


Procure no "Indice de todos os meus tópicos" diversas postagens ligadas às minhas visitas a dois campos de concentracão, a sinagogas, a monumentos, a Israel e terras bíblicas, além de textos sobre pessoas que abrigaram judeus durante a guerra, com isso salvando-os, em especial Raoul Wallenberg e Corrie ten Boom, nos tópicos "De trem pela Europa - Budapeste (Hungria) e Haarlem (Holanda), respectivamente.


~~~~~~~~~~~~~~~~~

Próxima postagem
.
"A mais bela decolagem"
.

Meditacão do livro Edificacão Diária, que Deus me deu a oportunidade de escrever. E como parte dela, fotos e dados sobre o velho avião Douglas DC-3.

6 Comments:

  • Pena que não registrou o seu nome, pois enviaria a você provas de que os judeus, depois de sua atitude passiva e indefesa que fez com que 6 milhões tivessem sido mortos no Holocausto, precisa tomar uma atitude de defesa, e tem todo este direito, do contrário será lancado ao mar Mediterrâneo, como o desejam as nacões vizinhas, que o querem exterminar, o que o povo judeu já provou a duras penas.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, novembro 11, 2008 5:13:00 AM  

  • Concordo com o senhor Paulo...meu Deus o mundo tem uma dívida impagável com esse povo e agora se contextualizarmos a situação ....eles tem direito amplo de defesa hoje...e se defendem como podem!Que sombra sofrida essa nação carrega!

    By Anonymous evelize, at quarta-feira, novembro 12, 2008 7:37:00 PM  

  • Acompanho e fico grata por todas as postagens referentes ao povo Judeu.....aprendo muito com elas...não pare nunca com esse seu trabalho de informação ,divulgação de tantas atrocidades ,verdadese histórias que as vezes aquecem nosso coração em relação a esse povo já tão sofrido!Acredito que devemos divulgar...falar...explicar...não deixar nossos filhos ..e descendentes esquecerm esse sofrimento terrível que esse povo passou...DIVIDA NOSSA...DA HUMANIDADE PARA COM ELES!

    By Anonymous EVELIZE, at quarta-feira, novembro 12, 2008 7:40:00 PM  

  • De uma querida amiga de Israel:

    E sempre triste, ler ou ver sobre a Noite dos Cristais, e sobre o Holocausto em si. Mas é bom, para que jamais se esquecam dos que morreram e dos que sobreviveram aquele periodo. Abracos
    Ps: Você pode não ser Judeu, mas como diz se parece, de tanto amar o Povo Judeu. Obrigada de minha parte.

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, novembro 28, 2008 11:16:00 PM  

  • Eu tenho 15 anos,sou louca por história,do tipo de pessoa que,
    se é fato,não deve passar em branco.Acabo
    pensando que é isso que o mundo quer,
    esquecer coisas importantes.Fico com
    raiva de muita coisa."Por que lembrar
    de uma coisa dessas"...-eles dizem
    a resposta é clara:pra que não se
    repitam.
    Tainara oliveira

    By Anonymous tainara oliveira, at quinta-feira, agosto 20, 2009 8:50:00 PM  

  • DESCULPEM-ME O NÃO ACESSO AO VIDEO SOBRE A NOITES DOS CRISTAIS! PROCURE OUTROS NO GOOGLE.COM QUE POR CERTO ENCONTRARÃO...

    O dono do blog, em 09.11.12

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, novembro 09, 2012 6:36:00 PM  

Postar um comentário

<< Home