Paulo Franke

11 junho, 2009

TV "O Barco do Amor" - Você se lembra?


Parece que o que saiu da moda está na moda! Refiro-me às tantas mensagens recebidas pela Internet com imagens do passado, objetos, brinquedos, passatempos, costumes, propagandas, músicas que eram sucesso no tempo quando nascemos ou da nossa juventude etc. E algumas nos fazem recordar exatamente da época da nossa infância ou então quando os nossos filhos eram crianças. Nostalgia pura! Saudosismo puro! Rimos e repassamos aos nossos amigos da época, não é isso o que acontece?

E ao postar sobre a antiga série de TV "O Barco do Amor" (The Love Boat) minha intenção é a mesma de nos fazer recordar, somada a alguns pensamentos que escrevi nos anos 80, tirando-os do fundo do baú e com isso enfatizando a necessidade do amor verdadeiro entre as pessoas, um tema ou uma necessidade sempre atuais.



Essa alegre produção de Aaron Spelling esteve em cartaz de 1977 a 1988 e alegrou muitas noites quando nossa família estava reunida. Muitos artistas do passado faziam pontas nas séries e com isso os revíamos na telinha da TV.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

"'Olhe à direita e verá o transatlântico Pacific Princess, usado para as cenas externas da série de TV 'O Barco do Amor'', anunciou meu amigo ao passarmos pelo porto de Los Angeles, rumo a Long Beach, em 1981. Sem grande curiosidade, por não conhecer a série naquela época, admirei o belo navio sem acionar a minha pesada máquina fotográfica. Interessei-me, sim, pelo transatlântico Queen Mary, a maior atração turística de Long Beach, transformado em museu oceanográfico e em hotel de luxo.

Desde a antiguidade o mar exerce um grande fascínio sobre o homem. Folheando o jornal de domingo, podemos ver propagandas de sensacionais cruzeiros em navios-sonhos. Filmes ou livros sobre o naufrágio do Titanic têm sido vistos e lidos através das décadas. As explorações de Jacques Custeau no fundo do mar têm grande audiência na TV.

'Estamos todos no mesmo barco!' - é uma expressão conhecida e, se aplicada no momento certo, muito apropriada e até confortante. Pena que seja mais usada em situações difíceis e poucas vezes quando tudo vai bem.

O mundo deveria ser um grande barco do amor, acolhendo, sem primeira, segunda ou terceira classes, todas as pessoas! Movidos por este combustível milagroso - o amor - viveríamos todos uma experiência maravilhosa, divertida, cheia de fraternidade e com um final feliz, como eram as inocentes histórias da série 'O Barco do Amor '.

Da Bíblia Viva transcrevo palavra do Mestre dos mestres, Jesus Cristo, descrevendo os últimos tempos: 'O pecado andará solto por toda parte e esfriará o amor de muitos' (Mateus 24:12). Não mais movido pelo amor verdadeiro, o mundo joga qual barco em perigo à mercê de grandes ondas e rochedos.

Por que o combustível do amor ficou escasso? Porque o pecado se alastrou, foi bem acolhido nos corações e, em decorrencia disso, a mancha ameaçadora das discriminações raciais, discórdia entre as nações, guerras e rumores de guerra e conflitos de toda a espécie, também no relacionamento entre as pessoas, poluiu o mar da vida.

Tais situações, proliferando mais e mais, são bem mais trágicas do que as advertências dos ecologistas com relação à poluição dos mares e rios, um sério risco à vida de seus habitantes.

Até quando os homens rejeitarão abertamente ao 'Amai-vos uns aos outros' ensinado por Jesus e farão da viagem terrena uma história de pirataria e tragédia? Talvez as inocentes histórias do Barco do Amor tenham algo a nos ensinar."





Foto que tirei do "Queen Mary", hoje um hotel de luxo em Long Beach-CA. Li que dizem ser um "hotel mal-assombrado", quem sabe para atrair ainda mais clientes ricaços sequiosos por aventura.




Por outro lado, os pobres de Paris - nome de uma canção francesa famosa - conhecem o albergue flutuante sobre o rio Sena que o L' Armé du Salut (Exército de Salvação) mantém há muitas décadas (fotos antigas). Fechado para renovação por um tempo, voltou agora a atender sua clientela pobre, com suas histórias não fictícias ou fantasmagóricas, mas duras e sofridas. Não cheguei a conhecer este que posso considerar um genuíno "barco do amor ao próximo".

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Uma receita para exercermos um amor prático para com o nosso próximo:


Tenho telefone................................. chamarei.

Tenho caneta................................... escreverei.

Tenho interesse.......................................... irei.

Tenho carro...........................................levarei.

Tenho dinheiro........................................ darei.

Tenho voz................................................falarei.

Tenho preocupação.................................orarei.

Tenho fé.................................... compartilharei.

Tenho coração........................................ amarei.


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Próxima postagem, para encerrar o tema "navios":


"A ver navios?" Não, os navios que eu vi!

2 Comments:

  • Oi Sr. Paulo, como vai?
    Nossa, “O Barco do Amor”? Quanto tempo e como é tão recente ao mesmo tempo no sentido de mostrar que muitos dos nossos problemas podem ser resolvidos com um pouco de paciência e muita dose de amor. Seja ele platônico, refrescante, apaixonante...
    Quando o senhor fala de falta de amor no mundo, penso que acontece por que deixamos de ter consciência do outro. Incomodamos-nos muito pouco com a existência de outras pessoas, como se o mundo fosse apenas “EU”. O meu umbigo é tudo! E se não temos noção do outro, como “Ami-vos uns aos outros...” ? É uma pena que estejamos caminhando para o total desdém de sentimentos e respeitos a eles. Espero que o caminhar tome novos rumos e possamos entender a importância do outro e assim AMAR sem limites como irmãos que somos e filhos do mesmo PAI.
    Gostei da sua receita...realmente pratica!
    Abraços e muita Paz!
    Maria Inebriada

    P.S.: Ben Hur vai fazer 50 anos. Já esta sabendo da peça teatral correndo o mundo em grandes teatros de arena com aquela fantastica cena das corridas de bigas e tudo o mais?

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, junho 12, 2009 10:06:00 PM  

  • BIANCA DISSE:

    Agradeço a Deus pela sua vida,uma pessoa que não se resumiu só às Doutrinas do Exército de Salvação, mas a cada dia tem abençoado nossas vidas com seu Blog, e vejo vc uma verdadeira benção.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, junho 16, 2009 5:28:00 PM  

Postar um comentário

<< Home