Paulo Franke

18 novembro, 2009

Bamba (Zugspitz) - Banda (Zurich) - Blog (A a Z)

Bamba (Zugspitz) - Banda (Zurich) - Blog (A a Z)
- Bamba (Zugspitz) -



Zugspitz, o monte mais alto da Alemanha. Com 2964 metros, situa-se na Bavária, na fronteira com a Áustria, no Tirol. Muitos o visitam para esquiar ou para praticar snowboarding no inverno, sendo que no verão escalá-lo é a grande pedida. Nunca o visitei e não sei se o visitarei, mas seu nome trouxe-me à memória o ano de 1958, quando eu tinha 15 anos, na cidade de Pelotas-RS.




Fazia uma turnê pelo Brasil os Zugspitz Artisten, experientes não na corda bamba, mas na utilização de fios de aço para atravessar grandes altitudes, como se vê neste postal do Rio de Janeiro.




Na minha cidade atravessaram de um edifício a outro, deixando o público boquiaberto com as suas arriscadas façanhas.




Estávamos acostumados a assistir a espetáculos circenses, com muitos números de corda bamba, mas esse superava a todos! No final do espetáculo, pedi autógrafos a cada um dos artistas de Zugspitz. E guardo suas fotos até hoje.
.


Algo mais, digno de menção...

Entre o público, uma menina de 10 anos que havia sido levada por seu pai, que quando jovem andava na corda bamba com certa destreza. Seu nome? David Hämäläinen, o diretor do Lar de Meninos, e a menina, Anneli, hoje minha esposa.

bz

Eu aos 15 anos, ela aos 10, os dois sem se conhecerem olhando para os Zugspitz Artisten no alto. E fico pensando nas tantas ocasiões, durante nossos 36 anos de casados, quando juntos olhamos para o Alto, pedindo direção, a proteção e a sustentação do Senhor para as mais variadas experiências de vida através das quais tivemos que andar "na corda bamba da fé". Conhece o caro leitor tais situações?

Link

http://preteritaurbe.blogspot.com.br/2015/03/grupo-acrobatico-alemao-zugspitz.html


bzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbz

- Banda (Zurich Zentral - Zenti) -



O Monte Matterhorn está situado nos Alpes suíços e mede 3.883 metros.





Ele ilustra os posters de divulgação da Banda de Metais de Zurich, que nos visitou neste último semana como parte das comemorações dos 120 anos do Exército de Salvação na Finlândia (Pelastusarmeija/Frälsningsarmén), país onde trabalhamos há 10 anos.
.






Capelão e músico na banda, nosso conhecido quando jovem, o brasileiro Allan Hofer, filho de nossos bons colegas Ernst e Gladys Hofer, hoje aposentados na Suíça! Com 48 anos e chefe da Divisão-Oeste da Suíça, Allan é casado e tem dois filhos. Pela foto pode-se ver que nosso amigo continua o mesmo, brincalhão e sorridente. Mas ao rever-nos após tantos anos, e também a oficiais finlandesas que foram missionárias no Brasil no seu tempo de jovem, um leve ar emocionado pudemos ver no seu rosto: saudade de sua juventude no Brasil?! (Mais fotos de Allan e do congresso estarão em uma postagem posterior sobre os 120 anos da obra neste país)


A banda executando um de seus números para a bênção de plateias repletas do congresso.


Quando tive a oportunidade de falar na despedida informal do grupo, interpretado do português para o alemão por Allan, disse algo assim: "Muitos julgam os suíços como relógios, frios e precisos, mas nestes dias pudemos ouvir a batida do coração de vocês e, através de sua boa música, sentir de perto a presença de Deus, a razão de nosso louvor!"

Por ter sido a intérprete em fones do finlandês ou sueco para o inglês, Anneli recebeu de presente uma caneca da Suíça, de um lado escrito Exército de Salvação em alemão e de outro em francês.





A caneca azul é comemorativa aos 120 anos da obra comemorados neste final de semana.



Após um festival onde compareceram quase mil pessoas, à saída foram oferecidos chocolates suíços!! Como se não bastasse a boa música sem venda de ingresso, também uma prova de um dos melhores chocolates do mundo!!

bzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbz

- Blog (de A a Z) -





A edição de Natal deste ano de nossa revista publicou um artigo sobre o meu blog nas línguas oficiais do país, finlandês e sueco. Meu agradecimento ao editor vai em forma desta publicação.



Finlandês


Sueco




Não tenho nenhum monte para ilustrar esta terceira parte da postagem, mas tenho um número que significa o montante de caros leitores que o tem visitado nos seus três anos e quatro meses desde que o comecei:

7 2 . 1 5 0

A Deus toda a glória!

bzbzbzbzbzbzb

Link

O site - em alemão - do Corpo salvacionista ao qual a banda pertence:

.........

Youtube

7 Comments:

  • Olá querido amigo, se assim posso chamá-lo...
    Estou, como sempre, muito encantada e inebriada com o que leio no Blog. Não é por que vejo coisas bonitas ou fotos radiantes apenas, mas por que encontro verdades que a vida mostra no nosso dia a dia!
    Fiquei muito emocionada quando o senhor falou de sua Anneli. O senhor então aos quinze anos e ela aos dez. Como saber Sr. Paulo o que o futuro nos reserva? E que futuro maravilhoso e de tão formoso companheirismo ele lhe presenteou. E vocês estavam ali, um ao lado do outro sem a menos idéia do que aconteceria para vocês! Emocionei-me por que conheci meu companheiro a mais de trinta anos. O conheci numa praia, apenas nos olhamos. Muitos anos depois voltamos a nos encontrar por mais umas três vezes e, de repente, estávamos descobrindo um amor, que já existia e esperava pela hora de começar! A vida realmente nos dá muitos presentes e nos nem fazemos idéia de como ela é sábia no agir!
    Emocionante também a sua glória de prestar homenagens ao grupo de trabalho que tanto preza. Que emoção vê-los completar 120 anos! E sempre com o mesmo furor e perseverança em Deus
    Senhor Paulo, muitas vezes lhe pedi que não parasse de escrever... Que seu Blog nos posiciona em momentos, fatos e situações que nos parecem despercebidos, as vezes. Pra que Monte? Basta o seu coração revelando o carinho de compartilhar e mostrar, muitas vezes, caminhos!
    Mais uma vez... Repetindo-me... Meus parabéns e que Deus continue a abençoá-lo com muita força, saúde e paixão!
    Um grande abraço da amiga Maria

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, novembro 25, 2009 6:37:00 PM  

  • Amigo linda postagem...adorei ler e saber da divulgação do seu blog!

    By Blogger Unknown, at domingo, novembro 29, 2009 4:02:00 AM  

  • Exelente reportagem, parabens! Que o Sebhor continue o inspirando.
    Abracos,A.Lopes

    By Blogger Alexandre Lopes, at terça-feira, dezembro 22, 2009 11:34:00 PM  

  • Parabens pela linda reportagem, rica em detalhes. Que o Senhor continue a inspira-lo.
    A.Lopes

    By Blogger Alexandre Lopes, at terça-feira, dezembro 22, 2009 11:37:00 PM  

  • adorei o seu texto,a postagem é linda.Quando tenho um tempinho corro para o computador para entrar no seu blog,Que Deus continue trabalhando em voce.
    O que é Exercito da Salvaçao?quando morava em Minas tinha sempre uma moça que me ligava e eu mandava ajuda e presentes nas datas festivas, para uma criança,ela tinha um nome mas eu nunca cheguei a conhece-la..........e quando deparei com o seu blog,lembrei.O senhor pode me explicar?e me fazer entender?parabens,agradecida Linia

    By Anonymous Linia Aparecida Soares, at quarta-feira, janeiro 06, 2010 6:31:00 AM  

  • Interessante que eu na micidade conheci aqui no Rio o Wenzel Jacubowski que seria um dos membros dessa troupe que anfava nos cabos - Wenzel devia ter uns 60 anos em 1960, e tinha outra atividade interessante - fazia micro pinturas em cabeça de alfinetes, promovendo exposições itinerantes - penso que é o mesmo de que se comenta pertencente a essa troupe- parabens pelas recordações1- fABIO MAURO, \RIO DE jANERO

    By Blogger Fabio Mauro, at domingo, agosto 28, 2011 3:06:00 AM  

  • GRACAS A DEUS, ATUALMENTE, JUNHO DE 2015, SÃO MAIS DE 300.000 VISITANTES!!

    dONO DO bLOG

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, junho 25, 2015 7:27:00 PM  

Postar um comentário

<< Home