Paulo Franke

18 junho, 2010

4. ... Em PARIS - Champs Elysées / Arc de Triomphe


O majestoso Arco do Triunfo e à sua frente a Avenida Champs Elysées, a mais famosa de Paris. Sua largura é incrível. As calçadas são amplas e seus cafés, cinemas e lojas atraem multidões. Nela foram realizados os desfiles da vitória após as duas guerras mundiais e também do bicentenário da Revolução, em 1989. Certamente já assistimos a documentários que mostram tropas nazistas marchando através do Arco do Triunfo e da Avenida em dias trágicos e humilhantes para a nação francesa.















************
O postal à esquerda foi presente de meu netinho que tinha 5 anos quando visitou Paris com seus pais, há dois anos, e disse-me para guardá-lo no meu armário de souvenirs, o que fiz sem demora e que está lá até hoje. O da direita mostra o Arco do Triunfo e a praça conhecida como Place de l'Etoile até a morte de Charles de Gaulle, em 1969, quando recebeu o seu nome; dela partem 12 avenidas, daí o nome Estrela.
*
*

Nos belos e típicos anúncios, em cartaz: Os melhores amigos do mundo.

.



Como deixar passarem despercebidos detalhes de prédios como os da foto?
.



E detalhes em prédios iguais a este?



Uma banca de revistas no centro não é simplesmente uma banca de revistas; em Paris ela tem charme e beleza para não destoar com o ambiente.
.
.
Nas proximidades de Champs Elysées, o prédio da Comédie Française.
.


Interessante encontrar nesta área de alto luxo este velho carrinho visto em antigos filmes franceses, quem sabe noir!
.


A maioria dos prédios antigos de Paris possui em cada janela uma sacada de ferro preto desenhado.


Ali perto comemos uma gostosa pizza italiana e mais tarde tomamos um refrigerante neste restaurante, mas do lado de fora, ocasião de fotografar o seu interior luxuoso.




A Embaixada Brasileira em uma rua próxima aos Campos Elíseos.



Caminhando sempre, um hotel 5 estrelas nos chamou a atenção.




Veríamos alguém importante saindo dele e embarcando nos carrões que paravam à sua porta principal? Plaza Athénée. No centro de Paris da haute couture é um dos favoritos do mundo da moda




De qualquer forma, fizemos uma pausa para descansar sentados em um banco e admirando seu raro estilo arquitetônico, realçando sua beleza pelas sacadas floridas em cada janela!



"Mesmo estando só eu me sinto feliz, cantando a cancão que embala Paris!". Já comentei que muitas canções em francês ou versões em português, da distante década de 50, me vinham seguido à memória por lá. Geralmente sozinho nas minhas tantas viagens, desta vez eu tinha comigo dois companheiros excelentes, incansáveis e divertidos, que curtiam cada passo das longas caminhadas!












PAUL, o nome de uma famosa confeitaria que vimos também em Champs Elysées; FRANKE, a marca suíça do secador de mãos de uma toilette.
A união dos nomes me são familiares, idem sweet + hot no temperamento?...




Depois de sua maior vitória, na batalha de Austerlitz, em 1805, Napoleão prometeu a seus soldados: "Vocês voltarão sob arcos triunfais!" A primeira pedra do que viria a ser o mais famoso arco triunfal do mundo foi lançada no ano seguinte.


Leu até aqui? Leia um pouquinho mais...


Fazendo o sinal V da vitória em um local bem apropriado... Mas que vitória? A vitória ou o triunfo dos franceses em suas batalhas? O triunfo da Seleção Brasileira na Copa (...?) que se aproximava? Não me recordo, mas quem sabe - por ter sido esta foto tirada momentos antes de embarcar para o aeroporto Charles de Gaulle - a vitória por ter chegado ao final de mais uma viagem com proteção, saúde e incontáveis bênçãos!

Em todo o caso, a foto e o lugar fizeram-me lembrar de vitória espiritual, conforme o Salmo 84: 7: (Os que habitam na Tua casa) "...vão indo de força em força".

* * * * * * * * * * * *

Conhecido de muito tempo este versículo-alavanca, estranhei a versão da Bíblia sueca de 2000 - que usamos por muitos anos neste país onde vivemos e trabalhamos - que diz: "De går genom port efter port...", que traduzido é: "Eles atravessam portões após portões" (ou arcos após arcos). E o comentarista cita o Arco do Triunfo de Paris e outros que Napoleão edificava após batalhas vitoriosas.

Que das batalhas da vida, pela fé em Deus, possamos ir de força em força ou, como sugere a nova tradução da Bíblia sueca, atravessando Arco após Arco de triunfo. Vitoriosos em Nome de Jesus! Amém!


*******************************

Próxima postagem:

5. ... Em PARIS, Montmartre, e a visita à cidade de Versalhes.

*******************************

Au revoir!

3 Comments:

  • Estou adorando seus posts, Paris mostrada por você é muito mais encantadora!
    Obrigada por nos proporcionar tão bela viagem!
    Deus o abençoe!
    Abraços fraterno

    By Blogger Gloria Policano, at segunda-feira, junho 21, 2010 7:21:00 PM  

  • Nossa, adorei essa "estrelada avenida", imagino que é muuuuuuito bem planejado coisas como essas, haha, muito linda a paisagem/Paris.

    By Blogger João Guilherme, at segunda-feira, junho 28, 2010 4:35:00 AM  

  • Lendo e revendo seu blog me deu saudades do tempo que passamos juntos visitando essa joia de cidade.
    Voltei a passear em Paris e Versailles, como sempre andando muito, com um jovem casal que faz parte da grande familia Tavares-Bastos por Gustavo e Thais, sua esposa tios de JV!
    Como sempre Paris sempre nos surpreendendo. Notei que para isso é necessario confiança:se deixar levar pelo entusiasmo tanto daquele que mostra como daqueles que vieram para ver. Mesmo mais austera por causa do frio, menos colorida,(o inverno, é mais bonito branco,como na Finlandia)meus visitantes também voltaram satisfeitos e eu cada vez mais.
    Qual é sua proxima vez viajante incansavel ?

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, março 01, 2011 2:57:00 PM  

Postar um comentário

<< Home