Paulo Franke

20 dezembro, 2010

N*A*T*A*L = comemorA~ç~ã~O! (+ Enrico Caruso)


Natal de 1983... o folheto que preparei ajudou a divulgar o trabalho social de nossa Obra.


Natal de 2010... o jornal de nossa cidade ajudou a divulgar o nosso trabalho social - na época natalina intensificado - uma história que se repete a cada ano.


E longas filas formaram-se novamente diante do nosso prédio...
.

O prédio do Corpo do Exercito de Salvação (Pelastusarmeija/Frälsningsarmén) de Hämeenlinna, sul da Finlândia, que dirigimos desde março de 2009, foi construído em 1910 - tem 100 anos, portanto - sendo que sua última renovação aconteceu há 7 anos. Antigo, tem a semelhança de uma igreja situada nas montanhas, embora fique no centro da cidade. Histórico, foi o primeiro Corpo de língua finlandesa inaugurado fora da capital Helsinki, em 1890. As fotos mostram o trabalho social, quando pessoas necessitadas ouvem a Palavra de Deus e recebem após uma sacola contendo pão, laticínios, sucos etc. a cada quinta-feira.





Durante o Natal, centenas de pessoas adentram nosso salão e recebem um vale-supermercado com o valor dependendo do número de membros de sua família. Os leitores podem admirar-se do fato de haver pobres no chamado Primeiro Mundo. Por trás da pobreza material muitas vezes está o vício do alcoolismo, um grande problema social nos países nórdicos que afeta não só o indivíduo, mas sua família.


A assistência social vai em frente muito por causa de bons voluntários...



... da coordenadora incansável e meticulosa Anneli...


... pela ajuda do povo, que durante o Natal deposita generosamente suas ofertas financeiras nas "Panelas", nas ruas e em shopping centers. E pela bênção do Senhor, que está sobre tudo o que fazemos em nome de Jesus!

Eficiente voluntária, uma amiga brasileira!


Aqui o povo doa não só dinheiro, mas também deposita ao pé da "Panela" presentes, além de roupas e brinquedos, a maioria usados, para venda nos nossos Kirpputorit (lojas de segunda-mão), muito populares em toda a Europa.



A Campanha das Panelas de Natal (Christmas Kettles, Julgryta, Joulupata etc.) não importa o idioma, acontece com o mesmo propósito na maioria dos países onde trabalha o Exército de Salvação.


Se me fosse perguntado qual a experiência mais marcante de meu envolvimento com este tipo de atividade natalina, não hesitaria em citar a seguinte:
.
Nas duas pequenas fotos de um Natal no início dos anos 70 estou de costas, mas encarando de frente, pela segunda vez, uma das mais dramáticas e impressionantes experiências que tenho tido ao ajudar pessoas (referindo-me aqui especificamente a distribuir mantimentos e presentes).
.

Com um grupo de colegas, visitamos a Cidade dos Hansenianos, nas proximidades de Pirapitingui, no estado de São Paulo. Cerca de uma centena de pacientes reuniram-se no cinema ali existente, e cantamos, contamos a história bíblica do Natal, falamos do amor de Deus e vimos muitas mãos estendidas - sem dedos - para receberem nossos presentes. Dali fomos ao hospital e à penitenciária na mesma "cidade" e na mesma missão. E assim naquele dia o Exército de Salvação visitou em mais um Natal "a cidade sem crianças" *, conforme observou um colega enquanto nossas Kombis percorriam suas ruas, arborizadas, bem cuidadas, mas tristonhas ao extremo (inclusive com muitos urubus a sobrevoando...). Quando trabalhei no estado do Rio de Janeiro, visitamos o mesmo tipo de cidade, perto de Itaboraí. Desconheço se essas verdadeiras cidades, que isolavam os doentes com hanseníase, ainda existem no Brasil.
.
* filhos sãos permaneciam em outra instituição.
.
*****************************
.
O famoso cantor que participou de nossa reunião anonimamente!


Ontário, Canadá, final da década de 20. O Capitão Schmid e sua mulher saíram para realizar uma reunião ao ar livre em uma calçada em frente a um luxuoso hotel. Enquanto cantavam, aproximou-se deles um rapaz muito bem-vestido que, amavelmente, perguntou se não se importariam que ele se unisse a eles para cantar. E assim cantaram juntos o hino de Fanny Crosby, "Mais perto de Tua cruz, quero estar, ó Salvador!" A voz magnífica do jovem logo atraiu grande público, inclusive das janelas do hotel. A pedido geral, o rapaz cantou mais dois hinos, sendo muito aplaudido.

No final da reunião, a sra. Schmidt pediu aos presentes uma coleta em favor do Exército de Salvação local. E assim recebeu mais do que cem dólares canadenses, o que na época significava uma soma enorme. Despedindo-se do cantor, o casal salvacionista agradeceu a sua valiosa cooperação. Então, ele revelou que era um grande admirador do Exército de Salvação e que ter cantado naquela reunião ao ar livre representara para ele uma grande satisfação.

Quando o grupo se dissolveu, a proprietária do hotel perguntou ao casal se conheciam o rapaz da voz maravilhosa. Ambos disseram que não, e que aquela fora a primeira vez que o tinham ouvido. "Trata-se do famoso cantor Enrico Caruso!" E assim um notável e famoso tenor colaborou para o êxito de uma simples reunião ao ar livre realizada por apenas um casal de oficiais.

Revista "Der Ofizier", 1930.

.
Já leu? Então escute agora Enrico Caruso cantando, no original francês, Minuit, Chrétiens!(Meia-noite, Cristãos!), a única melodia de Natal gravada pelo famoso tenor, em fevereiro de 1916:
.
http://www.youtube.com/watch?v=hv5t7pOs4vc

.

História deste hino no meu blog2:
.

http://www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com/
.

******************
.

Aos meus leitores, regulares ou ocasionais,

os meus votos de um feliz e abençoado Natal 2010!

E, ah! não se esqueça de fazer algo para o próximo,

seja o que for, que lhe dê alegria e que lhe traga esperança

de vida melhor para o Novo Ano!

.


******************************


Próxima postagem:
.
- Alavanca para o Novo Ano -


**********************************

2 Comments:

  • Amigo, que no dia de Jesus os corações sejam de muita solidariedade, fraternidade e muita paz! Que possamos entender que o Mestre deve ser a nossa estrela guia nos atos, pensamentos e no amar o próximo!
    Feliz Natal amigo para vc e toda essa linda família e amigos humanos e cheios de amor. Que nossa mesa seja uma extensão do amor ao outro, seja quem ele for. Que tenha sempre um pedaço de amor para dividir e sempre um sorriso para curar a alma dolorida!
    Feliz Natal com paz Luz e muito amor!!!
    Grande abraço!

    By Blogger Maria Thereza Freire, at terça-feira, dezembro 21, 2010 12:43:00 PM  

  • Caruso foi algo de especial que alguns tiveram a oportunidade de sentir!
    Uma beleza...parabéns!

    By Blogger Maria Thereza Freire, at quarta-feira, dezembro 22, 2010 2:56:00 AM  

Postar um comentário

<< Home