Paulo Franke

31 janeiro, 2011

Inverno Finlandês nas Fotos de Amigo Brasileiro


Estas atiçando minha vontade de ir à Finlandia com estas lindas fotos...Dennis.
By Anônimo, at
Domingo, Outubro 14, 2007 9:33:00 PM

O comentário de 2007 em uma de minhas postagens sobre a Finlândia foi feito por um amigo arquiteto que vive há poucos meses na Alemanha. Concretizou-se no início deste novo ano. Concreto, fundamento... podem ser palavras ligadas à sua profissão, mas outras como beleza e curiosidade certamente a descrevem também.

Ele "topou" tudo, como um "adolescente" curioso por novas descobertas: andou sobre o lago congelado, entrou e saiu da sauna a 90 graus positivos e cumpriu o ritual finlandês de imediatamente após entrar em um lago congelado, no caso uma piscina ao ar livre (com temperatura de 20 graus negativos), sem medo de choque térmico, deliciou-se na piscina indoors com ondas, deslizou de diversas formas nas encostas congeladas etc.

Enfim, tudo relacionado a gelo ele provou no inverno rigoroso finlandês deste ano, mas foi um amigo cheio de calor humano com quem conversei por longas horas, matando a saudade do passado, falando das coisas de Deus, como também "jogando conversa fora" ou "trocando figurinhas" dos assuntos os mais diversos e até engracados, neste curto tempo em que nos visitou antes de "entrar para o rol dos homens sérios" (ah, falamos sobre o casamento também, e talvez eu pudesse dizer-lhe algo, já que completo 38 anos de casado este ano!).

Confira então algumas das fotos deste amigo - que me deu permissão de publicá-las - e ao mesmo tempo conheça o inverno finlandês e sua beleza. E por que não incluir a Finlândia em uma de suas viagens à Europa em um futuro breve ou mesmo distante? Esta postagem tem o propósito também de "colocar água em sua boca" ou, melhor dizendo, "gelo", o que será agradável à visão dos leitores principalmente do Brasil que enfrentam um dos verões de mais calor dos últimos anos.

Por ar...



No aeroporto de Frankfurt, agora funcionando normalmente depois de interditado diversas vezes pela neve, embarcou o amigo sem problemas.

.

Por terra...






Passando somente pela estacão de Hämeenlinna, sem tempo desta vez de visitar a cidade onde moramos.



Viajamos 8 horas de trem para visitar minha filha Martta e sua família em Oulu, chamada "a porta da Lapônia". Dennis e ela não se encontravam há 22 anos!










.




















Maravilha da natureza: cada floco de neve é diferente!











Pausa para nos aquecermos com um cafezinho da máquina FRANKE.


Gostei muito do Dennis! (genro Leandro)















Por mar...


De Oulu, descemos novamente de trem até a cidade de Tampere e de lá tomamos outro à cidade de Turkku (Åbo), em cujo porto tomamos um navio da Silja Line para um cruzeiro "bate-volta" - como dizem os brasileiros aqui residentes, isto é, sem desembarcar, no nosso caso por falta de tempo - pelo norte do Mar Báltico, a Estocolmo. E o principal: cortesia de minha filha e genro, com o mínimo de despesa para nós.








Sauna e piscinas também dentro do barco.









E novamente por terra...


Visita à filha Deborah e família na capital Helsinki (idem, reencontro após 22 anos).








.




















O famoso monumento ao expoente máximo da música finlandesa, Jean Sibelius.





Amigo não se faz, se reconhece.



"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" (Gálatas 6:2)

E finalmente por ar outra vez.


Auf wieder sehen! Tule uudestaan!
______________________________


Hamburgo, onde Dennis vive atualmente, foi também a primeira cidade da Alemanha que conheci, em 1973, antes de eu também entrar para o "rol dos homens sérios". A foto mostra meus souvenires da cidade, significativa de igual forma porque de lá embarcaram para o Brasil meus ancestrais alemães. A caneca comprei no Museu da Emigração Alemã ao Mundo, por ocasião da minha segunda visita à cidade, em 2008 (veja postagem respectiva, também da visita ao outro museu do gênero, em Bremerhaven).



Conheci os pais e a avó de Dennis em 1964, quando fui fazer o seminário em São Paulo. Na foto da banda, seu pai - nascido na Inglaterra - é o segundo trombonista da esquerda para a direita, sua avó, a quarta na fila, tocava sax, e sua mãe, a terceira da direita para a esquerda, tocava barítono. Seu tio, exímio pistonista, está diante da bandeira salvacionista. Sua avó pertence ao grupo que fundou o Exército de Salvação em Santa Catarina, tendo emigrado com sua família - que embarcou do porto de Bremerhaven - em 1926. Sua família já pertencia ao Exército de Salvação (Die Heilsarme) na Alemanha. Um ponto de identificação com esta família é o fato de eu ter também sangue alemão e português.



Ôpa, o que esta foto do Google está fazendo nesta postagem? A mãe de Dennis contou-me algo de que eu me lembrava vagamente: quando ele nasceu, em São Paulo, em 1971, ainda que eu trabalhasse em Brasília, fui visitar o recém-nascido! Humoristicamente, digo que nossa amizade vem desde aquele ano, o que em um certo sentido me faz sentir como se eu fosse um "Simeão ou um Zacarias". E a esse bebezinho chamaram Dennis Joseph Heinzle Redfern e a ele deram raízes... e asas, com certeza.



Eu encontrava ocasionalmente o menino Dennis com seus pais e sua irmã, e ainda me lembro deles, bem mais baixos do que eu na época, olhando-me e analisando-me após o musical em que fiz o papel dramático do apóstolo Pedro, como que perguntando se na vida real eu seria como ele (??). Quando nos mudamos pela primeira vez para a Finlândia em 1989 (postagem anterior), na véspera de tomarmos o navio em São Francisco do Sul-SC - no mesmo porto onde chegaram seus ancestrais alemães - Dennis, com 19 anos, veio despedir-se de nossa família. Depois o levamos à rodoviária de São Paulo e antes de ele embarcar para Campinas, onde estudava, fizemos uma rodinha e ali mesmo oramos ao nos despedirmos, momentos nunca esquecidos.



Participando na Corrida de São Silvestre. Treinando ou ensaiando para correr mundo?


Em 2007 visitei a família em Ourinhos-SP e fui hospedado na bela casa de sua irmã e de sua simpática família. Na ocasião, acompanhei-o à construcão de sua casa, estrategicamente com vista para uma parte da Mata Atlântica; terminada, sei que ficou do seu agrado e, adivinho, em lindo estilo arquitetônico. Mas nas nossas longas conversas, o assunto girava principalmente sobre o tema "viver na Europa"...
















Ainda bem jovem, viajou pelo hemisfério sul: Austrália, Nova Zelândia, Peru, Ilha da Páscoa etc.




















Suas fotos desses lugares "fazem cair o queixo"!




















À esta altura da vida, vivendo agora pela primeira vez no hemisfério norte, meu amigo conclui que "uma andorinha só não faz verão"...



Depois da visita, escreveu-nos:
Foi muito bom estar com todos vocês. Esta familia sempre foi muito especial para mim, e fico feliz em ver que os sentimentos de amor só aumentaram depois desta visita. Me sinto realmente próximo de vocês e vou estar sempre orando por vocês e planejando a nossa proxima visita, da próxima vez com a Meine Frau.
Na foto, aprendendo a esquiar na Floresta Negra.




E, finalizando, dedico ao Dennis e à sua noiva, um casal temente a Deus e que quer a vontade dEle para as suas vidas:
- a foto mais bonita que eu tirei este ano do inverno finlandês, de repente ao passar pelo estacionamento do nosso prédio.

- baseado nela, as palavras de Jesus: "Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves?... Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas, portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã..." (Mateus 6: 26, 33 e 34).

- De Kandern, Alemanha, Anja Lehmann cantando "His eye is on the sparrow" (Seu olhar está sobre os pardais):

http://www.youtube.com/watch?v=bItcUKq5PpY
________________________________________________________

15 Comments:

  • No coments!!! Que posso dizer senão muito obrigado pela sua sincera amizade?! Contudo, atribuo ao único Deus qualquer benção da qual fui portador durante a minha visita. E sei que com certeza, fui muito mais abençoado do que abençoei!
    Do AMIGO Dennis.

    By Anonymous Dennis Redfern, at segunda-feira, janeiro 31, 2011 8:03:00 PM  

  • ANÔNIMA DISSE:

    Eu também sinto falta do Dennis, ele é muito boa companhia, para todas as horas... Inteligente, sagaz, prestativo, etc.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, fevereiro 01, 2011 11:27:00 PM  

  • Lí sua postagem sobre o Dennis, primo irmão dos meus filhos com citação da familia Heinzle Redfern.
    Lindo e creio, um abençoado passeio!
    Bom saber que temos uma história de vida que merece a honra de estar em seu blog.

    Yara

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, fevereiro 01, 2011 11:34:00 PM  

  • Paulo,realmente esses últimos dias tem sido de reviver memórias.Quantos lugares lindos coisa que só a mão de Deus pode fazer.A foto da banda é do corpo central de sampa né?Eu acho que tenho essa foto e uma semelhante de uma banda juvenil da escandinávia em que aparece o Sammmy,tocando.Neve bhaaaa,que frio só em olhar.Como Deus é bom e nos proporciona momentos tão agradaveis.Fiquem na graça do pai e que Ele continue a nos abençoar.

    By Blogger nao tenho, at quarta-feira, fevereiro 02, 2011 11:08:00 PM  

  • Vimos suas fotos são belìsimas tem um senso de percepçoes extraordinario parabens irmao um grande abraço,um abraço pro seu amigo Brasileiro tambem.

    By Blogger andrea, at quinta-feira, fevereiro 03, 2011 4:26:00 AM  

  • Apesar de não gostar muito do calor aqui de Florianópolis,fico até com calafrios só de olhar essas toneladas de gelo.
    Deus abençõe!

    By Blogger samuk, at quinta-feira, fevereiro 03, 2011 4:48:00 AM  

  • Conheço pessoas ricas (R$) mas que não sabem aproveitar o que a vida lhes oferece. Parabenizo todos que como o Senhor tem a possibilidade e a inteligência de saber viver! É isso aí!!!

    By Blogger Vera, at quinta-feira, fevereiro 03, 2011 2:11:00 PM  

  • Amado irmão Franke; No momento em que contemplo estas fotos, minha memória se volta para Campos; onde trabalhamos juntos - voce capitão e eu tenente - lembra? Foi um bom tempo! Estivemos juntos também em Portugal e em Cabo Frio. Tenho mantido contato pelo facebook com o Zetó. Um caloroso abraço.

    By Blogger Bispo Calegari, at terça-feira, fevereiro 08, 2011 5:23:00 AM  

  • Ah, se voce desejar conhecer o meu trabalho, veja o meu blog: www.bispocalegari.blogspot.com

    By Blogger Bispo Calegari, at terça-feira, fevereiro 08, 2011 5:26:00 AM  

  • Há quanto tempo, Irmão Calegari!! Sempre imaginava onde você andaria na seara do Senhor...
    Tentei, sem conseguir, colocar um comentario após sua última postagem, mas como vem tudo escrito em finlandês não consegui (falo aqui só o inglês e o sueco, a segunda língua oficial do país).
    Anote o meu e-mail:

    paulofranke (arroba) hotmail (ponto) com

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, fevereiro 09, 2011 12:37:00 PM  

  • Aproveitei e conferi os outros posts também. O post com o
    arquiteto, demais! Tudo muito, muito, muito chique.
    O sr. é uma grande inspiração pra mim.
    Abraços!
    Anderson

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, fevereiro 09, 2011 8:24:00 PM  

  • Prezado amigo...
    Sei que estou repetindo...mais é muito bom ver suas postagens.É uma grande banco de recordações!!!
    Muitos dos mais antigos ou mais experientes eu não lembro...
    Foi saudoso ver Daniel e Lys.Talvez eles não saibam que foram tão influentes em muitas vidas.
    Continue fazendo historia, meu irmão.
    Amei!!
    Com carinho.
    A PAZ!!

    By Blogger DEA, at sexta-feira, fevereiro 11, 2011 12:59:00 AM  

  • Prezado amigo...
    Sei que estou repetindo...mais é muito bom ver suas postagens.É uma grande lembrança para os tempos que virao...
    Esta tudo muito lindo, Parabens e que DEUS os abençoe grandemente...
    Beijinhos aqui de Portugal...
    Tbm tenho aqui meu blogger da loja...

    By Blogger ATELIER DE COSTURA, at sexta-feira, fevereiro 11, 2011 2:05:00 AM  

  • Mas, báhhhh, que linda a Finlandia e como amamos Oulu. Vale a pena visitar, hein? E principalmente: que saudade do novo velho amigo Dennis que foi uma grande alegria para nós! Esperamos que volte logo com a sua querida.

    Dennis, da proxima x só falta entrar no lago congelado mesmo! Beijos!

    (E pai, mais uma x, linda a postagem; trouxe otimas memorias).

    By Blogger martta, at terça-feira, março 01, 2011 11:17:00 PM  

  • Bahhh vi que tem uma gaúcha ali em cima, conterrânea! Gostei de saber que o Dennis é arquiteto, eu sou uma futura arquitetra, se Deus quiser! Segundo, sobre as conversas de vocês serem sempre sobre "viver na Europa"... é o que mais me questiono, como fazer isso virar realidade! E terceiro, adorei o blog! Paulo, você é gaucho?? Abraços!

    By Blogger Valeria e Enio, at sexta-feira, junho 03, 2011 7:56:00 AM  

Postar um comentário

<< Home