Paulo Franke

04 setembro, 2011

Exército de Salvação... nas ARTES e nos DESASTRES

No palco do Royal Albert Hall...

Em junho de 2011 o Exército de Salvação (The Salvation Army) comemorou os 120 anos da Banda Internacional do Estado-Maior (International Staff Band) em um concerto no famoso Royal Albert Hall, em Londres. Muitos eventos de porte do ES têm sido comemorados no famoso teatro, inclusive o centenário de nossa obra, em 1965, com a presença da rainha Elizabeth II.



Para a comemoração, uniram-se à banda importantes bandas de outros lugares como a de Nova York, Amsterdam, Canadá, Chicago, Alemanha, Melbourne e Japão. Mais de 5.000 pessoas compraram ingresso para o concerto que mais tarde estendeu-se à frente do Palácio de Buckingham.

... e no palco das tragédias em Londres e em Nova York.



Não só em palcos, mas diante de tragédias de pequeno, médio e grande portes lá está o Exército de Salvação atuando e ajudando de muitas formas trabalhadores e vítimas dessas tragédias, como no terrorismo no centro de Londres.



Sempre a postos, a equipe de emergência com suas viaturas em diversos locais de Nova York foi a primeira a chegar e atuar em 11 de setembro de 2001, dia da tragédia terrorista que, há 10 anos, abalou o mundo.


"Com o coração para Deus e a mão para o homem", são as palavras do poster que foi distribuído após semanas de trabalho ininterrupto nas ruas de Nova York.


No palco das tragédias ocorridas no Japão.



A mídia reportou sem cessar o tsunami que devastou parte do Japão. A participação do Exército de Salvação (Kiu sei Gun) foi também incessante, e continua devido às outras tragédias naturais que o país vem sofrendo. Os salões de culto têm sido transformados em centros de ajuda, enquanto que o forte povo japonês os usa também para orar pela nação.



No palco da Ópera de Oslo...



Este ano alcançou grande sucesso a apresentação da ópera do diretor e regente Stefan Herheim (foto pequena) , no Tannhäuser, em Oslo, Noruega, focalizando o Exército de Salvação (Frelsesarmen). O nome da peça: "O amor puro".


... e confortando no recente massacre norueguês.

Poucos meses depois, os salvacionistas noruegueses demonstraram mais uma vez na prática o seu amor unindo-se às multidões que foram às ruas da capital oferecendo oração e aconselhamento aos abalados com o recente massacre. Cada salvacionista uniformizado foi autorizado pela liderança da obra a atuar como conselheiro.



No youTube, um longa metragem nordestino.





Meu jovem amigo Thierry Meylan, salvacionista do Corpo da Torre, em Recife, há alguns meses contou-me do seu projeto, agora finalizado e à disposição dos interessados em assisti-lo. Ao passo que parabenizamos a equipe pela criativa idéia do filme "Rota sem fim", recomendamos aos leitores deste blog acessarem o youTube, conforme indicação no texto publicado em nossa revista RUMO. Parabéns em especial a você, Thierry!


Dos palcos diversos onde se apresentou o International Open Gospel Choir de Helsinki...


(na foto abaixo preparando-se para uma apresentação na famosa Rock Church, na capital finlandesa. Iniciei este coral gospel internacional poucos meses depois de termo-nos mudado para o país, em 1999. O coral aberto, em cujos ensaios e apresentações participaram mais de 300 jovens adultos, de 45 nações, atuou durante sete anos. No Índice de todos os meus Tópicos o leitor encontrará uma postagem dedicada a ele).


... a visita de um grupo do coral à penitenciária local.

Certamente foram momentos inesquecíveis para os presidiários, em sua maioria jovem, e para o pequeno grupo do grande coral que participou, entre eles uma jovem da Letônia, outra da China e uma judia americana, todos visitando um presídio pela primeira vez e levando as boas-novas do Evangelho em forma de música.



Em outra ocasião, uma participante do coral representando a Alemanha adoeceu gravemente e teve de retornar à sua terra, para tristeza de todos que tanto a amavam. Tão logo chegou, entrei em contato com o Exército em Berlim e prontamente uma salvacionista, que eu nunca conheci pessoalmente, visitou nossa amiga hospitalizada, levando-lhe conforto e orando por ela.

Vinde, benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer; era forasteiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e fostes ver-me. ... Em verdade vos afirmo que sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Jesus em Mateus cap. 25)



O cinema e o Exército de Salvação


Trabalhando na obra salvacionista há 40 anos, eu poderia contar experiências muitas da atuação nossa "nos palcos de teatro e cinema e nos palcos das tragédias, naturais, familiares e pessoais", mas pelo curto espaço conto apenas algo que quase ninguém sabe, que o Exército de Salvação da Austrália nos primórdios do cinema fundou também o seu departamento áudio-visual, a "Limelight division", com um estúdio e um laboratório de filmagem em Melbourne. Entre as mais famosas produções está o "Soldados da Cruz", apresentando a morte e ressurreição de Jesus bem como os sofrimentos dos primeiros mártires cristãos (foto acima).
Em 1910, o departamento cinematográfico salvacionista fechou suas portas, uma das razões porque o cinema se desenvolvia em uma direção que não mais correspondia aos alvos do Exército. E eu digo: que pena! Mesmo assim, através das décadas nossa obra tem sido focalizada pelo cinema tanto em temas de filmes quanto em participações menores.


*************************

Próxima postagem:

Os problemas da visão física a ver com os problemas da visão espiritual.

Imperdível para que diagnostiquemos o nosso próprio problema e sejamos ajudados a superá-lo.


4 Comments:

  • Encontro para festejar 120 anos da ISB, inesquecivel, mas o que mais me comoveu além do prazer de ouvir belas musicas, foi a emoção sentida e não contida , dos japoneses que participaram como uma das melhores bandas! E ainda por cima tocaram musicas da "minha época" de jovem, quando participava da Banda Unida de São Paulo!
    A musica é um importante veiculo de emoções presentes e passadas. Basta uma conhecida para trazer de volta tantas lembranças! Foi maravilhoso compartilhar esse momento com amigos fãs da ISB como eu, e principalmente com um que na nossa juventude foi um dos melhores entre os melhores !Analinha

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, setembro 09, 2011 9:25:00 PM  

  • Obrigado pelo comentário, Anália!
    E no Facebook li que você foi até o Palácio de Buckingham também e lá viu o General John Larsson, o compositor dos musicais que marcaram época no mundo salvacionista. Que privilégio foi o seu! Parabéns!

    By Blogger paulofranke, at sábado, setembro 10, 2011 2:50:00 PM  

  • De fato, meus amigos reconheceram o Sr Larsson e comentaram sobre ele e sua época de General ativo.
    Não diria que para mim foi um privilégio pois pouco sabia sobre ele até então, e nunca participei de musicais compostos por ele.
    Mas não tenho a menor duvida que tem sido um grande homem, basta ser compositor de belas musicas, ja poderia admira-lo por isso!
    Analia

    By Anonymous Anônimo, at sábado, setembro 10, 2011 8:41:00 PM  

  • O Exército da Salvação representa muito bem tudo aquilo que devemos fazer para agradar à Deus!
    É um exemplo a ser seguido!
    E você, meu amigo, os representa muito bem por onde passa...
    aBRaços, que Deus o abençoe

    By Blogger Gloria Policano, at quinta-feira, setembro 15, 2011 3:15:00 PM  

Postar um comentário

<< Home