PONTES que eu já atravessei neste mundo.
P o n t e s - d e - p e r t o
E os passeios da infância eram também acampar com a família, em barracas, na praia do Laranjal, na Lagoa dos Patos, hoje um bairro de Pelotas-RS que naquele final dos anos quarenta parecia um lugar muito distante de casa. O rio Pelotas atravessávamos de balsa. Anos mais tarde, foi construída a ponte e, ao atravessá-la, até hoje lembro-me de que meu pai falava: "Neste lugar caiu um avião há muitos anos!".
A ponte mais distante, no entanto, era a do Retiro, na entrada da cidade para quem vinha de Porto Alegre. (foto André Bonacin) Rapazinho, aventurei-me com um amigo ir de bicicleta de nossa casa até esta ponte, uns longos 13km. O coração bateu ofegante pela aventura; anos depois, chegando à minha cidade, o coração batia emocionado ao atravessar esta ponte que significava que a longa viagem, de São Paulo ou de outra cidade do Brasil onde eu morava, chegara ao fim e eu estava "em casa novamente". Quando à minha terra eu voltar quero encontrar as mesmas coisas que deixei...
Em 1955, fui um pouco mais distante da minha cidade natal, um passo ainda maior: visitar um tio e sua família que moravam em Bento Gonçalves, na bela serra gaúcha. Lembro-me de ter passado pela moderna ponte sobre o rio das Antas, que liga Veranópolis a Bento, obra da engenharia nacional em que meu tio, engenheiro do DAER, participara na construção.
Em 1964, fui fazer o seminário do Exército de Salvação em São Paulo. Com alguma frequência descemos a estrada de Santos, um espetáculo aos olhos. Roberto Carlos cantava uma música que tinha como tema essa estrada sobre pontes. A foto a mostra atualmente, um orgulho da engenharia nacional.
P o n t e s - d e - l o n g e
Indo fazer um curso em Londres em 1973, e voltando à cidade outras três vezes ao longo dos anos, um dia procurei conhecer a ponte de Waterloo, sobre o rio Tâmisa, que em nada lembrava a ponte de madeira do cenário do antigo filme do mesmo nome, com Robert Taylor e Vivien Leigh.
... e, vivendo em Portugal, a linda ponte 25 de Abril, sobre o Tejo, em Lisboa.
Amsterdam, uma cidade sobre as águas, é a cidade das 800 pontes.
Um amigo levou-me à famosa ponte de São Francisco. Deslumbrante aos olhos, mas ao tomar conhecimento de que fora construída por mão-de-obra escrava, principalmente chinesa, a impressão inicial é mudada.
Atravessei a ponte ao fundo, na cidade polonesa de Cracóvia, quando me dirigi apressadamente à Fábrica-Museu de Oskar Schindler, no ano passado, achando que o local fecharia e eu não poderia visitá-lo devidamente.
No centro de Jerusalém esta ponte atrai a nossa atenção também por sua beleza que, pela suas linhas modernas, foge ao estilo arquitetônico da cidade.
Pontes podem sofrer danos diante de tempestades, inundações, vendavais e terremotos, mas quando Deus é o nosso castelo forte, nosso refúgio e fortaleza, estamos seguros e prosseguimos nossa jornada terrena confiantes e, diante de qualquer circunstância, inabaláveis.
Como foi divertido para a família caminhar pela "ponte maluca" na DisneyWorld! Mas a vida muitas vezes nos apresenta pontes balouçantes nada divertidas. Nossos sentimentos de altos-e-baixos não ajudam nossa estabilidade e tememos sucumbir e não chegar ao outro lado.
"Tira a foto rapidamente", disse ao meu neto na DisneyParis, "pois estou com vontade de voltar!" Quantos de nós, diante de situações difíceis, não queremos aventurar-nos e mesmo correr risco, preferindo "dar para trás" comodamente. A vitória sempre será não do inseguro, mas do corajoso que, confiando em Deus, prossegue seu caminho muitas vezes envolto em mistério.
Hämeenlina, que quer dizer "castelo de Hämeen", onde vivemos atualmente, fica a 90km da capital Helsinki. A cidade é cortada por uma rodovia e tem três pontes. "Pontes da intercessão", é como as chamo, pois decidi que a cada vez que as atravesso oro por familiares e amigos que estão no norte ou no sul. A parte sul é a mais pesada, uma vez que compreende a Europa e a América do Sul. Deus tem-me lembrado a cada vez que utilizo estas pontes de mencionar pessoas em problemas ou necessidades especiais e entregá-las ao Seu cuidado.
_____________________
Pontífice é palavra que vem do latim e significa "construtor de pontes". Jesus é o Sumo Pontífice, pois, por Sua morte por nós, estendeu uma ponte que leva a Deus, construída sobre o abismo do pecado. E diz:
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6)
"Agora, porém, vocês pertencem a Cristo Jesus e, ainda que antigamente estivessem muito longe de Deus, agora foram trazidos para muito perto dEle por causa daquilo que Jesus Cristo fez por vocês com o seu sangue"
(Efésios 2:13- A Bíblia viva)
O caro leitor pode afirmar que já passou por esta ponte da salvação?
________________________
Procure no "Índice de todos os meus tópicos" as postagens relacionadas com as cidades e os países das pontes aqui mostradas.
2 Comments:
Caro amigo...que linda postagem, e comofico feliz de poder conhecer pontes tão lindas, pitorescas, e com história que nos levão a refletir (como você escreveu sobre a ponte de São Francisco) construída pormão de obra escrava(chinesa) que eu também desconhecia.
Lindas pontes, lindos lugares e a frase ""O homem é infeliz porque constrói muros em vez de pontes",
fica em meus pensamentos para reflexão.Abraços...
By evelize, at segunda-feira, junho 27, 2011 10:27:00 PM
O filho de meu tio engenheiro deu-me dados reais com relacão à sua participacão na construcão da ponte sobre o rio das Antas, com foto nesta postagem:
"Vou tomar a liberdade de te corrigir. O pai fez uma visita técnica no final da obra que foi inaugurada em 1952 e a partir de 1957, já em Bento Gonçalves, foi responsável pela manutenção da ponte, a qual ele, até hoje, tem grande admiração e orgulho por fazer parte da história dela."
O dono do blog
By paulofranke, at segunda-feira, março 10, 2014 9:35:00 PM
Postar um comentário
<< Home