Paulo Franke

18 junho, 2011

PONTES que eu já atravessei neste mundo.

P o n t e s - d e - p e r t o


Sempre gostei de pontes, talvez porque elas sejam em um sentido sinônimo de viajar... assim estava mais do que na hora de "homenageá-las" no meu blog.



E os passeios da infância eram também acampar com a família, em barracas, na praia do Laranjal, na Lagoa dos Patos, hoje um bairro de Pelotas-RS que naquele final dos anos quarenta parecia um lugar muito distante de casa. O rio Pelotas atravessávamos de balsa. Anos mais tarde, foi construída a ponte e, ao atravessá-la, até hoje lembro-me de que meu pai falava: "Neste lugar caiu um avião há muitos anos!".




A ponte mais distante, no entanto, era a do Retiro, na entrada da cidade para quem vinha de Porto Alegre. (foto André Bonacin) Rapazinho, aventurei-me com um amigo ir de bicicleta de nossa casa até esta ponte, uns longos 13km. O coração bateu ofegante pela aventura; anos depois, chegando à minha cidade, o coração batia emocionado ao atravessar esta ponte que significava que a longa viagem, de São Paulo ou de outra cidade do Brasil onde eu morava, chegara ao fim e eu estava "em casa novamente". Quando à minha terra eu voltar quero encontrar as mesmas coisas que deixei...



Voltando ao passado, um dia a grande aventura que me levava para mais longe chegara. À beira do rio Guaíba, esperávamos horas para atravessá-lo e chegar à capital Porto Alegre. Tudo uma aventura sem tamanho para a cabeça de um "guri". E um dia, anos mais tarde, com tios, atravessei a nova ponte, que vista à distância parecia uma imensa rampa de lançamento de foguetes, algo assim. E do outro lado para quem vinha do sul do estado, a bela Porto Alegre, como que uma Manhattan em miniatura.



Em 1955, fui um pouco mais distante da minha cidade natal, um passo ainda maior: visitar um tio e sua família que moravam em Bento Gonçalves, na bela serra gaúcha. Lembro-me de ter passado pela moderna ponte sobre o rio das Antas, que liga Veranópolis a Bento, obra da engenharia nacional em que meu tio, engenheiro do DAER, participara na construção.



Outro rio que cheguei a atravessar de balsa quando adolescente, mais tarde deu lugar a uma ponte, que ainda foi substituída por outra ainda mais moderna. A foto mostra o rio São Gonçalo, que banha minha cidade e marca a divisa com a cidade de Rio Grande. Chegamos a viver nessa cidade, onde se situa o maior porto do Rio Grande do Sul. Lá, nasceram nossas duas filhas. Mas no passado ir até a vizinha cidade era um acontecimento.




No vizinho estado de Santa Catarina, onde trabalhei no ES pela primeira vez, recordo-me de ter atravessado uma única vez uma ponte coberta, na cidade de Pomerode, a chamada mais alemã das cidades catarinenses. As zonas rurais daquele estado são de grande beleza!



Em 1964, fui fazer o seminário do Exército de Salvação em São Paulo. Com alguma frequência descemos a estrada de Santos, um espetáculo aos olhos. Roberto Carlos cantava uma música que tinha como tema essa estrada sobre pontes. A foto a mostra atualmente, um orgulho da engenharia nacional.




Quando fui trabalhar em São Gonçalo-RJ, utilizei diversas vezes por semana a barca ou então, na pressa, o aerobarco. Para chegar ao Leblon, onde vendia nossa literatura - o mesmo jornal que anos antes me fora oferecido em um bar - dessa vez a muitas pessoas também do mundo artístico, eu precisava atravessar na época três cidades e dois estados. A ponte Rio-Niterói de fato atravessei uma só vez. Meu filho correu a última maratona em que participou nesta ponte, sob um sol abrasador...


P o n t e s - d e - l o n g e






Indo fazer um curso em Londres em 1973, e voltando à cidade outras três vezes ao longo dos anos, um dia procurei conhecer a ponte de Waterloo, sobre o rio Tâmisa, que em nada lembrava a ponte de madeira do cenário do antigo filme do mesmo nome, com Robert Taylor e Vivien Leigh.



Depois atravessamos a ponte que liga Nova Jersey a Nova York, onde vivíamos. Na foto, a ponte do Brooklyn.



... e, vivendo em Portugal, a linda ponte 25 de Abril, sobre o Tejo, em Lisboa.



Amsterdam, uma cidade sobre as águas, é a cidade das 800 pontes.




Um amigo levou-me à famosa ponte de São Francisco. Deslumbrante aos olhos, mas ao tomar conhecimento de que fora construída por mão-de-obra escrava, principalmente chinesa, a impressão inicial é mudada.





Da bela California, o único lugar dos EUA onde gostaria de voltar um dia, viajei em 1981 para a Austrália. A cada novo ano, um dos primeiros lugares a festejá-lo, pelo que vemos pela TV, é a Austrália, com as famosas luzes e fogos na ponte de Sydney, que na chegada ao distante país é também a primeira a se destacar da janela do avião. E o menino que gostava de pontes, por serem sinônimos de viagem, foi muito longe...



E atravessei muitas pontes quando viemos viver na Europa. Na foto, a moderníssima ponte Öresundsbron, que liga a Suécia à Dinamarca. Atravessei-a de trem, poucos meses após a sua inauguração, sendo que os trilhos ficam no plano inferior ao dos automóveis. Outra curiosidade: a ponte a um ponto entra em um túnel.



As pontes de Luxemburgo atravessam vales.



As pontes sobre o rio Mosel e Reno, na Alemanha, mostram-nos cenários espetaculares.



Caminhar ao longo do rio Danúbio e admirar as pontes que ligam as antigas Buda a Peste, hoje Budapeste, na Hungria, é um passeio histórico inesquecível.




A ponte Alexandre III é a mais bela das pontes sobre o rio Sena, em Paris.



Muitas pontes sobre o rio Neva, em São Petersburgo assemelham-se às da capital francesa, bem como a arquitetura da antiga Leningrado, visitada pela primeira vez no ano passado.



Atravessei a ponte ao fundo, na cidade polonesa de Cracóvia, quando me dirigi apressadamente à Fábrica-Museu de Oskar Schindler, no ano passado, achando que o local fecharia e eu não poderia visitá-lo devidamente.





No centro de Jerusalém esta ponte atrai a nossa atenção também por sua beleza que, pela suas linhas modernas, foge ao estilo arquitetônico da cidade.




L i ç õ e s - d a s - p o n t e s


Uma das definições de ponte já encerra em si uma lição: "Ponte é uma estrutura construída sobre um obstáculo que pode ser água, vale ou rodovia, a fim de prover passagem sobre esse obstáculo."


"O homem é infeliz porque constrói muros em vez de pontes",

é um oportuno pensamento atribuído a John Newton.



"Dia de Juventude" é um dia designado no ES para edificar espiritualmente e despertar vocações. No primeiro Dia a que assisti, em 1962, já tendo ouvido o chamado de Deus, vacilei em dizer o "sim". O empurrão veio de um oficial que trabalhava na época em Rio Grande, Octacílio Oliveira, que usou a ponte que ligava as nossas cidades como ilustração. "A ponte que utilizamos atualmente está gasta e necessita ser substituída. Ao seu lado ergue-se, quase finalizada, uma nova ponte; assim os velhos obreiros devem ser substuídos por novos obreiros que continuem a levar as boas novas do Evangelho aos perdidos!" Naquele momento orei como o profeta Isaías: "Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim".





Pontes podem sofrer danos diante de tempestades, inundações, vendavais e terremotos, mas quando Deus é o nosso castelo forte, nosso refúgio e fortaleza, estamos seguros e prosseguimos nossa jornada terrena confiantes e, diante de qualquer circunstância, inabaláveis.



Como foi divertido para a família caminhar pela "ponte maluca" na DisneyWorld! Mas a vida muitas vezes nos apresenta pontes balouçantes nada divertidas. Nossos sentimentos de altos-e-baixos não ajudam nossa estabilidade e tememos sucumbir e não chegar ao outro lado.




"Tira a foto rapidamente", disse ao meu neto na DisneyParis, "pois estou com vontade de voltar!" Quantos de nós, diante de situações difíceis, não queremos aventurar-nos e mesmo correr risco, preferindo "dar para trás" comodamente. A vitória sempre será não do inseguro, mas do corajoso que, confiando em Deus, prossegue seu caminho muitas vezes envolto em mistério.




Hämeenlina, que quer dizer "castelo de Hämeen", onde vivemos atualmente, fica a 90km da capital Helsinki. A cidade é cortada por uma rodovia e tem três pontes. "Pontes da intercessão", é como as chamo, pois decidi que a cada vez que as atravesso oro por familiares e amigos que estão no norte ou no sul. A parte sul é a mais pesada, uma vez que compreende a Europa e a América do Sul. Deus tem-me lembrado a cada vez que utilizo estas pontes de mencionar pessoas em problemas ou necessidades especiais e entregá-las ao Seu cuidado.


_____________________



A - p o n t e - s e m p r e - a b e r t a


Pontífice é palavra que vem do latim e significa "construtor de pontes". Jesus é o Sumo Pontífice, pois, por Sua morte por nós, estendeu uma ponte que leva a Deus, construída sobre o abismo do pecado. E diz:

"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6)



"Agora, porém, vocês pertencem a Cristo Jesus e, ainda que antigamente estivessem muito longe de Deus, agora foram trazidos para muito perto dEle por causa daquilo que Jesus Cristo fez por vocês com o seu sangue"

(Efésios 2:13- A Bíblia viva)

O caro leitor pode afirmar que já passou por esta ponte da salvação?

________________________


Procure no "Índice de todos os meus tópicos" as postagens relacionadas com as cidades e os países das pontes aqui mostradas.

2 Comments:

  • Caro amigo...que linda postagem, e comofico feliz de poder conhecer pontes tão lindas, pitorescas, e com história que nos levão a refletir (como você escreveu sobre a ponte de São Francisco) construída pormão de obra escrava(chinesa) que eu também desconhecia.
    Lindas pontes, lindos lugares e a frase ""O homem é infeliz porque constrói muros em vez de pontes",
    fica em meus pensamentos para reflexão.Abraços...

    By Anonymous evelize, at segunda-feira, junho 27, 2011 10:27:00 PM  

  • O filho de meu tio engenheiro deu-me dados reais com relacão à sua participacão na construcão da ponte sobre o rio das Antas, com foto nesta postagem:

    "Vou tomar a liberdade de te corrigir. O pai fez uma visita técnica no final da obra que foi inaugurada em 1952 e a partir de 1957, já em Bento Gonçalves, foi responsável pela manutenção da ponte, a qual ele, até hoje, tem grande admiração e orgulho por fazer parte da história dela."

    O dono do blog

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, março 10, 2014 9:35:00 PM  

Postar um comentário

<< Home