Paulo Franke

14 agosto, 2011

1 - Férias no Brasil - CIDADES visitadas



Todos os vôos da Finlândia para o Brasil começam pelo FIN= FINNAIR



Sempre interessante ver no aeroporto aviões da EMBRAER!



Da Finlândia embarca-se para o Brasil em uma das capitais européias.



Como há dois anos, viajamos BRITISH AIRWAYS de Londres a São Paulo.



Raiva, canseira após quase 20 horas em função da viagem?? Que nada! Que bom voltar ao Brasil e a SÃO PAULO! O lindo prédio é o da Livraria Saraiva da Sé.



Viajar para o Brasil minha esposa gosta, sim!



Brincando com o netinho, uma constante!



O motivo grande desta viagem: conhecer nossa nova netinha! Na foto aparecem também um sobrinho, sua esposa e sua filhinha que viemos a conhecer também.



Ah! os inigualáveis shopping-centers paulistanos!



Nome de capital escandinava, mas servindo o bom café brasileiro!



Obrigado, filho, por tantos almoços proporcionados em bons restaurantes de shoppings!



Mas eu não poderia deixar de saborear um pastel especial de feira, a convite de uma querida sobrinha.



E o que dizer dos moderníssimos carros que rodam pelas ruas de São Paulo, contrastando com os velhos modelos que trafegam pelas cidades européias?



Visitado pela primeira vez. Recomendo.



De repente, no metrô Praça da Sé, enche o ar a música "Imagine" de John Lennon... É o projeto cultural-musical que nunca vi em nenhum outro lugar no mundo, "Piano no Metrô". Qualquer pessoa que saiba tocar piano pode simples e espontaneamente tocar para o público.



A estátua do Apóstolo Paulo - de quem a imensa cidade leva o nome - em bronze vista pela primeira vez na Praça da Sé, desconhecida pela maioria de pessoas com quem conversei, certamente por evitarem passar pelo local.



Neste edifício na Praça João Mendes ficava a sede regional do Exército de Salvação quando eu vim fazer nosso seminário em 1964.



Há alguns anos eu queria fotografar este contraste arquitetônico magnífico...



... localizado na Conde de Sarzedas, na região da Sé.



Chegou a vez!



Na rua mencionada, também chamada de "a rua dos crentes", só uma compra eu fiz desta vez:



O CD "Minhas Canções", da minha preferida cantora evangélica brasileira. Tenho uma postagem intitulada "De repente a vi, nos Açores a cores", onde relato o abençoado encontro que tive com Carmen Silva que fazia uma campanha evangelística pelas ilhas portuguesas.



O Quartel Nacional do Exército de Salvação em São Paulo; ao fundo o edifício de escritórios e moradias e no primeiro plano a nossa igreja do Bosque da Saúde.



Parte da grande frota de caminhões do Salva-Shopping que retira doações em móveis etc. pela cidade. Posso ver na foto o apartamento onde vivemos quando lá trabalhamos na redação do nosso jornal. Dali viemos para a Finlândia, no dia 13 de agosto de 1999, há exatamente 12 anos.



Visita ao Centro de Herança Salvacionista (Museu), no quarto andar.



E chegou a vez de voar TAM para o Rio Grande do Sul. No aeroporto de PORTO ALEGRE esperavam-me meu irmão, meu melhor amigo da adolescência e uma amizade resgatada pela Internet: um homem que fez o primário comigo, também o serviço militar, a quem não via desde então! Grandes momentos juntos, conversando animadamente os quatro grisalhos, ou de cabelos brancos, ou sem, hoje sessentões! Encontro cheio de calor humano em meio ao frio que não fazia na minha terra há 20 anos.



PELOTAS, a 250km da capital, quase no extremo-sul do estado gaúcho, comemorava seus 199 anos e dava início às celebrações dos seus 200 anos.



"Quando algum dia à minha terra eu voltar quero encontrar as mesmas coisas que deixei..."

Ilusão! Os belos e familiares prédios antigos estão ainda lá, mas, ao caminhar pelas ruas do movimentado centro da cidade não encontrei um conhecido sequer, o que me trouxe uma certa frustração e pitada de tristeza.



Mas caminhando com uma antiga grande amiga, de repente encontramos diante da Prefeitura os diretores do Lar de Meninos do Exército de Salvação com sua banda juvenil, participando do início da comemoração.



Os jovens músicos diante do chafariz da Praça Coronel Pedro Osório. Lindo trabalho realizam esses colegas para a comunidade, inclusive merecedor de toda a ajuda do nosso povo!



Feliz encontro com os dois conterrâneos que vieram no início do ano à Finlândia e que me acharam na Internet, procurando no Google "Brasileiros na Finlândia". Ela, finalizando seu doutorado, voltou com seu marido a Pelotas, mas antes fomos juntos a Israel (veja nossas fotos através do Índice das postagens deste ano). O bonito casal, que participou diversas vezes de nossas reuniões, aparece na capa de nossa revista deste mês, "Brado de Guerra - contra todo o mal" nos idiomas finlandês e sueco.



Visita tradicional a LINS-SP. Uma rua que comemora o centenário da imigra
ção japonesa.



Encontro com diversos amigos de origem japonesa que são membros de nossa igreja na Liberdade, na capital paulista. Para representá-los, quis ser fotografado com o simpático filhinho de um deles.


Dias felizes no RIO DE JANEIRO, aqui representado pelo moderno desenho em 3D, RIO...



... e pelo antigo souvenir, exposto no Centro de Heran
ça Salvacionista, no tempo quando era permitido decorá-los com asas de borboletas.



Visita ao Corpo do Rio Comprido, na rua Alexandrina.



Foto desfocada ou o típico balanço gospel na hora do animado louvor?



O louvor da congregação é ainda o mesmo de sempre naquela nossa igreja - onde pertenceu quando jovem minha esposa e sua família - e as belas vozes fazem uma harmonia ímpar ao celebrarem o nome do Senhor!



E, no painel, o motivo maior de visitar a Cidade Maravilhosa.



A maratona de 42km, em conexão com o 5. Jogos Mundiais Militares.



Meu amigo trouxe-me ao exato local da chegada...



... onde eu não podia esconder a expectativa grande...



... de esperar meu filho na linha de chegada, no Aterro do Flamengo!




E eis que chega o nosso campeão!



Cansado, mas demonstrando satisfa
ção por ter cumprido os 42km!



Mesmo atrás da grade, o gostoso abra
ço suado!



A Anneli também o esperava sorridente e orgulhosa, com razão.

________


Mais fotos da chegada na próxima postagem:

2 - Férias no Brasil - ares de MONTANHA

_________

9 Comments:

  • Que belo passeio, Paulo! Muito bom mesmo e, mais uma vez, não consegui chegar a vc. Problemas pessoais me impediram. Que pena! Mas um dia, com a graça de Deus, estaremos juntos, certo?! Inquestionavelmente... aBRaços.

    By Blogger Vitor Rolf Laubé, at segunda-feira, agosto 15, 2011 12:25:00 PM  

  • Paulo,

    desejo um abençoado momento no Brasil com os familiares e amigos.

    By Blogger Luciana, at segunda-feira, agosto 15, 2011 2:45:00 PM  

  • Você tem mesmo um jeito muito especial, de ver as coisas e pessoas, nos passeios e visitas que faz, mas também de saber dividir suas impressões com a gente.
    Adorei ver o sorriso de satisfação de sua esposa fazendo o que gosta!
    Até a proxima,
    Analia

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, agosto 15, 2011 2:55:00 PM  

  • Através da sua postagem matei minhas saudades de SP,RJ,Pelotas, por onde não vou a décadas, apesar de morar aqui no Brasil. Obrigado por nos proporcionar lindas imagens.Ah! Rio Comprido,quanta saudade...OBRIGADA,Paulo que o Senhor continue a te inspirar sempre em suas postagens , beijos na Anneli.

    By Blogger lucy, at segunda-feira, agosto 15, 2011 3:55:00 PM  

  • Oi Paulo,

    Ouvi falar do friiiiiio no Brasil! Amei as fotos e seus comentários. Mas o que mais me encantou mesmo foi saber que o Projeto: Piano da Sé, continua firme e forte. Já tem alguns pianistas que já foram convidados para gravar CD. A iniciativa é realmente fantástica e creio mesmo que pioneira mundialmente falando. Até agora não ouvi de outro país.

    Abraços para você, Anneli, Martta e Débora,

    Uma amiga brasileira que vive na Dinamarca.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, agosto 16, 2011 11:51:00 AM  

  • Olá amigo, agora sei pq não o encontrei...eu fiquei na pista e de lá não se pode ver muito, mas cheguei a ir ao monunmento dos Praçinhas.
    Que dia lindo e como é bonito ver, ainda, nosso povo comemorando as forças armadas. É sinal de patriotismo, que maravilha!!!
    Fico feliz de saber que se surpreendeu com novas e antigas paisagens. Que se encantou com o projeto Piano da Sé, realmente é genial e, saiba...algo parecido é estudado para o Rio tb. Espero que vingue!!! Quanto a viagem toda...como sempre sua capacidade de fazer novos amigos e manter os antigos. Coisa rara hoje em dia.
    Espero que não falte oportunidade, agora que chegou o seu tempo de aproveitar o que já foi realizado, e logo nos encontremos. Parabens por sua família e por ser quem é!
    Grande aBRaço!!!

    By Blogger Maria Thereza Freire, at terça-feira, agosto 16, 2011 6:31:00 PM  

  • Muito bom...ver suas fotos e sua família unida.
    Obrigada por partilhar amigo!

    By Anonymous evelize, at sábado, agosto 20, 2011 1:49:00 AM  

  • Amigo Paulo,
    Amei suas postagens, São Paulo mostrada por você ficou ainda mais bonita.
    Os lugares pelos quais passou são lindos e muitas vezes nos passaram desapercebidos, só mesmo um homem de Deus, feito você, pode enxergar as maravilhas da nossa terra.
    Pena que não foi desta vez que nos conhecemos pessoalmente, mas não faltará oportunidade de conhecer você e Anneli pessoalmente, vai ser um presente de Deus.
    Que Ele permita que continue nos mostrando as maravilhas do mundo!
    Receba meu abraço carinhoso, extensivo a Anneli e aos seus.

    By Blogger Gloria Policano, at domingo, agosto 21, 2011 6:32:00 PM  

  • Oi Franke!!!
    Que pena que não pude lhe ver...vc esteve tão pertinho, se soubesse teria ido a Pelotas só para lhe dar um abraço!!!

    By Blogger Prof. Rejane, at segunda-feira, agosto 22, 2011 12:57:00 AM  

Postar um comentário

<< Home