Paulo Franke

27 janeiro, 2012

II - O testemunho de um piloto + o Princípio de BERNOULLI

Ao receber o jornal finlandês-sueco Kyrkpressen, deparei-me com uma história que me fez guardá-lo até uma oportunidade de contá-la no meu blog.

Um piloto de oração

Refere-se a um finlandês de língua sueca que é piloto na Finnair cujo testemunho transcrevo somente em parte, pois é bem extenso.

Ele fala com Deus antes antes de cada voo e pede a Sua ajuda para concentrar-se e manter-se calmo, pois reconhece que pilotos precisam estar bem cônscios de sua responsabilidade pela vida das pessoas.

É piloto desde 1990. Filho de missionários, por 4 anos viveu na Tanzânia com seus pais, onde aprendeu a falar o "swahili", que nunca esqueceu.

Sua fé cristã, como ele mesmo descreve, "tem sido uma parte muito clara de minha personalidade". Sente-se privilegiado por ver a criação de Deus das alturas e diz que toda a pessoa tem anseio por Deus, seja consciente ou não desse fato. Sempre que pode frequenta com sua família a igreja a qual pertencem. Ainda que viva no sul da Finlândia, o que facilita ir para o aeroporto, seu sonho é um dia viver no norte, onde tem suas raízes e onde vivem seus pais e primos.


No momento pilotando
Airbuses das séries A340 e A320,
treinou pilotos para pilotarem os
nove aviões brasileiros
da Embraer, que pertencem
à frota da Finnair e operam
tanto nas rotas domésticas
quanto européias. (Quando viajar novamente pela Finnair vou querer
saber quem é o comandante!!)
(foto do jornal Kyrkpressen de Johan Sandberg)



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O Princípio de Bernoulli traz uma lição para a vida.


pelo major A.Kenneth Wilson - The War Cry - USA


Um dia voltei para casa um pouco mais cedo e assisti a um dos meus programas educacionais preferidos da TV, "Bill Nye, o homem da ciência". Ele estava explicando o Princípio de Bernoulli.


Vivendo perto do aeroporto internacional de Newark, com aviões sobrevoando a vizinhança o tempo todo, tenho muito interesse no Princípio de Bernoulli, pois é o que mantém aqueles imensos 747 no céu e longe do meu quintal.


Explicando, o ar que se move rapidamente, passando além da beirada que se inclina na asa de um avião, menor do que a pressão abaixo da asa, causa o erguimento aerodinâmico. Os motores acionam quantidades tão maciças de ímpeto que o erguimento do Princípio de Bernoulli pode manter toneladas de avião no céu.


Quando se pensa nas toneladas de tinta do lado de fora de um avião comercial, nos passageiros, na tripulação, no combustível, nos instrumentos, nos aparelhos de aterrissagem, na variedade de malas e nos pequenos sacos de amendoim, constatamos que isso é de fato uma proeza surpreendente.


Posso ver um avião voar, mas não posso ver o "erguimento". Mas sei que está lá. Não posso ver o Senhor e verificar Sua presença visível mais do que posso ver o vento, mas posso ver e sentir o "erguimento" na minha vida. Posso ver o "erguimento" nos outros pelas novas prioridades e alvos que eles têm estabelecido para suas vidas. Como Jesus ensinou: "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito" (João 3:8).


Um avião é pessimo para fazer transporte de superfície. Se você duvida, tente passar um L-1011 através de um pedágio. Ele foi feito com asas que o fazem subir e voar acima das nuvens. Nós criaturas presas à terra também fomos feitos para voar, não com asas, mas em nosso espírito e em adoração, de modo que: "... os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como de águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Isaías 40:31).


Fomos feitos para viver e "voar" através da graça de Deus. E isso fornece todo o "erguimento" de que nossas vidas possam necessitar.


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