Paulo Franke

02 janeiro, 2012

Já fala ou está aprendendo o idioma que abre portas?

... na comunicação

... na profissão

... na educação

... na informação

Qual idioma?

Acertou, o inglês! Na minha experiência de globetrotter, atesto que se você fala inglês pode comunicar-se em qualquer lugar. E seu horizonte se alargará de uma forma extraordinária.

Nas suas resoluções de início de ano está incluído o aprendê-lo, se possível bem??

Um dos obstáculos ao seu aprendizado considero a timidez para praticá-lo. No Brasil, o medo de que o critiquem por "achar-se" é outra barreira. Na Europa, jovens que vão ao shopping passear podem decidir livremente falar inglês e ninguém estranhará isso. Já pensou se acontecesse no Brasil? Na minha opinião, o lugar no nosso país onde se fala mais inglês - exatamente pelo temperamento aberto e sociável do povo, e por receber muitos turistas - é o Rio de Janeiro. Parabéns, cariocas!



Desejo um 2012 muito feliz e abençoado para você e de preferência com a séria resolução de, para o seu próprio bem, aprender inglês, starting NOW!

_______________

As 10 linguas mais faladas no mundo

Segundo a última edição do livro “The Ethnologue: languages of the world”, o número de línguas faladas no mundo é de 6912. Confira as dez primeiras línguas mais faladas no mundo e o respectivo número de pessoas.

1º. Mandarim - 1051 milhões - China, Malásia e Taiwan.

2º. Hindi - 565 milhões - Índia, regiões norte e central.

3º. Inglês - 545 milhões - EUA, Reino Unido, Partes da Oceania.

4º. Espanhol - 450 milhões - Espanha e Américas.

5º. Árabe - 246 milhões - Oriente Médio, Arábia, África do Norte.

6º. Português - 218 milhões - Brasil, Portugal, Angola.

7º. Bengalês - 171 milhões - Bangladesh, Nordeste da Índia.

8º. Russo - 145 milhões - Rússia e Ásia Central.

9º. Francês - 130 milhões - França, Canadá, Oeste e Centro da África.

10º. Japonês - 127 milhões - Japão.



No início dos anos 2000 a Unesco classificou o islandês como a língua menos falada do mundo, por somente 200.000 pessoas.

_____________________________

Agora, aos meus irmãos em Cristo:

O idioma inglês também abre portas para você conhecer melhor a Bíblia e outros tantos assuntos afins, entender palavras do louvor e comunicar-se com visitantes do exterior.

A propósito, publico abaixo o que me enviou uma amiga que vive na Suíça, provando que ser "bilíngue" pode ajudar na evangelização, o que concordo plenamente e desde o início aplico no meu blog, a exemplo das publicações salvacionistas que também enfocam assuntos seculares, mesmo cinema e esporte, para trazer ao povo lições espirituais.

____________

Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
18 de novembro de 2011
Tornando-se bilíngue
Bill Crowder
Atos 17:19-31
Nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Atos 17:28
Ezequiel 8–10 - Hebreus 13

É possível — numa sociedade que parece cada vez mais indiferente ao evangelho — comunicar as boas-novas às pessoas que não compartilham a nossa fé?

Uma maneira de conectar-se às pessoas não familiarizadas com as coisas de Cristo é tornar-se culturalmente “bilíngue”. Fazemos isso comunicando-nos de maneiras com as quais as pessoas possam identificar-se facilmente. Conhecer e discutir sobre música, filmes, esportes e televisão, por exemplo, podem proporcionar tal oportunidade. Se as pessoas nos ouvirem “falar seu idioma”, sem endossar ou perdoar a mídia ou os eventos aos quais nos referimos, isso pode abrir a porta para compartilharmos a sempre atual mensagem de Cristo.

Paulo nos deu um exemplo disto em Atos 17. Em visita ao Areópago em Atenas, ele falou a uma cultura fortemente secular citando poetas pagãos gregos como um ponto de referência para os valores espirituais que ele desejava comunicar. E disse: “Nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração” (Atos 17:28). Assim como Paulo se dirigiu àquela cultura conhecendo o que eles liam, também podemos ter maior impacto para o evangelho repassando-o às pessoas de maneira que possam abraçar facilmente.

Você está tentando alcançar um vizinho ou colega de trabalho com o evangelho? Tente tornar-se bilíngue.

_______________________

L i n k

E já que estamos falando de "idiomas", leia uma experiência extraordinária do escritor A.J.Cronin:


Próxima postagem

"Noviça Rebelde" (The Sound of Music)...
Artistas se reúnem para comemorar os 45 anos do filme.