Paulo Franke

08 janeiro, 2012

À Sombra Sinistra do Nazismo - 4


Cerca de 45 mil moradores da cidade de Koblenz, na Alemanha, foram retirados de suas casas neste sábado (3) após o encontro de uma bomba da Segunda Guerra Mundial, que pesa 1,8 tonelada, Rio Reno.

De acordo com informações da agência Associated Press, o artefato militar foi descoberto após o nível do rio baixar de forma significativa, devido à escassez de chuvas na região.
Sacos de areia foram colocados ao redor da bomba para evitar que ela se movimente. Equipes do município trabalham para remover o equipamento e ainda não há informações sobre risco de explosão.

Globo News - dezembro 2011.


A partir da implosão do teto do prédio, o Deutschlandhalle de Berlim, o pavilhão multiuso construído por Adolf Hitler e palco de apresentações de Rolling Stones e Queen, começa a ser demolido neste sábado. A detonação ocorreu por volta das 7h (de Brasília), após ser montado um cordão de isolamento de 200 metros ao redor do recinto. Curiosos acompanharam a distância a implosão, que gerou uma grande nuvem de pó.

As autoridades de Berlim pretendem erguer no local um novo centro de congressos, orçado em 65 milhões de euros, que deve ficar pronto em 2013. Em 2014 será o vizinho Centro Internacional de Congressos (ICC) que passará por reformas. Esse outro prédio é dos anos 70. A implosão do Deutschlandhalle causou polêmica por moradores que consideravam o prédio como parte da memória do país.


http://www.globo.com/
dezembro 2011

_________________________

ALEMANHA FAZ ACORDO POR PENSÃO A 16 MIL VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Alemanha faz acordo por pensão a 16 mil vítimas do HolocaustoO governo da Alemanha vai pagar pensão a mais 16 mil vítimas do Holocausto em todo o mundo. Com o acordo, anunciado nesta terça-feira (5), o país passa a indenizar 66 mil sobreviventes dos campos de concentração e guetos nazistas, incluindo pessoas que tiveram de viver escondidas.


O acordo teve o apoio da Claims Conference, organização sediada em Nova Iorque. \"Não é uma questão de dinheiro. É o reconhecimento da Alemanha do sofrimento causado a essas pessoas\", disse Greg Schneider, vice-presidente executivo da instituição.

O pagamento a essas vítimas só foi possível porque o governo alemão revisou as regras para pensões aos sobreviventes do Holocausto.

Novas regras
Segundo as novas regras, que entram em vigor em 1º de janeiro, qualquer judeu que tenha passado 12 meses em algum gueto, escondido ou com falsa identidade, poderá receber uma pensão de 300 euros mensais. Para os residentes nos países do antigo bloco soviético, o valor mensal chega a 260 euros. Dos novos beneficiários das pensões do governo alemão, 5 mil vivem nos Estados Unidos.

O Holocausto foi o extermínio de judeus em campos de concentração durante o regime nazista de Adolf Hitler, que governou a Alemanha entre 1934 e 1945.

Fonte: Agência Brasil

________________________

Children of the Holocaust (Crianças do Holocausto)
_______________________