Paulo Franke

12 janeiro, 2012

Show de inverno visto de minha janela e caminhos.



O show a que me refiro é o da natureza, que nos presenteou novamente com magníficas imagens do inverno. Na foto pareço estar perguntando: "E quando vai cair neve de verdade?"





Precisamente no dia 11 de janeiro ela veio e caiu por muitas horas. Fotos muitas vezes mostradas, mas precisamente as desta postagem têm o "algo mais" considerado de grande beleza...





O quartel militar, construído no tempo do domínio russo e que é visto da janela de nossa cozinha, mas a beleza a que me refiro explico na foto seguinte...





É quando, dependendo da temperatura, a neve apega-se aos galhos, pequenos e grandes das árvores sem folhas, o que faz o show de qualquer paisagem de inverno.





Outra foto, agora de nossa cozinha, com as plantas de minha mulher fazendo uma moldura perfeita para a paisagem.





Nosso apartamento, que pode ser considerado de tamanho pequeno, têm janelas que dão para os dois lados do prédio. Aqui, uma foto tirada de nossa sala e sacada, realçada pelas grandes e típicas janelas finlandesas, de vidro duplo.






As grandes árvores com o manto de neve sobre elas parecem ainda mais imponentes.





Da nossa sacada posso ver os tristonhos e inertes balanços. Durante o inverno o brinquedo preferido das crianças é andar de trenó, escorregar nas encostas, patinar e, as um pouco maiores, esquiar, esporte a que são iniciadas desde cedo.





O país tem know-how de neve e raramente é pego de surpresa ou acontecem tragédias. Mas eu considero pessoalmente um privilégio não mais dirigir automóvel nesta época...





Deste lado do nosso prédio fica o estacionamento e o "bate-tapete", do outro lado da árvore.





Até um varal do prédio ficou com suas cordas espessas pelo tipo de neve que caiu.





Olhar as paisagens de dentro de uma casa aquecida é uma história, mas sair para a rua é outra. Recomeçando o trabalho social do qual agora sou voluntário, precisei enfrentar a baixa temperatura e vestir roupas pesadas e adequadas à época.




^^^^^^^^^^

Vinte minutos caminhando e cheguei ao prédio local do Exército de Salvação/Pelastusarmeija/Frälsningsarmén, agora que me aposentei dirigido por minha esposa.




Depois da entrega de mantimentos e vales-supermercado a um bom número de famílias, voltei para casa fotografando os conhecidos caminhos de todas as estações do ano.





Das janelas, as mesmas árvores "gelificadas"...





... fazem o seu show.





Levo bem mais tempo para voltar para casa, parando de quando em quando para que o leitor veja o tipo de neve a que referi deste o início.







Igual a chantilly, cobrindo tudo.




Balanços de quatro pessoas muito gostosos no verão... e atrás as bicicletas.





Até a cerca de madeira de uma casa recebeu o seu toque.





Uma placa indicando não o nome da cidade, mas a direção do Castelo Medieval de Häme.





E cortar caminho para casa significa atravessar um parque...




... bonito em qualquer estação do ano, com seu verde durante o verão, florido na primavera e coberto de folhas amareladas no outono.





No inverno a neve realça cada árvore.





Em dois cantos do parque há velhos cemitérios com sepulturas centenárias.





Aqui uma sepultura com inscrição em russo; a igreja ortodoxa russa fica em um outro canto do parque.





E aqui uma na maioria em sueco, quando a cidade de Hämeenlinna - que tem igualmente o nome Tavastehus - tinha a maioria sueca em sua população.





Canhões mostrando que estamos bem perto de casa.





Com o fundo de tijolo à vista do quartel, mostrado de outro ângulo no início, as árvores assumem ainda mais beleza.





Em cada portão que dá entrada ao grande quartel militar, inscrição em finlandês, sueco, inglês e russo proibindo o ingresso no local sem permissão especial.







Dobrando a esquina, chego em casa, enfim...





Começou a nevar forte, ainda bem que cheguei! As duas janelas do nosso apartamento, no primeiro andar, podem ser vistas entre as árvores típicas da paisagem escandinava, russa, canadense..., chamadas comumente de "as que são cobertas de papel de parede", em português bétulas, em finlandês koivo, em sueco bjork, em inglês birch.



^^^^^^^



L i n k s


Depois da sauna, que tal um mergulho no lago congelado? Excelente pedida por aqui:


http://paulofranke.blogspot.com/2009/01/mini-textos-de-maxi-significados-5.html


Quer ver mais fotos com neve, não necessariamente do tipo que apresentamos aqui, procure no "Índice de todos os meus tópicos" as postagens:



"Hämeenlinna - onde vivemos - no inverno."



"O inverno finlandês na câmera de amigo brasileiro."



"O que é viver em um país onde cai neve."



"A mesma foto que tirei da mesma janela nas quatro estações do ano."



^^^^^^

6 Comments:

Postar um comentário

<< Home