Paulo Franke

26 agosto, 2010

Iceberg - S.O.S. - Titanic

Estas três palavras parecem ter uma estreita conexão, a qual será o assunto desta postagem.

ICEBERG quer dizer montanha (berg) de gelo (ice).

S.O.S., sabemos, significa um pedido de socorro integrante do código internacional de sinais; o que talvez não saibamos é que se trata da abreviatura das palavras inglesas "Save Our Souls", cuja tradução é "Salvai nossas almas".

TITANIC é o famoso transatlântico que naufragou na sua viagem inaugural, emNegrito abril 1912.


Os povos nórdicos estão familiarizados com os icebergs, essas massas de gelo flutuantes, desprendidas da geleira polar, e chegando à elevação de 50 a 60 metros acima do nível do mar. Ameaça constante à navegação, a história registra muitas catástrofes marítimas ocasionadas pelos icebergs. Uma curiosodade dos icebergs é que invariavelmente a sua profundidade atinge dimensões superiores às apresentadas acima do nível do mar, constituindo-se em grande perigo e uma verdadeira armadilha às embarcações.

Tanto os icebergs qunto insistentes pedidos de S.O.S. e também o hino "Mais junto, ó Deus, a Ti" têm sido associados com o naufrágio do transatlântico Titanic, que em 1912 chocou-se com um iceberg a 1.600 milhas de Nova York, durante a sua viagem inaugural, desde a Inglaterra. Somente 600 pessoas sobreviveram nos poucos botes salva-vidas do transatlântico, e muitos dentro desses botes, nos momentos finais do Titanic, ouviram a banda do navio tocar "Mais junto, ó Deus, a Ti" enquanto passageiros que não puderam escapar cantavam o hino.


Assisti pela primeira vez a um filme sobre o Titanic, cuja história meu pai não cansava de contar-nos, em um cinema de bairro na minha cidade, na década de 50. Em preto-e-branco, foi estrelado por por Clifton Webb, Barbara Stanwyck, Audrey Dalton, Harper Carter e os novatos Robert Wagner e Edmund Purdom. Sem comparação em efeitos especiais com o filme de 1997, de James Cameron, que tantos Oscars conquistou, o filme também ganhou um prêmio da Academia de Cinema, em 1953. Veja no link abaixo, a cena final deste filme noir que também emocionou platéias.



http://www.youtube.com/watch?v=WL6YDt0DYJQ


Estas as palavras do hino que estão cantando antes de morrerem:

Mais junto, ó Deus, a Ti, mais junto a Ti, Inda que aflições eu tenha aqui, Aspiro ao gozo ali, Mais junto, ó Deus, a Ti, Mais junto, ó Deus, a Ti, mais junto a Ti.

E, quando ao pôr-do-sol, na solidão, Dormir cansado e só, meu leito o chão, Ver-me-ei, em sonho, ali, mais junto, ó Deus, a Ti, Mais junto, ó Deus, a Ti, mais junto a Ti.

Sejam meus passos, pois, degraus do céu; todas as provações, proveito meu, Já Teu amor senti, mais junto, ó Deus a Ti, Mais junto, ó Deus, a Ti, mais junto a Ti.

Pedra em Betel porei, vencida a dor, Meus dias encherei com Teu louvor. Viver, já decidi, mais junto, ó Deus, a Ti, Mais junto, ó Deus a Ti, mais junto a Ti.


Por trás do conhecido hino "Mais junto, ó Deus, a Ti" há tanto uma história de tragédia pessoal quanto nacional. Tem sido associado, como já mencionamos, com o naufrágio do transatlântico Titanic quando muitos sobreviventes, dentro dos botes, ouviram a banda do navio tocar "Mais junto, ó Deus, a Ti" enquanto passageiros que não puderam escapar cantavam o hino que foi escrito para o conforto pessoal de uma mulher.

Sarah Flower Adams, autora do hino, nasceu na Inglaterra em 1805. Sua mãe morreu quando a menina tinha somente 5 anos. O sonho de Sarah era tornar-se atriz, e começou uma carreira cheia de sucesso nos palcos de Londres, representando Lady Macbeth de Shakespeare. Sua saúde precária, no entanto, forçou-a a abandonar a carreira artística, transferindo seu talento para escrever. Com a saúde cada vez mais frágil, Sarah morreu aos quarenta e três anos. As palavras do hino que escreveu foram inspiradas no texto bíblico de Gênesis 28:11-17, a história de Jacó que, em meio à sua grande tristeza, sonhou com uma escada que alcançava o céu. A mensagem do conhecido hino lembra-nos a sua experiência, simbolizando também a peregrinação do cristão que, em meio a trevas e dificuldades, pode pela fé achegar-se mais junto a Deus.

O hino era o favorito do presidente americano, William McKinley, que foi assassinado no seu escritório. Enquanto agonizava, diz-se que sussurrou suas confortantes palavras. Em 19 de setembro de 1901, toda a nação americana parou e os cidadãos cantaram seu hino preferido, "Mais junto, ó Deus, a Ti".

O hino, que também tem sido cantado em muitos funerais, no mundo inteiro, foi cantado na cerimônia anglicana do enterro de meu saudoso pai e de minha saudosa mãe, em Pelotas-RS, nos anos de 1977 e 1992, respectivamente.

Que diante dos icebergs que surgem na nossa vida, quem sabe uma "cordilheira" deles - problemas de saúde, econômicos, familiares e uma série de imprevistos - surgidos em áreas que considerávamos "iceberg-free", possamos enviar um sincero e forte S.O.S. a Jesus Cristo, que virá salvar nossa alma com Sua perícia como Piloto por excelência, e como a Rocha.

Ele arroja o seu gelo em migalhas (Salmo 147:17) e, pela fé, poderemos provar o mesmo com relação aos icebergs traiçoeiros, dos quais Deus pode fazer migalhas e deixar livre a nossa trajetória pelo mar da vida!

___________________________________


L i n k s:


Filme "Titanic", da década de 50; os que pereceram cantam o hino "Mais junto, ó Deus, a Ti":
.
http://www.youtube.com/watch?v=WL6YDt0DYJQ
.
Hino "Mais perto quero estar", versão semelhante, em português:
.
http://www.youtube.com/watch?v=h90z46FtMIE&p=7F5944652A66BF74&index=6&playnext=3
.
Acesse o link abaixo e saiba mais a respeito do naufrágio do Titanic, principalmente sobre os salvacionistas que nele pereceram e a ajuda que foi dada aos náufragos ao chegarem ao porto de Nova York:
.
http://paulofranke.blogspot.com/2009/05/o-exercito-de-salvacao-e-o-titanic.html.
.
Saiba histórias de autores de conhecidos hinos e o que os levou a escrevê-los:
.
http://www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com/

6 Comments:

  • Ele arroja o seu gelo em migalhas (Salmo 147:17) e, pela fé, poderemos provar o mesmo com relação aos icebergs traiçoeiros, dos quais Deus pode fazer migalhas e deixar livre a nossa trajectória pelo mar da vida!

    Que beleza Amigo! Rezo a meu Mestre Jesus Cristo que tb, não só no momento de aflição, mas em cada minuto do dia, lembremos-no dELe mesmo em dias de calmarias!
    Adorei o post e, mais ainda a história do significado do SOS. Desconhecia!
    Compartilhar é sapiência! Parabéns!
    aBRaços!

    By Blogger Maria Thereza Freire, at terça-feira, agosto 31, 2010 10:42:00 PM  

  • Por acaso o cinema citado era o avenida?
    Desculpa a intromissão indevida mas estou esperando tua confirmação do e mail que te enviei:paulofranke@hotmail.com.
    Grande abraço Sergio Senna

    By Blogger sergio senna, at quarta-feira, setembro 01, 2010 6:03:00 AM  

  • Se não foi o Avenida foi o Capitólio, Sergio Senna (não vais me dizer que tens o Diogo entre teus nomes??!!).
    Infelizmente, não recebi o teu e-mail... mas, por favor, escreve-me novamente, inclusive porque há uma linda coincidência embutida no teu comentário.
    Fico no aguardo, sejas o SDS (fomos soldados juntos) ou mesmo que não sejas a mesma pessoa.
    O meu e-mail já está no teu recado.
    aBRaco grande!

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, setembro 01, 2010 8:40:00 AM  

  • Anonima disse:

    Este filme foi muito lindo sim, mesmo não tendo os recursos do outro, que muito pouco me emocionou, já este... Parabéns adorei!!!

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, setembro 01, 2010 6:37:00 PM  

  • S.O.S lindo significado. Nunca pensei em procurar a origem mas valeu conhecê-la. Em geral a gente se contenta em saber do que se trata e passamos ao lado de coisas interessantes ou bonitas.
    YES !

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, setembro 01, 2010 8:56:00 PM  

  • Ola..
    Nossa, que postagem super legal. Vc relacionou essas 3 palavras de modo muito bom, parabéns. Legal saber o significado de S.O.S;hehe.
    Abraço !

    By Blogger João Guilherme, at sexta-feira, setembro 10, 2010 3:24:00 AM  

Postar um comentário

<< Home