Paulo Franke

19 janeiro, 2015

Novela "Idade do Lobo" II (TV Tupi), seu diretor... por trás dos "bastidores".

A idéia de "reprisar" neste blog a novela "A Idade do Lobo", da TV Tupi, aconteceu quando meu sobrinho David - que gosta muito de tudo o que é antigo, carros, aparelhos eletrônicos, discos, novelas etc. -
enviou-me o link do primeiro capítulo da novela, ao qual eu nunca havia assistido.


Aqueles leitores saudosistas, que também não o assistiram, têm agora a oportunidade...



_______

No meio tempo, conheci no Facebook uma gaúcha filha do diretor da novela, e tornamo-nos amigos virtuais, trocando mensagens sobre o seu saudoso pai (foto). Abaixo, links do Google sobre ele, um expert da teledramaturgia:




http://www.teledramaturgia.com.br/tele/sergio_jockyman.asp


"Dize que eu as amava muito.
Que por não saber viver, morri por elas ...
Mas, por favor, fala sem lágrimas.
Sem pensar em ti, e sim em mim.
Como si de meus lábios, saíssem tuas palavras. Dize a mais velha, que ela sempre foi uma manhã de sol em dia chuvoso. Inesperadamente feliz. Inesperadamente alegre.
Que sem ela saber, eu a fazia rir só para ver, aquelas duas pequeninas covinhas, abrirem suas faces rosadas.
Dize que ela parecia uma mocinha, quando punha gravemente as mãos nas cadeiras e repetia as frases do papai. Dize para a do meio, que papai gostava de ver seus cachos balançarem, e de ouvir seu riso crepitar como fogo em madeira humedecida.
... Mas, dize para minhas filhas que fui um homem justo. E elas gostarão de saberque tiveram um pai assim. Dize que sempre fiz o bem, que sempre fui idealista."

Do livro "O Enforcado", da autoria de seu pai, indicado por ela, texto que para mim define bem o seu caráter.

Seu livro"Poemas em Negro" recebeu o prêmio de Poesia em 1957 no Concurso Literário da Divisão de Cultura que teve como comissão julgadora: Guilhermino Cesar, Manoelito de Ornelas e João Francisco Ferreira (voto vencido), promovido pela Secretaria de Educação e Cultura , Instituto Estadual do Livro.  Porto Alegre - 1958.

_________________

O que chamo de "bastidores" no título nada mais é nada menos do que me recordo estar acontecendo naquele inesquecível mês de julho de 1972, enquanto a novela ia sendo transmitida, com sucesso, na TV Tupi de São Paulo...
*
- meu sogro acompanhava com grande interesse a novela, capítulo por capítulo, e comentava conosco alguns contatos que tivera com o diretor gaúcho. 
*
- quanto a mim, assistia na casa dele a alguns capítulos somente, pois meu grande interesse era a filha dele, que viera de Nova York e que balançara meu coração.
*
- naquele mesmo mês acontecia uma Gincana no Exército de Salvação em São Paulo, à qual assisti com minha "namorada americana". 
*
- uma tarefa que me pareceu difícil foi a de um grupo trazer ao Corpo Central o "Sargento Taínha", Marcos Plonka (fotos na primeira postagem).
*
- veja ou reveja comentários e fotos na primeira postagem de "A Idade do Lobo" no meu blog...


______________________

Meu concunhado, Daniel T.B.Gama, relembra a famosa Gincana...

"O Sidney de Barros Campos, Secretário Nacional de Juventude, entre muitas agitações da época - maratona, andarilhos, dia dos esportes, rosas nos hospitais etc. - junto com Sarah Monteiro, promoveram a gincana musical. O foco era sempre trazer alguém ou grupo de música de algum lugar, um deles o Marcos Plonka, da novela "A Idade do Lobo", que entrou em cena tocando o bumbo.  O juri ficava na plataforma. Foram trazidos pelos diferentes grupos uma banda da Assembléia de Deus, com 30 músicos, todos de paletó e gravata; uma harpista; um grupo masculino da Igreja Adventista etc. Nosso grupo, o "Red", tinha um "grito de guerra"... cadê o azul? cadê o amarelo? cá está a equipe Red, vermelho "sangue e fogo", alelu-i-a!"


O "Brado de Guerra" da época, cuja redatora era a Noemi Almeida, noticiou o ruidoso evento, inclusive a foto do Jacob Stalder entregando ao Daniel T.B.Gama o troféu ao grupo vencedor, o seu "Red"!



O chefe Dex parece ter apreciado muito o evento!


Marcos Plonka revendo no ES seu papel na novela.


Quando organizei o Arquivo Fotográfico Nacional, antes de vir para a Finlândia - hoje no Centro de Herança Salvacionista, à disposicão para consultas - peguei para mim uma foto de um coral infantil do Lar Batista, convidado pela equipe Red. Na foto à direita, minha cunhada Lys anotando as participações... Ao fundo, "sonhando", eu com minha namorada Anneli. Coube-me levar na Kombi as crianças do coral de volta ao seu orfanato, longa distância que, naturalmente, se tornou uma agradável tarefa, pois ao meu lado sentou-se a "tenente vinda de NY". Publicada esta foto pela primeira vez, posso devolvê-la, apesar do desenho do coração, ao Centro de Herança em São Paulo.

___________________

Uma das próximas postagens neste blog, a história de um ex-carnavalesco, hoje um veterano salvacionista que foi um dos nossos líderes no Brasil... difícil de imaginar, uma bênção de ler! 

___________________

1 Comments:

  • Sobre se meu pai tivera algum contato com o Exército de Salvação, o que você queria saber, perguntei ao meu tio Vinicius e ele disse que não sabia se o pai teria ido no ES. Ele acha que como a minha avó, mãe deles, tinha muitas ligações com as religiões protestantes deve ter tido alguma influência sobre ele escrever a novela. Minha vó era de familia vinda da Itália onde eram católicos, Aqui se converteram em metodistas. Minha avó era batista e super atuante na igreja dela, sendo presidente da sociedade de senhoras da igreja e levava todos os netos na escola dominical todos os domingos. Profunda conhecedora da Biblia, tem até hoje o número de vezes que leu a Bíblia. Asoutras irmãs dela eram metodistas. Pode ser que ela tenha influenciado meu pai.

    Gostei ds comentários e das fotos e relembrar aqueles tempos.

    D.A.

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, janeiro 26, 2015 6:08:00 PM  

Postar um comentário

<< Home