Paulo Franke

21 janeiro, 2015

O "Quartel" na Av.Brig.Luiz Antonio 1573, Bela Vista, São Paulo...

Para início desta postagem, sugiro ao leitor clicar no link abaixo e ver as fotos do autor, Douglas Nascimento, jornalista, fotógrafo e pesquisador independente. Será que Douglas imaginará quantas pessoas serão tocadas ao ver suas fotos? Tentarei entrar em contato com ele não somente para agradecer-lhe pela cessão do mesmo como também pela oportunidade que nos concede de virar páginas da história do Exército de Salvação do passado ligadas ao "casarão" ao qual ele se refere. 

http://www.saopauloantiga.com.br/casarao-av-brigadeiro-luis-antonio-1573/

Perceba que, ao fim do mesmo, há comentários de pessoas conhecidas que foram ligadas de alguma forma ao "Quartel da Brigadeiro".

*

 Gilbert Abadie foi quem, na sua gestão como chefe de nossa obra no Brasil (1957-1965), adquiriu o lindo prédio no ano de 1960, transferindo estrategicamente nossa sede nacional do Rio de Janeiro para São Paulo. Era secretário em chefe o Joseph Dex. Na foto, Gilbert e sua esposa Marguerite, na época quando o secretário em chefe era Bruno Behrendt, na foto com sua esposa Ruth. Carl S. Eliasen encontra-se entre eles, quando era o diretor do Colégio de Cadetes, tendo ocupado também cargos de chefia, inclusive nacional, anos mais tarde, neste mesmo prédio. 

___________________

No Quartel Territorial (hoje Nacional) as grandes decisões eram tomadas visando a organização e desenvolvimento da obra salvacionista no Brasil.
*
Conheci o prédio quando era cadete, em 1964-65. Recordo-me de, nas nossas tardes livres às segunda-feiras, ir com colegas visitar o Quartel. Usávamos para isso o uniforme completo e sabíamos que nossa visita não deveria ser demorada, mas após comprar algo na Intendência (quando tínhamos algum dinheiro) e saudar rapidamente algum oficial, deveríamo-nos retirar, pois  os que lá trabalhavam eram pessoas muito ocupadas (leia acerca de uma lembrança pitoresca que tenho, nos comentários após esta postagem).


Passaram-se os anos e, em 1982, o então Chefe Nacional, Carl S. Eliasen, nomeou-nos, minha esposa e eu, para o Quartel, eu na função de Redator do jornal "Brado de Guerra" (hoje revista RUMO), ela como tradutora e nós dois responsáveis também pela Intendência (livraria e expedição). Ambos os departamentos ficavam no res-do-chão, como diriam os portugueses, no plano mais inferior do prédio, cuja entrada normalmente se dava pela Intendência. Em um número do "Brado" de 1982 (foto) eu anunciava os melhoramentos feitos na nossa livraria. E quem tem boa memória pode lembrar-se da mesa do Emanuel Wakai, o gerente, e lá no fundo a mesa da costureira de uniformes, a saudosa Maria Paixão.


Adentrando o prédio, ao lado, situava-se o departamento da Redação e Literatura. Chegando, decorei-o com móveis e objetos antigos, o que entoava muito bem, pois o "Brado de Guerra", que ali era preparado, datava do ano de 1922 (no primeiro quadro, uma cópia do primeiro "War Cry" inglês e no segundo o primeiro exemplar do "Brado de Guerra" brasileiro).  A velha máquina Remington era só decorativa, naturalmente, e o antigo rádio um tanto "profético" uma vez que no meu segundo termo como redator fui responsável pelo programa "O Louvor da Salvação", veiculado pela RTM, nos anos 90.
*
 O lugar em que eu pisava considerava um tipo de santo lugar e quando preparei o último número, tendo recebido nomeação para os Estados Unidos, em meados de 1985, publiquei o "Quadro de Redatores" que me antecederam:
William G. Effer, Karl Dettling, Maria Josefina Andersen, Maria Ovídia Junqueira, Bruno Behrendt, Hedwig Heinzle Silva, Paulo Tavares Bastos Gama, Josefina Cerqueira Leite e Noemi Linhares de Almeida.


Meu sogro, o então secretário em chefe, redigiu uma nota de despedida. A propósito, David Hämäläinen trabalhou durante muitos anos no "Quartel da Brigadeiro", onde passava horas em atividade burocrática, muitas vezes até durante a noite. Brincávamos com nossos filhos pequenos que o vovô "não marchara direito e fora preso no quartel", lembrando a canção infantil "Marcha, soldado, cabeça de papel!". De fato, quantos documentos e papelada importante passaram pelas mãos de meu sogro, que em mais de uma ocasião assumiu a liderança da obra enquanto chefes nomeados obtinham vistos de entrada para o Brasil, às vezes por períodos demorados.


Número do "Brado" enfocando o congresso nacional  de 1984.

_________________________

The last but not the least...

1


Os cadetes da sessão "Grande Corações" , de 1959, fizeram seu treinamento no prédio da Brigadeiro. Na foto, eles marchando -  na contra-mão - na rua Santa Madalena. Segurando a bandeira, a oficial Alegria Ortega, seguida da esposa do diretor, Ruth Behrendt, cadetes Maria José Calor, e os músicos, cadetes Garcia, Maria Amélia Julia, Sidney B. Campos, Adonias F. Souza e outros não identificados na foto.

2



Somado à importância da nomeação, havia ainda o privilégio de ser o redator do mesmo jornal que me foi oferecido em um bar (foto 1), no distante ano de 1961, testemunho que publiquei no primeiro número que preparei... "O novo rumo de minha vida trouxe o passado de volta" (foto 2).

3

A seguir, algo que certamente interessará a salvacionistas, principalmente da época a que me refiro:

Visualizando os diversos departamentos do prédio do tempo em que lá trabalhei... ao lado da Redação ficava o depto. de Propriedades (Alexandre Lopes), subindo a estreita escadinha, o depto. de Finanças (Mario Wunderlich, secretária Cleide); o hall de entrada, a mesa da recepcionista (Ângela), a capela, onde havia culto diariamente antes de o expediente começar; o depto. de Relações Públicas (Ernest Hofer, Natalino Monteiro, Milton Fonseca, Leena Paananen, secretária Neide); o hall de entrada e, subindo a grande escadaria de madeira ao lado de um grande vitral, o depto. do Campo de Batalha (Luiz C. de Mello); o depto. de Juventude e Música (Christopher e Shirley Parker, secretária Vera Wakai, que atuou como minha secretária também); escritório das secretárias dos chefes, Bete Mello, Edna Silva e durante algum tempo Verônica Jung; escritório do secretário em chefe (David E. Hämäläinen) e, finalmente, o do chefe nacional (Carl E.Eliasen e, mais tarde, Hubert Boardman). No andar térreo, o corredor que conduzia ao refeitório onde os oficiais se reuniam para café-confraternizacão (Amanda Holz) e, indo para o estacionamento e jardim,na rua Santa Madalena, o depto. das Organizações Femininas (Mary Eliasen, Martta Hämäläinen e, mais tarde, Jane Boardman) e um salão de conferências, utilizado muitas vezes como capela, quando o depto. de Relações Públicas (Tomas de Sá) foi transferido para a antiga capela.

4

Em 1995, quando trabalhávamos no Lar João de Paula, em Joinville-SC, certo dia recebi um telefonema do saudoso chefe e amigo Alexandre Lopes, então secretário em chefe, comunicando-me, informalmente ("brincávamos" muito!): "Você está recebendo nova nomeação, e voltará para a Redação, aqui no 'Espigão'", referindo-se ao novo edifício do Quartel Nacional, não mais na "Brigadeiro", mas na rua Juá, no Bosque da Saúde, na época sendo o chefe nacional David H. Gruer. O quartel nacional ali se encontra até hoje e, tendo trabalhado e morado no edifício salvacionista, fomos transferidos para a Finlândia na gestão do chefe nacional, William John Jones, em agosto de 1999.

________________________

L i n k s

Sobre o chefe francês Gilbert Abadie:

Sobre outro francês, Albert Camus, e o "En Avant", o "Brado" francês... Um Premio Nobel lendo nossa literatura:


________________________
Aguarde:

Líder do Exército de Salvação no Brasil foi um ex-carnavalesco!

________________________

 






6 Comments:

  • Um pequeno mas significativo comentário da filha de Gilbert Abadie, amiga no Facebook:

    - Obrigada, Paulo!

    RL

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, janeiro 21, 2015 3:56:00 PM  

  • Tenho uma lembranca do Quartel na Brigadeiro, do meu tempo de cadete... daquelas lembrancas que fazem rir... e corar. Tão logo o relógio marcou 14h00 naquela segunda-feira livre, sai com os colegas Santos Filho e Elias para ir ao Quartel. Voltamos pelas 16h30 ao Colégio e eu, cansado das atividades do domingo, simplesmente adormeci na minha cama, uniformizado mesmo. "De repente", ouvi um sinal e levantei-me apressadamente para... jantar. Chegando ao corredor, percebi que o sinal era para o culto dos rapazes, no andar. Eu dormira das 16h30 daquela segunda-feira até as 06h30 da terca-feira, 14 horas, ininterruptamente... E todos os colegas estavam com roupa de limpeza no culto, pois após o mesmo acontecia o café da manhã e a limpeza, cada um no seu setor no prédio da Caramuru, 931. Ai que me dei conta de que eu estava... uniformizado, o que provocou riso nos meus colegas! Ah! o sono da juventude, que não existe mais!!

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, janeiro 21, 2015 4:38:00 PM  

  • Realmente, fica difícil não derramar algumas gotas (lágrimas )de saudades

    Obrigada pelo sempre carinho com que dedica as suas postagens......a mim me encantam ! Obrigada !

    Mirian dos Santos Fonseca
    São Paulo

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, janeiro 21, 2015 6:30:00 PM  

  • Lembro-me de ter caminhado em suas salas conhecendo o Quartel General...doces lembranças! Bons tempos! Recordar é viver!

    Mirian dos Santos Fonseca

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, janeiro 21, 2015 7:19:00 PM  

  • Grace Moura
    Niterói-RJ

    O passado traz nostalgia, mas também aponta os degraus que contribuíram p/ o nosso presente. Mas algumas práticas, lugares, pessoas deixam muita saudade.
    Lembro-me dos bequinhos daquele prédio. Cheguei a dormir lá certa vez. Também fiz um belo uniforme com a Mj Paixão. Lembro tbém da intendência na sua época. Obrigada pela postagem.

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, janeiro 22, 2015 12:11:00 AM  

  • Muitas recordações!
    Gosto muito desse casarão, independente de ter sido mais uma entre os membros desse Exército de Almas!
    Um fato aconteceu comigo e meus filhos, na época com 2 e 5 anos cuja história não vem ao caso, marcou ainda mais esse carinho especial que dedico ao Casarão!
    Conforme ultimo e mail que me foi enviado pelo site, parece-me que o Mac Donald's se interessou por ele!
    Obrigada, amigo Paulo por nos trazer "tristes", porém também "boas lembranças!

    By Blogger Yara, at sábado, janeiro 24, 2015 12:03:00 AM  

Postar um comentário

<< Home