Paulo Franke

24 janeiro, 2015

"Quase" não leva ninguém à vitória!

Com 88 anos de idade, dono de um ministério longo e muito frutífero no Exército de Salvação,  é um prazer publicar também neste blog esta mensagem de Luiz Corréa de Mello, na foto com sua esposa Almira.



"QUASE" NÃO LEVA NINGUÉM À VITÓRIA! 

Textos: Atos 26:24-32 e Tito 2:11-15

Introdução:

E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:24)

Deus não aceita meio-termo, Ele nos quer inteiramente salvos, santificados e também exclusivos.

O qual Se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para Si um povo Seu especial, zeloso e de boas obras. (Tito 2:14)


I. Quando Paulo fazia a sua defesa diante do rei Agripa, o rei disse a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E Paulo então respondeu:
Prouvera a Deus que não somente o rei, mas todos que estão me ouvindo! 

a) Assim que o rei quase se rendeu a Cristo, mas ficou no "quase". Porém o "quase" não nos leva à vitória!

b) Deus mandou Abraão sacrificar Isaque, seu filho. A fé de Abraão era muito profunda, ele sabia que Deus iria providenciar o cordeiro. O diabo quase teve vitória, mas foi derrotado.

c) Daniel quase foi devorado pelos leões, mas saiu vitorioso e os seus caluniadores foram derrotados.

d) José, filho de Jacó, foi caluniado pela esposa de Potifar. José foi para a prisão e quase morreu, mas foi socorrido por Deus, tornando-se, posteriormente, governador daquele povo.

II. Conhecemos bem a trajetória de vários atletas que quase foram vitoriosos, mas que, no final, acabaram derrotados ou punidos por transgressões às regras.

a) Moisés foi um grande servo de Deus, mas por ter cometido algumas faltas graves não herdou a terra prometida. Quase chegou lá, mas não pode entrar.

b) Fato semelhante aconteceu com a esposa de Ló, o sobrinho de Abraão. A história nos conta que os anjos pediram a Ló e sua família que saíssem da cidade. Quando a referida família já estava praticamente fora da cidade, a esposa de Ló, desobedecendo à orientação recebida, olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal... quase foi salva, mas acabou perecendo.

III. Existem os que estavam no caminho da salvação e se perderam. Estavam indo bem, conheciam o caminho, obedeciam às regras, mas... Por alguma razão acabaram desviando-se e perderam seu foco. Quase chegaram!

a) O rei Saul foi ungido pelo Espírito Santo de Deus, no entanto, morreu de maneira desastrosa... perdeu o reino dos céus. Quase chegou...

b) Ananias e Safira perderam a salvação por terem mentido contra o Espírito Santo; eles venderam uma propriedade por um preço e disseram que havia sido por um valor menor, para poderem ficar com parte do dinheiro. Eles também quase conseguiram!

IV. Há casos de pessoas e países que já se encontravam bem perto da vitória e que no final sofreram grande derrota.

a) A Alemanha chegou bem perto da vitória na Segunda Guerra Mundial, porém acabou derrotada em sua ambição e maldade.

b) O próprio Satanás pensou que iria derrubar os planos de Deus, no entanto, tem sido derrotado vez após vez e será finalmente destruído pelo poder de Deus. Quando Abraão recebeu ordem para sacrificar seu filho Isaque, o diabo estava certo da vitória porque Isaque significava a semente do plano de Deus. No entanto, conhecemos bem o final dessa história. Mais uma vez o poder de Deus foi manifestado naquele que perseverou até o final e não ficou apenas no "quase".

c) Quando Jesus morreu na cruz do Calvário o diabo pensou ter conquistado com isto a grande e derradeira história. Mas Jesus ressuscitou dentre os mortos (aleluia!) e o tentador foi  totalmente derrotado. Deus teve a vitória e nós temos, por conta disso, a grande salvação através de Jesus Cristo.

d) Apesar disso, muitos cristãos, mesmo dentro das próprias igrejas, estão vivendo na base do "quase", o que é lamentável! Servem a Deus, mas não largam do mundo, não são frios, mas também não são quentes, são apenas mornos. Contentam-se apenas em ser "quase" cristãos, em "quase" pertencer a Jesus, em "quase" trilhar o caminho da retidão. Preferem ficar "em cima do muro", procurando a melhor chance, assim como a igreja de Laodicéia. Nosso exemplo, porém, deve ser a igreja de Filadélfia (Apocalipse 3:7-22).

 Conclusão:

Eis que venho sem demora; guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.(Apocalipse 3:11). Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardade, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.(II Timóteo 4:7 e 8)

____________________________________


 

Luiz Corrêa de Mello foi o chefe de divisão do Rio de Janeiro, quando trabalhei em Campos e Neves (São Goncalo), no ano de 1968-69. Éramos muito abençoados com suas visitas mensais quando trazia suas mensagens sempre com bom embasamento bíblico. Mas não somente isso, seu espírito alegre nos fazia rir nos intervalos de reuniões, agora com suas histórias pitorescas. Penso que o mesmo acontecia com os colegas da mesma divisão, na foto no Aeroporto do Galeão recepcionando líderes internacionais.

_____________________________________



A propósito, a Sra. Kaiser, ao lado de Moss e Joseph Dex, chefes nacionais, é mencionada em uma postagem do meu blog1, pois recepcionou algumas vezes - no Corpo americano de New Jersey que dirigia com seu esposo - Mina Edison, esposa do inventor Thomas Alva Edison, história que vale a pena conferir.

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/05/thomas-edison-eu-cangaceiro-veja.html

____________________________________________________

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home