Paulo Franke

24 outubro, 2015

A Bíblia da Família / Family Bible - Pat Boone


Temos duas "Bíblias da Família" (Perhe Raamattu em finlandês) compradas em uma loja de segunda-mão. Pesadas, estão bem no centro de nossa estante na sala, junto com outras inclusive em diversas línguas, coleção de minha esposa Anneli.


Preciosas no passado, hoje antiguidades. Nesta a família que a possuía tinha a sua árvore genealógica, e nas páginas seguintes datas de casamento, datas de nascimento e mesmo de falecimento de pessoas do círculo familiar.


Nesta, ilustrada, vemos Moisés com as tábuas da lei na pintura de Rembrandt.

____________


Em postagem recente, sobre o ator-cantor Pat Boone (veja Índice), tirei o pó dos meus discos LP e do toca-discos no canto da estante, e familiarizei-me com uma canção que ele canta no lado B... "Family Bible" (A Bíblia da Família), de Walt Breeland, Claude Gray e Paul Buskisk.

A belíssima canção em estilo Nashville, quase um hino,  tem as seguintes palavras:

Há uma Bíblia da família sobre a mesa,
Com suas páginas gastas e difíceis de ler
Mas a Bíblia de família sobre a mesa
Será sempre a chave de minhas recordações

No final do dia, quando o trabalho era findo
E quando a comida do jantar estava pronta
Papai lia para nós da Bíblia de família
E nós contávamos nossas muitas bênçãos, uma por uma.

Posso ver cada um de nós sentado em volta da mesa
Quando papai lia a Bíblia da família
E eu posso ouvir minha mãe suavemente cantando
"Cristo, Rocha Eternal, quero abrigar-me em Ti"

Hoje o mundo é cheio de problemas
Mas bem que poderia ser melhor
Se encontrássemos mais Bíblias sobre as mesas
E mães cantando, "Cristo, Rocha Eternal, quero abrigar-me em Ti"

Posso ver cada um de nós sentado em volta da mesa
Quando papai lia a Bíblia da família
E eu posso ouvir minha mãe suavemente cantando
"Cristo, Rocha Eternal, quero abrigar-me em Ti"
"Cristo, Rocha Eternal, quero abrigar-me em Ti"

---------------------------------

There's a family Bible on the table
Its pages worn and hard to read
But the family Bible on the table
Will ever be my key to memories

 
At the end of day when work was over
And when the evening meal was done
Dad would read to us from the family Bible
And we'd count our many blessings one by one

I can see us sittin' round the table
When from the family Bible dad would read
And I can hear my mother softly singing
Rock of ages, rock of ages cleft for me

I can see us sittin' round the table
When from the family Bible dad would read
And I can hear my mother softly singing
Rock of ages, rock of ages cleft for me

Now this old world of ours is filled with trouble
This old world would also better be
If we'd found more Bibles on the tables
And mother singing, rock of ages cleft for me

I can see us sittin' round the table
When from the family Bible dad would read
And I can hear my mother softly singing
Rock of ages, rock of ages cleft for me
Rock of ages, rock of ages cleft for me

 
Songwriters

P. BUSKIRK, W. BREELAND, C. GRAY


-----------------------------


A letra da canção me transportou a um tempo quando nossa família estava junta e o culto familiar era realizado a cada dia. Na foto, Anneli observando nosso filho ler a Bíblia, quando vivíamos em São Paulo.






Nossa lareira onde colocávamos lenha para aliviar a conta da calefação no frio inverno finlandês, na ilha de Åland, em 1992.


 A lareira ardendo e o culto familiar sendo feito diariamente. Na foto, a visita dos primos do Brasil, que participavam lendo também a Palavra de Deus.

Culto doméstico...

uma bênção de cada dia e uma lembrança impressa nos corações
dos filhos quando forem adultos.

___________________

L i n k

Pat Boone canta "Family Bible":



_________________________

Dedico esta postagem à Anneli,  que não mais lê a Bíblia com os filhos - hoje casados - como no passado 
mas escreve versículos e os fotografa a cada dia para a bênção de muitos:


___________________________




1 Comments:

Postar um comentário

<< Home