Paulo Franke

16 agosto, 2016

SaLaDa oLiMpIcA 4....SALADA OLÍMPICA 4..

c o n t i n u a n d o...


Tirando do guarda-roupa - e usando - uma camiseta antiga, mas apropriada para o momento.



Segundo ouro para o Brasil: Thiago Braz no salto de vara!
Conseguimos assistir na manhã seguinte daqui na Finlândia, vibrando com a vitória brasileira contra o francês zangado que não cumprimentou o brasileiro vencedor.) 
Veja link abaixo.


Gostei de assistir pela TV e ver na telinha, à minha frente, Rafael Nadal na Rio2016...


... porque o vi ao meu lado, em pessoa, quando visitávamos a DisneyParis. Meu neto foi mais rápido do que eu, tomou a câmera da minha mão e o fotografou.


A "deusa" Nike, de onde vem a famosa marca esportiva altamente presente na Rio2016, que vi nas ruínas da cidade de Éfeso (mas não quis fotografar...). Nike, chamada pelos romanos de Victoria, personificava o triunfo e a glória. Alada, Nike podia correr e voar em grande velocidade, além de outras qualidades extraordinárias que lhe eram atribuídas. Representada carregando uma palma e uma coroa de louros, era considerada como fonte de boa sorte e todos os deuses, atletas e guerreiros desejavam ter Nike ao lado.


Bem próxima da Finlândia, a Estônia traz as irmãs, Leila, Liiny e Lily que nasceram em 14 de outubro de 1985. A primeira a ser dada à luz foi Leila, 30 minutos adiantada – o que faz que com que as outras a chamem de velha. O curioso é que nasceram prematuras, com oito meses de gestação, e tiveram que passar alguns dias hospitalizadas. A pressa ao nascer já dava sinais de como seria o futuro delas: correndo.

___________________________

Onni Niskanen, quem foi ele?

Nasceu em 1910 na Finlândia
Faleceu em 1984 na Suécia

Onni, embora nascido na Finlândia, pertenceu ao grupo de suecos que foi para a Etiópia para assistir no desenvolvimento de importantes funções sociais.  Com o grau de major, atuou junto a escola de cadetes em Addis Abeba e teve a tarefa de desenvolver o esporte entre os oficiais etíopes. Tornou-se o treinador de Abebe Bikila, mais conhecido como o primeiro corredor que correu de pés descalços  (foto abaixo) e ganhou ouro nas olimpíadas de Roma, em 1960, também nos jogos olímpicos de Tóquio em 1964. Niskanen também foi o treinador de Mamo Wolde, que ganhou a maratona de 1968 nas olimpíadas da cidade do México em 1968.


Depois da corrida, quando Abebe foi perguntado por que tinha corrido descalço, respondeu: "Eu quis que o mundo inteiro soubesse que meu país, a Etiópia, sempre tem vencido com determinação e heroísmo"

Nota: os primeiros corredores, da Grécia antiga, corriam descalços.

________________

Um fenômeno, também o fato de ter-se tornado evangélico!

Nos dias atuais, o nadador Michael Phelps é citado como o atleta olímpico mais condecorado de todos os tempos, com 22 medalhas conquistadas, sendo 18 delas de ouro, em quatro Olimpíadas. Mas em setembro 2014, ele chegou a pensar em suicídio, segundo revelou a Revista norte-americana 'ESPN', em sua edição de 18 de julho.
"Eu era um trem desgovernado", disse Phelps à ESPN. "Eu era como uma bomba-relógio, esperando para explodir. Eu não tinha auto-estima. Houve momentos em que eu não queria estar aqui. Aquilo não era bom. Eu me sentia perdido".
Foi nessa mesma época que os jornais e sites publicaram uma foto sua consumindo drogas. Ele também havia sido preso duas vezes em 10 anos por dirigir alcoolizado - a última, em 30 de setembro de 2014, quando sua vida "chegou ao fundo do poço".
Os dias que se seguiram foram vividos por Phelps, principalmente em seu quarto, em sua casa de Baltimore (EUA), pensando em suicídio.
Naquela época, Phelps disse que estava pensando: "Este é o fim da minha vida ... Quantas vezes eu fiz besteiras? Talvez o mundo seria melhor sem mim".
Phelps disse que se isolou, não comia, e quase não dormiu durante pelo menos uma semana, enquanto ele continuava mantendo a ideia de se matar.
Mas então seu amigo cristão, de longa data, o astro da Liga de Futebol Americano, Ray Lewis o ajudou sair daquela situação depressiva. Lewis chamou seu amigo Phelps e lhe disse: "Este é o momento em que lutamos. É o momento em que nosso verdadeiro caráter se mostra. Não desista. Se você desistir, todos nós perdemos".
Lewis convenceu Phelps a procurar ajuda no 'Meadows', uma clínica de reabilitação comportamental, próximo de Phoenix.
Phelps atendeu o conselho de seu amigo e deu entrada na clínica de reabilitação, carregando um livro que ganhou de Lewis, "Uma Vida com Propósitos", escrito pelo pastor Rick Warren.



Após sofrer com o suicídio do próprio filho, o pastor e escritor Rick Warren e sua esposa Kay, passaram a esquizofrenia e suicídio (foto Saddleback).
Depois de ler o livro por alguns dias no Meadows, Phelps chamou Lewis para conversar.
"Cara, este livro é muito louco!", exclamou o nadador. "A coisa que está acontecendo... oh meu Deus... meu cérebro, eu não posso agradecê-lo o suficiente. Estou 'pirando', cara. Você salvou a minha vida".
Phelps disse à ESPN que o livro o ajudou a acreditar que há um poder maior que ele e que há um propósito para ele neste planeta.
O livro de Warren também convenceu Phelps se reconciliar com seu pai distante, Fred, que se divorciou de sua esposa, quando Phelps tinha apenas 9 anos de idade.
Quando pai e filho se viram pela primeira vez, depois de tantos anos de separação, eles se reconciliaram em um grande abraço.
Depois que ele saiu do Meadows em novembro de 2014, Phelps voltou a treinar para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Três meses depois, ele pediu à sua namorada de longa data, Nicole Johnson, para ser sua esposa. Em 5 de maio do ano passado, Nicole deu à luz Boomer Robert, seu primogênito com Phelps.
A lenda americana mostrou que ele ainda tem o que é preciso para ser um campeão em vários eventos, se mostrando o mais rápido nos 200m, 100m borboleta e 200m borboleta no Campeonato Norte-americano de 2015.
Enquanto ele estava comemorando seu 31º aniversário em 30 de junho, Phelps qualificou-se em três distâncias individuais e também se classificou para a equipe olímpica de natação dos Estados Unidos, nos jogos do Rio de Janeiro.
Phelps disse que os jogos do Rio 2016 serão sua quinta e última Olimpíada.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

L i n k:

https://www.rio2016.com/noticias/surpreendente-thiago-braz-e-ouro-no-salto-com-vara-com-direito-a-recode-olimpico

___________________

C o n t i n u a...

A última "Salada Olímpica" (5)

Não perca!

3 Comments:

  • Linda a postagem sobre Phelps! Louvei a Deus ontem quando ouvi na Igreja sobre a conversão do "gigante das piscinas" e hoje também ao ler esta postagem. Só mesmo Jesus Cristo, para resgatar do fundo do poço uma vida tão preciosa e tão talentosa. A Deus toda Glória pela vida, pela conversão e pela Medalha de Ouro de Phelps!
    Abigail

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, agosto 16, 2016 2:50:00 PM  

  • Sim, grande vitória do servo de Deus!
    aBRaco, Abigail!

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, agosto 16, 2016 5:38:00 PM  

  • Agora sim ele pode se sentir campeão ou seja mais que vencedor, só o Senhor fa verdadeiro sentido a vida! Obrigada por compartilhar essa linda história.

    By Blogger Unknown, at terça-feira, agosto 16, 2016 8:50:00 PM  

Postar um comentário

<< Home