Paulo Franke

25 novembro, 2021

ReveR... o maravilhoso filme "A Novica Rebelde/Sound of Music"

Segundo dia, novamente...Tarde silenciosa, neve lá fora... esposa viajando... não é problema para mim assistir muitas vezes a um filme que significou muito para mim... Assim o fiz. Tudo o que me diz respeito com relacão ao filme se encontra nesta postagem... Bem-vindos, amigos, à sua leitura!

E desculpo-me pela má formatacão desta postagem.

15 julho, 

A primeira viagem a Salzburgo


De trem pela Europa... Salzburgo (Áustria)











*****************

Em 1965 minha esposa Anneli assistiu em Londres, onde morava, à estréia de The Sound of Music (Noviça Rebelde). Por minha vez, assisti ao filme em 1966, quando trabalhava em Joinville-SC. No mundo inteiro tornou-se um sucesso de bilheteria. Seis anos mais tarde a "londrina" e o "joinvillense" encontraram-se em São Paulo... Quando moramos em Fords-NJ, era a vez de nossos três filhos assistirem ao filme e se apaixonarem por ele, principalmente as meninas. Logo estavam cantando de cor, em inglês, as músicas fantásticas do The Sound of Music (O Som de Música, literalmente). Anneli ainda solteira comprou o disco de vinil - percebam a sua assinatura acima à esquerda - que se tornou uma relíquia familiar











Planejei visitar Salzburgo -terra de Mozart - nesta InterRail principalmente para fazer a turné aos lugares onde foram feitas as filmagens exteriores do famoso filme (que certamente pode ser encontrado na locadora de sua cidade ou então encomendado em DVD pela Internet).


*********************


Tão logo cheguei a Salzburgo no trem-noturno vindo de Berlim, dirigi-me ao local onde partiria a excursão de quatro horas de duração, exatamente na esquina onde se encontram as duas vacas-ilustradas de propaganda.












Preciso dizer o destino deste ônibus que tomamos? Limousines cobriam lugares do filme na cidade.





Um dos primeiros pontos de parada: o lago Fuschl, no caminho para as montanhas St. Gilgen, onde foram tomadas as cenas iniciais da noviça Maria cantando e dançando The Sound of Music.







E logo ela corre para o convento (fotos acima), atrasada e esbaforida.






Contratada pelo capitão von Trapp para cuidar de seus filhos, Maria cantou I have confidence in me (Eu tenho confiança em mim) com suas roupas estranhas e fora-de-moda ao saltitar por esta rua arborizada. Duas turistas com roupas típicas austríacas podem ser vistas à direita.







No passeio por Salzburgo que os filhos do capitão fazem com a nova governanta visitam este lugar nos Jardins Mirabel.






... até que chegam à famosa escadaria do histórico jardim onde cantam "Do-re-mi", uma das belas cenas e uma das canções mais populares do filme.



Eu, ali...





Nestas árvores as crianças - vestidas com roupas feitas de cortinas - sobem e cantam enquanto o barão chega de carro com a baronesa e seu amigo, ouvindo um estranho som de música no ar... Isso há 44 anos, como comentou a guia da turnê, quando as árvores eram um tanto menores.










O gazebo ou casa de verão onde Lizl e Rolf cantam Sixteen going to seventeen e Maria e o barão cantam Something good, cenas para emocionar muitas mocinhas. Este gazebo de vidro, hoje atração turística, foi especialmente construído para o filme.







A igreja de Mondsee, onde casaram-se Maria e o barão von Trapp. Lugar de casamentos, quando a visitamos uma cerimônia matrimonial estava sendo realizada.







A famosa flor Edelweiss, título de uma das músicas cantadas pelo barão e depois pela família nas cenas finais do filme. Uma Edelweiss seca eu vi no Museu da Colonização Alemã de São Leopoldo-RS, trazida pelos antigos colonos.




Onde foram filmadas diversas cenas tidas como "na casa do capitão", porém somente este terraço à beira do lago foi usado e não o interior.




A guia da excursão, a inglesa Hillary, uma "enciclopédia do A Noviça Rebelde", que nos relembrava partes do filme assim como contava-nos com "exclusividade" acontecimentos pitorescos por trás das cenas (por exemplo... bem, é melhor deixar pra lá, eheh, quem sabe em uma outra postagem...). Em certos momentos, Hillary punha músicas do filme e convidava-nos a cantar (admirei-me com o conhecimento das canções por gente - de todas as idades, mesmo bem jovens, e de muitas nações - que participou da excursão). Ao fundo, o castelo Leopoldskron, que foi usado para a cena quando Maria e as crianças chegam molhadas por terem caído do bote neste mesmo lago. Idem quando a baronesa - Eleanor Parker - tenta brincar inutilmente de passar a bola para as crianças tristes pela ausência de Maria, que voltara para o convento.














Quando o filme completou 40 anos, as personagens visitaram Salzburgo e homenagearam a Panorama Tours, uma das mais famosas agências especializada em mostrar as locações do filme.







Climb ev´ry mountain (Suba cada montanha), uma canção-chave no filme, também um desafio para cada um de nós diante das altas montanhas que se apresentam na nossa vida.



Finalizando...




Ainda que o filme norte-americano The Sound of Music seja uma constante fonte de renda para a cidade de Salzburgo, que recebe oficialmente 700 mil turistas por ano, os austríacos e os alemães têm como genuíno o filme produzido por eles na década de 50 sobre a família von Trapp.


Assisti como adolescente a este filme em língua alemã, original por assim dizer, e impressionei-me e a partir daí comecei a gostar do canto coral, como a maioria das canções eram apresentadas. No início dos anos 50 ouvi que, fazendo escala no porto de Pelotas-RS em caminho do Uruguai e Argentina, a família Von Trapp fez uma audição no belo Theatro Guarany . Quem me contou, uma amiga que cantou comigo no coral da Igreja Episcopal Anglicana e que esteve presente na histórica audição, falando que cada membro da família em certo momento se posicionou em diferentes camarotes do teatro e cantou ao mesmo tempo, maravilhando os privilegiados espectadores conterrâneos que ouviram ao vivo a famosa família von Trapp!

*********************************

Segunda visita a Salzburgo - Filme "Noviça Rebelde"/The Sound of Music








Depois de rever o famoso filme mais do que uma vez - para gravar na memória os locais onde foi filmado em Salzburgo - chegou o dia da viagem que fiz com minha filha Martta durante a Semana Santa de 2018. No quadrinho, a famosa flor Edelweiss.




A primeira etapa da viagem foi Helsinki-Frankfurt, viagem de mais de 4 horas pela Lufthansa.



Desde menina Martta sonhou com o dia de fazer esta turné ligada ao filme que, com a irmã Deborah, curtiu assistir inúmeras vezes, sabendo ambas a maioria das músicas de cor.


Estamos bem perto agora de o sonho ser realizado...






Gostoso e interessante voarmos para a Áustria, na ida e na volta a Frankfurt, por um avião da EMBRAER-195 da Austrian Airline.





Aviões Embraer são muito comuns na Europa, utilizados para pequenos percursos como foi o nosso Frankfurt-Salzburg.






Emoção ao ver aproximarem-se as belíssimas montanhas de Salzburgo, que eu já conhecia da primeira vez em que visitei a cidade de trem e, claro, do famoso filme.





A vez de ter a iniciativa de bater palmas quando o avião aterrissou no aeroporto de Salzburgo, seguido por alguns passageiros menos envergonhados.





Lá estão elas emoldurando com sucesso qualquer foto que se tire.




Incrível a beleza da paisagem! Sabendo que os próximos dois dias de nossa curta viagem seriam de chuva, o jeito era fotografar as montanhas enquanto banhadas pelo sol... "the hills are alive with the sound of music", tema musical do famoso filme que, traduzindo, é "os montes estão vivos com o som de música".






Estamos em solo austríaco.




Do taxi para o hotel continuo fotografando-as...





Da rodovia os sinais para as cidades mais importantes.





E enfim chegamos ao hotel recomendado pela agente de viagem...




Do hotel, montanhas ao fundo.





As cortinas do quarto com motivos musicais.





Os relógios que lembram a infância...





... principalmente este termômetro que mostra se vai chover ou não, dependendo se a menina ou o rapaz estão fora da casinha...





Salzburgo é a terra de Amadeus Mozart e a principal atração turística da cidade são seus concertos e, em segundo lugar, as turnês às locações do filme americano "Noviça Rebelde"/Sound of Music. Noviiça Rebelde"



8 janeiro, 2021

ReveR - Nossa viagem a Salzburgo /Sound of Music/Novica Rebelde










No verão de 2008, há exatamente 10 anos, visitei Salzburgo...




Abaixo, a famosa vaca que ficava diante da Panorama Tours na época...
na foto com minha mochila.




Não a vendo mais, perguntei por ela e a resposta me surpreendeu:


"Foi roubada!"




Os artistas diante da vaca da Panorama Tours


Link

http://paulofranke.blogspot.fi/2008/07/de-trem-pela-europa-3-salzburgo-ustria.html



____________________________





Quantos milhões de turistas do mundo inteiro não terão visitado Salzburgo por causa do "The Sound of Music" nesses 10 anos??

______________________________






No armário de souvenirs já não cabe mais, mas como resistir e não comprar uma caneca??




O novo DVD é de uma perfeição só em imagem e som.
O tubinho de sal é para lembrar que Salzburg significa "castelo de sal".

______________________________

E falar em souvenir, que em francês significa lembrança...



Março de 1964... foram iniciadas as filmagens de "A Noviça Rebelde/The Sound of Music" e eu, no mesmo mês e ano, fui para o seminário do ES em São Paulo. O terceiro de trás para a frente, não fui um "noviço rebelde", mas muito comportado até.
No filme, Maria saía do convento e eu, na vida real, entrava para o seminário, ambos conhecendo nova família...
Três colegas já faleceram. Da mesma forma, 3 integrantes do elenco do filme:

Link:

http://paulofranke.blogspot.fi/2017/12/aos-fas-de-novica-rebelde-sound-of-music.html


________________________________





Com minha filha Martta, planejei ir ao Exército de Salvação/Die Heilsarmée, no domingo de Páscoa, mas fomos informados de que em Salzburgo não havia o ES (uma cidade tão rica precisaria do ES?)


Nota: Este ano o The Salvation Army/Die Heilsarmée em Viena completa 90 anos. Ao lado do Corpo (igreja) o ES opera duas instituições sociais para homens, inclusive ministério nas prisões, também moradias em pequenos apartamentos. O ES está conectado ao Território da Suiça.


________________________________________







No início da década de 50, a verdadeira família Trapp, viajando com seu conjunto vocal já famoso, visitou o Theatro Guarany em Pelotas-RS, minha cidade, certamente a caminho para Buenos Aires. Uma amiga assistiu ao espetáculo e contou que cada cantor se posicionava em um dos camarotes e o som produzido era fantástico, lembrava ela.

_________________________________




Revendo as "crianças" von Trapp...







Vejam eles nas suas roupas no estúdio...

https://www.facebook.com/172721666234305/photos/pcb.933106476862483/933104576862673/?type=3&theater

E agora as de Julie Andrews:

https://www.facebook.com/172721666234305/photos/pcb.933102800196184/933102110196253/?type=3&theater

_________________








O primeiro encontro do elenco do filme, 20 anos depois. E depois disso houve diversos.





Como este no programa da Oprah...

https://www.youtube.com/watch?v=pg0ex72yHi4&t=42s

________________________





Olha ela na foto que tirei na Walk of Fame em Hollywood, há dois anos.




E também a "Baronesa Schroeder"...







Em janeiro de 1982, a caminho da Austrália, visitei Hollywood e tirei esta foto diante da casa da atriz Eleanor Parker, a "baronesa" do filme, recentemente falecida.


_______________________________





O primo dos meus netos, Ian, representando Rolfe (o segundo da esquerda para a direita), na recente montagem de "Sound of Music" na sua escola em Nova York.






Uma boa notícia: Rolfe, no filme de Hollywood retratado como um nazista que queria deletar a família, na vida real, segundo nosso guia da tour, existiu e foi não um nazista, mas um membro da resistência que inclusive ajudou a famíla a escapar da Áustria.


_____________________


A quem quer saber mais "dos por trás das cenas"...


Link:


https://www.youtube.com/watch?v=x2IYusQxSlI

________________



"Edelweiss" pelos jovens cantores da Armênia:


https://www.youtube.com/watch?v=6JMHXbxZYf4


__________________________


THE LAST BUT NOT THE LEAST...

1


Um videozinho da filha enquanto se cantava no ônibus da Panorama Tours... eu sem grande entusiasmo...

https://www.youtube.com/watch?v=MFo5xkRez00&feature=share



2


Gostaria de registrar aqui o quanto Martta e eu gostamos das seguintes pessoas que conhecemos e com quem animadamente conversamos nesta viagem:
-
- Duas jovens senhoras italianas, gente fina, que encontramos em um café no aeroporto de Frankfurt.


- Um jovem italiano, engenheiro, idem.


- Um jovem alemão que viajou ao meu lado de Frankfurt para Helsinki, namorado de uma das comissárias de bordo da Lufthansa. Cheguei a falar-lhe na despedida: você me faz gostar novamente da Alemanha... e trocamos um forte aperto de mão.

3

Nos bastidores do filme (genial!)

http://paulofranke.blogspot.fi/2015/03/nos-bastidores-de-novica-rebeldethe.html


4


Caminhando pelas ruas da Cidade Velha, em Salzburgo, de repente vi e fotografei surpreso e um tanto emocionado...















Para entender melhor, acesse:


http://paulofranke.blogspot.fi/2015/06/casas-onde-viveu-anne-frank.html


Os judeus de Salzburgo:


http://connectingtheholocaust.blogspot.fi/2012/06/salzburg-austria.html?m=1


___________________________

Salzburgo,
auf wieder sehen!





F i m


Obrigado aos amigos pela paciência e pelo interesse


nesta longa postagem do meu blog!





Até a próxima, se Deus quiser!
________________






posted by paulofranke at 05:38 | 0 comments
06 abril, 2018

04 - Salzburgo -Visitando as locações do filme (c) - 05 -. Viagem de volta




Parte 4




O castelo sempre presente nas cenas do filme...










Ele domina a paisagem de Salzburgo.



E mesmo do countryside se pode vislumbrá-lo.





Imponente, histórico.





Naquele domingo de Páscoa, íamos a pé para a Cidade Velha (Old Town)...





... mas vendo uma carroça passar, não hesitamos e... nela chegamos aonde queríamos.





Exatamente na rica e bela Cidade Velha.





Na famosa escada da cena do filme abaixo




----------------------------------__


Igrejas mil...







Provando o povo austríaco ser católico-romano "roxo".







Uma das catedrais da Cidade Velha estava literalmente repleta... entramos para ouvir o grande coral e para nos proteger do intenso frio.





Estávamos ao pé do Castelo.






E olhando para cima havia um lugar que ainda queríamos conhecer...





... o mosteiro das freiras mostrado no filme.





A subida cansou, mas acho que estávamos no local.





A cena de Maria deixando o convento.





Um dos cemitérios com sepulturas de freiras mostrado no filme.







E esta capela que foi mostrada no início do filme.





E aquele portão - do convento - onde as crianças foram procurar Maria





... que saíra sem se despedir deles.





O mesmo portão.





Andamos muito... uff






Paramos também...







... admiramos recantos...





... descansamos às vezes.





E fotografamos bastante.





... tanto janelas típicas...





... como vidros quebrados de forma interessante.





Também as montanhas...





... que, melhorando o tempo, começaram a aparecer.







O frio, no entanto, nunca desapareceu.






E, claro, sempre admirando as casas austríacas típicas.








E suas pinturas como esta da Wolf Dietrich Strasse.





Descendo...





A longa caminhada terminou com nossa chegada ao rio.










Estávamos agora na rua principal da Cidade Velha.











Girls with white dresses and blue satin sashes...





O frio nos fez procurar alguns cafés...




... e saborear também chocolates bem quentes.





Uma vizinha nossa recomendou as saborosas pastas de Salzburgo... comprovei!!

Schnitzel with noodles...





Um deles era decorado com ovos de galinha pintados, típico costume europeu. Nas nossas Páscoas da infância, meu saudoso pai, descencente de alemães, os pintava também e eram parte do nosso "ninho".







Uma passada no McDonalds, perto do hotel... surpresa ao ver que vendem também guloseimas austríacas.


Crisp apples strudels...






Cobrimos talvez 90% dos locais ligados ao filme em Salzburgo, menos este, o teatro da parte final,,,






Tentamos ingressar, mas parecia difícil ou talvez impossível naqueles feriados.












Então..."So long, adieu, auf wieder sehen, good bye... we have to go"







"Climb ev´ry mountain., ford every stream, follow ev'ry rainbow till you find your dream.."
(Suba cada montanha, atravesse cada riachinho, siga cada arco-íris até encontrar seu sonho.)

A madre superior cantando:

https://www.youtube.com/watch?v=UcWXCaXQmKI






__________________________________



Parte 5

Viagem de volta



O primeiro dia e o dia da volta estavam ensolarados...



.. e do aeroporto podíamos enxergar as montanhas nitidamente.




,,, e até tirarmos nossas últimas fotos.










Embarcando novamente em um Embraer da Austrian Airline...








"Climb ev'ry mountain"...



... "de avião é canja"





Um lugarejo perto de Salzburgo.



E o avião ganha altitude para ultrapassar as montanhas.









E assim chegamos a Frankfurt, a uma hora de distância.




Uma longa espera no aeroporto e tomamos o avião Lufthansa para Helsinki onde chegamos a 01h00 da madrugada. E Martta dormiu muito pouco e logo dirigiu-se para a escola, em outra cidade, onde leciona.

E eu, aposentado, fui dormir longamente, claro!

zzzzzzzzzzzz







Obrigado, Senhor, por mais esta viagem!!

______________________________

E assim termino meu relato da viagem...


Aos de fato interessados, recomento acessarem os links ao longo da postagem, interessantes também... nos bastidores... video no ônibus cantando músicas do filme (abaixo) etc.

https://www.youtube.com/watch?v=MFo5xkRez00&feature=share


Paulo Franke: Nos bastidores de "A Novica Rebelde/The Sound of Music", há 50 anos...


2 Comments:

  • Obrigada por ter me "levado junto" nesta viagem! Não sou fã da sétima arte, durmo aos primeiros cinco minutos.Porém assisti a Noviça Rebelde aproximadamente 20 vezes. Tenho o disco em vinil há uns 50 anos - se não me falha a memória!
    Que "inveja santa"! Mais uma vez, obrigada pelo lindo passeio! Valeu acompanhá-los
    neste longo relato!

    By Blogger Yara, at sábado, novembro 27, 2021 4:55:00 AM  

  • Ah...com o smartphone na posição horizontal poderá ser visto a postagem muito bem!

    By Blogger Yara, at sábado, novembro 27, 2021 4:59:00 AM  

Postar um comentário

<< Home